A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Alice 04/02/2024

Elena ferrante, pare imediatamente de escrever sobre minha vida! eu sei que você também é filha de um divórcio.

arislover 31/01/2024

Seu grande amor de verdade é Costanza, ficou com ela durante todos esses anos e ficará com ela até a morte. Mas, sobretudo, foi para ela que ele quis dar a pulseira da mãe.

Pamela 28/01/2024

Elena Ferrante sendo Elena ferrante
A escrita da Ferrante é muito boa, mando destaque desse livro é a história, o enredo. A protagonista que narra a história é uma adolescente que está descobrindo a vida mentirosa dos adultos e narra de uma forma muito natural toda a situação pela qual passa. O melhor do livro é a imprevisibilidade: quando você acha que vai acontecer tal coisa, acontece outra, ou melhor, não aconteça nada.
Adorei o final!!
Ademais, vai ser muito difícil eu dar menos de 5 estrelas para Elena ferrante

mari maia 27/01/2024

Me prendeu bastante, mas o final estragou um pouco pra mim? Elena Ferrante é genial e esse foi o melhor que eu li dela até agora

Fabio.Nunes 25/01/2024

Quebra da inocência
A primeira coisa que eu não posso deixar de comentar é esse clímax logo no primeiro parágrafo do livro. Técnica muito semelhante ao livro de metamorfose do Kafka. Inserir isso já no início do livro é necessário maestria na escrita, que aliás a autora tem e muito.

O livro conta a história de Giovanna, contada pela própria Giovanna. Um livro que descreve essa ruptura entre a fase de inocência de uma criança para essa fase pré adolescente, onde temos um maior conhecimento entre o "bem" e o "mal". Com isso, toda a idealização, e imaginação utópica que ela tinha da vida, da família, dos amigos, e dos próprios sentimos é quebrado.

O melhor do livro é ver a narradora, uma menina de 12 a 15 anos, descrevendo com detalhes seus sentimentos com a maior profundidade, sinceridade, autoconhecimento e maturidade.

Ver essa quebra de inocência é extremamente curioso. Imagina se toda criança escrevesse suas experiências??

Nath 24/01/2024

Comecei errado.
Acho que comecei a ler a autora pela obra errada!

Tedioso, maçante, com parágrafos intermináveis que fazem perder o foco. Não me prendi a nenhum personagem. Decepcionante. Chato.

Indria 23/01/2024

Gianni
Elena Ferrante, como sempre, impressiona e prende o leitor com histórias que só parecem ser simples.

Cris 23/01/2024

Crescer com mentiras é mais doloroso
O livro retrata a entrada da personagem principal na adolescência, enquanto segredos familiares são revelados. A harmonia familiar é abalada, trazendo impactos na transição para esta fase tão delicada. É triste ver como a vida dos jovens é direcionada para alguns caminhos a partir de erros dos adultos. Há vontade de protegê-los, dizer-lhes "não faça isso, não pense aquilo, só trará mais sofrimento", mas, assim como no livro, cada um precisa viver e construir suas próprias experiências para decidir qual adulto se tornará.

rainne 21/01/2024

Gostei do livro, conseguiu me prender bastante (como sempre fazem as histórias da Elena Ferrante), as reflexões apresentadas são muito boas e o desenvolvimento dos personagens foi interessante de acompanhar. apesar disso e dos momentos de identificação com os personagens da narrativa, não senti que foi um livro que me tocou tanto ou que clareou minha mente sobre algum tema. foi como conversar com uma amiga sobre um assunto que sempre conversamos no dia a dia, com a adição de um detalhe ou outro a medida que o assunto se repete. de todo jeito, vale a pena a leitura.

obs.: não sei se foi uma coisa minha, mas, até mais ou menos os 40% do livro, eu só conseguia ver a Elena Greco (da Tetralogia Napolitana) na Giovanna.

Gabi 21/01/2024

A leitura começa bem fluida e cativando bastante. Ao longo do livro várias passagens sao desconfortáveis ou entediantes de se ler e acredito ter sido essa a vontade sa autora. É uma narrativa nem um pouco romantizada da adolescência.

anaftg 19/01/2024

Um dos meus favoritos da vida. Li esse livro a primeira vez em 2021, mas a leitura que mais me comoveu de fato foi feita no final de 2023.
Elena Ferrante trata de forma muito bonita sobre o processo de adolescer e separar-se dos pais. Giovanna, nesse percurso de individuação, segue um rastro de mentiras contadas por suas figuras de cuidado por quem ela tem tanto apreço - a mãe, o pai e até a tia, que parecia ser uma antítese das mentiras adultas.
É a partir dessas mentiras que Giovanna pode entrar em contato com seu próprio desejo e, como diz a última frase do livro, tornar-se adulta como jamais havia acontecido com nenhuma outra mulher.

jurcasari 18/01/2024

Elena tem um jeito de escrita que me encanta mas que, nesse livro em especial, não gostei.
Apesar de não ser o meu livro favorito da autora, ela consegue fazer à transição da infância para a adolescência de uma forma muito real e dolorida, trazendo a luz pensamentos que muitas vezes fingimos não ter.
Giovanna, durante sua evolução, vai entendendo como os adultos vivem e como se desenvolvem no meio em que vivem e, sem perceber, acaba se tornando igual a eles.
Livro genial!

Alice 16/01/2024

Intenso
A história é intensa e explora a transição da adolescência para a idade adulta, revelando as complexidades das relações familiares e as descobertas pessoais de Giovanna. A narrativa mergulha nos desafios emocionais e nas verdades muitas vezes dolorosas da vida.