THOMAS

THOMAS Gabriela Bortolotto

Resenhas - THOMAS

Maria.Eduarda 29/11/2023

Gostei muito da história deles, uma história bonita, o Thomas teve atitudes bem questionáveis, mas conseguiu se redimir! Amei conhecer um pouco desse universo da fórmula 1

Julii30 20/11/2023

Prometeu muito, entregou muito pouco.
Sabe aqueles livros que te deixam maluca pois é muita coisa acontecendo de forma aleatória ou de uma forma muito mal explicada? É essa a sensação que eu tive ao ler "Thomas", um livro interessante, mas que não fez sentido em seu desenrolar e que acelerou o final.

O livro começou de uma forma muito louca, não fazendo sentido nenhum, e isso é graças a protagonista, Faith, que não tinha motivação para as coisas que fazia ou falava, tornando a história confusa. E para piorar temos Thomas que ia na onda da protagonista para ajudar a deixar o leitor maluco. Vale ressaltar que apesar de louco, o começo foi interessante, mas o seu desenrolar chegou a ser bem chatinho, visto que a autora não soube como explorar as situações, então entregou coisas bobas e chatas que não renderam nada para a história.

O casal de protagonistas funcionou, eu gostei bastante deles, porém a relação foi confusa e corrida, onde após inúmeras cenas de sexo e conversas fúteis eles se viram apaixonados...Isso não cola comigo, eu gosto de ler o momento onde os personagens começam a se gostar, e esse livro não soube explorar isso, fazendo tudo parecer que foi feito em um "passe de mágica". A prova disso é que as interações entre eles eram poucas, duraram pouquíssimos meses e tivemos um final com eles apaixonados e vivendo um "felizes para sempre", com um encerramento bem monótono.

Além disso, achei que os protagonistas foram muito mal explorados quando o assunto era o passado e os traumas dos mesmos. Thomas viveu a vida na sombra do pai, e por isso criou diversos problemas, problemas esses que a autora não estava afim de escrever. Já Faith tinha problemas de atenção e de inferioridade, problemas esses que até foram explorados, mas de forma muito superficial.

Não posso esquecer o fato da autora ter colocado muito drama desnecessário na história, como a gravidez da Faith - que foi muito, muito, muito mal explorado, não servindo em nada na história além de criar um drama. Que desenvolvesse esse drama pelo menos né autora!

"Thomas" é um livro simples, que aborda F1 - de forma até que exaustiva e nada chamativa -, mas que não tem nada grandioso e chamativo em seu enredo, tendo bons personagens, boas cenas de sexo e só. Ou seja, o livro é ideal para quem adora um romance bem leve e com uma pitada de drama rs...

Sabrina 19/11/2023

Livro maravilhoso
Leitura gostosa, fluiu muito bem a história é legal e fácil de ser entendida até por eu que não entendo nada de f1 adorei demais super ansiosa para partir o livro da Tessa

Letícia.TD 19/11/2023

Eu tinha uma expectativa alta sobre o livro, o início vai bem, vamos conhecendo os personagens, e gostei deles, da forma como se encontram, mas após ali as coisas ficam exaustivas, falta diálogo no livro, há muita divagação e pouca história.

feehschimidel 18/11/2023

Thomas
Confesso que não gostei muito. Tava com muita expectativa. Mas antes do meio dei aquela broxada com o livro, sabe? Não sei o porquê.
Me esforcei pra terminar. A história parece muito boa, o problema sou eu

wdlmlra 16/11/2023

.um circuito literário clichê e dramático.
?thomas?, sendo o primeiro livro da duologia dos irmãos bianchi, narra a história do piloto autointitulado. ele almeja tornar-se campeão mundial para superar o desprezo de seu pai e também se esforça para ser o cara perfeito ? frio nas pistas, mas gentil e simpático fora delas. é meio que complicado pra mim expressar minha opinião sobre este livro, pois acredito que o li em um momento super desfavorável. vindo de duas leituras recentes que foram 5 estrelas, acabei me decepcionando com minhas próprias expectativas. no início, hesitei entre abandoná-lo ou continuar, especialmente porque não entendo absolutamente nada sobre fórmula 1, mas optei por seguir em frente. e acho importante citar o cuidado da autora ao abordar o esporte com uma linguagem simples, o que permitiu-me obter um entendimento, mesmo que mínimo, dos elementos que o compõem.

recapitulando sobre o thomas, minha principal frustração recai sobre o processo de construção dele como protagonista, pois esperava que sua personalidade fosse explorada com mais dureza e profundidade, considerando sua jornada arquetípica. no entanto, não compreendi o papel dele, e achei ele um babaca, mesquinho e mimado, incapaz de lidar com a aspereza da realidade que enfrenta. o ego dele do tamanho do mundo me estressou muito.

por outro lado, faith conseguiu me cativar um pouco, apesar de uma primeira impressão não tão boa (achei bem pick me girl), mas ainda assim ela é uma personagem que é fácil nos identificarmos. constantemente, mulheres estão em uma jornada de autoconhecimento, questionando o lugar que ocupam no mundo e em suas famílias. comecei a simpatizar um pouco mais com ela depois do surto que o thomas teve quando perdeu a corrida, mostrando seu lado babaca extremo, mas mesmo assim não consegui entender completamente as motivações dela ao longo da história. na minha humilde opinião, a construção da transparência em seu discurso ficou superficial.

quanto ao romance, não tenho muito a acrescentar além do fato de que tudo aconteceu rápido demais e, em seguida, lentamente demais. a atração palpável entre thomas e faith é compreensível, mas o início relâmpago da relação acabou atropelando o desenvolvimento do enredo. o arco deles se deu basicamente por meio do sexo e muita lenga lenga pra dois adultos, proporcionando um espaço grande demais para situações desnecessárias na narrativa. isso contribuiu para a minha dificuldade em me apegar e gostar do casal. além disso, a repetitividade das queixas de thomas sobre faith ser encrenca\problema foi cansativa. e a referência constante aos ?22 cm? dele foi intankavel, tipo???? omg 2012 hiiii.

em síntese, é uma história mediana e previsível, mas bem escrita, com alguns momentos que resgatam o enredo. a abordagem de temas como insegurança, autocobrança, medo de errar, amor ? seja familiar ou próprio ? é relevante. os personagens secundários também são ótimos (alguns). no entanto, tenho dúvidas sobre recomendar este livro a alguém.

Janaína Martins 13/11/2023

Personagens de papel
Gosto muito de ler livros com personagens caricatos, como é o caso dos protagonista desse livro. Porém, nenhum dos sentimentos, ambições e personalidade dos protagonista parece ser real ou fazer sentido. O livro, no geral, não comove muito, mas é divertido.

Beatr1zp 13/11/2023

Confesso que não gostei mt da Faith no começo, mas quando eles passam da fase de desconhecidos é ÓTIMO. O livro tem um desenvolvimento muito interessante, amei amei.
Estou ansiosa para ler o próximo que é da irmã gêmea do Thomas

raysamria 05/11/2023

QUE LIVRO BOMMM
Quer ler um livro BOM e BEM ESCRITO com ambientação na Formula 1????? pois tome esse daqui
antes de ler esse eu tentei ler 2 com essa ambientação, e nenhum deles me prendeu, li esse livro basicamente de um dia para o outro, ?li que nem senti? a escrita da autora me prendeu do jeitinho que a gente gosta, to apaixonada, ctz um dos meus favoritos de 2023???

agr_amandagabi 05/11/2023

Thomas
Thomas e Faith são um casal lindo demais. O livro mostra uma evolução dos personagens de uma forma muito madura, fazendo com que os leitores entendam todos os lados e consigam compreender cada atitude.

É super fofo como eles vão se deixando envolver, como eles vão progredindo. Adorei também os personagens paralelos, amei a família da Faith e estou ansiosa pra saber mais sobre a Tessa.

Eu não entendo de Fórmula 1, acompanho muito pouco, mas fiquei muito curiosa pra saber mais depois da leitura. A autora foi uma querida por colocar um glossário no início, facilitou bastante a compreensão.

Pâmella 03/11/2023

Achei incrível a evolução deles como casal e forma que foram se remodelando perante os próprios erros. O impacto das relações familiares na perspectiva pessoal de cada um foi abordado com tanto cuidado que emociona.

debs ð 01/11/2023

Thomas&faith
Nosso solzinho e campeão, eu amei conhecer eles, e li terminei ontem! Em menos de 2 semanas, que livro bom? a escrita da Gabi é incrível, viciante e apaixonante! Os personagens secundários foram maravilhosos, amei rever o Matteo (meu fav) e quero muito ler o livro da Tessa e do irmão da Faith (pfv faça isso acontecer)

Foi meu primeiro contato com o tema de F1 e eu amei, adorei que na nota da autora detalha tudo sobre o universo pra quem não entende nada, como eu.

Thomas Bianchi é um grande piloto, ele é brilhante e o melhor da Bonotto, tem o sonho de se tornar o campeão, e pra ele nada mais importa, só a perfeição.

Faith Drake é decidica, e persistente no que quer, e no momento ela o quer. É engraçada, e tem um grande coração, ela é como o seu pai.

Thomas e Faith, encontraram um no outro o que faltavam neles, eles são a definição de amor perfeito e verdadeiro! Que família linda, não poderia ter um outro final pra eles, eu amei e recomendo de olhos fechados..

Espero mais ver a relação deles como irmãos no segundo livro, que vou começar amanhã, ansiosa pra Tessa e Richard, vem aí!

Ludy 27/10/2023

Amei o livro, o casal é forte. Cheios de acontecimentos do passado que refletem na relação, é sobre errar, perdoar e acertar. Apesar de ter muitos gatilhos, foi um livro muito rápido de ler