As Três Marias

As Três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

@limasamara__ 17/01/2022

Interessante
Confesso que no começo da leitura pensei em desistir pois simplesmente não fluía, mas depois fui me apegando a Maria Augusta, Guta para os íntimos e começou um leve romance com Isaac, Guta foi descobrindo novos lugares e vivências.
" Olho as Três-Marias, juntas, brilhando. Glória reluz, impassível, num raio seguro e azul. Maria José, pequenina fulge tremendo, modesta e inquieta como sempre. E eu, ai de mim, brilho também, hei de brilhar ainda por muito tem po - e parece que a minha luz tem um fulgor molhado e ardente de olhos chorando.

E nem sei quanto tempo hei de ficar ainda, sozinha e desamparada, brilhando na escuridão, até que minha luz se apague."

Laura 13/01/2022

Rachel de Queiroz
Demorei um certo tempo para terminar de ler esse livro, isso se dá pelo fato de que eu só o lia nas manhãs de domingo. O embalar prosaico de Rachel de Queiroz me lembra uma manhã de domingo, um navegar que te embala e te leva suavemente, que ainda que lento te faz querer que a viagem seja ainda mais lenta, que faz querer que o entardecer não chegue, não pelo tempo, mas para aproveitar e experienciar a sensação dos raios de sol do amanhecer na pele que acabou de despertar do sono, os sons do mar, o olhar curioso pelos quatro cantos.

mariana 31/12/2021

um clássico né mores. Raquel de Queiroz lenda cearense que escreve perfeitamente, comecei a ler esse livro apenas no intuito de cumprir a lista dos livros para o vestibular mas encontrei um livro maravilhoso. Cheio de detalhes do Ceará de décadas atrás que ainda permanecem, amei

Lari / @palavrasdalari 13/12/2021

E eu me tornei mais uma maria
Sabe, eu sempre quis ler algo da Rachel, mas nunca imaginei que leria algo tão doce, tão cruel, tão feminino e tão sensível ao mesmo tempo
O mundo não foi bom com Rachel, principalmente em sua época, mas ela soube contorná-lo do melhor jeito possível. E eu amei.

Nesse romance em que ela se baseia bela e nas suas amigas, eu simplesmente não tenho palavras para descrever ?
Mi 13/12/2021minha estante
Deu até vontade de ler

Lari / @palavrasdalari 13/12/2021minha estante
A Rachel é linda, é sensível e o melhor: é mulher

Cristiane 10/11/2021

Às três Marias
Rachel de Queiroz transforma a realidade em ficção costurando passagens da sua vida e de duas grandes amigas. O livro é narrado por Guta (Maria Augusta) e sua experiência no internato. Lá conhece Maria da Glória e Maria José. Cada uma com seus desejos e planos. É um romance de formação, com personagens secundários muito ricos, desde outras colegas do internato a outros que vão surgindo no amadurecimento de Guta.

Selma 24/10/2021

Esse é o segundo livro que leio de Raquel de Queiroz e gostei muito do estilo simples empregado por ela.
Raquel aborda temas prufundos que nos leva a refletir sobre a brevidade da vida, numa linguagem simples, mas cativante, nos prendendo totalmente do começo ao fim da história.
As três Marias conta a história de 3 meninas que se conhecem no internato e tornam amigas inseparáveis (Maria José, Maria Augusta e Maria da Glória), que passam por todos os conflitos da adolescência e juntas alcançam a vida adulta.

bea 21/10/2021

Encantador
Tudo começa de uma forma muito sutil: você abre o livro despretensiosamente, lê a primeira frase, depois o primeiro parágrafo e, antes que consiga se dar conta, já se foram 40 páginas.
Embarcar na ficção de Raquel de Queiroz é a escolha mais cativante e deleitosa que você pode tomar agora. Falo sério.

Karoline67 08/10/2021

Delicado e delicioso
As três Marias foi uma grata surpresa. A escrita de Rachel de Queiroz é suave, tranquila, fácil e gostosa. É um romance de formação sobre uma amizade de três meninas que se conhecem no internato e juntas descobrem a vida adulta. Maria Augusta me fez matar a saudade de outra Maria, José Dupré, minha escritora predileta. Eu amei e li em um dia.

LETeratura 03/10/2021

A cristalização da arte de Rachel de Queiroz
O titulo aluz a resenha feita por Mario de Andrade em 1939, pois é exatamente o que senti do livo, incrível, só li da autora além desse, O Quinze, que também foi favorito, mais aqui vemos uma escrita mais madura e diferente, e que só pode ser descrita como impactante.
As três Marias tem traços autobiograficos misturados a ficção e nele conheceremos Maria Guta, que seria Rachel de Queiroz, e acompanhamos ela desde sua chegada ao colégio imaculada conceição até sua vida adulta, quando retorna ao sertão.
Um livro belo, poético, contemplativo e filosófico, que aborda temas pesados porém com um tom de sátira em alguns momentos.
Uma das minhas melhores leituras do ano, e se você ainda tinha dúvidas se deveria ler este livro, leia-o, não tenho dúvidas de que irá gostar.

Gutemberg.Monteiro 18/09/2021

A maestria de Raquel com suas palavras simples!
Ler esse romance é uma tarefa fácil mas profunda. A autora usa palavras simples mas que constroem um texto muito bem elaborado e de um sentido tocante!

Robert125 07/09/2021

Em meu primeiro contato com Rachel de Queiroz não consegui ser fisgado pela sua prosa. Achei a leitura muito fluída mas superficial, diante de um desenvolvimento fraco dos personagens e da trama como um todo. As partes mais interessante foram os devaneios de Guta sobre religião e morte em sua fase adulta.

Stef 05/09/2021

Para ler em uma noite chuvosa, acompanhado a um bom chá.
Ainda irei reler esse livro numa noite fria e chuvosa, com uma boa xícara de chá em mãos. Assim, de uma só vez, para ter todas as emoções que Rachel de Queiroz me proporcionou.
169 páginas que deixam saudades, a autora soube ser suscinta em um enredo simplório e ao mesmo tempo cativante e inovador para a época na qual foi escrita.
Suícidio, sexo antes do casamento, relacionamentos extraconjugais. Tudo isso na visão de uma mulher, de uma Maria.
Não sei descrever o que eu senti com esse livro, mas sei dizer que é um favorita para a vida inteira e quero ler Rachel de Queiroz muito mais!
Incrível, formidável, uma obra prima.

Maira Giosa 05/09/2021

Nunca antes tinha lido um livro de Rachel de Queiróz e fiquei muito feliz de ter começado com este As Três Marias. Embora não seja o livro de maior sucesso da autora, sua escrita é de uma leveza e simplicidade brutais. Mas não é por ser simples que deixa de ser extremamente cativante e bonita. É, aliás, justamente por ser tão direta e sem rodeios que o enredo seja tão eficaz. Muito mais difícil do que escrever complicado é escrever de maneira simples e suscinta. Tanto é assim que essa característica foi elogiada por ninguém menos do que Mario de Andrade, que assina uma crítica do livro nesta bela edição da Tag.

Como já dizem os bons escritores, "menos é mais" e aqui é muito mais. Rachel nos transporta ao internato, à vida pacata no interior do Ceará, e à agitação da cidade grande (Rio de Janeiro). E vai além, nos transporta ao corpo e ao coração de uma jovem das décadas de 30 e 40. Pude imaginar minha avó e minha mãe, que moraram em Minas Gerais durante bom tempo.

Simples e bonito, sim. Quem dera eu ser capaz de passar tantos sentimentos e ideias com tão poucas palavras. Um talento, de fato.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Aline.Rosa 21/08/2021

Clássico de qualidade.
O modo como esse livro conversou comigo é inexplicável! Desde o início, acompanhando as três Marias em seu ambiente escolar, em meio a tantos segredos, sentimentos, sensações, certezas e incertezas compartilhadas entre elas, eu já me emocionava com os detalhes da vida de cada uma.
Do início ao fim, em cada final de capítulo, um sorriso ou uma lágrima brotava em meu rosto.
Para mim, um livro fascinante que, antes mesmo de terminar, já me deixava saudades. Amei.