A Cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Najúlia 24/05/2023

Twist
Estou lendo para a escola a coletânea de 12 contos do Machado de Assis e "A cartomante" é o primeiro lido.
Acho difícil ler e me interessar por leituras com esse estilo mais clássico, mas confesso que esse me impressionou! Todos os personagens são complexos e bem trabalhados, a trama é envolvente e o fim surpreendente.

Luiz.Goulart 22/05/2023

Machado é o tal
Esse é um conto de Machado de Assis originalmente publicado em 1884 no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e que conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. A bela Rita, em conflito com sua situação amorosa, decide secretamente procurar uma cartomante. Ela é casada com Vilela, mas secretamente é apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido. A súbita chegada de cartas anônimas ameaça a paz de Rita e o triângulo amoroso vai rapidamente chegando ao seu final trágico. Interessante notar que no texto, o autor não faz qualquer juízo de valor sobre as atitudes dos personagens com o narrador deixando para o leitor a responsabilidade de julgar o comportamento deles. Esse conto trás uma das características marcantes dos textos de Machado, a forte presença da geografia urbana do Rio de Janeiro com as páginas repletas de referências às ruas, praças e caminhos da cidade que os personagens transitavam.

Fernanda.Canseco 15/05/2023

É legal. Bem rápido, objetivo. A linguagem não foi de uma dificuldade contábil. É legal. Não sei se tem uma mensagem, mas é legal. Vagarosamente simplista e digno de louvor por objetividade.

JglgTv 10/05/2023

Nunca fui o maior fã do autor
No fim do texto, tiramos como ensinamento que o melhor amigo e fiel é apenas Jesus. Quem busca conversar com aqueles que venderam suas almas por dinheiro, já não fala com o corpo que os olhos vêem e sim com a podridão que se apropriou de seu espírito. Deus abençoe a todos!

Duda 30/04/2023

O melhor é desconfiar
O conto é sobre o triângulo amoroso de Camilo, Rita e seu marido Vilela. Rita é uma moça bem supersticiosa que consulta uma cartomante para saber do futuro de sua relação com Camilo, seu amante. Camilo não acredita em coisa alguma. Mas após ele receber cartas que sabiam de seu caso extraconjugal com Rita e por fim, receber uma carta do próprio marido de Rita, ele acaba cedendo ao desespero e consulta a cartomante. Após a revelação da mulher, ele volta a ficar em paz. E então a história se encaminha para outro desfecho.
O que entendi do conto é que não devemos nos entregar ao desespero e nos deixarmos cegar por certas crenças infundadas. O melhor é desconfiar mesmo.

aguiarandy 28/04/2023

Impactante!
Machado nos surpreendendo com seus triângulos amorosos!
A Cartomante é um conto que aborda temáticas como o adultério e as crenças, apresentando uma crítica social e retratando bem a narrativa machadiana, cheia de altos e baixos, além de ser capaz de te impressionar muito no final.
Uma leitura rápida e muito boa!

Alessa_08 27/04/2023

Machado adora quebrar os parâmetros da época, não é? Kkkkkkk. Como sempre, mas um escrito impecável e genial! Eu adoro a forma de pensar dele e a sua forma de escrever. Esse conto mostra muito do que é "Machado de Assis" e como sua escrita é uma caixinha de surpresas!

Sara Vitoria 27/04/2023

Incrível
Pra mim machado leu a frase do Hamlet" "Há mais coisas no céu e na terra dos que sonha a nossa filosofia" e falou vou desenvolver um conto brilhante que traz ainda mais nuances para essa  citação. Muito feliz em estar curtindo cada trabalho que leio desse querido. E novamente o conto dele termina com plot twist. Como pode???

Clara ð 26/04/2023

Chocante
Conheci esse conto na aula de literatura. Esse foi o primeiro livro do Machado que eu li e não é atoa que ele é considerado um dos maiores (se não o maior) escritor brasileiro. A cartomante é uma leitura rápida e divertida pelos altos e baixos da história. Desdo início, vários paralelos são feitos e dicas são dadas, como a menção ao conto shakpeariano Hamlet. A cartomante foi uma leitura muito boa de se fazer, recomendo!

lauralopesa 22/04/2023

Um dos meus contos favoritos de Machado, em
um ambiente temático em que ele é o maior.
Não importa quantas vezes eu leia esse homem, eu sempre me surpreendo.

JuSouza 21/04/2023

Ah, Machado...
Um belíssimo conto sobre um tema que eu particularmente amo ler: adultério. É incrível como Machado aborda essa temática com tanto primor e formosura. Sem sombra de dúvidas é uma leitura breve e hipnotizante.

Moura51 17/04/2023

Três corações e uma tragédia.
Um triângulo amoroso. A cartomante é um conto curto trágico que narrar a história de loucas paixões, traição e o pior lado do amor. Uma serie de sucesos levam 3 pessoas a cometerem atitudes cruéis contra si mesmo. Com um final surpreendente a Cartomante vai te deixar de boca aberta.

Emile.Darcy 17/04/2023

Capitu, é você??
Final alternativo de Dom Casmurro, se o Bentinho fosse menos mimado.
O conto constrói a tensão da traição e entrega um plot twist bem gratificante.

mah :) 16/04/2023

O presente que se ignora vale o futuro.
Esse é o primeiro conto do Machado de Assis que eu leio que não é por conta da escola e meu deus!

Foi uma recomendação incrível, e essas poucas páginas foram tão rápidas, porém diretas e bem desenvolvidas que eu não esperava. E esse final? Foi muito muito bom!

Gostei muito da história e das diversas formas de entendimento que pode vir dela.