A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Matt O. 18/08/2020

É interessante ver toda a construção no desenvolvimento psicológico de Giovanna ao decorrer do livro, sua evolução, seu amadurecimento da primeira até a última página. Através da trama podemos acompanhar como sua vivência (família/amigos) interferiu na passagem de fases de sua vida. Não é um dos meus favoritos, mas realmente é um livro bom pra refletir um pouco.

Monolice 07/07/2020

O quanto ignoramos nossa própria adolescência?
Sempre digo que carregamos por toda vida eventos da adolescência, pois é nesta fase que fazemos as maiores descobertas. Marca o fim da infância, das brincadeiras inocentes e a descoberta da própria identidade.
Neste livro, acompanhamos Giovanna, filha única de um casal de acadêmicos, enquanto percorre sua infância protegida para uma adolescência atribulada de perguntas. Mas quem não passa por isso? É assim que Giovanna nos cativa, e nos mantém presa em sua narração. Até mesmo sua preocupação com sua aparência física não escapa, em uma fase em que nos sentimos estranhos no próprio corpo. Com suas dúvidas e curiosidade nata, desnuda e disseca episódios e brigas familiares, até então desconhecidas em sua infância. Crescer é doloroso, a percepção de que seus pais muitas vezes tem comportamentos que eles mesmos ensinaram que eram errados, e essa noção da realidade faz com que a passagem pela adolescência levante tantos questionamentos.
Foi meu primeiro livro de Elena Ferrante, e foi uma leitura muito recompensadora. Elena nos mostra a adolescência de um ângulo fascinante, sem episódios piegas, e logo nos identificamos com Giovanna, inevitavelmente nos recordando de nossa própria adolescência.

Lari 26/08/2020

É um típico drama envolvendo adolescência e família, somos levados a conhecer Giovanna e as pessoas que estão wm sua vida, uma história cheia de drama, traições, brigas familiares e uma adolescente que passa por uma fase de revolta com todas as mudanças que se vê obrigada a passar.
Foi uma leitura surpreendente, ansiosa pela adaptação que vai ser lançada.

Carol 19/07/2020

Maturidade
O livro conta a vida de uma menina que passa por vários momentos conturbados que a transforma a cada capítulo.

Andressa 14/06/2020

A vida mentirosa dos adultos
A história do livro é sobre uma garota chamada Giovanna, o qual ira narrar o crescimento pessoal da protagonista.

Lu 19/10/2020

Cheio de surpresas...
Eu li o livro todo em 2 dias, então nem preciso falar que me prendeu, e muito.

O livro conta a história da Giovana, que aos 13 anos de idade ouviu os pais cochichando no quarto, que ela estava, cada vez mais, parecendo com a Tia Vitoria, descrita como extremamente feia e dona de uma maldade ímpar.

O livro gira em torno desse acontecimento: o desenrolar, as consequências, e por fim, um final um tanto surpreendente.

Não quero contar mais da história, então vamos às minhas considerações: o livro em vários momentos me tocou muito, a Giovana passa por situações típicas da adolescência, mas que raramente são retratadas de forma tão realista e crua na literatura: o amadurecimento, tanto mental quanto físico/sexual. Mas, devo admitir que em vários momentos senti antipatia por vários personagens, e não entendi a função de alguns na história.

A escrita de Ferrante é intensa, foi capaz de descrever a maioria dos meus sentimentos adoscelentes, um sensação catártica rara para mim.

Recomendo a obra a todos (+15), mas tenha em mente que não será uma leitura leve.

Lala 14/06/2020

É um livro ok...
... mas com personagens odiosos. É até difícil descrever o que achei desse livro porque eu ainda não consegui formar uma opinião. A protagonista obviamente passa por um período extremamente conturbado, e é uma realidade que apesar de ser distante da minha, não me impede de imaginar quantas pessoas não simpatizaram com suas atitudes. Parece que ninguém é bom de verdade nessa história, e me faz pensar que todos temos um lado odioso também.

Foi uma leitura confusa pra mim, mas sigo curiosa sobre as outras obras dessa escritora misteriosa.

Bruno 12/08/2020

Amadurecimento
A superproteção é o principal tema do livro. Ótima leitura porém bem repetitiva!

Michelle 14/06/2020

Meu primeiro de Ferrante
Com uma escrita maravilhosa Elena Ferrante apresenta as descobertas na infância e adolescência de Giannina. Crescer dói.

Naty 20/09/2020

Minha particular opinião
De início os primeiros capítulos foram ?chatos?, não me prendiam de forma nenhuma, meio que desnecessários mas quando a história ganha sentido o livro é realmente bom, uma boa história com muitos segredos sendo desvendados ao ponto que quando chega no fim vc se pergunta ?é só isso??, ?cadê o resto??, rsrsrs
Sinceramente acho que ficou faltando contar algo, que a história foi cortada no meio, então na minha opinião o livro é muito bom mas os primeiros capítulos poderiam ser uma síntese e ter dado mais espaço pra fechar a história melhor.

Flá Costa 05/10/2020

Elena é uma incógnita
Digo isso porque nunca sei se amo ou odeio seus livros quando os termino. Este tem um início muito bom, mas a história vai perdendo força. O final é ridículo... Não pelo fato de ser aberto, mas do que ele se utiliza. No fim das contas é um bom livro... Mas não sei se gostei.

Cassis 13/09/2020

A vida mentirosa dos Adultos
Frio, direto, nú e cruel. São palavras que veem a minha cabeça ao pensar neste livro. Tantos sentimentos, tantas animalizações, tão real e tão diferente do comum. Uma experiência interessante. Intrissecos, como sempre, não me decepciona.

Ju 02/08/2020

Primeiro livro da Ferrante
Leitura extremamente enrolada! Não achei nada demais em nenhum personagem.. faltou um final mais chocante, algo mais inesperado.

Carolina 26/06/2020

Decepcionada
Eu esperava muito desse livro, já que tanto falaram dessa autora e esse seria o meu primeiro contato com ela. A obra começou promissora, mas o que realmente me decepcionou foi o final. Detestei, achei sem noção e justamente isso me fez não gostar tanto do livro assim.

Giovana Mocellin 22/07/2020

A escrita é fluida, a diagramação do livro ajuda também. Entretanto, foi uma leitura extremamente enrolada, não consegui me conectar com os personagens.
Fiquei esperando um auge, mas não ocorreu.