Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1960 encontrados | exibindo 1 a 16

Mari 13/05/2024

Acho que não tem como fazer essa leitura sem ouvir de fundo a música tema de João Grilo e Chicó no filme. Finalmente resolvi ler o Auto da Compadecida, aproveitando que esse ano o segundo filme estreia e eu sou muita fã da adaptação.

A peça proposta é muito engraçada, cheia de críticas sociais bem humoradas e um toque totalmente nordestino. Ler livros assim sempre me lembram do orgulho que tenho da literatura e da cultura brasileira.

Além disso, a leitura me lembrou muito de outras peças mais tradicionais, como o Auto da Barca do Inferno (que li quando era adolescente e até que gostei, apesar de ter sido uma leitura obrigatória da época de escola rs).

O filme representa muito bem as cenas do livro, tirando alguns pontos que foram adicionados (como o romance de Chicó com a filha do Major que explora mais a figura desse último, que no livro é retratado de forma bem breve), mas isso não é demérito de forma nenhuma, pois tanto o livro quanto o filme são obras incríveis. Viva Ariano Suassuna!

pam :) 13/05/2024

O auto da compadecida
Eu não tenho o costume de ler esse estilo de livro, mas achei bem gostosinho, a leitura é super fluida. Gostei bastante.

Diego.Rates 13/05/2024

Uma peça PERFEITA!
Amei cada linha de diálogo e cada aspecto apresentado por Ariano Suassuna em sua obra prima. Um dos aspectos mais geniais é a quebra da quarta parede em relação aos cenários e a inclusão do autor da peça como personagem, caracterizado brilhantemente como um palhaço!

A escrita de Suassuna é mordaz, seu instinto de preservação da cultura nordestina o leva a incorporar diversas obras da literatura de Cordel e tudo isso deixa o texto simplesmente absoluto! Os diálogos, os personagens, a estética do texto, a composição, tudo aqui é do mais elevado primor. Super recomendo a leitura!

Thais 13/05/2024

Como é uma peça de teatro é muito mais divertido assistir do que ler mas mesmo assim gostei muito da leitura e descobri algumas coisas que eu não sabia sobre a peça de teatro.

gabrielle717 12/05/2024

Eu li o livro inteiro mas os 3 textos complementares da edição em duas horas, o é MUITO rápido. e isso só aconteceu pela beleza e qualidade desse livro.

a história parece muito real e a escrita também, eu senti como se eu estivesse na rua ou em algum lugar assistindo tudo isso. a história tem uma parte cultural popular fortíssima que simplesmente a torna muito real e verdadeira

a escrita é maravilhosa, os personagens são bem caricatos o que é bom porque dá um propósito pra eles na narrativa mas sem que eles se tornem irreais. é um livro muito tranquilo de se ler e eu pessoalmente gostei muito dele. ele me fez rir bastante e repensar varias coisas

um ponto importante do livro é a religiosidade, que traz o divino em uma perspectiva misericordiosa, não muito comum nos dias atuais e ao mesmo tempo extremamente necessária. esse livro realmente mudou um pouco minha forma de ver o divino e de ver a vida.

eu li esse livro pra escola (pra amanhã ?), mas eu gostei muito dele e fico feliz de ter recebido essa "tarefa" de ler ele. eu posso não gostar muito do meu professor de literatura mas aqui ele foi um divo

5/5

Athis 12/05/2024

O auto da compadecida
O auto da compadecida é uma peça teatral, dividia em três atos, que foi escrita em 1955 por Ariano Suassuna e é considerada a obra prima desse autor.

A história conta as aventuras de João Grilo e Chicó que utilizam da inteligência e "brasileiragem" para conseguir superar os problemas da vida, especificamente, as questões derivadas da seca, opressão do povo e invisibilidade do sertão nordestino, local em que a trama é ambientalizasa.

Utilizando de uma comicidade genial, da cultura e da linguagem oral nordestina, o autor conseguiu abordar os problemas vivenciados pelo povo local tecendo diversas críticas a opressão, sofrida pelo povo, originadas dos coronéis, das autoridades religiosas, dos cangaceiros e dos donos de terra.

Para finalizar a trama, Suassuna apresenta um cenário que explica o título do livro e mostra a verdadeira face do cristianismo e a misericórdia divina, que difere do que é apresentado durante a trama, através da instituição da igreja.

Recomendo muito, principalmente para aqueles que querem iniciar na literatura clássica e/ou brasileira. É um livro leve, divertido e gostoso de ler ? para "maratonar" em um único dia.

PedroM___ 12/05/2024

Classico
Achei bem legal o livro, mesmo tendo que ler pelo colégio. Foi a primeira peça teatral que li mas gostei.
Os personagens são bem engraçados e carismáticos. Não tem muito o que falar, mas é bom. Um livrinho curtinho sabe. Um clássico. Escrita boa, mesmo que demore a se acostumar com o tipo de texto. Eu recomendo

Lora_Bee 11/05/2024

Peça deliciosa ??
Ouvi o audiobook desse livro hoje e foi simplesmente maravilhoso. Precisei fazer uma viagem um pouco longa e o tempo passou maravilhosamente bem. A peça é engraçada demais e a narração é simplesmente ótima. Pra quem tem Skeelo, acho que ainda é possível conseguir o livro, trocando ele na estante. Super recomendo. Ansiosa para ler outros livros do Suassuna.

Anna Carol 11/05/2024

Achei a história bem legal até, não tava pondo muita expectativa por ser da escola, mas me envolveu e achei engraçadinho :))
Letteles 11/05/2024minha estante
Já assistiu ao filme?

Maitê 11/05/2024minha estante
Assista o filme, simplesmente o melhor do cinema brasileiro. Ariano Suassuna é incrível

Anna Carol 13/05/2024minha estante
Quero muito assistir o filme, mas estou atolada de prova, vou ver assim que der :))

hellenjm 10/05/2024

Impressionante
Uma narrativa inteligente, sagaz, divertida, surpreendente. É impressionante o modo como Ariano Suassuna apresenta o texto teatral e nos prende do início ao fim da história.

Hugo9527 10/05/2024

Bastante divertido o livro, assim como o filme. Todos os personagens têm defeitos e virtudes, mostrando que os humanos todos são falhos

joycebeatrizz 09/05/2024

Engraçado!
Um livro resumido, e gostoso de ler! ?O Auto da Compadecida? é um dos meus filmes nacionais favoritos, devido ao humor leve e divertido! O livro também trás essa mesma essência.

Myllena.Silva 08/05/2024

Poucas vezes eu leio o livro depois de ter visto o filme. Mas, essa obra prima merece! É uma leitura divertida, leve e muito gostosa.
As características de pessoas castigadas pela seca do sertão, em busca de um vida melhor, nem que pra isso seja preciso uma certa desonestidade, foram bem retratadas, de forma divertida, pelo Ariano Suassuna.
João Grilo e Chicó são maravilhosos!
Dei boas risadas com a leitura.

germanshepherd 08/05/2024

Ao contrário de farenheit esse sim merece ser liso e relido por gerações a vir. Ariano Suassuna engraçado, bom de escrever e esperto. história fora claro mas só ler auto da compadecida não e tão lgl

Lena77_ 07/05/2024

Não dava nada por esse livro, nunca assisti o filme desse livro, só ouvia falar. Comecei a ler por indicação da minha professora de redação, e começar a ler essa obra foi a melhor coisa que eu fiz, a leitura é muito engraçada e flui muito bem. Um dos melhores livros que eu já li ???

1960 encontrados | exibindo 1 a 16