O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Clara3322 03/09/2022

Tão doce quanto quem me indicou ?

Tistu é um menino que está descobrindo a tristeza do mundo e, no desejo de torná-lo melhor, semeia lindas flores no caminho.

Assim, Maurice propõe reflexões sociais, utilizando as lentes de uma criança, que perambulam a humanidade.

Aprendi ? respondeu Tistu ? que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?

Letícia 31/08/2022

Tistu e sua poesia
A pureza e a sensatez que só poderia ser descrita pela alma de uma criança.. que para muitos é tida como fantasiosa e irracional acaba por ser justamente a que mais vê a plenitude das coisas.

Já os homens grandes, cheios de pré concepções e de ideias estabelecidas, acabam por achar que estão no controle e acabam por se fazer ainda mais de reféns dessa maquinaria ainda maior que chamamos de vida.

Que esse livro seja sempre revisitado para lembrar do mais intrínseco e verdadeiro que nos acompanha e que acaba por ser a única certeza que levamos.. que possamos sempre ver o outro, a dor e aquilo que aflige o outro e assim como o Tistu, que façamos florescer em meio a situações desafiadoras, de injustiça e de desigualdade.

campos 28/08/2022

li pela escola
nao tinha nenhuma intenção de ler esse livro até a escola mandar, no começo eu achei tao chatinho e tedioso, mas no decorrer do livro foi chamando minha atenção e foi ficando leve e divertida a leitura, minha prova sobre ele é amanha!!

Lu Fernandes 23/08/2022

Sinopse:
Tistu?Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

Ruth 23/08/2022

Lindo
O Menino do Dedo Verde é para mim um livro de cabeceira. Li a primeira vez quando era criança e naquela época lembro-me de sentir uma tristeza ao final, mas só muitos anos depois compreendi o porquê. Já li e reli várias vezes esse livro e ainda o faço. Li para os meus filhos quando eram pequenos. Depois de grande eles releram também. É uma história para crianças de todas as idades, faz uma reflexão e crítica à contradição da nossa sociedade com o olhar de uma criança inocente e generosa.

Ferdinando 19/08/2022

coração e flores
"Pois fiquem sabendo que nunca conhecemos ninguém completamente. Nossos melhores amigos reservam sempre surpresas."
esse livro é direcionado para crianças, mas mesmo assim, eu achei ele incrível. Tistu é uma criança com o coração maior que o corpo, o que nos faz repensar sobre nossas atitudes e também sobre muita coisa que tem no mundo. Apesar de não ter gostado tando do final, recomendo muito a obra.
A leitura é leve, rápida e flui, além do livro possuir pouquíssimas páginas. Deveria ser considerado uma leitura obrigatória.
p.s. tenham jardins!!

Laila Serafim 18/08/2022

Leveza & poesia
Que gostoso retomar essa leitura que fiz na infância!
Trata de temas profundos da humanidade com leveza, inocência e poesia. É de se emocionar!

Amanda2041 17/08/2022

Se um jardim se transforma-se em livro seria esse...
??As duas palavras certas para descrever esse livro são "singelo" e "sincero. O tempo inteiro você se sente em casa lendo o livro, é como um espelho da infância, é como ouvir o seu avô te contando uma história. Eu sei, eu sei, isso soa muito romântico da minha parte, mas eu realmente me senti assim...
O autor tem uma escrita muito boa, acessível a adultos e crianças, e seu texto é regado de criatividade e sabedoria.
E quando você termina a história, só dá vondade de sorrir e fazer uma releitura.
Do jeito que eu falei parece até ser meu livro favorito, mas não, eu só gostei de como ele te faz viajar no tempo e lembrar de uma época mais simples da vida.
Por fim, é importante dizer que esse é um daqueles livros onde é melhor não saber muito da história pra ter uma experiência mais prazerosa??????
Beca 04/09/2023minha estante
Chorei tanto com o final deste livro, ele é incrivell ?

Rafael.Tadeu 08/08/2022

História linda e cheia de críticas sociais,um livro de criança para adultos.

Mas acho que por ter sido indicação de uma amiga que chorou muito com o livro,e eu amo chorar me envolvendo com a história,acabei esperando algo a mais,o plot final poderia ter sido um pouco melhor desenvolvido para causar aquela comoçao

Hilsa Camargo 07/08/2022

Primeiro livro que li sozinha, quando criança. Traz uma mensagem mais subjetiva e que talvez as crianças menores não absorvam bem, mas ainda assim, leiam para seus filhos

Jaqueline 04/08/2022

O menino do dedo verde
É um livro infantil, mas que traz grandes reflexões para nós adultos.

Tistu, não é um menino comum. Ele nós faz ter um olhar transformador sobre as coisas que são inaceitáveis e que são atravez do amor, da beleza, das flores que conseguimos transforma-las.

Fala sobre ideias pré-estabelecidas e à necessidade de um olhar crítico. Além das expectativas dos pais e da sociedade.

"Não podemos interromper as forças da natureza."

Recomendo ??

luizaxfm 30/07/2022

"As flores não deixam o mal ir adiante."
"A lua gosta das pessoas que passeiam de noite."

"A vida, afinal, é a melhor escola que existe."

"Os homens são muito tolos ao procurar se prejudicarem uns aos outros, como fazem constantemente."

"Nunca conhecemos ninguém completamente."

Thainá @thaii.limab 30/07/2022

há silêncios que despertam
"é preciso ter muita atenção quando os cavalos choram, é sempre por uma coisa importante."

Lindo!
Tistu era mesmo um menino muito diferente.

Que história maravilhosa, quantos ensinamentos!

"a vida, afinal, e a melhor escola que existe."

Manu 26/07/2022

Lindo lindo lindo
A história é só muito bonita. E muito triste, mas muito bonita kkkkk. Ver diversas situações da vida sob a perspectiva de uma criança, com as dúvidas que mais fazem sentido, sem a aceitação do inaceitável. Um dos meus livros favoritos com certeza.

Bia 24/07/2022

Apesar de ser um livro "infantil", ele ensina muito mais pra nós adultos, cada pedacinho dele é uma reflexão diferente. Tistu é um menino de alma tão pura!!
O final é surpreendentemente bom, mas pra pessoas choronas como eu, é triste!!
Amei o livro!!