O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Tamara Ferraz.As3Artes 10/02/2024

Uma trama de tirar o fôlego
Amei o livro!! Com uma história maravilhosa e envolvente, bem situado em um momento histórico, com muita ação e delicioso de ler. A escritora combina com mestria personagens e acontecimentos históricos e ficcionais em uma trama de tirar o fôlego, nos prendendo do início ao fim. A história se passa durante a guerra civil espanhola e II guerra mundial. Sira Quiroga, personagem forte e determinada, vai evoluindo e nos surpreendendo. Uma leitura excelente e deliciosa.

Tatisr 11/07/2020

Espetacular!!
Sou meio assim com livros longos, esse foi o primeiro livro longo que me prendeu, não foi o tipo de leitura que fica enrolando para acontecer tudo no final, me prendi horrores na trama e vivi os suspenses enfrentados pela personagem, além disso nos insere numa guerra, que aliás não tinha a menor idéia de como tinha sido a segunda guerra na Espanha, e a autora soube incluir isso de maneira pontual e leve misturando realidade com ficção. Eu gostei muito!! Super indico.
Socorro.Amaral 11/07/2020minha estante
Gostei da série, mas nunca li o livro vale a pena comprar?

Tatisr 12/07/2020minha estante
Eu nem sabia que tinha série kkkk.. eu gostei muito do livro .. vai de cada um, já me indicaram livros q não gostei, mas se está curtindo a série pode ser que goste. Eu particularmente prefiro fazer a ordem inversa.. sempre ler primeiro e depois ver série ou filme.

Socorro.Amaral 24/07/2020minha estante
Ok, obrigada pela dica!?

Larissa Verena 21/12/2023

Então... Sira é uma personagem interessante, mas a narrativa é longa e cansativa.
Entendo que muita gente amou, mas não funcionou para mim. Todas as situações são descritas à exaustão, alguns capítulos da segunda parte são compostos quase totalmente por monólogos da Rosalinda (Sira mal abre a boca), ela tenta ser bem realista na maior parte do livro, mas o final é Hollywoodiano demais para mim e esse epílogo foi totalmente desnecessário, o que eu realmente queria saber virou um imenso "talvez". A terceira parte é a melhor do livro.
Sei lá, não é ruim, mas não é maravilhoso como eu esperava. Não pretendo ler a continuação.
Jessica 29/12/2023minha estante
Eu amo esse livro, o desenrolar da história e as personagens. Mas esse final de "talvez" me deixa p da vida! Nesse quesito, a sério é superior e dá um final decente pra história.

Larissa Verena 29/12/2023minha estante
Eu espera algo como A Rede de Alice, mas me decepcionei. Assistirei a série no futuro, talvez eu goste mais.

Razuki 28/11/2020

O medo não quis ficar, foi comigo...
Eu gostei muito do livro, confesso que no início estava um pouco desanimada, a leitura foi um tanto arrastada, mas depois que ela conhece a Candelaria tudo fluiu melhor.

Agora depois da leitura fez muito sentido ter uma série, por vários momentos pensei... "agora sim a história acabou"... Aí de repente começava uma nova etapa e mais interessante que a anterior, esse vai e vem de personagens trazia fôlego p/ leitura.

Achei a escrita bem amarradinha, com um contexto histórico muito ambientado, não me perdi em nenhum momento, mesmo não gostando muito de livros com esse tema.

Não é um livro que vou ler novamente, mas com certeza irei assistir a série e recomendar bem quando me perguntarem.

Cintia295 24/10/2023

Começou muitooo bem, vários acontecimentos, agonias, paixão, abandono, dinheiro. Praticamente tudo ao mesmo tempo eletrizante.
Mais ou menos do meio para o final, foi desanimando, fui achando cansativo, esse homem misterioso não gostei, o final do casal não me convenceu.
Gosto desse tipo de tema do livro guerra, o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver. Por isso, até que dei uma nota boa. Mas algumas coisas não gostei mesmo.
Jamile.Almeida 24/10/2023minha estante
Exatamente, amiga? o livro foi morrendo rs

Cintia295 24/10/2023minha estante
Foi sim, começou tão bem, triste ??

Débora 09/12/2023minha estante
Concordo com você, a história foi morrendo. A primeira metade li em dois dias a segundo demorei muitooo.

Katharina 15/07/2020

Leitura muito fluida, um enredo ótimo e muitas informações sobre a situação da Europa na segunda guerra.

Cristiane 25/05/2022

O tempo entre as costuras
Um dia estava em uma livraria e minha irmã Consoelo me indicou este livro. Disse que era um romance que nos veríamos nele, pois bastidores do ateliê de costuras recordava nossa infância em meio as encomendas de nossa mãe que também é costureira. Como era um livro que tratava da segunda guerra não me interessei. Tempos depois eu o adquiri e com o empurrãozinho do projeto Revivendo20tage da Anna Intimista acabei lendo.
No livro a personagem Dirá vive na Espanha, com a mãe. Interrompe os estudos para trabalhar no mesmo ateliê que sua mãe.
Cresce. Fica noiva de Ignácio que sonho ser servidor público, marca o casamento e compra uma máquina de escrever. Na loja conhece o sedutor Ramiro, se apaixona por ele e vão viver juntos. Para desgosto de sua mãe.
Um dia ela conhece seu pai, recebe dinheiro e jóias. E um conselho: vá embora da Espanha, a guerra vai estourar.
Ela e Ramiro vão para Marrocos. Têm planos de fundar uma escola de datilografia, uma franquia de escola de datilografia Argentina.
Um dia ela acorda no hotel em Marrocos, Ramiro havia abandonado, levou todas as jóias e o dinheiro herdado de seu pai. Deixou a conta do hotel e um bilhete...
Ela foge e come o pão que o diabo amassou.
Em Marrocos com ajuda da dona da pensão onde mora abre um ateliê. Conhece Rosalinda Fox e a coisa esquenta.
Até metade do livro não há espionagem, só os infortúnios de Shira. Depois ..
As cenas em Marrocos são belíssimas... E a questão da guerra é pano de fundo. O mais interessante é a forma como a comunicação entre Shira e o serviço secreto. Ah! E o ressurgimento das personagens também... Quando menos se espera reaparece Ignácio (o noivo), depois Gonçalo (o pai da Shira)...... Tudo bem costuradinho.

Anne 18/10/2022

Fiquei 3 anos pra terminar esse livro, não me prendeu em nada e no final foi tão água com açúcar quanto parecia ser.
Bruna 12/01/2023minha estante
SIMMM, eu fiquei 1 ano lendo ele e não me prendeu nadaa

Yasmin.Narciso 28/08/2020

O tempo entre costuras
Nossa, nunca fui muito fã de romances no entanto esse livro é simplesmente maravilhoso, eu não conseguia parar de ler. Uma história emocionante de como a vida te oferece limões e você faz uma limonada.

dialogonoslivros 05/03/2021

Sira Quiroga, a mulher de mil faces
Em 2018 me encantei com a série "O Tempo Entre Costuras", que na época ficou na minha lista de favoritas. Ainda assistindo a série soube que havia o livro e logo fiquei louca para ler, porém nunca o encontrava nas livrarias. Então em outubro de 2020 esse livro literalmente caiu nas minhas mãos e ficou para a minha meta de leitura 2021.

Parafraseando uma das resenhas aqui do SKOOB, porém indo um pouco além, não só me tornei amiga de Sira, como também fui Sira. Vivi seus medos, suas dores, suas transformações e seu crescimento ao longo do romance. Me apaixonei perdidamente por seus amantes e por seus trabalhos.
María Dueñas costura a história de Sira como um grande manto de força, coragem e superações. A forma como a autora escreve me encantou muito, tão poética, tão tocante e tão visceral que precisei de mais de um marcador para grifar as frases tão lindas que recheiam esse livro. As descrições são tão bem feitas que não é difícil se ver no Tanger, nas ruas de Tetuan, Madri, Estoril e Lisboa. Também não é difícil dar vida aos personagens, reais e fictícios, como se eles estivesse em nossa frente.
O livro conta com - pequenos - furos, mas nada que possa atrapalhar a leitura. E talvez, só por isso eu dê a ele 4 estrelas.
Como uma boa história espanhola "O Tempo Entre Costuras" nos traz romances avassaladores, suspense, dramas reais, e fatos históricos que mudaram o mundo e a vida de milhares de pessoas.

Quanto a edição: adquiri a edição de bolso da Planeta Livros (aquela coma capa da série), e se mostrou muito completa com várias notas de rodapé que nos ajudam a situar a história na linha do tempo das guerras. Entretanto, por ser uma edição de bolso as margens deveriam ser maiores, diversas vezes tive que forçar a abertura do livro para conseguir ler.

Boneca sem manual 24/06/2020

Poderia ser só mais um romance adolescente, mas mostra que é possível mulheres tomarem as rédeas de suas próprias vidas.

Paula 30/09/2021

Mais um favorito do ano!
Que leitura! Desde quando assisti à série de tv ano passado, fiquei com vontade de ler o livro, parecia até que estava relendo. Me admirei como os personagens foram tão bem retratados na adaptação, eles são extremamente cativantes, torci pelos mocinhos o tempo todo. Mesmo sabendo dos acontecimentos da história, li com expectativas e feliz por estar conhecendo este livro tão maravilhoso. A escrita da autora é perfeita, chega a ser poética. O romance é lindo, mas ela só dá migalhas para o leitor. A protagonista tem uma construção incrível. Um ponto negativo para mim foi o ritmo das primeiras 100 páginas, mas a partir de certos acontecimentos na vida da Síria, o livro chega a ser frenético. Quero muito conhecer o próximo livro publicado sobre a Sira!