A Filha Ideal

A Filha Ideal Aione Simões

Resenhas - A Filha Ideal

Elfa 29/08/2023

7/10 ???
O livro é curto e narrado através de notícias de tablóides, posts em blogs, matérias de revistas e pelo diário da própria Yasmin. E isso nos dá uma visão muito ampla de tudo, desde comentários maldosos e sexistas, até fãs que apoiam a carreira da cantora. E isso é muito real!
Ver Yasmin tentando se livrar da imagem angelical, pura e casta, infantil até, que foi criada para ela me fez pensar em diversas artistas jovens que passaram por ataques da mídia, como Miley Cyrus e Demi Lovato, por exemplo.

Tayana Alvez 02/06/2020

E no meio de tanta guerra e surtos coletivos,eu me apaixonei
É a quarta obra da autora que leio e a quarta obra da autora que amo.

Já posso ganhar o selo fã N1?

Essa novela foi um abraço e uma luz no fim do túnel para mostrar que talvez, só talvez, decepcionar as pessoas que você ama não é tão errado se você estiver lutando pela sua verdade e por quem você é.

Numa história de amor onde o protagonista é o amor próprio, Aione dança com a nossa imaginação e reconta a história de Jasmine e Aladdin de uma maneira gostosa, fluida e apaixonante.

Num período tão insano, no qual ler tá sendo difícil, eu não sabia que precisava de uma releitura de Aladdin, até ler uma releitura de Aladdin.

Aione, obrigada pelo meu livro narrado em diário favorito.

Giovanna.Vitoria 12/03/2021

a filha ideal - experiencia gigi
Foi um livro bem gostosinho de ler. tem um certo momento que fica um Clichê , que foi levemente irritante (por isso 4 estrelas), mas gostei do desenvolver da História e como foi tratado alguns assuntos importantes como machismo, como Mídia Tóxica e etc
Larissa 12/03/2021minha estante
li essa semana esse livro, também gostei muito das questões levantadas

Gabi 31/08/2021

Queria mais?
Achei mto boa a escrita da autora e o modo como ela conta a história de Yasmin.
Queria saber mais sobre a vida dela!!!
Nossa a Aione escreve mto bem!!
Dei 4,5 pq queria mais história kkkk
Vou colocar o outro livro dela na minha lista?foi uma ótima surpresa!!

Raissak 05/12/2020

Gostei muito do contesto da historia de como ela fluiu pela minha visão, gostei dos personagens e de como a história foi feita para ela se descobrir. Não gostei muito do que ela fez no final mas, acabou se resolvendo, então resumindo a história é muito boa

Suemi.Oliveira 17/03/2021

A filha ideal - Aione Simões
Yasmin é uma jovem de 20 anos, talentosa e com uma sólida carreira na indústria da música. Sendo gerenciada por seu pai, o “Sultão” Almir Abdala, a cantora começa a se incomodar com as restrições impostas para a preservação da imagem de “moça certinha e obediente” construída ao longo dos anos.

Em verdade, a nossa protagonista é uma mulher aprisionada à identidade de uma adolescente, que naturalmente passa a sentir vontade de descobrir a si mesma e poder ser quem ela é, sem precisar obedecer a um protocolo machista que dita quais roupas vestir ou qual cor de batom não usar. Na ânsia de conhecer a si própria, Yasmin se permite viver um momento de audácia: sair disfarçada por uma única noite, como uma pessoa anônima.

No entanto, o que ela jamais poderia imaginar é que as breves horas fingindo ser outra pessoa seriam o estopim da sua busca por liberdade. Mais do que nunca, a artista deseja viver experiências que a conveniência midiática nunca lhe permitiu, mas se vê de mãos atadas ao lembrar que o êxito da empresa do pai está atrelado ao sucesso da sua carreira.

A personalidade da artista é dotada de feminilidade, coragem e amor-próprio, elementos astutamente utilizados durante o processo de autodescoberta e empoderamento, que exige ações cirúrgicas de sua parte, tendo em vista a necessidade de calcular todos os passos para não prejudicar a empresa do Sultão.

Foi delicioso ler esta novela, que integra a série "Femme Fatale", na qual princesas da Disney ganham versões modernas e realistas. A narrativa é permeada por críticas sutis e muito bem inseridas no contexto, quanto ao sexismo ao qual as mulheres são diariamente submetidas em suas profissões e à estrutura patriarcal da sociedade como um todo. Há uma pitada de romance na composição da trama, cuja finalidade é compor o plano de fundo do desenvolvimento da protagonista; e a história, tal qual as personagens, é construída com esmero. A autora soube como prender minha atenção ao longo de toda a leitura, sem se desviar do foco e sem deixar lacunas.

Bruna.Bookstagram 10/11/2020

Amei a temática
"Entre letras de músicas, posts em sites de celebridades e uma narrativa em formato de diário, A Filha Ideal é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. Faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 12 novelas sem relação entre si de 12 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura."

Apesar de ser a quarta edição dessa série de livros, eu fiquei bem surpreendida, pelo menos com essa, da importância em colocar as princesas como mulheres fortes e decididas e não submissas como costumam ser nas histórias infantis. Yasmin representa muitas mulheres hoje em dia, que tem medo de mudar e sair da sua zona de conforto quando sente que tem algo errado com a maneira que tem levado a sua vida. O que fazia sentido para ela, agora não faz mais. Acho que isso é algo comum entre a sociedade. O que te fazia feliz, agora não é tão importante. Isso é normal, você precisa ter muita força de vontade para mudar e fazer o que te faz feliz.

Confesso que estava aguardando um término de história um pouco clichê, mas eu realmente me surpreendi com a forma que ela pensou em tudo para conseguir mudar. Ela deixou de ser boazinha e decidiu que valia a pena qualquer coisa para fazer o que realmente precisava fazer. Já vi que não posso esperar nada simples ou adivinhar o que ela vai escrever, ela acaba me surpreendendo no final das histórias sempre. Eu simplesmente amo ser surpreendida e reviravoltas nos livros e ela sabe fazer isso como ninguém.

Vale muito a pena ler essa edição, está maravilhosa. Quem quiser ler, tem na Amazon e você consegue ler de graça pelo KIndle Unlimited.

site: www.instagram.com/dniliterario

Kecia Jolie 27/07/2022

Simplesmente encantadora
Aione Simões sempre me encanta com suas belas palavras. Amo sua escrita e a cada livro que leio dessa escritora incrível mais eu percebo que amo a forma como ela escreve. E por isso não canso de dizer que ela já é uma das minhas autoras favoritas. E foi impossível não se encantar e viajar com a história da Yasmim. A trajetória da personagem é repleta de força, e sua coragem para enfrentar os obstáculos para descobrir quem verdadeiramente é foi tocante e inspirador. Super recomendo essa história maravilhosa.

Ingrid 02/06/2021

Li metade do livro e parei, não estava conseguindo me apegar aos personagens. A narrativa tbm achei cansativa, então decide pausar e começar outro.
Voltei agora e li tudo de uma vez.
Achei legal e gostei do final, mas não foi uma história marcante para mim!

Angie 18/12/2020

Da prisão a liberdade
Eu fiquei dividida nesse livro porque ao mesmo tempo que achei o contexto da história legal o livro em si considerei chatinho, talvez por não ter curtido muito a escrita da autora não sei.

Chegou um momento que eu estava lendo mais por cima pra poder acabar a leitura. Achei os conflitos e descobertas da personagem legais ainda mais por introduzir na história uma realidade que artistas femininas com certeza vivenciam, mas só fui achar que o livro teve ritmo lá pros 70% da leitura porque tiveram partes mais curtas para serem lidas o que fez a leitura fluir um pouco, então levando isso em consideração cheguei a conclusão que quando era a personagem "contando" a história não me prendeu nem um pouco.

Dubieux 14/03/2021

A Filha Ideal
Terceiro livro de Femme Fatale que acabei de ler.
A leitura é muito rápida e leve.
Estou cada vez mais apaixonada por esses livros...

Sammara 27/10/2020

Que Sonho <3
A primeira coisa que pensei ao iniciar a leitura e que não iria curtir, pois como adaptar um fenômeno conhecido mundialmente que se passe no Brasil, então vem a lindíssima da Aione e me da um belo tapa na cara.
Não tenho palavras para descrever, essa Yasmin, que assim como uma borboleta foi se transformando em cada página, que nos faz refletir sobre até que ponto vale a pena viver como a sociedade dita ser o “ideal”. O Romance acaba sendo um plus na leitura, porém o que mais me deixou aguçada foi em ver todo o processo desde ela ir se transformando de uma menina em uma mulher de verdade e enfrentar o pai , mesmo que isso custasse muito , até quando ela descobre quem ela é, para depois só assim aceitar o amor.
E sobre a narrativa, o diário com as matérias foi o complemento, que deu ainda mais realidade a personagem e as composições
Ana 27/10/2020minha estante
Não fazia ideia da existência desse livro, já coloquei na minha lista!

Sammara 27/10/2020minha estante
Leia , não irá se arrepender.

juliarfs 18/02/2021

fofo
no começo eu estava achando a protagonista bem chatinha, mas a história conseguiu desenvolver e amadurecer os sentimentos de uma forma incrível, gostei muito e achei as músicas muito fofinhas

gostei do final também, ficou com um gancho de recomeço que eu amei
Marcelinha 19/02/2021minha estante
que legal ?

imlauraregina 13/07/2023

Eu tava tão no mundo da lua q eu acho q nem prestei tanta atenção quanto deveria na história, mas o livro é interessante.
completei o desafio de ler um livro no aplicativo skeelo da #mli2023

Stephany 19/06/2020

E se a Jasmine fosse do século XXI?
O que dizer de uma história inspirada em Aladdin? Eu simplesmente me encantei com as semelhanças e detalhes pensados pela autora, além da originalidade trazida por ela. Yasmin é uma personagem em crise de identidade que traz muitas reflexões e questionamentos sobre a imagem de uma artista e mulher na mídia, no caso as cantoras; e como as mesmas são julgadas sem dó nem piedade por pessoas machistas e que só querem ver o circo pegar fogo, por suas vestimentas, condutas ou o que fazem ou deixam de fazer, resumindo suas próprias escolhas e não o que esperam delas.
Me envolvi muito com os personagens e foi ótimo ver a "Jasmine" sobre os holofotes dessa vez e não o "Aladdin", e o romance é tão meigo que eu queria mais (admito que o final deixou um pouco meu lado romântico a desejar) hehe mas a questão é que as mulheres ainda lutam para exercer seu direito a liberdade, independente do meio em que estejam.
A narrativa mescla os escritos de Yasmin no diário e matérias de jornal, o que enriqueceu muito a trama, por ela ser uma famosa, nada mais justo do que lermos matérias a seu respeito. Senti muita vontade de ouvir as músicas dela e do Alain (e agora como faz? :) ) tamanha a veracidade que a história me passou, parecia estar acompanhando uma celebridade de pertinho.
Sendo a primeira vez que leio uma obra da Aione, com certeza depois de A Filha Ideal não será a última.
P.S. até a pandemia é citada na história entre os eventos!
"Será que alguma vez minha voz disse o que eu queria dizer?"