O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Cecilia 17/06/2022

O menino do dedo verde
E quando Tistu vai aprender sobre a cadeia...
"- Por que é que os pedreiros puseram essas horríveis pontas de ferro por toda parte? - perguntou Tistu.
- Para impedir que os prisioneiros fujam.
- Se esta cadeia não fosse tão feia - disse Tistu- talvez eles tivessem menos vontade de fujir.
(...)
- Você devia saber que um prisioneiro é um homem mau.
- E colocam o prisioneiro aqui para curar a maldade?
- Experimentam. Tentam ensinar-lhe a viver sem matar e roubar.
-Mas eles aprenderiam bem mais depressa se o lugar não fosse tão feio!"

Esse trecho citado foi um dos momentos mais marcantes do livro pra mim. E é assim ao longo da história. Uma criança questionando questões importantes da nossa sociedade e encontrando soluções simples...

Um livro mágico, que levanta questões ecológicas e sociais de forma lúdica.

Confesso ter me emocionado muito com essa história, pois sã questões reais e tão complexas de serem enfrentadas nos dias atuais.

Quem dera tivéssemos todos vários Tistus para nos ajudar.

Tirei 1/2 estrela da avaliação por conta do autor. Incrível uma pessoa que escreveu este livro ter posição política tão torta. Inacreditável.

Recomendo muito este livro. História para todas as idades.

Maitê 16/06/2022

Esse livro eu peguei na biblioteca da escola, pedi uma recomendação para a Roseli (mulher que cuida de lá) e posso dizer que não tive muita esperança de que ia realmente gostar, mas no final a história me prendeu muito e eu terminei em um dia só! Não está entre meus livros favoritos mais posso dizer que irei recomendar muito ele

Isa 16/06/2022

mix de emoção
li por causa da escola e n estava esperando mto mas depois de sentir tantas emoções juntas e desses últimos 3 capítulos n tinha como n gostar to chorando mto com o final mto

Déa 05/06/2022

Ideais de um coração puro
A obra nos toca no sentido de questionar as ações do homem em relação a humanidade de modo geral, despertando a incomoda pergunta: o que falta para termos a mesma atitude do pequeno protagonista.
Claro que um dedo verde é impossível, mas o sentimento de compaixão e empatia não precisa de uma origem mágica.
Conclusão, um bom livro infantil, que nos dá um belo tapa necessário. A narrativa é repleta de representações lúdicas, numa escrita limpa e carinhosa.

jhullia 30/05/2022

não tinha muitas expectativas mas ao decorrer do livro vi como ele aborda muitos temas e faz críticas sociais tão boas e mesmo assim mantém o clima leve e doce durante a história.

Rayy 27/05/2022

Não dava nada quando comecei a ler, mas ao decorrer dele, pude notar que é simplesmente perfeito, aborda críticas sociais de uma forma simples, com outras palavras. É um livro que recomendo para pessoas de qualquer idade.

Domitila 23/05/2022

A história de Tistu
Relendo essa bela obra, pude refletir bastante sobre como Maurice Druon coloca um livro infantil, mas livros infantis devem cativar todos os públicos e essa obra te encanta.
Reflexões sobre a educação, guerras e a simplicidade da vida.

Leila 18/05/2022

Livro da infância
Se eu fosse selecionar os cinco livros mais importantes de prosa, livros que eu indicaria para qualquer leitor, um deles seria "O menino do dedo verde".
A história de Tistu é envolvente, cheio de ensinamentos, aprendizagens par a vida toda.
Li esse livro quando era criança e me marcou profundamente, tanto que muito anos depois, quando iniciei minha vida como professora, comecei a ler essa história sempre que podia para meus alunos.

Com uma linguagem simples, a história do menino que tinha o dom de fazer nascer flores e plantas em tudo o que tocava, vai transformar sua percepção do mundo...

augusto.defragacardoso 14/05/2022

O dedo Verde do menino
Uma bela história de Maurice Druon, autor francês. Que faz refletir de uma maneira simples sobre questões complexas, como a guerra, a pobreza, as prisões... Sob o olhar de um menino com um poder especial... Queríamos poder ter um dedo Verde, como o de Tistu, para embelezar o mundo e fazer o bem.

Alessandra384 06/05/2022

Apesar de ter lido esse livro quando era criança, não me lembrava de absolutamente de nada da história, só sabia que tinha gostado, rsrs.
O livro é infanto juvenil mas os adultos deveriam lê-lo também, ele traz tantas reflexões, mostra como complicados tanto algumas coisas que deveriam ser simples.

Ariane 06/05/2022

O menino do dedo verde
A ideia do menino ter o dedo verde trás uma sensação de esperança...o livro mostra vários problemas diários que o Ser humano passa,como na favela com várias casas mal feitas e etc.
O jeito em que o Tistu gosta de alegrar as pessoas com seu dom do dedo verde.
Esse livro também fala da desigualdade social, e a convivência da saciedade perante um mundo em que as pessoas vivem em seus próprios mundo sem cor e sem vida.
Tistu antes era só um garoto estranho e julgado por ser diferente, e no final conseguiu melhorar o pensamento de várias pessoas ao seu redor com apenas um dom..As flores.?

Rodrigo 05/05/2022

Esperança
Uma história de esperança, de empatia.
A maneira como a simplicidade de uma criança pode mudar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor.

Lerefalar 03/05/2022

Natureza, esperança e paz!
O MENINO DO DEDO VERDE – MAURICE DRUON (1957)

Esse livro é singelo, delicado e muito lindo. Fala de paz em tempos de guerra e de conservação ambiental em tempos de catástrofes naturais.

Tisto é um menino de 8 anos que não se adequou ao sistema de ensino tradicional o que gerou muita preocupação aos seus pais afinal ele é filho único e herdeiro da fábrica de canhões mais lucrativa da cidade de Maripólvora.

Então, seus pais decidem que ele irá aprender na prática, acompanhando os mais diversos trabalhadores em suas profissões. Já em sua primeira aula com o Sr. Bigode, o jardineiro, Tisto
Descobre seu grande dom, algo que irá mudar sua forma de pensar e ver o mundo e também, transformar a vida de toda uma cidade. Tisto trará esperança e leveza aos moradores de Maripólvara com o toque de seu polegar. Segundo o Sr. Bigode, Tisto tem o polegar verde e tudo o que toca floresce.

Tisto então ilumina toda a cidade, faz acontecer o que parecia ser impossível, faz com que as pessoas novamente passem a contemplar a natureza e encontrar felicidade nas flores. Com seu dom Tisto transforma um presídio, uma favela e um hospital, nesses locais as flores trazem acalento, abundância e vontade de viver.

Tisto inconformado com a guerra utiliza das plantas para acabar com ela afinal, quem consegue odiar em meio as flores?

Um livro que nos ensina muito sobre a flora. Um livro meigo que nos faz sorrir a cada novo milagre das flores. Um livro que nos ensina o poder da amizade, da compaixão e solidariedade.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ