O Rei dos Dividendos

O Rei dos Dividendos Luiz Barsi Filho

Resenhas - O Rei dos Dividendos

Danilo 18/02/2024

Uma leitura empolgante, que nos leva a refletir o longo caminho para o sucesso investindo os desafios e etapas para se chegar ao objetivo tão esperado "Dividendos".

Vittor 02/02/2024

Sobre a paciência
O livro é muito bom e interessante, no começo fiquei um pouco chateado por ser narrado em primeira pessoa, essa pegada meio self made man deve ter sido o principal fator, mas apesar desse ponto em específico o livro é muito interessante e mostra o quanto é importante esperar, dar tempo ao tempo se faz mais do que necessário na hora de aplicar em ativos, o quanto ser paciente é importante, n adianta investir em renda fixa e retirar o dinheiro, uma forma excelente de liquidar o seu patrimônio diga-se de passagem.

Bia 27/01/2024

Livro excelente! Engraçado que já tinha ouvido o nome do Barsi, mas só fui me interessar mesmo por ele depois de ver entrevistas da Louise no YouTube. A história dele é incrível, e é admirável sua humildade mesmo sendo o maior investidor do Brasil. Adorei conhecer a forma como ele pensa e enxerga a vida, já venho interessada há um tempo pelos investimentos na bolsa e meu interesse está ainda maior depois de conhecer a história do Barsi. Incrível!

Felipe.Gazire 27/01/2024

Para conhecer a bolsa, o Buy and Hold e o Value Investing.
Biografia do mestre Luis Barsi. Repleto de histórias interessantes principalmente sobre a bolsa de valores e como Barsi foi desenvolvendo sua estratégia vencedora. Fundamental para entrar na vibe da estratégia da carteira previdenciária/de renda mensal e entender como ela funciona.

Karine222 24/01/2024

Barsi é realmente muito simples, querido e admirável. Não só por ter construído uma riqueza com ações, mas por ter sido durante toda a vida honesto e simpático, querendo ensinar mais e mais pessoas a ganharem dinheiro com ações.
O livro em si traz muitos ensinamentos e insights, gostei muito da leitura.

nenos 12/01/2024

Rico é aquele que se contenta com o que tem
São igualmente taxados como capitalistas exploradores, os detentores de toda arrogância e soberba, ou profetas de seus tempos, conceito resumido nas palavras da Sra. Alice Schroeder em seu livro “Warren Buffett e o negócio da vida”: Buffett repetia constantemente – quase sem modificar as palavras – as ideias que o haviam tornado famoso: a margem de segurança, o círculo de competência, os caprichos do Sr. Mercado. As pessoas achavam, por causa da maneira como ele pesava cada sílaba que saía de sua boca, que ele se via acima das críticas. Acontece que algumas figuras desse patamar financeiro subvertem a convenção social, esse livro é sobre uma dessas figuras.
Devido a minha complacência, acreditei fielmente em ter atingido um platô teórico no que se trata sobre as medidas do Sr. Mercado. Ignorei que esses princípios e medidas quantitativas, por mais lógicos e objetivos que se revelam, se tratam somente de balizadores, ou seja, são como a jurisprudência, a hermenêutica e precedentes são para leis, onde a coexistência harmônica se dá quando os casos passam pelo direito, mas não somente pelo direito. Digo sobre a famosa prática, exercida pelo maior investidor Pessoa Física do Brasil, o carismático Sr. Luiz Barsi Filho que também é economista, advogado e consultor.
Quando falo sobre precedentes, digo sobre meu desconhecimento, sobre quão estrondosamente exponente se deu a valorização de cada empresa investida por Sr. Barsi, tanto como a identificação de oportunidades, sempre ao longo prazo, para com as empresas que possuíam um potencial de expansão/reestruturação alto, ou foco em gigantes consolidados, já habitando os mais altos platôs, mas que possuíam uma boa administração. Isso requer um olhar clínico sobre o funcionamento de negócios, uma gestão ativa, longe do que é óbvio e que diz respeito sobre uma racionalidade, sagacidade e vigilância tremenda, ainda mais quando se trata do mercado financeiro.
Biografias e autobiografias que considero magnânimas como essa do Sr. Barsi, dizem sobre um ser humano apaixonado e humilde, onde o desenrolar de sua história com cada dificuldade vencida são a parte mais interessante e relacionável para refletir sobre valores, onde o sucesso, além da sua razão não ser atribuída a um acontecimento isolado, não é algo óbvio como um projeto que se escreve de maneira calculada e tranquila. Além de seus insights serenos sobre o mercado, não percebo egoísmo em suas escritas e maneiras retratadas, e ao invés do senso comum, ele valoriza e ensina sobre coisas que o dinheiro não compra.
Seria igualmente simplista e desonroso tentar resumir o segredo do sucesso conquistado pelo Sr. Barsi, que vai além de fatores biopsicossociais e momentos da história, grandeza essa que atribuo às escritas de Albert Camus como: a surpreendente grandeza do espírito humano. Seria ainda mesquinhez da minha parte falar somente sobre sucesso material e pirâmide social, sendo seus hábitos comuns e a disseminação de conhecimento exemplos de humildade e generosidade. Sua história também é um bom exemplo para elucidar a frugalidade das coisas, e como nos curvamos, por vezes, diante dos acontecimentos como os que viveu com seus 83 anos na República do Brasil.
Sua filosofia de investimentos, ou melhor, “o jeito Barsi” de investir consiste em alguns macetes, pontos de atenção, setores recomendados, mas com um ponto principal: comprar empresas ao invés de ações. Ele encoraja que a geração de riqueza também acontece através das empresas e do trabalho de tantos brasileiros, entidades das quais são investimentos “seguros” por terem suas vidas expostas, com sede física, balanços anuais, compromissos auditáveis, são escrutinadas com as menores suspeitas de irregularidade, empregam pessoas, geram renda e pagam dividendos, que correspondem ao fluxo de caixa.
Ao invés de Valuations super complexos ou números do instável Sr. Mercado, Sr. Barsi encoraja que o olhar técnico e analítico vá além de balanços financeiros, onde o acionista minoritário deve pensar como um pequeno dono. Um dono não venderia ações de sua empresa só porque está mal, mas um dono também deve captar as entrelinhas como a tensão no ar de seus colaboradores, alinhar seus interesses e serem profetas de seus estatutos, desenvolver uma gestão ativa para com projetos, ter compreensão para se reestruturar quando necessário e outros mil fatores operantes que existem além da cotação, e que devem ser analisados antes da compra.
Vale salientar que a criação de riqueza conta com a inflação e a ausência de um verdadeiro plano econômico como antagonista. Renda fixa, além de ser um mecanismo para reposição de patrimônio, é alvo de sequestros como o bloqueio Collor em 1990; E viabilizar uma carteira previdenciária através de ações consiste na avaliação de empresas, compra e retenção visando o longo prazo, entendimento dos mais variados mecanismos do mercado como desdobramentos, reinvestimento de dividendos, paciência e por último, mas não menos importante: lembrar que empresas pagam dividendos de acordo com a quantidade de ações que possui, não pelo valor dos papéis.

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1UtfakkTABu0kq_9dtthzg46RJr3IgTX1/view?usp=sharing

Dialog 07/01/2024

Leitura gostosa e enriquecedora
A trajetória do Barsi fala por si só. O livro é gostoso de ler e um verdadeiro Review da bolsa brasileira. Pois ele comenta vários períodos, desde pregão ao vivo até acontecimentos recentes como o caso da IRB. A postura do Barsi frente a sua gestão de patrimônio é erroneamente resumida a apenas comprar ações, porém no decorrer do livro ele expõe seus erros e até alguns mitos pois ele sim tem dinheiro em renda fixa. Como ele mesmo diz, aplicado e não investido. Esperando o momento oportuno de usar essa reserva na compra de papéis. Acredito ser uma leitura obrigatória para o investidor brasileiro pois muitas situações são singulares do nosso país e outras publicações vislumbram muito o mercado americano.

Hugo 03/01/2024

O jeito Barsi de investir
O livro trata da autobiografia do Warren Buffett brasileiro: Luiz Barsi Filho, o maior investidor pessoa física da B3.
No livro o autor conta, de modo claro e objetivo, a sua história e a forma como atua e como escolhe as ações que pretende comprar, além de muitas outras histórias.
Conhecer pelo menos um pouco da história dessa figura extraordinária é indispensável.

Karina 31/12/2023

Nunca pensei que diria isso de um livro que eu nunca me imaginei lendo, mas até que foi uma experiência bem interessante.

Darty 30/12/2023

A voz da experiência
É incrível como Sr. Luiz Barsi, descreve suas experiências, de forma tão simples e ao mesmo tempo extremamente enriquecedoras, com relatos cheios de sabedoria e ensinamentos.
O livro é maravilhoso....

Vinicius.Escorce 30/12/2023

Leitura ótima para fechar o ano
O livro mostra a mente do visionário Luiz Barsi Filho, nos mostrando o poder da paciência e de investimentos a longo prazo. Ótimo livro para começar o ano com outro olhar capital.

Erik 30/12/2023

Ações garantem o futuro.
Um ótimo livro para entender a trajetória do Barsi e sua estratégia de investimento. A linguagem é fácil de compreender, mas há termos técnicos que dificultaram a leitura. Enfim, recomendo esse livro para todos, sem excessão.

Allisson 26/12/2023

O Rei dos Dividendos
Luiz Barsi Filho é o nosso Warren Buffet brasileiro. O livro conta sua história. Comovente na infância e sucesso estrondoso nos investimentos.

Tuiizinho 20/12/2023

O Rei dos dividendo
Excelente leitura!!! Além de ensinar lições sobre o mercado de ações, o livro conta uma belíssima história que nos ensina lições de vida. Ótimo livro de Luiz Barsi, o Rei dos dividendos.

Matheus.Toussaint 26/11/2023

Excelente livro
Temos o Warren Buffet como um dos maiores exemplos de investidor nos EUA e temos o querido Luiz Barsi, o maior exemplo de investidor individual brasileiro.

Precisamos ter conhecimento e aprender com os melhores, olhando suas trajetórias, suas conquistas e seus fracassos, e, no mundo dos investimentos não é diferente.

De engraxador de sapatos para um bilionário na Bolsa de Valores, Barsi conta nesta obra toda sua trajetória e seu fascínio pelo mercado.

Poderia sim escrever todos os detalhes do que li neste livro, sua história dura, infância sem pai, vindo de uma família pobre, sim, poderia? mas o que mais achei extraordinário foi a forma de todos que estavam ao seu redor aprendiam com ele. O jeito que ele continuou fazendo o simples, estudando mais sobre empresas, gestão das empresas, lendo jornais todos os dias, comprando ações e reinvestindo seus ganhos.

Barsi economizava o quanto podia para comprar empresas saudáveis e estáveis, mas que estavam no preço a baixo do mercado. Se intitulava não como apenas um acionista, mas como parte dos donos das empresas.

A leitura desse livro é leve e tranquila. Barsi deixa em sua bibliografia os seus sucessos e fracassos, entendendo que muitos seguem seus caminhos e metodologias, sua filha mais nova, Louise Barsi deu seguimento nos caminho do pai e criou um curso com seus sócios sobre sua metodologia: Ações que Garantem o Futuro (AGF).

Recomendo muito a leitura, meus caros leitores.

Desde já, agradeço aqui minha linda e bela noiva Ana que como sempre sabe me presentear com livros que tanto gosto e de excelentes temas, assuntos.