A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Tah_baddauy 09/12/2020

Sorte a minha ter conhecido o poder da escrita da Ferrante pela tetralogia, onde me apaixonei. Porém A vida mentirosa dos adultos me decepcionou, livro arrastado, parece sem propósito, personagens insuportáveis.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 10/06/2021

Giovanna atingiu a sua adolescência e entre amizades e relacionamentos familiares, surge as inseguranças q marcam essa época.
Essa insegurança aumenta ainda mais ao escutar seu pai falando escondido q ela estava parecida com Vittoria, a tia q era indesejada, mal falada e feia. A partir daí, surge uma enorme curiosidade sobre essa tia, já q agora ela vê a necessidade de conhece-la p/ ver se aquele é realmente o futuro dela.
Mas ao encontrar e conversar com a tia, ela conhece outra versão da história e surgem mais questões ainda na vida de Giovanna, será q sua tia é tudo isso mesmo q seus pais falam ou será q é a sua própria família q não é a perfeição q ela pensava?
Entre passeios em Nápoles, novos amigos, amores, problemas familiares e novos conhecimentos, Giovanna vai crescendo e passando por experiências q mudarão completamente a inocência q a proteção de sua família lhe dava desde então.

"Eu não conseguia mais ser inocente, por trás dos pensamentos havia outros pensamentos, a infância tinha terminado. Eu me esforçava, mas a infância fugia, as lágrimas que eu sentia o tempo todo nos olhos eram o oposto de uma prova de inocência."Pág.152.

Elena Ferrante é sempre maravilhosa e esse livro não poderia ser diferente.
Giovanna é uma personagem q durante todo o livro em horas vcs acha insuportável, em horas entende e em outras gosta, mas isso eu percebi ser a intenção da autora, afinal, isso é o q marca a adolescência, a formação da personalidade, onde a própria personagem está se conhecendo e testando os limites onde poderá chegar e conhecendo as verdades da vida, descobrindo q as pessoas vistas como exemplo q a rodeiam são imperfeitas, erram e magoam
Nic 10/06/2021minha estante
Tá na minha lista!!

Boneca sem manual 31/10/2020

Ferrante sempre excelente trazendo o íntimo de ser mulher para a literatura.

Klênyo 02/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
Meu primeiro contato com Elena Ferrante. Posso dizer que fui contagiado pela #FerranteFever... Amei, odiei, me identifiquei com a protagonista, a leitura me despertou emoções variadas, cumpriu seu papel. Já quero ler a Tetralogia Napolitana! Questões levantadas por outros leitores, como a linguagem de baixo calão, a forma crua de retratar a realidade, vejo mais como um recorte cultural do país, ou da região em específico, o que diverge muito do nosso lugar de fala, dos nossos costumes. Um ponto a mais para o livro nesse sentido. Senti falta de alguns desfechos, quem sabe terá continuação, já que virará uma série da Netflix? Enfim, deixou um gosto de quero mais.

jusouzr 28/05/2021

um dos piores livros que já li na vida
não sei como consegui terminar, é ruim do começo ao fim, não tem sentido para a existência desse livro, as vezes achei que meus olhos iam sangrar com cada absurdo que eu lia aqui. é péssimo, dei 1,5 pelo trabalho de ter publicado isso.
hiniamaria 28/05/2021minha estante
mds KKKKKK queria muito ler esse :')

Rosina.Forteski 25/07/2021minha estante
Também me decepcionei. Achei tudo desagradável, as situações, os personagens. Não me conectei com nada Não tive empatia por ninguém.

Monique | @moniqueeoslivros 07/08/2021

{Leitura 08 - 2021}
A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante

Que livro profundo, gente. Daqueles que a catarse chega a quase ser física. Precisei ir com calma, porque o livro nos faz sentir muita coisa.

Giovanna é uma adolescente de Nápoles que, um dia sem querer, ouve seu pai dizendo que ela é muito feia. Não obstante, ela ainda escuta que está ficando igual a sua tia Vitória.

Vitória é a tia riscada das reuniões de família e rasurada nas fotografias. Não tem contato com a família de Giovanna, e além disso, ela não a conhece.

Dá pra imaginar o que pode acontecer com uma menina nessa situação? Elena Ferrante desenvolve tão bem essa história que a gente sente (inclusive na pele mesmo) as emoções de Giovanna, e seu desabrochar para a fase adulta.

É uma leitura fluida, mas eu recomendo que você vá devagar. Devagar para entrar no universo de Elena Ferrante.

Lari 26/08/2020

É um típico drama envolvendo adolescência e família, somos levados a conhecer Giovanna e as pessoas que estão wm sua vida, uma história cheia de drama, traições, brigas familiares e uma adolescente que passa por uma fase de revolta com todas as mudanças que se vê obrigada a passar.
Foi uma leitura surpreendente, ansiosa pela adaptação que vai ser lançada.

swift_@claire 13/02/2023

A vida mentirosa dos adultos
"Eu detestava a ideia de que havia um Pai no céu e que nós, filhos, ficávamos aqui embaixo, na lama e no sangue. Eu detestava aquele Pai que havia criado seres tão frágeis, expostos continuamente a dor, facilmente perecíveis. Detestava que aquele filho, embora tivesse o poder de fazer milagres, usasse aquele poder para jogos pouco resolutos, nada que realmente melhorasse a condição humana."

Keila 04/04/2021

Nápoles entre Mentiras
?Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas.?
O livro é narrado em primeira pessoa por Giovanna, que vive em Nápoles com os pais e sem muito contato com os demais membros da família.
Quando Giovanna ouve de seu pai que está ficando igual sua tia Vittoria, ela entra em crise pois a referência que tem é que sua tia é uma pessoa feia é má.
Isso lhe trouxe curiosidade e a história se desenrola com Giovanna conhecendo a parte baixa de Nápoles, onde sua tia e seus afilhados vivem. Essa tia é responsável por fazer Giovanna enxergar um outro lado da vida.
E com esse novo olhar, ela passa a crescer em meio a traições, inveja, problemas familiares, sofrimento, despertar de sua sexualidade e contando suas próprias mentiras também.

Foi uma leitura diferente das que estou acostumada, fora da minha zona de conforto, e talvez por isso tenha se arrastado um pouco mais do que o normal.
Não deixou de ser enriquecedora por conta das reflexões que traz, mostrando que ninguém é perfeito, que cada família apesar de ser o lugar de acolhimento, ainda assim terá seu lado bom e seu lado ruim, mas que o importante é aprender a conviver e extrair o máximo de lições e exemplos que formarão nosso caráter.

GioMAS 09/07/2023

A inconstância do amadurecimento.
O impacto das atitudes dos pais sobre os filhos, as relações familiares e sua inconstância, o sexo e os relacionamentos sociais.

O livro nada mais é do que um mergulho nas profundezas da consciência de uma adolescente, ora confusa e descolada da realidade, insegura, infantil, ora extremamente consciente, desperta para os aspectos que regem a alma humana.

A leitura exige sensibilidade, doses de compreensão e paciência. As incertezas da narradora personagem geram inquietude, são básicas, beirando o medíocre e, justamente por isso, capturam o leitor.

Não é um livro ruim, confesso que me conquistou, fazendo com que retomasse a leitura após cinco meses. Porém, é difícil se adaptar a narrativa, a protagonista provoca emoções simplórias, que muitas vezes desprezamos para aparentar uma superioridade forjada.

Sem dúvidas, a autora consegue reproduzir a escalada da maturidade de uma adolescente, a descoberta da sexualidade - em verdade, trata-se de um livro bem Freudiano -. Não é uma tarefa fácil, certamente exige elevado dom literário, tanto para a autora, quanto para o leitor.

Uma estória sobre a vida, as vezes bastante monótona, mas vida, esse entrelaçado constante que nos une nos mesmos desafios e felicidades.

Bom, é impossível negar que Giannina e Vitória nos fazem refletir sobre o papel que assumimos, nossas próprias realidades.

Um livro que parece avançar assim como os solenes e conturbados anos da adolescência avançam.

Arrivederci, Giannina.

@universoinfinitodoslivros 05/06/2020

Se puderem não comprar, não comprem kkk
Assim como eu gosto de aclamar alguns livros enviados pelos Intrínsecos eu tbm gosto e faço questão de reclamar de alguma obra, afinal eu pago caro e fico muito de cara quando vem algum livro péssimo. Ultimamente anda valendo mais a pena comprar os livros lançados pela Intrínseca fora do clube do que os que vem na caixinha.

Esse é um dos livros que eu fiquei MUITO chateado ao receber, porque eu simplesmente AMO a Intrínseca e devo ter uns 150 livros dessa editora.

Quanto a esse livro em si a primeira coisa que eu percebi foi o fato da Editora ter colocado a formatação de seus livros em formatos pequenos neste livro do Intrínsecos, o que deixou MUITO espaço em branco.

A única coisa positiva da leitura é que ela flui facilmente e é uma leitura ?rápida de ser ler? então pelo menos eu não perdi muito tempo da minha vida.

O livro em si negativamente me perturbou bastante: a história é totalmente irrelevante, começa com a protagonista já no inicio da adolescência e acompanha ela por mais alguns anos e depois a história termina do nada, sem mais nem menos. Eu achei uma história muito vazia, e olha que um livro de 430 páginas a autora teve muito espaço pra colocar temas relevantes nela. A pior coisa do livro em si é a forma e a cena que ele termina, é simplesmente acho que a pior forma de terminar um livro que eu ja vi. Leitura que não se tira nenhum aprendizado. Só não sou nota 1 pra esse livro porque paguei caro por ele.

Daniele Freitas Pacheco 22/01/2021

Sem título
Adorei o livro, em alguns momentos não queria parar de ler. Agora o final me deixou de queixo caído, ainda estou descobrindo se por um lado bom ou ruim.
@cacaleitura 22/01/2021minha estante
estou doidaaaa pra ler esse livro

anandalbq 02/09/2021

Genial
Esse livro mexeu comigo como quase nenhum outro havia feito. Primeiro, adoro o fato da autora ter um pseudônimo para escrever se o peso da sua identidade. E eu acho que é exatamente isso que torna a leitura tão fascinante: ela traduz em palavras sentimentos atrelados ao crescimento que, até ter contato com a leitura, achava que me eram extremamente particulares e diziam respeito apenas da percepção que eu tive de mim mesma na época. A interpretação de giovanna aos fatos e a sua reação ao primeiro contato com as dores dos adultos é simplesmente fascinante. Esse foi meu primeiro livro lido da autora e pretendo acompanhar tudo que ela já escreveu. Simplesmente genial.

Raquel.Fagundes 10/04/2021

Um prato cheio para a análise do comportamento
Depois de ter lido ?Um amor incômodo?, minhas expectativas eram altíssimas. Isso fez com que em muitos momentos eu esperasse que algo grandioso acontecesse. Spoiler: não acontece. Com exceção de um ou outro segredo que vem à tona para garantir o desenvolvimento da história, toda a narrativa mergulha em eventos cotidianos que, às vezes, parecem uma tempestade em um copo d?água na cabeça da narradora e, em outras, despertam uma grande empatia no leitor. Me vi em Giovanna em muitas situações, assim como me vi em outros personagens que compõem a trama. Eles são meramente humanos e, por isso, imperfeitos. A gente ama, critica, fica com raiva e depois quer acolher. No fundo, a gente sente que compreende em alguma medida.
A construção da infância de Giovanna até a fase da adolescência é pautada especialmente pela influência familiar onde a relação com o pai tem o maior destaque. Sua admiração por ele é tão intensa a ponto de encontrar formas de chamar sua atenção, seja se opondo a ele, seja se mostrando indiferente. Há muita mágoa e tristeza acumuladas, não há dúvidas e, falando por mim - que agonia! Condicionada a gostar do que ele gosta, a admirar o que ele gosta, Giovanna até se vê, consequentemente, apaixonada por uma pessoa parecida com ele (ironias da vida ou construção?). Há muitas contingências a analisar.
No mais, Elena Ferrante tem essa característica que acho fascinante, o livro me prendeu de uma forma absurda. Li (ou engoli?) em basicamente 5 dias e não me arrependo. Me preparo, agora, para outras obras da autora.
Emerson 11/04/2021minha estante
Tenho vontade de conhecer a escrita da Elena Ferrante! Ainda pensando por qual livro começar...

Raquel.Fagundes 11/04/2021minha estante
Ela é demais, migo. Acho que vale a pena. ?? Independentemente de qual for, acho que vai ser um bom encontro.

Lorena 14/06/2020

O livro é narrado por Giovanna, dos 12 aos 16 anos de idade.
A premissa do livro, a transição da infância a idade adulta é muito boa...mas em alguns momentos achei um tanto parado.

Mesmo assim, gostei muito da narração da autora sobre as dificuldades e inseguranças da adolescência...sobre como uma frase dita a uma adolescente, passando pelas mudanças comuns da fase, pode desencadear comportamentos e pensamentos horríveis.

Entendo tbm que a história é a do amadurecimento de Gianna, mas confesso que senti falta de um desfecho para outros personagens.