O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Fernanda2810 27/05/2023

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
O livro é realmente incrível. No começo não fiquei muito fascinada, mas não durou muito tempo e o livro repentinamente se mostrou bem cativante.
Assim como o Pequeno Príncipe, este livro é revolucionário. Espero que muitas pessoas possam lê-lo.
Amei o livro. Com certeza se tornou um dos meus favoritos!

Isabele.F 24/05/2023

Lindo?
Eu li essa história há alguns anos atrás, mas sempre que eu me lembro dela eu fico com vontade de ler de novo de tão emocionante, perfeita e impactante.

Roberta Amaral 19/05/2023

O último do meu ciclo dos 23 anos
Comecei pensando que era um livro bobinho de criança mas não é, traz questões atuais e tem uma escrita poética.
Deve ser bom pra ler junto com as crianças, mas é bom para adultos tbm

iamwelky 16/05/2023

Relembrando a primeira leitura
Me dei a oportunidade de novamente poder ler este livro, mais de 20 anos após a primeira vez em que tive contato com o mesmo? sim, ele me emocionou. Que mensagem linda, que escrita, que diálogo, que felicidade em saber que o primeiro livro que li na vida, foi algo tão puro, genuíno e lúdico. Acredito encontrar outros significados na história se ler uma terceira vez, daqui uns 10 anos.

Espero de coração que se você pegar este livro para leitura, caia de cabeça nesse conto frágil, sensível e maravilhoso!

iamwelky 16/05/2023

O primeiro a gente nunca esquece
Primeiro livro que li na vida, após ter lido alguns quadrinhos na infância.

Minha madrinha (que infelizmente faleceu há pouco mais de um mês), me presenteou com este livro e me ensinou que a leitura era feita nas páginas frente e verso (eu imaginava que lia-se apenas a frente e o verso eram créditos. Lembro que não entendi bem de primeira a história, fiquei meio confuso, mas meu coração explodia em poder ler, em estar conhecendo algo novo.

Sem sombra de dúvidas, aquela atitude da minha madrinha, de me dar um livro de presente, mudaria minha vida para sempre! ??

Obs: Coloquei que o ano de leitura foi 1998, mas estou em dúvida entre 1996 e 1997 também. Isso minha falha memória dos 30 não me deixará ser preciso. Mas lembro fielmente que eram férias de Julho!

Giuliane4 09/05/2023

Para a escola
Lido para a escola, não me lembro muito desse livro pois faz muito tempo que li ele e eu não era leitora na época. Apenas lia por obrigação. Mas é um bom livro infantil

Guimarães 02/05/2023

"Estou pensando que o mundo podia ser bem melhor do que é"
Apesar de não ser um livro contemporâneo, tem questões atuais trazendo temas filosóficos, educacionais, sentimentais, sociais e psicológicos.

Tistu é um garotinho que foi considerado diferente das outras crianças por não conseguir acompanhar o sistema educacional, o garoto fica com professores particulares que inclusive é jardineiro e daí que Tistu descobre que o seu dedo do polegar é mágico e consegue fazer as coisas florescer. A onde ele toca as coisas nascem, e é daí que a narrativa da obra surge, esse garotinho questionador e que sempre busca soluções para os problemas que gente grande (adultos).

Como é construída as perguntas do garoto e como ele intervém nos problemas nos faz refletir sobre o amor, sensibilização, altruísmo e esperança. O menino do dedo verde não é ambientalista, é um livro que mostra que o contato natureza faz a gente se reencontrar, se humaniza novamente e que tenhamos esperança na vida.

"O menino do dedo verde" tem uma linguagem poética, uma mensagem universal e um final singelo que o torna ainda mais encantador. Vale a pena a realização da leitura.

"Se só viemos ao mundo para ser um dia gente grande, logo as ideias pré-fabricadas se alojam facilmente em nossa cabeça, à medida que ela aumenta. Essas ideias, pré-fabricadas há muito tempo, estão todas nos livros. Por isso, se a gente se aplica à leitura ou escuta com atenção os que leram muito, consegue ser bem depressa pessoa importante, igual a todas as outras."

Beatriz2268 01/05/2023

O Menino de Dedo Verde?
O menino do dedo verde (Tistu) é muito adorável, uma criança pura, que enxerga o que muitos adultos não são capazes de ver.

Eu amei muito esse livro, super recomendo! Pessoas de todas as idades devem ler?

Minha professora da biblioteca da minha escola, Gil, me indicou esse livro, obrigada professora, por tudo!?

skuser02844 28/04/2023

Tistu, o primo humano do Pequeno Príncipe.
O menino do dedo verde, escrito pelo francês Maurice Druon, é um clássico publicado pela primeira vez em 1957, recomendável para todas as idades apesar de ser classificado como literatura infanto juvenil.
Sendo o primeiro livro que eu li sozinha, aos 6 anos de idade, ele claramente possui um lugar especial no meu coração por causa das boas primeiras memórias no mundo literário.
Quando eu resolvi por isso em prova com uma releitura, o arrependimento não me alcançou.
De construção leve e simples mas cheia de significados quando um olhar mais atento pousa sobre as palavras, a história de Tistu, o menino do dedo verde, deve ser lida, sentida e compreendida. E não somente com o cérebro das pessoas adultas, mas com o coração que possuíamos quando ainda crianças.
A cidade de Mirapólvora, lar dos personagens, sofreu uma revolução nas mãos, ou melhor, nos dedos desse menino de 8 anos que foi expulso da escola por ser diferente de todos os outros.
?Prezado Senhor, o seu filho não é como todo mundo. Não é possível conservá-lo na escola.?
A atitude tomada foi a de arranjar para ele lições sobre tudo com diversos adultos, como o Sr. Trovões e o Jardineiro Bigode.
"A vida é, afinal, a melhor escola que existe."
E nela, Tistu é o melhor aluno de todos.
Com seu polegar verde ele é até mesmo capaz de acabar com uma guerra usando flores. E estas são eficazes para tudo na vida, mas para nada da morte.
Se você quer entender o significado dessa frase e possuir uma outra lente para se olhar o mundo, essa leitura te espera.

Bill 20/04/2023

Tistu era um Anjo
A história é uma leitura encantadora para crianças e adultos, com sua mensagem positiva e bem-humorada.

Tistu tem um polegar verde e mágico, mas o importante é que ele tem bons sentimentos e bom coração. Ele usa seus poderes para ajudar e fazer o bem.

Que sejamos todos como ele. Que possamos usar os nossos poderes por menos mágicos que sejam para o bem do próximo.

Mawkitas 13/04/2023

É ainda mais delicioso ler esse livro agora, adulta, do que foi ler aos 9 anos. Tenho uma pequena ressalva que me impede de dar as 5 estrelas, mas continua sendo um livro excelente.

maria cecília 11/04/2023

Uma história um pouco banal
Gostei do livro, mas achei ele muito raso pelo o que se propunha. foi um dos poucos livros trabalhados na escola q me chamaram um bocado a atenção, porém toda a história que teria por trás é tratada de forma rasa e um pouco porca.
não tem aprofundamento nos ensinamentos, muito menos morais de história realmente diferentes. é mais do mesmo, como sempre.

Francini.Lessa 10/04/2023

Um experiência inocente
Já imaginou transformar tudo em que tocar? Não, não, a história não é sobre Midas, mas sobre um pequeno menino que não se adapta à escola e enquanto tenta aprender lições, mostra-nos o que realmente é importante!

naclaxvz 06/04/2023

Que livro lindo!! muita gente compara com o pequeno príncipe, eu achei tão bom quanto.

um obra feita pra crianças mas tem muito a ensinar aos adultos. história cheia de reflexões lindíssima e necessário, um livro para todos os públicos ??

Ioneide 05/04/2023

Os livros infanto-juvenis sempre me encantam
A história de um menino que transformava tudo que tocava. A classificação diz ser infanto-juvenil porém é uma leitura para qualquer idade.