A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Mika 28/05/2021

Lamentável esse final
Fiquei o livro todo esperando o Glowup da protagonista... que nunca aconteceu, ela não é divertida, não é sarcástica, não é engraçada mt menos cativante, só é... uma adolescente extremamente realista com as piores características dessa fase multiplicadas por 1000.
Dei 3 estrelas pq realmente tem reflexões sobre a vida bem pertinentes e que me fizeram continuar esperando Giulianna evoluir e se encontrar... mas isso não acontece. Esperava que fosse melhor.

Matheus.Giovanazzi 10/06/2020

Gostei do livro, é meu primeiro contato com Elena Ferrante. Senti porém que a trama seguiu por um caminho diferente daquele que eu esperava ao ler a sinopse, mas muito bom no geral.

csartoretto 24/01/2021

Crescer dói
A dor de perder a inocência, de crescer, principalmente quando se é mulher, quando beleza está atrelada ao caráter, onde pequenas mentiras tem grande peso na formação do adulto. Se exige que uma menina/mulher seja perfeita, cordata, dócil e qualquer coisa diferente a torna disfuncional e feia.

leiturasdaursula 06/12/2021

Não é isso tudo
Eu criei muitas expectativas com a autora, o que pode ter prejudicado minha experiência de leitura. Achei a narrativa lenta demais, as motivações e escolhas da protagonista me irritaram em muitos momentos e não há muitas reviravoltas no livro. O final me decepcionou, mas mesmo assim foi uma leitura válida e me surpreendi com a forma de escrita da Elena. Porém não acho que seja pra mim, então não sei se vou dar outra chance para obras dela novamente.

Cinara... 24/05/2023

Um dos mais fracos de Elena... Aleatório...
"Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas."

Até agora dos livros da Elena o que eu menos gostei, a escrita dela é maravilhosa mas não vi nenhum sentido pra história, os personagens não se desenvolvem e acabam não indo a lugar nenhum... A história não traz nada e não resta nada no final além de uma simples história aleatória.

Leticia 08/05/2021

Ameii!!
A vida mentirosa do adultos conta a história de Giovanna e sua transição da pré adolescência, adolescência e vida adulta. Uma história envolvente, intensa e que nos faz lembrar em diversos momentos da nossa transição para a vida adulta.

Cheio de tramas familiares, desentendimentos, dores, dúvidas e muito mais! Leitura muito fluida, emocionante, daquelas que a gente não quer largar até chegar a última página.
Fernanda Mathias 08/05/2021minha estante
Nossa quero muito ler, principalmente por está passando por essa transição para a vida adulta...

Leticia 08/05/2021minha estante
É muito bom!! Me lembrei de vários momentos que passei nessa fase!!

Andalik0 16/12/2020

Bem adulto
Por mais que tenha sido uma história contada por uma adolescente, não acho que seja um livro para adolescentes.
A história em si é bem pesada, brigas familiares, traições, sexo, linguagem bem inapropriada. Não recomendo para menores.
O livro em si é muito bom. A história é ótima, porém, eu não gosto do jeito da autora de escrever, o que me deixou meio irritada na leitura.
Giovanna era uma adolescente como qualquer outra. Se achava feia, se achava estranha, não entendia os adultos, não aceitava traições, queria saber sobre sexo, não queria ser tratada como criança. Se rebelou contra os pais, os amigos, a escola e a tia.
Acho que todo mundo passou por uma fase semelhante a de Giovanna. Digo semelhante porque ela realmente era um ponto fora da curva.
A família dela era naturalmente toda errada. Ninguém falava com ninguém, um parente falando mal do outro, traições pra todos os lados. Obviamente, a menina cresceu com vários problemas psicológicos.
Mas, em geral, a história é boa e envolvente. Te deixa intrigado.
A única personagem realmente insuportável é a Angela. Credo, que menina nojenta!!!
Recomendo a leitura, mas não para adolescentes.

Ester71 23/12/2020

Como os demais livros de Elena Ferrante, este é mais um daqueles que nos prendem, na leitura, do início ao fim.

Rafael Vinícios 23/05/2021

Resenha de A vida mentirosa dos adultos
Narrando a perspectiva de uma menina entrando na adolescência e as implicações de dar os primeiros passos no meio da vida dos adultos, a personagem começa a perceber as mentiras que os adultos contam para simplificar a história da vida que levam.

Quem é aquela tia distante que meu pai não quer que eu me aproxime dela? Por que os adultos sorriem travados com os lábios e não sorriem com os olhos? Por que os adultos mentem?

Elena Ferrante entrega em mais um livro uma história crua, com personagens bem desenvolvidos, situações sociais que podemos identificar no cotidiano, ainda que apenas em essência. Ambientados na Nápoles da autora, mais uma vez passeamos pela cidade enquanto a história se desenrola.

A pergunta que mais uma vez não quer calar: quem é Elena Ferrante?

Sté.Souza 19/06/2020

Sem palavras
A escrita de Elena Ferrante acaba comigo, me destrói e reconstrói em frações de segundos; acabei de ler o livro e estou boquiaberta, sem reação, sem palavras, sem chão... Isso só prova a qualidade de todas as obras de Elena, e esse livro não é exceção.

Contudo, tenho que dizer que provavelmente esse livro é daqueles: ame ou odeie e, no meu caso, eu AMEI.

Claudia 28/10/2020

Elena sendo Elena
Mesmo e talvez principalmente, uma adolescente em um romance de Elena Ferrante tem a complexidade de uma vida real. Não existem heróis, são seres humanos, convergindo e se chocando. Giovanna, a protagonista da história flui da infância para a adolescência e nós acompanhamos pelo texto essa mudança. Quando os pais deixam de ser deuses, quando ela vai enxergando as fraquezas até nos adultos mais admirados. Ela vai a partir disso construindo e descobrindo a sua personalidade.

Amanda 22/05/2021

a autora escreve sem cautela, com palavras duras e descrições violentas. me deixou angustiada e acho que poderia ter um desfecho melhor.

mariaf.skumagai 13/04/2022

Meu primeiro Ferrante
A história de A vida mentirosa dos adultos me prendeu desde a primeira página!! Agora entendo porque Elena Ferrante é um fenômeno!

A história de Giovanna entrando na vida adulta e entendo o que é a vida mentirosa dos adultos. Me faltam palavras do que é esse livro, por todas as camadas que ele tem.
Posso apenas indicá-lo.

Carlos.Cesar 09/11/2020

Um retrato cru e engraçado
Confesso que pensei em outro rumo quando li a sinopse do livro, mas a obra te leva pra um caminho de descobertas que achei satisfatório também. A crueza das relações chega a ser tão bizarra às vezes que eu começava a rir. É divertido e cumpre o papel de passatempo.

Adriana 19/07/2020

Esperava muito mais pra essa história, terminou a história do nada, muitos assuntos deveriam ter sérios explorados com essa história e não foram