Terra papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

flouaris 31/12/2020

Plano de leitura
Foi o plano de leitura da minha escola esse ano, a leitura fluiu na base do ódio.

Gabriel.Dandin 04/12/2020

Um livro com uma linguagem um pouco mais pesada, mas mesmo assim bem divertido a premisa do choque entre culturas é muito interessante, mas o final chega a ser um pouco arrastado.
É um ótimo livro pra quem gosta de história mesmo sendo uma ficção.

Evelyn 23/11/2020

Um dos melhores livros que já li, tem muita aventura e é bem divertido de ler, com certeza merecia mais reconhecimento!

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020

Gostei e desgostei ao mesmo tempo
É meio chatinho de ler em boa parte do livro, mas o final tem uns plots que eu NUNCA imaginaria, ainda mais em um livro que eu não tinha nenhuma expectativa.
Conta sobre sobre a época das grandes navegação, em 1500, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, mostrando tudo aquilo aquilo que já sabemos de uma forma mais descarada e MUITO exagerada (não pelos acontecimentos em si, mais pelo personagem mesmo que é muito emocionado).
Não é um livro que eu recomendaria, pois as melhores parte só acontecem lá para o final, que tem acontecimentos bem novela mexicana (kkkkk), mas acho legal para quem quer aprender a história do Brasil de uma forma menos formal.

Obs: ****ALERTA SPOILER****

O QUE FOI ESSE FINAL????
Achei até que eu estava em How I Met Your Mother versão 1500 ksksks
Bééé! 03/11/2020minha estante
opa! falou que parece con how i met your mother me interessei

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020minha estante
KSKSKSKKS

@pricabral_br 17/10/2020

Tão importante e pouco lido...
Esse livro é uma pérola, assim como "Das viagens ao Brasil", de Hans Staden. É uma pérola que seja tão pouco comentado. Eduardo Bueno tem um vídeo falando sobre o Bacharel da Cananeia. Vale a pena assistir como material suplementar ao livro. Recomendadíssimo! ?

Matheus945 12/07/2020

Estranhamente hilário
Um livro muito divertido e com um humor bem diferente de outros livros que já li. Não me é novo misturar história com uma sátira/comédia, Jô Soares fez isso maravilhosamente bem. Mas esse livro é um forte concorrente a um dos melhores livros de humor nacionais.
Os autores descreveram situações escabrosas com um toque certeiro de comédia, nunca pareceu forçado e muito pelo contrário, pareceu natural.
Acho que não aprendi nada que já não sabia sobre a história do Brasil kkkk mas foi bem legal de ver essa distorção, o resultado deu certo.
Todos aqueles mandamentos para se viver na Terra dos Papagaios se mantém extremamente atuais, o que é trágico, mas não deixa de ser engraçado.

Alana Seguins 29/05/2020

Terra Papagalli
O livro conta a história de Cosme Fernandes, um filho de dois cristãos novos mandado para um monastério para provar a lealdade de sua família a nova religião. Um dia durante uma visita a uma casa de uma família rica em que seu mestre dava aulas se encantou pela jovem e pretendida Lianor. Os dois "ofenderam a Deus" como diz o próprio e depois trocaram juras de amor. De volta ao monastério Fernandes acaba confessando e é preso e mandado para o exílio.
Agora a parte que deixa o livro fenomenal pela riqueza de detalhes começa. Cosme compartilha seu diário de bordo dos tempos que passou em um navio comandado por um tal Pedro Álvares Cabral. Cosme Fernandes recebe o apelido de Barechal pelos seu companheiros de desterro, os quais cometeram os mais variados crimes.
O Barechal e seus companheiros pensavam que seu destino era a Índia, mas na verdade encontram uma terra que no começo pensava-se ser uma ilha, a Terra Papagalli (atualmente o Brasil).
O Barechal e seus companheiros são deixados nesse "novo mundo" e tem contato com uma tribo indígena, assimilam sua língua, seu costume e se identificam com o estilo de vida e a terra.
O que realmente chama atenção nesse livro é que mesmo se passando em uma narrativa ficcional em cima de um personagem que realmente existiu (Cosme Fernandes foi um degradado real) o livro traz uma incrível veracidade histórica. Isso se deve com os fato de ambos os escritores serem formados em jornalismo. A minuciosidade dos detalhes e como tudo é assimilado de uma maneira lúdica, não pesando extremamente nas descrições é o que tornam esse livro único.
Alana Seguins 29/05/2020minha estante
Bacharel*

claramar 20/05/2020

comecei a ler obrigada por um trabalho do colégio e acabei aproveitando bastante a história. a narração cômica torna a história divertida mesmo nos momentos mais trágicos.

Denize.Dias 17/03/2020

Divertido e...
...muito interessante. Conta um momento da nossa história.

Brendo 19/01/2020

Uma história hilária que traz fragmentos reias da história do Brasil com mais invenções que só trazem mais e mais elementos interessantes, Terra Papagalli é uma obra atemporal que oferece risos e reflexões diante do contexto da colonização.

Gabi 09/11/2019

Aventuras com pitadas de realidade
Se você é o tipo de leitor que não perde uma boa aventura, vai amar Terra Papagalli! Navegações, terras desconhecidas, guerras indígenas e costumes absurdamente assombrosos vão rodear a história desse corajoso personagem chamado Cosme Fernandes. A aproximação com a história real do Brasil nos traz sensações de espanto, pois, muito do que se fala por ali, jamais pensaríamos sobre o passado brasileiro.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor na paródia "Terra Papagalli", escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta - Terra Papagalli.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579620881

Ana D'Amato 08/05/2018

Uma surpresa agradável
A primeira vez que li esse livro faz muito tempo. Tinha gostado mas esqueci na minha prateleira por anos até que decidi relembrar a história. O livro se passa no descobrimento do Brasil e é narrado por Cosme Fernandes, um português degredado que é "condenado" a viajar na esquadra de Cabral e acaba sendo deixado em terras brasileiras. Ele narra sua vida, contando como viveu ali, o que dê bom aconteceu e de ruim também. A história é leve, engraçada e muitas vezes ria sozinha com o enredo divertido criado pelos autores.

@autorajessicadias 17/05/2016

Comecei a ler o livro obrigada pela faculdade, e ele realmente me surpreendeu, inclusive está guardado em minha estante e não pretendo me desfazer dele, de tanto que eu me apaixonei pela história. É uma leitura muito gostosa, pois os autores tratam do assunto com muito humor bem inteligente.
É uma história fictícia que acontece na época da colonização, exposta de diversas maneiras e com descrições incrivelmente insanas. Eu, particularmente, não gosto de história, não tenho paciência para nada do tipo... então, por este motivo eu fiquei bem relutante para começar essa leitura. Hoje em dia eu recomendo este livro para todos, é realmente maravilhoso!

marco izidoro 22/08/2014

Brasil
O descobrimento e os primeiros anos do Brasil contados com o humor refinado e a inteligência do Torero.
Davizão Gatão 07/05/2015minha estante
DESCOBRI QUE SOU FODA