O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Wagner.Soares 20/10/2022

Me lembrou um pouco o pequeno príncipe com o narrador ironizando vieses do pensando adulto. É uma daquelas histórias curtinhas mas q são gostosas de mais.

carol 18/10/2022

o menino do dedo verde
bom, este livro conta a história de tistu, um menino que certa vez descobre que tem o polegar verde. desde o começo vemos que o mesmo sempre enxerga o lado positivo nas coisas, a fim de tornar o mundo melhor.
com esse poder, ele percebe que pode ajudar os mais necessitados, melhorando assim a qualidade de vida de todos. mas também intrigando a população, por não saberem de onde vem tantas flores.
ao longo da leitura temos diversas reflexões sobre a vida, pois apesar de não ser um livro contemporâneo, ele trata de questões muito atuais; fazendo percebermos que o ser humano ainda tem muito o que evoluir.
é uma história leve, rápida e fluída, mas ao mesmo tempo profunda, que nos faz vivenciar tudo através dos olhos de uma criança.
essa leitura me ajudou bastante a refletir sobre, justamente por se tratar de assuntos tão recorrentes.
o jeito como tistu enxerga essas situações diferentes dos demais (adultos) que ?têm o julgamento embaçado pelas lentes de costume? é muito genuíno.
os capítulos 10 e 11 foram os que mais me marcaram.

algumas frases que foram marcantes pra mim:
?têm o julgamento embaçado pelas lentes de costume?
?a vida, afinal, é a melhor escola que existe.?
?as flores não deixam o mal ir adiante.?
?aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver.?
?dizei não à guerra, mas dizei-o com flores.?

Luiza.Oliveira 18/10/2022

Foi o primeiro livro que eu lembro de ter lido.
Minha tia, que é professora me emprestou, e juro, na época eu n entendia tão bem,mas parando pra pensar no livro agora, ele trás muito ensinamentos e reflexões que poder servir pros dias de hj.

Leonardo 16/10/2022

Não esperava
Essa leitura me surpreendeu bastante,pois já tinha lido o livro pra escola um tempo atrás e resolvi ler dnv, sem lembrar de quase nada.
O final me chocou tanto MAS TANTO.
sério, leiam

duda 14/10/2022

bom
li por causa da escola mas gostei mt tb. o livro faz diversas reflexões sobre a vida e te faz pensar sobre diversos assuntos

Bruna 28/09/2022

Tenho esse livro na estante desde pequena e nunca tinha lido até então.
Adorei e queria ter lido ele criança pois tenho certeza que leria com uma perspectiva diferente da atual,e faria comparações.

Israel 18/09/2022

Bom livro para crianças.
Engraçado e inocente.
Nunca havia lido nada deste autor.
Ideal para crianças que gostam de fábulas.

Páginas e Músicas 04/09/2022

Lindo demais
Um livro rápido de ler e perfeito para crianças. Uma história leve e ao mesmo tempo profunda, de um menino que semeia flores em canhões. ?Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores.?
Um clássico perfeito.

Clara3322 03/09/2022

Tão doce quanto quem me indicou ?

Tistu é um menino que está descobrindo a tristeza do mundo e, no desejo de torná-lo melhor, semeia lindas flores no caminho.

Assim, Maurice propõe reflexões sociais, utilizando as lentes de uma criança, que perambulam a humanidade.

Aprendi ? respondeu Tistu ? que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?

Letícia 31/08/2022

Tistu e sua poesia
A pureza e a sensatez que só poderia ser descrita pela alma de uma criança.. que para muitos é tida como fantasiosa e irracional acaba por ser justamente a que mais vê a plenitude das coisas.

Já os homens grandes, cheios de pré concepções e de ideias estabelecidas, acabam por achar que estão no controle e acabam por se fazer ainda mais de reféns dessa maquinaria ainda maior que chamamos de vida.

Que esse livro seja sempre revisitado para lembrar do mais intrínseco e verdadeiro que nos acompanha e que acaba por ser a única certeza que levamos.. que possamos sempre ver o outro, a dor e aquilo que aflige o outro e assim como o Tistu, que façamos florescer em meio a situações desafiadoras, de injustiça e de desigualdade.

campos 28/08/2022

li pela escola
nao tinha nenhuma intenção de ler esse livro até a escola mandar, no começo eu achei tao chatinho e tedioso, mas no decorrer do livro foi chamando minha atenção e foi ficando leve e divertida a leitura, minha prova sobre ele é amanha!!

Lu Fernandes 23/08/2022

Sinopse:
Tistu?Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

Ruth 23/08/2022

Lindo
O Menino do Dedo Verde é para mim um livro de cabeceira. Li a primeira vez quando era criança e naquela época lembro-me de sentir uma tristeza ao final, mas só muitos anos depois compreendi o porquê. Já li e reli várias vezes esse livro e ainda o faço. Li para os meus filhos quando eram pequenos. Depois de grande eles releram também. É uma história para crianças de todas as idades, faz uma reflexão e crítica à contradição da nossa sociedade com o olhar de uma criança inocente e generosa.

Ferdinando 19/08/2022

coração e flores
"Pois fiquem sabendo que nunca conhecemos ninguém completamente. Nossos melhores amigos reservam sempre surpresas."
esse livro é direcionado para crianças, mas mesmo assim, eu achei ele incrível. Tistu é uma criança com o coração maior que o corpo, o que nos faz repensar sobre nossas atitudes e também sobre muita coisa que tem no mundo. Apesar de não ter gostado tando do final, recomendo muito a obra.
A leitura é leve, rápida e flui, além do livro possuir pouquíssimas páginas. Deveria ser considerado uma leitura obrigatória.
p.s. tenham jardins!!

Laila Serafim 18/08/2022

Leveza & poesia
Que gostoso retomar essa leitura que fiz na infância!
Trata de temas profundos da humanidade com leveza, inocência e poesia. É de se emocionar!