A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Mariottoni 17/06/2020

Final Ruim
Eu não sei direito o que eu esperava que esse livro fosse, mas definitivamente não é o que eu esperava. Me diverti com a leitura, mas algumas partes achei meio desnecessário e o final é pessimo, o livro simplesmente acaba, do nada. Estava lendo as resenhas de outras pessoa e vi um comentário que é exatamente o que estou sentindo, que após a leitura ainda não consigo dizer o quanto gostei ou desgostei do livro.
Aline.Silva 22/06/2020minha estante
Eu odiei, péssima história, nenhum desenvolvimento, e esse final. Sem nexo

Sté.Souza 19/06/2020

Sem palavras
A escrita de Elena Ferrante acaba comigo, me destrói e reconstrói em frações de segundos; acabei de ler o livro e estou boquiaberta, sem reação, sem palavras, sem chão... Isso só prova a qualidade de todas as obras de Elena, e esse livro não é exceção.

Contudo, tenho que dizer que provavelmente esse livro é daqueles: ame ou odeie e, no meu caso, eu AMEI.

ulla 01/03/2023

a perda da inocência
nesse romance de elena ferrante, somos convidados a mergulhar no universo de transição da pré adolescência pra juventude, início da fase adulta. e todos os desafios que essa jornada nos apresentam.

pra dar um gostinho a mais na trama, temos alguns temas bem caros à ferrante como: relações familiares, inveja, insegurança, auto-imagem, erudição, verdade, mentira?

e no meio de tudo isso, uma pulseira que assume ares de personagem, interligando a vida dos reais personagens da história.

não foi meu livro preferido da autora. mas vale a visita.

boa leitura!

hell 22/06/2020

Um livro sobre vivências
Essa é a minha primeira experiência com a autora. A escrita me envolveu muito e me senti muito apegada a personagem principal, Giovanna. Todo a história foi incrível, me conectei com muitos acontecimentos porém como já havia visto por aqui, o final é bem a desejar, faltou uma conclusão e um fechamento. Mas com tudo eu adorei essa experiência.

Adriana 19/07/2020

Esperava muito mais pra essa história, terminou a história do nada, muitos assuntos deveriam ter sérios explorados com essa história e não foram

Carlos.Cesar 09/11/2020

Um retrato cru e engraçado
Confesso que pensei em outro rumo quando li a sinopse do livro, mas a obra te leva pra um caminho de descobertas que achei satisfatório também. A crueza das relações chega a ser tão bizarra às vezes que eu começava a rir. É divertido e cumpre o papel de passatempo.

mariaf.skumagai 13/04/2022

Meu primeiro Ferrante
A história de A vida mentirosa dos adultos me prendeu desde a primeira página!! Agora entendo porque Elena Ferrante é um fenômeno!

A história de Giovanna entrando na vida adulta e entendo o que é a vida mentirosa dos adultos. Me faltam palavras do que é esse livro, por todas as camadas que ele tem.
Posso apenas indicá-lo.

Bruna 20/03/2021

A Vida Mentirosa dos Adultos - Elena Ferrante

Giovanna uma garota em transição para adolescência, ouviu acidentalmente seu pai dizer para sua mãe que ela era feia e estava cada dia mais parecida com sua tia Vittoria, a qual ela não conhecia, gerando uma curiosidade sem fim.

Giovanna com insistência, convence seus pais da necessidade de conhecer  sua tia, uma mulher sem filtro muito diferente do modo refinado de seu pai, e  ela não descansa até conseguir.

Sua tia mostra uma  versão diferente de Andrea pai de Giovanna, pedindo para ela observar  tudo que ela contou sobre ele, e tirar sua própria conclusão,  e assim ela fez; e seu mundo idealizado vai se desfazendo, juntando-se problemas conjugais de seus pais, traições, separação,  paixões proibidas,  amizades e revolta, ela vai se descobrindo, se entendendo e se aceitando.

" Será que é tão  fácil - pensei - morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver? "

Os adultos contam muitas mentiras, eles escondem dos filhos por proteção o pior de si, o que ela conseguia  enxergar era a superfície, e  inadvertidamente ela foi jogada na medula, no cerne, daqueles que ela pensava conhecer.

Não posso deixar de falar da enigmática pulseira que protagoniza várias passagens no livro, e do humor que aparece com as falas de Vittoria e Giovanna, um livro que engana, uma história cotidiana que  toma rumo dualista, existencialista, e com breves " críticas " ao obscurantismo religioso.

Mari M. 20/12/2020

uma pena.
Pior que li este ano.
Nada me cativou.Ou fui com muita expectativa...agora desanimei de ler outa coisa da autora.

isaouebelle 09/08/2022

lindo. interessante. curioso. angustiante. íntimo
não sei mto bem como falar desse livro. acho a capa extremamente feia e demorei quase que uma passagem da infância pra adolescência lendo ele. não pq eu achei ruim. não é isso. acho esse livro genial que nem tudo que eu já li da elena ferrante (até agora só dias de abandono). é uma escrita que cativa desde as primeiras páginas mas não porque tem frases bonitas ou impactantes, é o conjunto que traz significado; a forma como a autora retrata a passagem pra adolescência é íntima, estranha, singular e coletiva. as crises que não passam com a adolescência mas são percebidas nesse momento. a descoberta do desejo, da sexualidade, das mentiras e dos dramas familiares, que refletem também o mundo pra além do próprio endereço. as marcas que a protagonista percebe como significados do seu desimpedido crescimento? seja a feiura do rosto ou uma pulseira? nos fazem questionar sobre as nossas próprias cicatrizes e como contamos a história de suas origens. lindo. interessante. curioso. angustiante. íntimo. acho que esses são os adjetivos que vão ficar quando eu lembrar de a vida mentirosa dos adultos.

?Aquela manhã, pensei de repente em algo que me pareceu insuportável e ao mesmo tempo divertido: nem eu nem Vittoria nem meu pai podíamos eliminar nossas raízes comuns e, portanto, acabávamos amando e odiando,
dependendo do caso, sempre nós mesmos.?

Anne 05/05/2021

Não funcionou muito pra mim
Gostei da premissa do livro mas sinceramente depois a narrativa se torna enfadonha e chata. Não consegui gostar de nenhum personagem.
Wacs 06/05/2021minha estante
Eu senti a mesma coisa!!

Anne 09/05/2021minha estante
Foi minha primeira experiência com a autora,infelizmente me decepcionou bastante.

Mada 14/10/2020

Ideal para quem deseja iniciar a leitura da obra da Ferrante
Primeiro, é preciso saber que sou mais uma apaixonada pela escrita e temáticas da Elena Ferrante. Fui completamente tomada por ela ao ler "A Filha Perdida" e, posteriormente, toda sua obra. Elena é hoje uma das minhas autoras favoritas.

Pensando nisso, digo que já iniciei a leitura de "A Vida Mentirosa dos Adultos" com a expectativa de acabar e favoritar. Mas... A gente sabe que expectativas não levam a lugar algum. Pois é, não gostei tanto assim (mas perceba que "não gostar tanto assim" em Elena Ferrante, é quase um "amar" em outros autores).

Mas eu explico: os motivos que me fizeram ter essa experiência de leitura são extremamente pessoais, de gosto mesmo. Eu não gosto de livros com personagens principais e/ou narradores adolescentes, na própria "Série Napolitana" não gosto muito do segundo livro. Fiquei esperando mais da personagem "Vittoria", acredito que o cerne da Ferrante estava ali, a temática que mais me interessa no trabalho dela estava ali, mas não foi desenvolvida. Achei um pouco longo, não cansativo - longe disso - mas acredito que muito poderia ter sido enxugado sem prejuízo da narrativa.

Fora isso, percebo que muita gente não gostou do final. EU AMEI O FINAL! Pra mim, a primeira parte e o final são os maiores pontos positivos da obra. Foi justamente esse desfecho e o olhar dado à relação de Giovanna e Ida, que me fizeram compreender a importância desse livro e dar a ele um outro valor. Acredito que se essa história não permeasse a narrativa ou o fim se desse de outra forma, seria para mim um livro apenas bom.

Mas, a quem deseja iniciar a leitura da obra da Elena Ferrante, acredito ser o livro ideal!

Rahrt 24/01/2022

?Mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas?
Adoro Elena Ferrante desde o primeiro livro que li, e ainda bem que comecei por A Amiga Genial, porque tem muita acontecendo em A Vida Mentirosa dos Adultos que já aconteceu na Tetralogia e isso me desanimou um pouco (não gostaria de fazer a ligação contrária kkk)
A autora é incrível, sua maestria com as palavras é algo fora do comum, mas depois de ler algumas de suas obras, percebi que é possível encontrar nelas sempre as mesmas referências, os mesmos personagens, só mudando alguns nomes e o tempo decorrido e discorrido, a profundidade.
De certa forma, embora eu tenha a Tetralogia Napolitana favoritada no meu coração, não consigo não procurar Lila, Lenu ou o bosta do Nino em cada página de outros romances de Ferrante, e mesmo quando não procuro me deparo com eles, como se eles pulassem das páginas assim que as viro, porque eles estão lá, e eles sempre se sobressaem.
Queria menos do mesmo nesse aspecto, queria que ela nos mostrasse outras nuances. Tá certo que ela fez sucesso e é reconhecida por isso, mas não queria vê-la resumida a apenas isso.

Nathália 10/01/2021

Bom, mas não compare aos anteriores!
Não há a mesma loucura da perda de fôlego extenuante da tetralogia napolitana, por exemplo, mas a natureza dilacerante ainda é a de Ferrante. Ela não perde a oportunidade de mencionar como somos patéticos e apegados a frescuras que somente os adultos criam para si mesmos.
Começa bem, perde o ritmo no meio do caminho e o final, como sempre, deixa uma ponta aberta para refletirmos sobre o desenrolar do que poderia acontecer. Não me empolguei com o enredo, mas me apego sempre as cutucadas que Elena sabe dar tão bem.
OsLivrosDaTha 10/01/2021minha estante
Oie, passando pra te convidar a conhecer meu insta literário @oslivrosdatha ?

Fe santiago 18/01/2021minha estante
Vale a pena os outros dela? Esse foi meu primeiro dela e achei bem sem graça. Criei expectativas por conta do que já tinha ouvido falar dela... mas achei esse bem mediano. Li na força...

Nathália 08/08/2021minha estante
Fe, eu gostei muito da tetralogia, pois me senti dentro dela. Ferrante consegue trazer muito realismo aos personagens. O terceiro da serie é o mais cansativo na minha opinião, mas tambem gostei. Foi uma leitura que me marcou muito.