A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

florescerdaleitura 25/09/2021

G.H. somos nós
Resenha do livro A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector.

Esse é um romance das reflexões da personagem G.H. . A cena onde a história ocorre é o quarto da empregada, mas o ápice da escrita é a introspecção da personagem.

No enredo temos G.H. optando por limpar a casa após ficar sem a faxineira. Logo no início ela decide se desconectar do mundo exterior e vai ao quarto da empregada.

Já na entrada do quarto ela paralisa, primeiro espantada com a limpeza do mesmo, e depois com o quadro feito supostamente pela empregada. Depois ele se assombra com a vista da barata, e com sua morte.

Essa parte da leitura me lembra muito A metamorfose de Franz Kafka. Ambos os personagens tem sua vida desestruturadas por uma barata, seja virando uma ou simplesmente a experimentando.

Nesse livro somos levados de mãos dadas pela personagem a uma introspecção sobre o amor e a paixão. É uma obra que exige inúmeras releituras. Uma leitura só é pouco para abranger toda a complexidade da Clarice.

Não sabemos que nome G.H. representa, e nem é preciso pois, juntos com ela nos tornamos G.H.. Ela se faz presente em quem a lê e caminha com ela pelas profundezas da alma humana.

"Viver não é coragem, saber que se vive é a coragem".

Liandra Schug 17/01/2021

Não bateu
Essa foi minha terceira releitura dessa obra, mas dessa vez eu não consegui segurar na mão da G.H. e embarcar nas viagens existenciais que ela fez. Algumas reflexões foram bem interessantes, mas a maior parte do livro pareceu muito repetitivo e enrolado, o que me atrapalhou para entrar no clímax dele. Tive que ter muita força de vontade pra terminar de ler.

Suzana 28/12/2021

A paixão de todas as paixões
Como Clarice é refrescante, como é surpreendente! Acho que nunca vi uma perspectiva tão contra-intuitiva do amor e da humanidade... Poucas coisas são tão individuais, pessoais, íntimas, quanto o amor, mas nesse livro, Clarice subverte tudo isso.
Através da ideia do "insosso" ao qual sempre retorna, a humanidade, e tudo o que é relativo ao homem, em contraposição aos animais, é atribuição de valor, de peso, de significado e de valor a tudo o que percebemos, ser homem é comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, é dividir o mundo em salgado e doce. Mas o tipo de amor que Clarice desvela, a paixão segundo GH depende de atingir o não-humano, o insosso, que nos despe de qualquer "acréscimo" aos quais pensamos dever nossa individualidade, é, à semelhança dos animais, simplesmente ser, simplesmente viver, sem que haja bem ou mal nisso, finalmente atingindo a "mulher de todas as mulheres" e o "homem de todos os homens".
Com uma escrita frenética, vomitada e inacreditavelmente sofisticada, Clarice nós faz degustar uma ideia de amor e de existência quase religiosa que supera os limites do indivíduo, da linguagem, dos símbolos, que não tem interesse em ver Deus, mas vivê-lo.

Liliane 11/12/2020

A história de uma mulher, no interior de seu apartamento, num momento cotidiano, ao se deparar com uma barata, começa uma série de divagações... Extremamente filosófico existencialista. Leitura incrível!

Lorenlac 07/05/2023

Um livro, complexo, denso, cheio de analogias e reflexões. G. H. filosofa sobre a existência em si e faz questionamentos pertinentes que te fazem pensar na vida e no que você espera dela.

Um livro para ser sentido e não entendido.

Olívia Giacomin 07/05/2021

genial, poético, confuso e nojento..
na minha resenha de perto do coração selvagem eu mencionei meu projeto pessoal de ler todos os romances da clarice lispector e escrever aqui uma espécie de resenha na tentativa de guardar as impressões que tive enquanto conhecia a autora, e é justamente por isso que venho aqui hoje comentar como foi ler a paixão segundo GH.

eu comecei o livro sem saber muitas coisas a respeito do enredo, eu só sabia que ia envolver uma barata e que muita gente considera nojento mas ao mesmo tempo sensível e poético, confesso que sempre fiquei confusa quando me falavam desse livro, como é possível um livro tão curtinho ser bonito e nojento ao mesmo tempo? até que eu li e entendi, realmente essa descrição faz sentindo, tem partes nojentinhas, principalmente para quem tem problemas com baratas, mas é um livro com muitas reflexões profundas e bonitas (clarice, né..)

de forma bem resumida a história é assim: a GH (não temos o nome dela, só essas iniciais) acorda, toma seu café da manhã, fica pensando várias coisas e decidi fazer uma faxina no quarto da empregada que ela demitiu, ela acha que o quarto vai estar sujo e quando entra fica surpreendida com a limpeza e organização do ambiente, mas ela vê uma barata num canto e ai a gente entra numa confusão (uma confusão boa) de pensamentos, sensações e sentimentos.. sim, é um enredo bem simples, mas é muito a cara da clarice pegar isso e transformar em algo profundo.

de maneira geral, eu gostei do livro, adorei a forma como ele começou, mas confesso que por volta de 60% eu comecei a ficar meio cansada da história, queria deixar bem claro que isso não é sobre o texto, é sobre mim, eu comecei a achar um pouco repetitivo e até confuso, mas eu volto a fazer o mesmo comentário que fiz na resenha de a hora da estrela, quando se trata de clarice lispector, não tem como entender tudo, muitas vezes você não vivenciou nenhum sentimento parecido com aquilo e lida com o estranhamento ao ver certas coisas acontecerem e foi o que rolou comigo, eu fiquei perdida nos pensamentos da GH, talvez me faltou uma sensibilidade ou paciência, mas mesmo assim, valeu demais a leitura e eu tenho certeza que no futuro irei reler e provavelmente terei outra experiência.

Ana 23/01/2021

Que brisa, hein
Gosto de Clarice, mas dessa vez realmente não rolou. História chata e arrastada. A G.H por um motivo insosso entra numa crise existencial absurda completamente sem pé nem cabeça.
Tem seus momentos sim e tem reflexões que são bem interessantes até, com aquelas frases que só Clarice sabe escrever - em compensação a história podia muito belamente ser um conto com menos enrolação e brisa da personagem.
179 páginas infinitas que mais pareceram 1000. Haja esforço e boa vontade pra terminar esse livro.
awesomeasfck 31/01/2021minha estante
Senti o mesmo, enrolei tanto para ler, e não me dava vontade de continuar, nada que nos prenda

Elson Santos 19/11/2021

Uma mulher a frente do seu tempo.
Leitura pesada, e humildemente não sei se estavasse preparado pra ela. Entretanto, é possível enxergar a genialidade da autora em falar sobre os mistérios da vida, do ser humano, e os desafios do autoconhecimento.

Rodrigo 19/04/2021

Transcendência
É transcendendo que Clarice Lispector nos apresenta G.H., uma mulher que a partir de um momento vê a vida passar em sua frente e reflete sobre suas ações, desejos e pensamentos.
Que livro!!!!

Karina Paidosz 26/01/2021

Meu primeiro livre dela e vou confessar que não gostei.

Não sei se todos os seus livros são assim, e espero que não, mas achei o desenrolar muito viajado e sem sentido.
Parecia interminável.

Tenho outros da Clarice na minha lista.
Espero gostar mais.

Escolhi uma frase do livro que gostei:

"Ah, meu amor, não tenhas medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão."
Dani.Giardin 05/03/2021minha estante
Também não gostei ?

Karina Paidosz 05/03/2021minha estante
Kkkk triste, né?! Só continuei a leitura pois era leitura do grupo.

Cristiane.Cardoso 27/03/2022

Ler Clarice Lispector é um desafio pessoal.
Toda vez que a leio, sou tomada por uma energia que me faz mergulhar mais fundo em minha vida, me conhecer melhor. Mas acredite, ler Clarice não é uma tarefa fácil.
Acredito não ser capaz de ler na estrelinhas da escrita de Clarice, de fazer uma análise pormenorizada da sua obra, da sua maneira de desvendar os mistérios do mundo, pois nem sempre compreendo ao menos o que ela fala.

Ao terminar a leitura de A paixão segundo G.H., parece que minha cabeça ia explodir. Foi uma leitura bem difícil, de grande profundidade filosófica, onde ela fala sobre o seu lugar no universo, sobre o pensar e o sentir, sobre as inquietações e reflexões acerca da vida de G.H., a protagonista da história que se sente perdida e sem propósito no mundo.
Um quarto de empregada, um desenho feito com carvão na parede e uma barata levam G.H. a mergulhar numa profunda reflexão sobre suas individualidades.
O dilema de G.H. inicia quando ela decide fazer uma limpeza no quarto de empregada e aparece uma barata, que em meio ao pavor, não vendo outra forma de fugir, ela enfrenta os seus próprios medos e fecha a porta do armário separando a barata no meio. Ao sentir a dor de matá-la, G.H. mergulha também nas dores guardadas em seu âmago. Sentimentos estagnados, nunca expressados ou mal resolvidos que agora se revelam para si mesma, num intenso fluxo de consciência vivido pela personagem.
Sinceramente, parece que minha mente está muito mais embaralhada que a de G.H., ou a de Clarice.
Se gostei ou não? Só acho que não li num momento certo. Terminei a leitura com essa certeza e com a sensação de que ainda devo voltar a ler.
Amo Clarice, mas confesso que G.H. não me cativou. Queria muito ter gostado do livro, mas quem sabe futuramente, em uma releitura, quando eu estiver "mais organizada" do que estava agora, eu possa mudar minha opinião.

Já leu essa obra?
Comente como foi sua experiência de leitura
Cleber 28/03/2022minha estante
A primeira vez que esse livro eu não entendi é nada, mas recentemente li em uma leitura coletiva e me ajudou bastante. Agora é um dos meus livros preferidos da Clarice.

Cristiane.Cardoso 28/03/2022minha estante
Quero reler futuramente. Espero que dá próxima consiga entender melhor, assim como você. A leitura em grupo é muito boa, um ajuda o outro na compreensão.

Tayla 31/03/2021

"Como poderia eu dizer sem que a palavra mentisse por mim?"
Uma das leituras mais reveladoras, impactantes e desafiadoras que já fiz.
Ansiosa para a releitura.

Raul 17/12/2020

Talvez eu na?o seja uma ?pessoa de alma ja? formada?. Consegui extrair muito pouco da mensagem desse livro. Passei a maior parte da leitura me esforc?ando para tentar entender o mi?nimo do que ela queria dizer com aquilo.

Por mais desafiador que um livro seja, notamos o desejo do autor de se fazer compreendido. Mas parece que Clarice na?o quer ser compreendida (talvez nem mesmo por si pro?pria).

Na?o foi uma boa experie?ncia de leitura pra mim, mas tambe?m na?o me fez desistir de Clarice. Entendo que so? na?o foi um livro pra mim.

Marcinhow 28/01/2022

Há umidade no deserto...
Sabe aquele livro que só cresce a cada releitura? Esse é o caso...
Reler A Paixão Segundo G.H depois de tanto tempo e ter uma experiência ainda melhor do que a primeira vez, faz desse livro um dos meus favoritos da vida!

Kecia.Viana 19/02/2022

Só sente e vai
Ler Clarice nunca é fácil para mim. Eu sempre pego um livro dela quando não estou bem.

Em meio à crise de ansiedade ela é perfeita. Ela me fez refletir, me sentir, me enxergar e me compreender.

Nos entendemos nas nossas loucuras.