A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Vinicius39 07/06/2022

Os adultos amam mentir...
Esse livro é incrível! Eu não estava muito confiante quando peguei ele para ler,mas no final acabei surpreendido.Mais uma vez a Elena Ferrante arrasando na sua escrita!

Esse livro conta a história de uma menina de 13 anos que escuta uma conversa dos pais e o pai dela fala que ela é "feia",parecida com a irmã dele (uma pessoa completamente odiada por ele).Isso faz que ela perca sua autoestima e que ela queira conhecer essa tia para saber a razão dela estar ficando parecida com ela.Com tudo isso,a história caminha e mostra a evolução da garota,as descobertas sexuais,a relação entre parentes,a forma que uma frase pode destruir e tornar uma pessoa completamente diferente.Esse livro é cheio de lições!

O livro é triste,real,verdadeiro e muito mais! A gente enxerga muitas coisas parecidas com a nossa vida,lições,situações da nossa pré adolescência e adolescência,isso que torna um livro mais íntimo,mais cru,que a gente reflete e vive a história junto com a personagem! Recomendo muito!!! E que venha o filme na Netflix.

"Mentiras,mentiras,os adultos as proíbem,porém dizem tantas."
Jakee 08/06/2022minha estante
Preciso ler esse livro logo, agora fiquei com mais vontade de conhecer Elena Ferrante.

Carolina 14/08/2021

Acabou assim?
Minha primeira leitura de Elena Ferrante e achei insossa! A história é interessante, mas não chega a lugar nenhum. A relação de Giovanna com a tia poderia ter sido muito melhor explorada. O final aberto também contribuiu com a sensação de ?ué, virou o que? Acaba assim??
Samy.Pinheiro 18/08/2021minha estante
Tive essa mesma sensação!

Cíntia 07/09/2021

O livro traz de uma forma dura e pouco romântica a passagem pela adolescência e os paradoxos da vida adulta.
Heloise 10/09/2021minha estante
Vale ou não a pena?

Heley 06/08/2022

Desencanto da puberdade
É um romance que explora os conflitos familiares e a transformação de uma menina em adolescente. Tudo tem início aos 12 anos quando Giovanna ouve do seu pai, Andrea, que a filha está ficando igual a tia Vittoria. Devido desentendimentos do passado Giovanna cresceu sem nenhum contato com os familiares por parte de pai, e a visão que tem da tia Vittoria é uma mulher feia, ignorante e malévola. O comentário do pai afeta muito a protagonista, antes sempre elogiada por ele, de quem recebia mimos e carinhos. É o momento em que Giovanna percebe que, talvez, não será uma menininha para sempre. A transformação da protagonista inicia quando a mesma conhece a tia, que lhe apresenta a um mundo totalmente diferente daquele em que ela cresceu. Giovanna é obrigada a amadurecer no meio de tantos conflitos familiares e as incertezas que a própria adolescência trás.
O livro me "amarrou" do início ao meio, mas em seguida fui perdendo o time e alguns capítulos não prenderam minha atenção. Acredito que a importância do livro é o simbolismo por trás do enredo e as reflexões que ele impõe.
Douglas Finger 13/09/2022minha estante
Parabens pela resenha!

Rebeca.lousz 20/12/2021

Excelente escrita, mas é isso.
Elena Ferrante tem inegavelmente uma escrita fluida e fácil de ler. Eu lia quase 100 páginas de uma só vez e nem percebia a hora passar. O mérito desse livro é unicamente este, visto que o enredo é dispensável ao extremo.

Eu compreendo a intenção de retratar uma menina que deixa de ser criança e passa a ser uma mulher, de apresentar a fase da puberdade e da adolescência tão confusa e caótica. Mas devo dizer que não gostei. Não me importei com nenhum personagem, pareciam todos meros esteriótipos que não possuem nenhum tipo de evolução. Estão constantemente tomando atitudes sem pensar e injustificáveis, tudo meio forçado e sem graça. Eu entendo as questões da personagem principal, mas ela é muito mimada e egoísta, nada do que ela faz e pensa me agrada, e a narrativa em primeira pessoa me impede ainda mais de criar empatia por ela.

Concluo dizendo que não gostei, me limito a elogiar a escrita que consegue incomodar quando necessário ao mesmo tempo que impulsiona a leitura.
danbs 25/12/2021minha estante
Tive a mesma opinião que você. Bom saber que não fui a única.

Maira 28/03/2021

O início me gerou boas expectativas, que foram completamente frustradas com um final decepcionante e sem conclusão.
Felipe Celline 03/04/2021minha estante
poxa, eu achei o final bem forte e conclusivo! pq vc se decepcionou?

Tayla Cristina 15/06/2020

A formatação do livro deixou um pouco a desejar, letra grande e um espaço enorme em branco. São 430 páginas que poderiam facilmente ser reduzidas para 300 páginas.

A obra conta a história de Giovanna, uma garota de 12 anos. É dividida em sete partes e a narrativa é feita em primeira pessoa. A escrita da autora é agradável.

O livro mostra a passagem da infância para a vida adulta. São abordados temas como o amor, conflitos familiares, traição, ansiedade, sexualidade, baixa autoestima, competição feminina e é claro, mentiras. No entanto, alguns deles de uma forma muito superficial.

Não me envolvi com o livro em nenhum momento. Embora seja uma leitura rápida, aguardei por acontecimentos relevantes a cada página que virava, mas nada de surpreendente acontecia. É o famoso romance adolescente.

Foi o meu primeiro contato com a autora e infelizmente, não tenho interesse em ler outra obra dela.
Lívia Berci 18/06/2020minha estante
Concordo em gênero, número e grau com sua opinião.

Renan 10/01/2021

De baixo do tapete
Com um toque de leveza da infância, de rebeldia da adolescência e da sujeira debaixo do tapete da vida adulta, a história é contada sob a visão de uma menina de 13 anos, o que faz com que você, ao ler, tenha que ter sempre dois olhares: o da narradora e o seu, questionando o porquê de alguns de seus pensamentos, sendo que às vezes nem ela sabe.

Posto mini resenhas como essa na página do Facebook Parágrafo Sugestivo, por que não seguir?
OsLivrosDaTha 10/01/2021minha estante
Oie, queria te convidar pra conhecer meu Instagram literário @oslivrosdatha ?

Renata.Firpo 08/07/2021

Sensacional
Muito bom livro, com personagens complexas e bem desenvolvidas. Leitura que prende e como os demais livros, sem fio solto. Tudo bem interligado. Realmente Elena Ferrante arrebenta!
Renata.Firpo 08/07/2021minha estante
O que eu mais gostei foi justamente o final aberto, como a vida onde não é possível imaginar o futuro todo ?. Além de descrever as situações através de simbolismos. Adorei.

Fernanda 17/06/2020

Eu nunca tinha lido tanto sobre sentimentos, percepções, julgamentos e tem sido uma excelente experiência. Vale a pena para lembrar que todos somos humanos e o que passamos na vida é comum a todos os outros.
O livro vale a pena pela reflexão, por nos trazer tão próximos aos sentimentos da adolescência.
Realmente não curti o final, mas lerei os próximos livros da autora.
Vane 17/06/2020minha estante
Adorei esse livro. Ele trás muitas reflexões sobre sentimentos e sobre a família. Também não curti muito o final, mas super recomendo.

Mariottoni 17/06/2020

Final Ruim
Eu não sei direito o que eu esperava que esse livro fosse, mas definitivamente não é o que eu esperava. Me diverti com a leitura, mas algumas partes achei meio desnecessário e o final é pessimo, o livro simplesmente acaba, do nada. Estava lendo as resenhas de outras pessoa e vi um comentário que é exatamente o que estou sentindo, que após a leitura ainda não consigo dizer o quanto gostei ou desgostei do livro.
Aline.Silva 22/06/2020minha estante
Eu odiei, péssima história, nenhum desenvolvimento, e esse final. Sem nexo

Flavia 22/05/2021

Minha primeira leitura da autora, não sei se pela escolha de estreia mas esperava um pouco mais. O livro é bom, mas cansativo em alguns momentos, poderia ser um pouco mais dinâmico e chegar ao mesmo resultado. Tentarei outros títulos.
anselmo.pessoal 23/05/2021minha estante
Não desista. Leia os outros que não vai se arrepender.

MãeLiteratura 22/04/2021

Amei!
Ler Ferrante é sempre um mergulho em sensações densas, prazerosas, conflitantes, incômodas e necessárias, eu ADORO! Ainda não li todos os livros dela, mas quero ler.

Neste livro somos apresentados à Giovanna, uma menina napolitana sensível, afetuosa, que cresceu cercada de amor e carinho pelos pais. Ao ouvir, sem querer, uma conversa deles, leva um susto ao ser comparada com a irmã do pai, Vittoria, de quem passa a compartilhar a "feiura".

Um livro sobre mudanças e descobertas, sobre o término da infância, quem de fato somos e no que nos transformamos.

A escrita da Ferrante é ao mesmo tempo fluida, forte e potente. Ela desvenda a alma feminina de uma maneira doce e ao mesmo tempo dolorosa e isso me encanta.

Adorei a capa, edição caprichada, ótima diagramação e revisão impecável da Intrínseca.⁣

⁣"Meu pai me parecia um homem extraordinário, minha mãe, uma mulher bastante gentil, e ambos eram as únicas figuras nítidas em um mundo, de resto, confuso."

site: https://www.maeliteratura.com/2021/04/a-vida-mentirosa-dos-adultos.html
@aleitoradelivros 30/04/2021minha estante
Gostei desse livro! Foi o primeiro que li dela!

Lívia Berci 18/06/2020

Gera expectativa e a leitura flui, mas não gostei do final
Achei louvável a discussão sobre a mentira estar nas pequenas coisas, até mesmo naquilo que nem nos damos conta. O enredo gera expectativa no leitor e, por isso, as 430 páginas podem ser lidas muito facilmente. Todavia, achei que faltou um desfecho mais conclusivo.
Aline.Silva 22/06/2020minha estante
Pior final da vida. To mt brava, não acredito que gastei dias da minha vida lendo isso

Laura.Radicchi 08/08/2020

Este foi o meu primeiro livro da autora. Achei a leitura bem fluída. O livro é dividido em 7 partes que contam a história da protagonista Giovanna dos 13 aos 16anos.
Em muitos momentos me vi na protagonista, principalmente nos momentos em que mostram a relação dela com o pai. Em outros momentos confesso que achei ela uma adolescente chata e mimada. Mas ai lembrei que algumas palavras que meu pai me disse quando se divorciou da minha mãe ficaram marcadas e eu carrego as cicatrizes até hoje, quase 20 anos depois.
Toda a trama sobre crescer, experienciar os laços familiares de maneira intensa é muito bem descrita pela autora. A única coisa que me deixou desanimada foi o final em aberto. Eu gostaria de fato de saber o que acontece com Roberto e Giuliana, aliás queria fazer um parantese. A adoração que todos tinham por Roberto me lembrou muito a adoração que os personagens do livro O coração é um caçador solitário tinham pelo mudo John Singer, no livro o mudo era a cola social que uniam todos os personagens. Roberto não é a cola social e sim a pulseira e a tia Vittoria mas achei interessante o fascínio que todos tinham por ele.
Nah 15/08/2020minha estante
Por onde conseguiu ler ?