A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Angel 05/05/2021

Que livro espetacular! Elena Ferrante como sempre com um obra prima que nos prende do começo ao fim. Li este livros primeiro através do clube Intrínsecos e simplesmente amei!

Fran 10/05/2022

"Eu sentia uma maldade dentro de mim que exigia manifestar-se a todo custo."

Eu acho que não escolhi um bom livro para t ter como primeiro contato com Ferrante. Eu me dediquei com unhas e dentes para me sentir apegada, mas não aconteceu.

anandalbq 02/09/2021

Genial
Esse livro mexeu comigo como quase nenhum outro havia feito. Primeiro, adoro o fato da autora ter um pseudônimo para escrever se o peso da sua identidade. E eu acho que é exatamente isso que torna a leitura tão fascinante: ela traduz em palavras sentimentos atrelados ao crescimento que, até ter contato com a leitura, achava que me eram extremamente particulares e diziam respeito apenas da percepção que eu tive de mim mesma na época. A interpretação de giovanna aos fatos e a sua reação ao primeiro contato com as dores dos adultos é simplesmente fascinante. Esse foi meu primeiro livro lido da autora e pretendo acompanhar tudo que ela já escreveu. Simplesmente genial.

Kel 13/08/2023

Como pode a literatura mostrar a vida real?
Acredito que esse livro me trouxe muito mais do que eu esperava, como aquele mano booktuber disse "um livro conta duas histórias, a primeira é a contada pelo autor e a segunda é a experiência do leitor". Esse livro me fez sentir uma mistura de sentimentos dos mais vergonhosos e excruciantes enquanto me jogava nos pensamentos de uma garota que cresce e experiência de forma crua a vida.

Não costumo me demorar na leitura, mas ano passado quando comecei essa, sabia exatamente o que eram esses sentimentos que cresciam na protagonista, inveja, vergonha, raiva, angústia, curiosidade e tristeza. Era claro que ela não desligava o cérebro um segundo sequer, não conseguia não se importar ou não se preocupar com os possíveis pensamentos dos outros, por causa disso tive que largar a leitura tendo percebido que não era um bom momento pra mim, mas hoje eu DEVOREI esse livro e digo com firmeza que o amo e o lerei novamente no futuro.

Eu li naquelas páginas o amadurecimento de uma criança a se tornar mulher e somente outra mulher entenderia o que aquelas últimas sentenças significam.

Sthefany.Ribeiro 09/01/2023minha estante
Me diverti mais lendo sua resenha do que o livro. Hahahahha

books7 11/01/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q bom q meu desabafo dessa bomba divertiu alguém

uu 30/03/2023

Livro maneiro, personagens que vc vai querer agredir de tão otarios que são.
Poderia ser melhor mas tá de boa !!

Camilla.Conti 22/04/2023

Elena Ferrante é Elena Ferrante
Não é supresa pra ninguém que Elena Ferrante é a minha escritora preferida da vida e esse livro retratou muito bem o motivo pelo qual ela leva esse título.
Com palavras e personagens ela descreve todos os sentimentos que já passei na fase da pré adolescência até a adolescência de fato, as angústias, desejos, vontades, anseios e tudo descrito exatamente como eu me senti. Apenas com palavras. Parece até surreal isso.
Me vi muito na personagem Giovanna. Além disso, essa relação entre Giovanna, Vittoria e Andrea fica muito clara: todos são iguais no final das contas.
Enfim, mais um livro genial da autora. Pretendo relê-lo em breve, e em italiano para não perder absolutamente nada da escrita e da narrativa.

nali 23/09/2020

a vida mentirosa dos adultos foi minha primeira experiência com elena ferrante. estou escrevendo a resenha uma semana após ter terminado a leitura, pois sinto que precisei de um tempo pra digerir o livro e entender como eu me sentia em relação a história.
devo admitir que criei altas expectativas com esse livro, comprei o ebook no dia do lançamento. erro meu. não que seja ruim ou que eu não recomende.
certamente é uma ótima leitura, porém há certas partes em que eu fiquei realmente muito incomodada com a naturalização de situações que parecem um tanto quanto anormais para mim.
a narração foca no amadurecimento da personagem e nas mentiras que os adultos a fazem acreditar. mas também retrata muito sobre sexualidade e suponho que a forma com a qual o assunto foi abordado me causou certo incômodo, pois é visível que até a própria giovana se sente incomodada nas situações. talvez esse tenha sido o objetivo da autora, só que não sinto que foi o ideal.
a escrita de ferrante está longe de ser ruim, decidi dar uma nova chance para a autora e agora estou lendo "um amor incômodo" e posso dizer que esse jeito de abordar a sexualidade é algo normal em sua escrita.

Sami 09/02/2023

A vida mentirosa dos adultos
Acompanhamos a protagonista Giovanna dos 12 aos 16 anos de idade e participamos do seu intenso processo de transição entre infância e adolescência. O ponto de partida é marcado pelo momento em que Giovanna escuta do pai que ela é feia, e aqui vemos um herói se transformando em vilão, já que ele representava para a filha a imagem de um homem que era modelo de perfeição e amor.

Depois do primeiro gatilho nos deparamos com uma série de reflexões sobre o conceito de beleza, todos baseados na visão que a protagonista tinha sobre seu próprio corpo, em constante mudança, e nas experiências interpessoais que ela começa a ter fora de seu círculo social.

As ponderações se estendem para outros campos da vida e passamos a conhecer uma menina rebelde com sede de respostas, por nem ela e nem, principalmente, seus pais estarem preparados para a sequência de frustrações que envolvem a noção da consciência das interações sociais e familiares que afligem o início da adolescência. Essas frustrações a levam constantemente a ter experiências fortes, que expandem o seu repertório de vida e fazem com que ela amadureça, passando a tomar suas próprias decisões sobre o que acha correto ou não.

Esse foi o meu primeiro contato com a autora e confesso que a história em si não me cativou e não me conectei com a personagem principal, porém me vi encantada com a escrita da Elena. Acredito que a intenção era muito mais mostrar todos os simbolismos que existem dentro das experiências de Giovanna, que de certa forma vivenciou momentos perturbadores, do que fazer com que os leitores se apaixonassem por ela.

DaniloVeronezzi 18/01/2023

Interessante
A vida mentirosa dos adultos explora um drama familiar vivenciado por uma adolescente e expõe as dores, pensamentos, sentimentos e formas de lidar que a protagonista encontra para enfrentar essa situação. É um bom livro, eu recomendo a leitura.

Juliana @julianaaf 21/10/2020

Primeira vez que leio Elena Ferrante e saio encantada com a sua escrita.
O livro apesar de cru e direto, nos traz uma leitura agradável e despretensiosa.

Seguimos Giovanna em seu amadurecimento e talvez o nosso "ser" criança também começa a compreender o universo dos adultos.

Tamires 13/06/2020

A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante
É inevitável: depois da Tetralogia, todo livro que leio da Elena Ferrante procuro ficar atenta ao momento em que a narrativa está prestes a me capturar, a ponto de eu não querer saber de mais nada do que está acontecendo a minha volta, a não ser o destino das personagens. Em A vida mentirosa dos adultos eu tentei, mas quando dei por mim já estava rendida, devorando avidamente as páginas deste mais recente livro da escritora italiana. É inevitável, também, procurar numa frase ou outra resquícios, fagulhas, o que quer que seja de Lenu, Lila, do bairro, enfim, da Tetralogia. Mas neste livro a autora consegue um bom distanciamento de seu mais longo e famoso romance, embora o mais recente também tenha profundas raízes fixadas ao velho bairro industrial.

Em A vida mentirosa dos adultos, veremos a história de Giovanna, que também é nossa narradora. Ela é uma adolescente de classe média vivendo aquela vidinha bem pasteurizada de apartamento quando sente o primeiro impacto da transição da infância para a vida adulta: ela ouve acidentalmente uma conversa de seus pais, em que ele diz que ela é feia. Mas não uma feiura qualquer: Giovanna seria feia como a irmã de seu pai, Vittoria.

Essa tia é um ministério para Giovanna, espécie de assunto proibido em sua casa. Seu pai não é muito ligado aos familiares, os estudos e posterior ascensão social o distanciou de seus parentes, todos de origem humilde e provenientes do bairro industrial, no sul de Nápoles. A adolescente cresceu sem conviver com esses parentes, sem ter contato com o “dialeto” — linguagem vulgar e terminantemente proibida nas altas rodas. Mas se se o pai disse que ela se parece com essa tia Vittoria (feia), Giovanna decide que fará de tudo para conhecê-la. Essa jornada vai mudar não só a vida de Giovanna, mas a de todos à sua volta.

“Seu pai — disse com raiva — privou você de uma família grande, de todos nós, avós, tios, primos, que não somos inteligentes e educados como ele; nos eliminou com um corte seco, fez você crescer isolada, com medo que nós a estragássemos. Ela emanava rancor; todavia, naquele momento, essas palavras me causavam alívio, eu as repeti na minha cabeça. Afirmavam a existência de um laço forte e positivo, exigiam-no. Minha tia não dissera: você tem meu rosto ou pelo menos se parece um pouco comigo; minha tia dissera: você não é apenas do seu pai e da sua mãe, você também é minha, você é de toda a família da qual ele veio, e quem fica do nosso lado nunca fica sozinho, se recarrega de força.” (p. 78)

“as coisas feias que você não conta para ninguém se tornam cães que comem a sua cabeça à noite enquanto você dorme.” (p. 147-148)

“O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores que os répteis?” (p. 169)

“— Não entendo mais meu pai e minha mãe.
— Você vai entender quando for grande.
Todos diziam que eu entenderia quando fosse grande.
— Então não vou crescer — respondi.” (p. 248)

A vida mentirosa dos adultos mostra a perda da inocência, o momento em que descobrimos que nossos pais podem, sim, em alguns momentos ou situações serem pessoas sórdidas, mentirosas. E, inevitavelmente ao crescer, entramos nesse mundo de mentiras, seja para nos defendermos, seja porque essa é, realmente, a vida dos adultos. É interessante como a autora mostra que mesmo em famílias cultas, em que o diálogo é aberto e nenhum assunto é censurado (Giovanna e suas amigas tinham pleno conhecimento didático/pedagógico sobre questões sexuais, sociais e tudo o mais que é considerado importante para uma formação “completa”), algumas coisas precisam ser aprendidas na prática. Precisa doer na carne para fazer sentido.

Para mim às vezes é difícil falar sobre os livros da Elena Ferrante (principalmente sem dar spoilers, no caso dos romances), porque são tantos acontecimentos, é tanta informação e são tantos sentimentos que as leituras me despertam (estou sempre relendo), que tenho medo de falar mais do mesmo. Ainda assim, preciso dizer que A vida mentirosa dos adultos foi uma leitura bem emocionante, me prendeu bastante (li em duas sentadas) e não sei se é desejo de fã ou sexto sentido: a história é fechadinha (no estilo Ferrante, mas é), mas caberia perfeitamente uma continuação. Vou ficar torcendo!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-a-vida-mentirosa-dos-adultos-de-elena-ferrante/

Mariana 29/01/2023

Primeiro contato com a autora e amei sua escrita, porém não gostei muito da história. O titulo do livro faz jus a história, Giovanna começa a sair da adolescência e acaba descobrindo mentiras contadas pelos adultos ao seu redor e acaba se entregando a falar varias mentiras também.

No livro aborda assuntos sobre: a transição da infância para adolescência, a confusão que é essa fase em nos aceitar, sobre problemas envolvendo parentes, problemas familiares?.

No começo achei bem maçante, o meio até que ficou interessante e o final foi decepcionante.

Leticia.Maia 24/07/2021

Um romance de formação
O livro conta o crescimento de Giovanna durante sua passagem da infância/adolescência/início da fase adulta. Giovanna conhece vários segredos da sua família, sua sexualidade, construção de relações e tudo isso é feito de uma forma muito crua e muitas vezes dolorosa. Gostei da leitura, mas a história não me cativou. Só conseguia ler alguns capítulos por dia. Pretendo ler outras obras da autora.