Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Mareufq 06/08/2023

Me instigou a escrever!
Veio no momento certo. Pra mim fora uma leitura reflexiva e li com a velocidade adequada aos surgimentos de meus questionamentos. No geral, aproveitei o livro e foi uma experiência interessante.

?você é uma carta à espera de ser escrita, para então poder existir além do anúncio de toda e qualquer palavra.?

gilmarpsicologo 02/06/2023

São muitas dúvidas que nos, psicoterapeutas, temos em relação a esse lugar que ocupamos. Lidar com a subjetividade humana todos os dias é um tanto desafiador, neste livro recebemos cartas das emoções que nos apontam as maravilhas e os equívocos que tomamos a partir delas.
Recomento aos corajosos que sentem, em algum modo, tudo intenso.

Monique355 30/09/2023

A premissa do livro e o modo de pensar do autor são até interessantes, mas a forma como o livro foi escrito não me agrada! Talvez por não gostar de autoajuda eu não tenha me identificado com o livro, pra quem gosta pode ser uma boa leitura. Só conclui porque é a leitura do mês do clube do livro que participo. Ainda dei 3 estrelas porque a forma de pensar do autor até que é interessante, especialmente quando admite que não há receita pronta pra vida. Enfim, se você gosta de autoajuda, vai gostar bastante, se não, pode passar bem longe!!

Gabi 05/05/2022

Rapidinho e com belas reflexões
Fiquei curiosa para ler esse livro por que acompanha o Alexandre no Encontro. Textos profundos, trazem ótimas reflexões, e que ao mesmo tempo tem uma dinâmica de leitura simples e que da um conforto ao mesmo tempo que provoca o contrário.

kariny 18/01/2022

cartas de um terapeuta para seus momentos de crise
terminei cartas de um terapeuta para seus momentos de crise e é muito bom recomendo muito q leiam, vc tem uma perspectiva dos sentimentos, sensações e etc.
da uma sensação q eles entendem oq vc sente por causa deles e se sentem mal por fazer vc sentir isso e eles te fazem perceber que eles n são quem vc é sim uma parte de vc e vc n precisa deixar uma ansiedade ou um medo definir quem vc é.

Peupaiva 13/06/2023

Interessante
Livro possui muitos ensinamentos ao ouvir nossos sentimentos e o papel de cada um deles. Nós mostrar a importância do autoconhecimento e como lhe damos com nossas emoções. E que cada um tem seu espaço em nós, e buscamos por equilíbrio e aceitação.

Bells 03/12/2022

No fim, não entrou para os favoritos do ano, mas é uma leitura muito boa, recomendo ela extremamente. Pretendo indicar até para meus clientes, então se alguém ai for psi e quiser dá uma olhada no livro, recomendo.

O autor tem uma sensibilidade e tanto para falar da nossa dor, e seus escritos nos atravessam de alguma forma. Muito do que ele trás são coisas comuns a todos nós, e por tanto, nos toca de alguma maneira.

Eu achei fascinante ler cartas escritas por sentimentos. É impressionante a leveza e ao mesmo tempo, a profundidade do que é trago.

Nem sem bem o que dizer desse livro, mas recomendo muito a leitura dele.

Alícia 30/08/2023

Quase 1 mês pra ler um livro que não tem nem 200 páginas? a ressaca veio e veio bonito. Mas no geral, gostei desse. Marquei bastante e gostei muito das reflexões.

Vitoria Kerber 05/06/2021

De uma forma leve contém ?cartas? em que me identifiquei com várias situações do cotidiano, mostrando como aceitar e lidar as coisas que fogem do nosso controle

Karina 02/05/2021

Bem metafórico
Neste livro, o psicólogo Alexandre do Amaral escreve cartas onde os sentimentos e elementos abstratos da vida se personificam e dão recados importantes ao leitor.

Acredito que a leitura das cartas seja uma experiência muito pessoal, pois cada leitor tem o seu próprio ponto sensível onde o autor pode ter se aprofundado ou não.

Pessoalmente, a maioria das cartas não me atingiu tão profundamente quanto eu gostaria, mas a experiência de lê-las foi bem instigante, mesmo assim.

Trechos salvos:

"Perguntar é não ter certezas. Perguntar é se assumir incompleto, falho, passível de reescrever a vida. Perguntar é a grande saída de uma crise."

"O choro é nossa primeira manifestação na vida, e é naqueles primeiros anos, antes de aprendermos a falar, o instrumento de conexão com os demais."

"Você é, ainda hoje, o que de melhor pôde ser, em todas as fases anteriores."

Mila 06/12/2022

Esse livro foi uma boa surpresa do prime reading.

Com uma leitura bem fácil e dinâmica ele te leva no cerne das emoções e te faz refletir sobre o que elas são e como lidar com elas resultando em momentos de auto conhecimento e divagações sobre as nossas interações com o mundo.

Apesar de não sei muito minha vida, esse livro me despertou momentos de reflexões e conversas comigo mesma. Não substitui (nunca) um encontro com um terapeuta, mas já é um avanço pra quem quer começar.

Rafa 30/01/2021

Sensacional
Livro que traz a beleza e a leveza de ver a vida nos mínimos detalhes! Ensina a ser cada vez mais humano e traz um auxílio enorme nas mudanças de perspectivas de vida!
Com certeza melhor livro que já li!

MãeLiteratura 13/11/2020

Cartas lindas!
Escrever cartas sempre foi uma das minhas atividades favoritas. Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá. Essencialmente as cartas ainda são formas de se lidar com as saudades. Aliadas à atividade terapêutica da escrita manual, entendemos porque elas são tão caras e especiais à pessoa que se recusa a desistir delas. E adoro livros sobre cartas!
"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."
E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas. São cartas cujos remetentes são as emoções humanas, emoções estas que meu colega sabe muito bem interpretá-las.
Cada capítulo começa especial já pelo seu título. Temos a carta que "você recém nascido" escreve para você hoje. A carta do medo, da tristeza, da saudade, da culpa, do ciúme, da raiva, dos ancestrais, da vergonha, do amor, do diálogo, da morte, da esperança e para o leitor deste livro.
Eu gostei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas na pandemia foi um alento, um conforto e um carinho.
A escrita do Alexandre é muito bonita, fácil de ser compreendida e fluida. Foi uma delícia ler seu livro.
Alexandre propõe que o leitor escreva para ele e estou aqui com sua cartinha pronta. E quero muito enviá-la.
Recomendo muito esta leitura inspiradora.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/11/resenha-cartas-de-um-terapeuta-para.html

Lets | @callmealasca 04/09/2020

cartas
admito que quando vi esse livro por aqui no skoob, não tinha levado muita fé
mas cada carta foi essencial para o momento da minha vida que eu estou passando

Rafa 09/01/2021

Leitura leve e rápida!
É sobre a capacidade do ser humano em construir saídas para os seus labirintos.