Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki Baek Sehee

Resenhas - Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Isac.FeijAo 26/03/2024

Insuportável
Acredito que transcendi espiritualmente com esse livro, me espanto com a paciência que tive em terminar essa bomba.
Se tem alguma experiência mais entediante que ler uma garota que mais parece uma paródia de alguma protagonista da Paula Fox, eu desconheço. A senhorita ansiedade pode jogar fora seu diploma de escrita criativa, pois esse livro tem a complexidade literária inferior a uma fanfic de one direction; também vale ressaltar a péssima tradução, em vários momentos ela escolhe palavras ridiculamente complexas que ninguém usa na vida real, além de confundir os pronomes do psiquiatra com a sr ansiedade algumas vezes. Me fez dar algumas risadas sinceras e por isso dou meia estrela.
Dany 27/03/2024minha estante
Eu nem consegui terminar. Abandonei porque não estava mais aguentando ler.

indyr 25/03/2024

Notas de rodapé
Fiquei contente dessa ter sido minha primeira leitura sul-coreana da vida, mas acho que o título do livro foi muito mais interessante para mim que a obra em si.

No início, o livro até te gera uma conexão, mas depois eu fiquei meio perdida em alguns diálogos que considerei um tanto quanto rasos. Acredito também que boa parte desse distanciamento seja por uma questão cultural. Aqui no Brasil temos outros tipos de questões pra lidar, então é normal não me reconhecer em algumas partes.

Quando acabam as sessões de terapia, começam alguns textos de reflexões e acredito que essa foi a melhor parte do livro para mim. Podemos ver o crescimento dela, que de fato a terapia vem ajudando e que ela busca a melhora. Traz a realidade de que as coisas não vão mudar da noite para o dia, que ela ainda está em tratamento, mas a vida real não é mesmo um conto de fadas.

Achei muito legal da parte dela admitir coisas tão doloridas sobre si mesma em um texto que viria a público, não porque queria saber dos podres delas (risos), mas porque gere empatia com os leitores. Admiro a coragem dela de falar de coisas que o ser humano sente, mas esconde por ser algo que considera podre. Exige mesmo muita coragem!

Quero sim ler mais livros asiáticos!

Maria1691 25/03/2024

Não foi um livro q me pegou tanto mas é bom de ler. Fala sobre assuntos importantes de saúde mental e tem umas boas reflexões sobre o assunto

Christina17 24/03/2024

Diálogos e diálogos.
Basicamente pra ter consciência de que saber os porquês dos seus problemas e o que fazer para melhorar, não vai indicar nenhuma cura.
Tratamento é um processo de desenvolvimento pessoal onde é necessário um caminhar constante. Um dia de cada vez.

Me senti desconfortável sobre as falas entre terapeuta/paciente. Com a impressão de que a pressão por estar com gravador tenha afetado a experiência.
Assim como senti uma diferença enorme entre paciente na consulta e anotações da paciente, sugerindo que o que falamos e manifestamos é o mínimo do mínimo que passamos interiormente.
Dany 27/03/2024minha estante
Não sei se você teve a mesma impressão que a minha, mas teve certos diálogos que não encaixavam. Algumas perguntas tinham respostas nada haver com o que era perguntado.

Christina17 28/03/2024minha estante
Siim, e muitas vezes indo direto demais ao ponto, o que não é tão simples para um paciente que busca tratamento

Lorenlac 24/03/2024

Uma leitura e uma terapia!

Adorei o formato da escrita, fácil leitura e fácil entendimento.

Um livro rápido e direto e com muitas reflexões.

lcsfagundes_ 24/03/2024

Bem autoajuda, mas tem umas reflexões interessantes. Pode ajudar quem está em um período depressivo. Apesar de ser bem enxuto e um pouco superficial.

Ana 23/03/2024

Acho que esse livro pode ser tanto muito bom quanto muito chato para quem for ler: vai depender muito da sua relação com os assuntos abordados e experiência.

Os relatos das sessões de psiquiatria podem causar um certo estranhamento pela abordagem do profissional (ou ao menos, me causou), tem muitas falas de "você deveria fazer isso", "você tem que pensar assim" e receitando medicamentos logo nos primeiros encontros.

Alguns dos temas abordados me tocaram mais, mas perdi o interesse na última parte do livro que deixa de ser a parte memorial pra ser divagações da autora num tom mais lírico, mais quase auto ajuda.

Acho que esse é um livro em que a recepção cultural deve interferir muito na experiência, fiquei imaginando como foi na perspectiva coreana, na qual os tema da saúde mental ainda são encarados como tabu.

sara 22/03/2024

Esse daqui se tornou um dos meus livros favoritos!

Me identifiquei muito com tanta coisa que em alguns momentos foi até assustador. A autora fala no inicio, sobre sua vontade de criar esse vínculo entre sua escrita e os leitores, acho que ela conseguiu fazer isso perfeitamente.

Ao longo do livro, acompanhamos as sessões de terapia de Baek Sehee, a autora, que com muita vulnerabilidade descreve detalhes de sua vida e forma de enxergar o mundo.

Me reconheci em muitos momentos, talvez pela tamanha vulnerabilidade que a autora se coloca e tambem em muitos momentos, notei como é intrínseco da sociedade atual as formas de ansiedade e solidão. É como dizem : nenhuma experiência humana, é individual mesmo.

Ellen 22/03/2024

Tocante
No começo a leitura me atingiu em cheio e por um tempo me vi pensando e presa em diversos pontos (até seus 30%). Porém ao decorrer confesso que me pareceu um pouco maçante e chato, cansativo de se ler e foi aí que levei um ?tapa na cara? e me vi questionar a mim mesma sobre : ?Mas este não é um livro de ficção é um relato real de uma pessoa com quadro de depressão? como não seria desta forma? E isto me ver imaginar o quanto essas pessoas sofrem por algumas pessoas que estão ao seu lado não a entenderem e não conseguirem lidar com este fato de altos e baixos e como deve ser difícil no dia a dia. É um assunto extremamente complexo e que não deve ser romantizado e a forma como o livro aborta e escancara isso é realmente real, profunda
e dolorosa.

inaway 21/03/2024

Que livro maravilhosooo, parece que ele veio no momento certo da minha vida ?. Recomendo muito pra quem tá numa fase de muitos questionamentos sobre a vida e de autoconhecimento :)

forgwed 21/03/2024

O tanto que me identifiquei com esse livro não está escrito, parece que eu desabafei no colo da autora e ela descreveu minha vida kkkkkk senti uma compaixão muito forte por ela sabendo que compartilhamos as mesmas questões e anseios.

anakrlx 21/03/2024

Pra quem não se vê em um momento difícil ou já esteve assim, esse livro vai ser bem chato, acredite. Mas pra mim ele foi luz, a autora fala da sua vida mas algumas vezes parece que ela se direciona pra mim. Li por recomendação e não me arrependo.

becksy 20/03/2024

Queria morrer, mas no seu não tem casadinho.
Esse livro se tornou de grande significado para mim. Eu fui lendo e me identificando por cada coisinha que a autora descrevia sobre ela mesma. A forma como eu me vi representada em seus conflitos internos e externos. Esse livro é incrível e eu recomendo demais!!

Vitor.Cruz 19/03/2024

Esse trecho já diz muito????
Amo a inocência de pessoas brilhantes e honestas, e adoro os escritos de pensadores positivos, mas receio que jamais conseguirei me encontrar entre eles.Tenho tanta dificuldade de aceitar minhas trevas quanto de me lançar à luz. Anseio ser valorizada pelos outros, ser amada incondicionalmente, mas finjo desinteresse, apesar de estar muitíssimo interessada. Meu fingimento cria mais fingimento, e isso continua até se criar mais fingimento, a tal ponto que não consigo mais dizer se estou fingindo ou não; se esses são de fato meus sentimentos e pensamentos reais, ou os embalados. Minha mente quer estar completamente tranquila enquanto meu coração está de todo jeito, menos tranquilo; um estado de coisas que me tira o equilíbrio e me lança à perturbação, revelando minha face. Minha face distorcida cria comportamentos distorcidos.

Carol 18/03/2024

O nome é bom, apenas isso
Comecei a ler o livro achando que seria algum romance (não romance romântico, romance) e quando me deparei com a transcrição das sessões de terapia da autora fiquei até interessada, porém não foi lá grandes coisas.

Tem partes interessantes, mas apenas partes. Será que o fato do livro ser tão humano a ponto de não ter um bom final faz a gente gostar menos dele? Será que é porque é sobre uma vida real, e na vida real as coisas são assim?

Não sei, me venderam no Instagram como um livro que falaria sobre comparação e mostraria como isso não faz sentido, mas não foi aprofundado sobre isso em específico.

Uma palavra que resume esse livro: esquecível.