O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Pieri 03/07/2023

Perfeito!
Não consigo descrever o quanto eu amei ler esse livro!
O escritor conseguiu me prender do início ao fim e com uma leveza nos faz rir e por fim arranca até lágrimas, entrou para o meu top 10 desse ano!
O menino do dedo verde conta a história de Tistu, um garoto que tem oito anos. Seu pai, cujo nome é Sr. Papai, é dono de uma fábrica de canhões com uma ótima reputação. Tistu fora educado até os oito ano em casa, pela própria mãe, mas agora os seus pais veem a necessidade dele frequentar a escola, só que tem um problema: Tistu não consegue se adaptar ao método de ensino. Ele acaba dormindo nas aulas. A escola então expulsa-o e o Sr. Papai decide que ele irá aprender de uma maneira mais prática, tendo aulas com o Sr. Bigode, que é o jardineiro e o Sr. Trovões que é o gerente da fábrica.
Durante uma aula com o Sr. Bigode, uma descoberta é feita: Tistu tem o dedo verde, mas não verde de ter a cor verde. Toda vez que ele encosta em alguma coisa com o seu dedo, naquele lugar nasce flores. Por ser algo que possa ser mal compreendido, Sr. Bigode e Tistu decidem guardar segredo e assim ele segue ajudando quando necessário, questionando tudo e todos, aprendendo e ensinando muito (principalmente nós leitores).
A história é linda e tem um plot twist que me fez chorar!!!

Math.carvl 29/06/2023

Extraordinário? Talvez
Recomendado para qualquer idade pois é simplesmente um livro incrível que vc vai se apaixonar desde os primeiros capitulos

Giu Aguiar 18/06/2023

Um aprendizado de bondade
Incrível, tocante, emocionante. Aprendi muito com Tistu em breves palavras. Por onde ele passa, o menininho leva o bem e alegria com seu poder do dedo verde.

Eu gosto da frase ?trate as pessoas com bondade?, mas, na verdade, entendemos que temos que tratar tudo humanidade, seja o pior dos lugares, há flores que hão de iluminar.

Achei uma leitura necessária a qualquer um que queira sentir leveza para consigo mesmo. Tistu é leve e exala simplicidade.

Seus questionamentos são sempre muito válidos e nos torna reflexivos sobre vários aspectos da vida. Recomendado 100%.

icynight. 18/06/2023

O menino do dedo verde
Esse livro foi a minha entrada no mundo literário, influenciado pela minha queridíssima professora de português Maria do Carmo, no sexto ano, em 2019. Mostro aqui minha gratidão a mesma, por me mostrar esse mundo que hoje é essencial para a minha sobrevivência.
E por alguma razão, eu só me lembrei de que ele foi minha primeira experiência literária agora, numa madrugada aleatória, mas, isso não muda os fatos.

manicoly 10/06/2023

Leitura Clássica
Li essa obra prima < ?
Sempre tive o livro,mas nunca tive interesse de ler,só que como fiquei de ressaca literária por um tempo resolvi ler < ?

Matheus783 08/06/2023

O menino do dedo verde.
"-É presiso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas. E o coração fica duro."

Rafa 08/06/2023

Puro e encantador
Leitura levinha e gostosa que nos faz refletir bastante sobre o mundo e as pessoas! Fiquei encantada com o modo que Tistu via o mundo! Deveríamos crescer e manter sempre o olhar puro de uma criança!

Yasmin827 08/06/2023

A história de nossas vidas
É um livro que parece simples mas que de simples só tem a aparência mesmo. Num momento específico eu achei que seria óbvio para todos (os adultos) que as transformações eram obra do Tistu, e o autor diz que o leitor só pensa isso porque sabe que está acontecendo de verdade, os adultos no livro nem sequer cogitariam essa possibilidade porque isso seria absurdo.
E de certa forma o livro mostra o que acontece quando nos tornamos adultos e as demandas e os problemas da vida começam a ocupar a nossa mente. Perdemos de vista essa simplicidade, inocência, essa vitalidade que a gente tinha quando era criança. Às vezes a gente consegue perceber que isso tá acontecendo, outras não...

Daisy 04/06/2023

Dizei não a guerra, mas dizei-o com flores.
Um dos primeiros livros que li quando pequena, peguei no farol do saber que existe próximo a minha casa (aqui em Curitiba existem mini bibliotecas nos bairros que se chamam "Farol do Saber" e dentro destes existem muitos livros que a população pode emprestar, igual uma biblioteca pública, o daqui se chamava Vinícius de Moraes, e eu sei todo o Soneto de fidelidade por que ficava recitando ele enquanto aguardava o farol abrir).
Esse livro peguei com poucas pretensões lembro eu, o que me chamou a atenção era a página final do mesmo, que eu curiosa sempre ia bisbilhotar rsrs a Daisy jovem queria entender o por que daquele final, e leu o livro inteirinho, é claro que na época demorei a beça... O que hoje, se não fosse os compromissos de adulta, teria lido em 1 dia... Mas a história de Tistu aqueceu meu jovem coração ?? a simplicidade diante a conversas que nós adultos fazemos ser tão complicadas...
A Daisy de outra hora, adorava vasculhar as estantes repletas de histórias que haviam ali, nem todas me chamaram a atenção, mas poucas permanecem na minha memória ( Entrevista com o Vampiro, A Moreninha e O menino do dedo Verde).
E esse livro é de uma singeleza, todos que tem filhos pequenos devem ler com seus pimpolhos! A história lembra muito, não pelo enredo, mas pelas boas práticas e pensamentos filosóficos, a história do pequeno príncipe, e da mesma você pode tirar grandes lições.

Téfy 31/05/2023

Lindo
História muito fofinha e fácil de ler, e eu não ter esperado o final deixou o livro ainda mais interessante.

Aline 29/05/2023

O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon é uma obra infanto juvenil rica por sua  sensibilidade poética escrita em prosa!

A história gira em torno do menino do dedo verde, chamado João Batista, mais conhecido como Tistu. É filho de pais ricos,  donos de uma grande  fábrica  de canhões (bombas, fuzis e itens relacionados), responsável pela riqueza da cidade chamada Mirapólvora.

O ramo comercial tem como base a rigidez e tradição familiar iniciada pelo avô de Tistu, continuada por seu pai, e consequentemente tendo-o como o próximo a assumir os negócios, assim que  atingir a maioridade.

As expectativas paternas para esse objetivo são altíssimas, seguidas por investimentos na educação: a princípio, dada pela mãe e de maneira frustrada, pela escola, o que gera consequências significativas na história.

Sem aguardar por maiores reclamações, os pais optam por novas formas de ensino, já que o menino parece não estar apto aos padrões formais escolares.

O jeito é aprender com a vida. Com dois professores, Tistu tem suas habilidades desenvolvidas a partir da observação e prática. Desse modo, seu dom é descoberto: semear com apenas um toque.

O dom, a princípio, alegra seu professor de jardinagem, Sr. Bigode,  que prefere manter em segredo; além deste, o professor Trovões, com temperamento curto e explicações realistas e frias
demais, traz à tona a espontaneidade do menino.

Com desejos por  leveza, alegria e 'ordem', Tistu apresenta situações graciosas por meio de falas e ações cativantes que permitem retomar os valores e atitudes  humanas em uma realidade cruel e dura nos espaços explorados por Mirapólvora.

Gui Wesley 29/05/2023

É bom
N sei muito o q dizer sobre esse, é um livro bom, mas n foi um dos melhores. É uma história q cativa bem, em muitos momentos parecia q eu estava de fato vendo a cena descrita no livro. O final me deixou bem triste.

Diana 29/05/2023

...
Achei meio bobo e com final viajado, mas até q eu gostei, não é de todo ruim, tem umas lições legais