Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Verônica 25/01/2022

É um livro que fala dos nosso sentimentos, faz com que os enxergamos de uma farma diferente.
Li muito rápido por ser pequeno e de fácil entendimento.
Indico este livro ??

Priscila 08/08/2023

Pensei, pensei e repensei no que poderia ser dito aqui e ainda estou sem palavras. Me lembro de consultas que tive com o psicólogo e respondia quase tudo com monossílabos, e então o Doutor teve a ideia de passar livros para que debatessemos depois, isso ajudou na comunicação, mas não consegui continuar o tratamento. Enfim, sobre o livro, há uma reunião de cartas sobre sentimentos e a vida, que contribuem para a reflexão, do olhar para si e analisar-se. Foi uma leitura interessante, com altos e baixos, pois enquanto umas me envolviam, outras cartas eram repetitivas e longas.

Lari 02/06/2023

Leia esse livro quando estiver triste.
Às vezes, você sente tanta coisa e acha que ninguém nunca vai entender a complexidade de emoções que existem dentro de você, até ler esse livro. Você percebe que os sentimentos de alguma forma são parecidos para todos, e que todos precisam de palavras de conforto. Pra mim, esse livro veio como um simples aviso de "você não está sozinho". Saber que tantas pessoas no mundo estão tentando se encontrar e aceitar os sentimentos faz com que você se sinta abraçado. Eu lerei esse livro quantas vezes e quantos dias precisar.

Lidiane Veras 16/01/2023

"Quando é vergonha de algo que você fez, vá lá e restaure a relação. Quando é vergonha do que você é, o mundo é que está errado."

Bella Russo 28/03/2021

Um abraço em formato de livro
O livro é composto por várias cartas de emoções e sentimentos diferentes, como se a vergonha, o ciúme, a raiva, por exemplo, estivessem escrevendo para você.
O escritor, Alexandre, escreve com muita sensibilidade e empatia. Peguei-me abraçando o livro e tendo que parar para refletir várias vezes.
Esse é tipo de livro que quero dar de presente ou distribuir por aí. Fiquei surpresa com o quanto essas cartas mexeram comigo e acredito que me trouxeram certa paz e esperança para os meus momentos de crise.

Andressa Klemberg 11/09/2021

O momento certo, o livro certo
Todo mundo tem um livro que parece ter sido feito para que você lesse naquele exato momento.
Tive essa impressão em cada carta lida, cada página compartilhada, cada momento dessa leitura.
É incrível poder conversar consigo mesmo, com nossas emoções, passado, presente e futuro. Entender nossa humanidade e viver bem apesar de tudo.
Grata por esse livro!

CPF1964 15/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Texto bem escrito e didático.

Anna 14/02/2023

No começo do livro me desanimei, por estar tão ansiosa com as cartas e não conseguir ler desde o início. Mas ao longo da leitura consegui perceber o propósito de cada palavra e colocação. Indico esse livro a todas as pessoas que querem ter experiências diferentes com cada sentimento e situações diversas.

laylinha 27/05/2021

Sentimentos devem ser acolhidos
Poderia definir como ?abraço em forma de livro?. Demonstra de uma maneira muito acolhedora que nossos sentimentos devem ser entendidos e não somente afastados- como fomos ensinados a fazer, principalmente com os negativos- todos estes têm um motivo para vir à tona, e até mesmo os piores sentimentos têm algo a nos ensinar.

gilmarpsicologo 02/06/2023

São muitas dúvidas que nos, psicoterapeutas, temos em relação a esse lugar que ocupamos. Lidar com a subjetividade humana todos os dias é um tanto desafiador, neste livro recebemos cartas das emoções que nos apontam as maravilhas e os equívocos que tomamos a partir delas.
Recomento aos corajosos que sentem, em algum modo, tudo intenso.

Gabe_Yoda 08/02/2023

Cartas
Um livro bom, porém, a leitura direta não me agradou muito. Acredito que ele ganha mais relevância quando você volta para refletir as temáticas enquanto passa por elas na vida.

Bianca 01/03/2023

Leitura Enriquecedora
"Este livro só existe porque a Vida me fez acreditar que as palavras têm o poder de alterar milímetros de mundos. E que a grandeza da mudança do ser humano está exatamente em ser milimétrica".

haylla.with.an.h 19/02/2023

A vida é uma história que lhe pertence
O livro em si foi muito diferente do que eu esperava. Imaginei que seriam cartas do próprio autor para serem lidas em determinados momentos.

De certa forma o conceito é esse, mas foi desenvolvido de uma maneira diferente. Cada capítulo é composto por um tema em específico.

O início, de antes das cartas e a primeira delas (do recém-nascido) foram as partes que mais me impactaram e tocaram de um jeito especial.

Ali me senti vulnerável, como um verdadeiro recém-nascido. Revivi a sensação de ser nova nesse mundo. Algo tão assustador, revolucionário e extraordinário...

Como um bebê prematuro, que passou um pouco mais de um mês na incubadora lutando com todas as suas forças pela vida, foi emocionante relembrar essa época.

As outras cartas tiveram como remetente: medo, tristeza, saudade, culpa, ciúme, raiva, ancestrais, vergonha, amor, diálogo, morte, esperança. E após ainda tiveram duas extras.

Isso foi o que mais me surpreendeu, os sentimentos abstratos escrevendo as cartas, não esperava por isso. Lembrei imediatamente do filme "Beleza Oculta" aliás assistam essa preciosidade.

Então, alguns trechos foram muito importantes e profundos para mim, já outros nem tanto. Não sei se li na hora errada, porque certas cartas não me cativaram tanto como deveria.

Acredito que não leria novamente, porque certos capítulos foram ficando um pouco enfadonhos pra mim. Porém, não desgostei do livro. Pelo contrário, e inclusive o autor é amor de pessoa.

liv127 29/12/2022

pra você que não está bem.
Eu ainda estou digerindo esse livro. Nunca tive essa experiência com nenhum outro. Acho que é a primeira vez que um livro está literalmente mudando a minha vida. Faz dois dias que eu li e já começaram a acontecer mudanças em mim.
Para uma pessoa que sofre de ansiedade e depressão, 90% das cartas desse livro me tocaram de uma forma avassaladora. O autor conseguiu escrever cada uma delas de um jeito tão único e sensível que chega a ser assustador, tamanha genialidade.
Esse é o tipo de livro que se vive com ele, para ficar lembrando das passagens. Não tenho ele físico (ainda, porque agora quero) mas com certeza ele estaria todo marcado.
Me fez refletir muito e me ajudou a tomar coragem de sair de um limbo horrível que eu estava, então sou bastante grata.
Indico esse livro pra todo mundo que tá tentando se descobrir, tá perdido, precisa de uma ajuda.