Colegas de Quarto

Colegas de Quarto Marina Basso

Resenhas - Colegas de Quarto

esmedry 28/11/2023

Marromenu
Não consegui me apegar nem me identificar c nenhuma personagem, acontece mt rápido e tudo superficial
Ivna 30/11/2023minha estante
Que chato pegar livro assim, mas faz parte? :/

Clara3203 13/11/2023

Não esperava menos...
Já tinha um tempo que planejava ler esse livro, mas ele sempre tava em pré-venda, até que o milésimo vídeo de Marina Basso passou na minha for you e resolvi checar seu lançamento. Mal sabia eu que naquela sexta-feira a noite eu acabaria dormindo por somente quatro horas por estar viciada na obra recém lançada (literalmente!).

A história de Natalie e Esther me pegou desde o começo, com o desenvolvimento de uma ambientação fantástica em um internato brasileiro. Que sáfica nunca quis viver o clichê de se apaixonar pela colega de quarto? Faça me o favor, essa é uma das melhores tropes que existe! Inclusive, a autora a explora muito bem, trazendo a profundidade perfeita pra um romance "slice of life'" com pouco mais de 600 páginas.

Acompanhar o crescimento e amadurecimento das personagens foi lindo de se ver. Cada beijo físico, cada beijo apaixonado, cada implicância, provocação, briga e sermão por burlar regras ou ser muito perfeitinha teve seu propósito! O desenvolvimento de cada uma separada e do casal em conjunto foi feito com muita responsabilidade e me deixou com o coração quentinho, pra mim essas garotas existem na vida real e vivem um verdadeiro romance pelos altos e baixos da vida universitária em São Paulo.

Além disso, não posso deixar de trazer a tona as abordagens maravilhosas da autora. A visão de Marina acerca da importância de terapia é surreal, esse tópico é retomado diversas vezes durante a leitura e isso foi de uma relevância incontestável. Sem falar na perfeição da abordagem de pedofilia, abuso, assédio e caso envolvendo professores, infelizmente a narração da problemática não tinha como ser mais real e agoniante. Os devidos parabéns vão pra situação de aflição e angústia de todo e qualquer estudante pressionado ou avassalado por incertezas diárias sobre o futuro que é tratada na obra. Esther e Natalie são como pessoas reais, humanas! Não um faz de conta!

Quase esqueci! Mas não dá pra deixar de fora a beleza e importância de todas as relações cultivadas pela autora em prol das protagonistas. As amizades como um suporte e os laços entre as famílias são fantásticos!

Por fim, gostaria de enaltecer os diversos viéses trazidos por um livro, quepor ironia do destino, já comecei sabendo que iria favoritá-lo, e assim foi feito. Sentirei saudades de todas as regras quebradas por Natalie, de todas as provocações de arrepiar de Esther, de todas as conversas com Elisa, de todas as sessões de estudo com Alice e Grace...Sentirei saudades de Colegas de Quarto!

Isabela 13/01/2024

Perfeito!!
Depois de um bom tempo sem ler livros comprei um kindle e peguei Colegas De Quarto pra ler. Melhor decisão que tomei, pois que livro delicioso, fiquei viciada nele e agora que acabou tô até sentindo um vazio no peito kkkk. Enfim, além do romance das meninas ele fala de outros assuntos bem interessantes, vale muito a leitura. Natalie e Esther já estão no meu coração

xavibookgram 07/02/2024

Perfeito
Eu me senti lendo uma fanfic do wattpad só que daquelas boas, que você fica até a madrugada lendo.
amei a história, o desenvolver das protagonistas e como assuntos delicados foram abordados.
indico muito.

valenluz 23/04/2024

Socorro
Olha, não sou de falar mal de livro, mas esse aqui eu não me aguentei.
Me disseram que era um enemies to lovers + slow burn, e na real não é nem um nem outro.
O livro foi primeiro uma fanfic, e mesmo passando para o kindle unlimited ele continuou sendo. Contém diversos erros de escrita e cenas/capítulos que não agregam em nada. Sabe quando você lê um livro e fica com a sensação de que você tem que guardar essa informação porque ela não está ali sem motivo? Então, nesse livro tudo é sem motivo. Além de que ele é mais longo do que o necessário. 600 páginas em um romance que poderia ser facilmente um conto (se incluisse só a partes realmente importantes).
Se você gosta de romances adolescentes em que o casal fica junto desde o começo e enfrenta tudo juntos, talvez esse livro seja pra você. Infelizmente, ele definitivamente não foi para mim.

Paola 06/01/2024

Acabei agora e cara, que livro perfeito. Um romance sáfico que te faz ficar nervosa, rir, pensar em questões da vida e te deixa com o coração quentinho.

Adorei o ritmo dos acontecimentos e como a história se desenvolve, como a autora consegue nos mostrar o dia a dia das personagens e ao mesmo tempo ir avançando na história. Me senti representada pois moro na faculdade e sei como é conviver em um local parecido com o Madre Cordélia.

O que mais eu amei foi acompanhar como, querendo ou não, Natalie e Esther evoluíram, toda a dinâmica delas foi incrível do início ao fim. Dos momentos de tensão até os momentos fofinhos que me fizeram soltar sorrisos bobos.

Enfim, acho que achei um livro de conforto bem aqui.

deanstruidora 12/02/2024

Demorei um ou dois caps pra engatar bem na leitura, mas depois não consegui parar, que escrita maravilhosa, personagens totalmente carismáticas, o casal perfeito dmsss, literalmente o tipo de livro que nos prende do início ao fim

Karen533 17/11/2023

Perfeito, não tem palavra melhor.

A história é completa, tem amor, tem drama, tem brigas, e o mais importante é que as personagens são profundas, elas tem personalidades próprias, problemas, dúvidas, tudo que precisa pra ser um livro incrível de ler, porque elas vão além do romance (que é perfeito, inclusive), dá pra enxergar o individual de cada uma, e como elas são impecáveis juntas.

Uma leitura cheia de sentimentos que não dá vontade de parar e, ao mesmo tempo, você não quer que acabe.

Mariana113 13/01/2024

POAKSOSOAOOSOSOAOA MEU DEUSSSSSSS
Sinceramente eu não esperava nada desse livro achei que era mais um clichezinho mas me surpreendeu tanto, é um romance com tantas e tantas extensões

minha parte favorita é como a gente consegue ver eles amadurecendo não só as principais como todos os coadjuvantes, eu comecei odiando muita gente e terminei amando todos

A construção da mente da mãe da Esther foi tão especial a relação de amizade dela com a lisa e de gratidão da mãe da lisa sobre os acontecimentos

é um livro que aborda diversos temas sensíveis e conclui todos os ciclos abertos, especial demais autora.

Cih 08/01/2024

Incrível
A nossa vida é feita de instantes e você foi o instante mais bonito da minha.

Que leitura gostosa.
Amei toda história e mais ainda a evolução de cada personagem.

Finalizei a leitura com coração quentinho ??

ykmih0 24/11/2023

Lilium (ou colegas de quarto)
Eu lembro que fiquei MUITO animada quando soube que essa história iria pra Amazon! lembro da primeira vez que li quando ainda era lilium no wattpad (e depois li mais 70 vezes), e agora foi lançado como ebook na Amazon ?? estou me sentindo uma mãe babona, apesar de me considerar a filha da nini e da ester ?????
eu sou apaixonada pela história delas, e com essa nova versão, fiquei ainda mais encantada pelo relacionamento e o próprio amadurecimento das duas! esse livro continua sendo o meu favorito, aquele que eu posso ler 600 vezes e nunca vou me cansar !!!

amo minhas mães ???? (marina, você arrasa!!!)

maribasz 16/02/2024

Confesso ter achado um pouco cansativo pela quantidade de páginas, acho que muitas coisas poderiam ter sido resolvidas muito antes.

fora isso, é um romance lindo, cheio de evolução tanto conjunta quanto individual. observar as meninas se conhecendo e aprendendo mais sobre elas mesmas antes de darem continuidade ao relacionamento foi lindo. a maneira como voltaram dispostas a fazerem dar certo, cedendo mais, com mais diálogo, foi como sentir que as coisas finalmente estavam dando certo.

a evolução familiar da esther foi uma trajetória LINDA de se acompanhar. a Madalena se esforçando pra ser uma mãe, validando os sentimentos da filha e colocando o que ela sentia como prioridade foi uma das minhas partes favoritas de todo o livro.

adorei a leveza que foi tratada a sexualidade das meninas, em meio a tantos problemas a orientação sexual de cada uma nunca foi uma questão pra família. sinto que isso ajudou muito no processo de descoberta da nini.

um ponto negativo é que senti muito falta de representatividade, todas as personagens pareciam meio iguais.

duda.magno 13/01/2024

To apaixonada??
Acho que nunca li um romance tão longo assim, quando vi o número de páginas fiquei cm muito medo de ser cansativo e ficar só enrolando linguiça. MAS NÃO. a escrita da autora é tão leve, tão fluída e envolvente que você nem percebe que leu 600 páginas de um romance adolescente. e diga se de passagem, que romance, viu? absolutamente tudo na história foi tratado com muita responsabilidade, sem pressa, dando a devida atenção a todos os problemas e obstáculos que surgiam. eu amei MUITO como a autora trouxe a tona essa coisa da terapia, e é muito legal como isso prova e também contradiz muito a teoria de vários romances que é o "se os personagens fizessem terapia não teria livro", pq a partir do momento que todos no livro começam a fazer, os problemas vão se resolvendo e elas vão aprendendo a lidar com as situações mas isso não impede de surgirem problemas novos que as personagens lidam, tomando controle da situação e das próprias emoções, e é LINDO ver a evolução de todos. inclusive eu gostei mt também da atenção dada aos personagens secundários, que me apeguei e me apaixonei tanto quanto as protagonistas. recomendo muito esse livro, precisamos de mais romances sáficos calhamaços!!