Razão e Sensibilidade. Orgulho e Preconceito. Persuasão

Razão e Sensibilidade. Orgulho e Preconceito. Persuasão Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão

Veh 21/02/2023

Orgulho e preconceito se destaca demais
Razão e Sensibilidade (2,5/5)
Nesse livro Jane Austen traz mais uma de seus romances, agora com a história girando em torno de duas irmãs com personalidades bem diferentes que passam por problemas e desilusões amorosos.
Pra mim o que mais me conquistou e se destacou pra mim foram as protagonistas irmãs serem bem focadas ao longo do livro, quase como duas protagonistas. Diferentemente dos outros da Jane que são focados no casal esse teve MUITO pouco em relação aos casais (crítica negativa).
Apesar de ter gostado da relação das duas e ser um pouco diferente dos outros livros nesse sentido achei o romance bem fraco. Não teve quase nada no livro todo, impossibilitando de se conectar com os casais. Eu não ligaria tanto pra isso se ao longo do livro pelo menos fosse mostrado uma história mais interessante, mas parece que não acontece NADA no livro todo. É beeeem monótono, realmente parece que a história não anda e é uma grande encheção de linguiça. O que salva mesmo é a escrita maravilhosa da Jane porquede resto k tenho nem o que falar.

Orgulho e preconceito (4,5/5)
O romance mais famoso da Jane Austen na minha visão realmente merece todo o reconhecimento que tem, que história maravilhosa.
A história gira em torno da conturbada (ou não)relação entre Elizabeth e Darcy, que com o preconceito daquela e orgulho deste, acabam interferindo na vida de todos ao seu redor.
Apesar de ser uma história com a marca da Jane Austen que conhecemos, esse, juntamente com Emma, se destaca pra mim pela sagacidade e humor da Jane, que neste livro está num nível superior . Apesar de ter sim momentos que a história fica mais parada, a história consegue captar a nossa atenção durante toda a narrativa, com a escrita tão marcante da Jane e com a sua capacidade de escrever personagens tão complexos mas ao mesmo tempo tão relacionaveis, mesmo tendo contextos tão antigos.
Amei o enredo deste livro, os casais são muito bons e as reviravoltas são chocantes. Uma atmosfera bem cômica e romântica, o relacionamento do casal principal e suas discussões são impagáveis, me diverti demais kk

Persuasão (3,5/5)
Anne e Frederick eram apaixonados, mas Anne foi persuadida pela família a abandonar o relacionamento devido à pobreza do namorado. Após 7 anos, e com novas realidades, os dois voltam a se encontrar e lutam para superarem  esconderem o antigo afeto.
É um livro bem mais maduro e com uma pegada diferente dos demais a Jane. A protagonista já não é jovem, tem 28 anos, e não trata apenas da progressão de um relacionamento amoroso, mas sim de um que já possuía raízes.
A história em si é bem melancólica e não tem aquelas pitadas de comédia e situações que nos fazem transportar pro século 19.
Agora em relação ao que já li da Jane, esse é realmente o menos elaborado (até pelo contexto no qual foi escrito). A história em si é bem lenta e as vezes massante, sem contar a quantidade de personagens que poderiam nem existir já que não fazem muita pra andar com a história kk, fiquei muito perdida. No geral não me empolguei muito, se tivesse mais dos personagens principais seria melhor mas como sempre a Jane faz a gente sofrer.

thalita 20/02/2023

Jane Austen é muito boa! o que deixa a desejar é essa edição que possui as letras bem pequenas (toma quase toda a folha) e isso torna um pouco exaustivo, mas tudo bem. os que mais gostei foram Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, com certeza!

eyllebasi 29/01/2023

A razão, o orgulho e a persuasão de Jane Austen
Jane Austen é uma das precursoras de todos os romances que conhecemos, mesmo não tendo vivido de fato um, tem em sua escrita uma maneira delicada de satirizar a sociedade de sua época. Sua maior crítica, e encontramos isso na maioria de seus livros, é em relação a como o dinheiro era colocado em tamanha importância que ignorava o coração e a sensibilidade humana, algo que eu diria que não é muito diferente hoje, onde status ainda é o que domina.
Em Razão e Sensibilidade, vemos duas irmãs totalmente opostas que passam por situações complicadas em relação ao amor e cada uma reage de uma forma diferente, algo muito comum nos livros de Austen onde há paralelos entre sentimentos, gosto da certeza e maturidade de Elinor mas nada me fascina mais do que a visão apaixonada de Marianne que deixava sua sensibilidade fluir, ao decorrer dessa história entendemos que a Razão e a Sensibilidade devem e podem andar juntas, e que elas são de fato irmãs.
Em Orgulho e Preconceito nos encontramos com o casal mais conhecido da cultura pop Elisabeth e Darcy, mais uma vez vemos um paralelo de personalidades e sentimentos que são ainda mais visíveis que antes, e é mais engraçado ainda quando enxergamos orgulho e preconceito nos dois protagonistas, esse casal conquista o coração do leitor com suas provocações e implicâncias de tal modo que devo dizer que eu os amo ardentemente.
Por fim, encontramos o último romance da Jane Austen e assumo que o meu preferido, Persuasão mostra a protagonista Anne Elliot que se arrepende de muitas decisões do passado e sente uma onda de emoções ao se encontrar 8 anos depois com o tal passado novamente. O plot do ex namorado me surpreendeu bastante e Anne trás a nós um reconhecimento e representatividade para aquelas pessoas que não superaram um grande amor do passado, uma personagem madura e forte, um casal especialmente apaixonado e um amor que vence os empecilhos da sociedade e vai além do tempo que estiveram distantes.
Todos os romances da Jane são fascinantes e sempre trazem mensagens que se você quiser podem mudar sua visão sobre amor, e me encanta mais ainda as raízes cristãs (1 Coríntios 13 expressa o que ela colocou em sua escrita) que encontramos nas mensagens e histórias de amor da Jane Austen misturadas com a personalidade de uma mulher de opinião e madura o suficiente para saber o que é amor

E hoje, 206 anos depois, você consegue se perguntar o que é amor para você, e como você escreveria sobre ele?
wtflaurete_ 29/01/2023minha estante
os melhores da autora! amo demaisss

Fernanda 16/01/2023

3 livros surpreendentes.
Comprei esse livro ( que são 3 em 1) por causa de "Orgulho e Preconceito" , mal poderia acreditar que a história a qual mais me apegaria seria "Razão e Sensibilidade". No mais, a Jane Austen tem uma escrita que é um misto de sarcasmo com profundidade de sentimentos. Gosto de como mesmo acontecimentos triviais se tornam um episódio interessante a se acompanhar. Dos 3 livros, meu preferido foi o primeiro - os outros são bons, mas o primeiro tem muito mais plot twists e mexeu muito mais comigo. Persuasão, por sua vez, é uma história que achei mais monótona - mas a personagem foi muito bem construída, ela é forte e reflete sobre os erros do passado de maneira que quando teve a oportunidade de fazer diferente, simplesmente o fez.
As personagens da Jane, no geral, são sempre assim: elas simplesmente surpreendem. Dado ao período no qual foram escritos, os livros estão realmente à frente de sua época.

matheus 16/01/2023

jane austen te vejo como figura materna
amei muito todos os três livros, meu favorito foi orgulho e preconceito seguido por persuasão, e por último, razão e sensibilidade.
senti tantas emoções lendo cada um que gostaria de ler tudo de novo.

Luísa.Anjos 09/01/2023minha estante
Misericórdia kkk

Caroline559 09/01/2023minha estante
Meu Deus! Kkk

Little.Mouse 09/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKK é exatamente isso kkk até no filme kk mas eu amo kkk

Nicolle 02/01/2023

Um verdadeira overdose de Jane Austen
Ler Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão, uma obra seguida da outra, foi, sem dúvidas, uma experiência espetacular.
Mergulhei nos universos criados por Jane Austen esperando somente coisas boas e saí extasiada pela excelência de sua narrativa.
Recomento a leitura à todos, sem a hipótese de qualquer ressalva, pois inexiste qualquer possibilidade de decepção com as maravilhas vislumbradas nas histórias escritas por uma autora importantíssima como Austen.

Kadh0 27/11/2022

Razão e Sensibilidade
O clássico Razão e Sensibilidade foi o primeiro livro da romancista a ser publicado no ano 1811. Jane Austen revolucionou a literatura com suas obras críticas sociais e sarcásticas.

Considerada escritora de transição dos períodos romancista e realista. A escritora usou o pseudônimo de “A lady”, usando uma visão muito além do seu tempo.

Neste clássico atemporal Jane Austen destaca a história de duas irmãs com personalidades diferentes: Elinor é razão, analítica, centrada, já Marianne é toda sensibilidade, Austen usa as irmãs para mostrar os perigos da época por ser franco demais numa sociedade essencialmente hipócrita onde há muito mais mérito em esconder do que em mostrar.

Após a perda de Henry Dashwood, sua esposa e filhas Elinor, Marianne e a jovem Margaret veem-se subitamente empobrecidas e obrigado a trocar a mansão onde moram por um pequeno chalé em Barton Park.

É nesse novo ambiente que a família viverá toda a euforia de sentimentos e emoções. Narrado na terceira pessoa, é um grande duelo entre a racionalidade e o sentimentalismo. Na busca da plena felicidade numa sociedade onde a masculinidade predomina e o poder aquisitivo sobressai, Jane Austen nos absorve com seus personagens sensíveis e cativantes, num cenário extremamente romântico, dando asas a imaginação, com riqueza nos detalhes nos transporta para vivenciar a sociedade rural georgiana retratada.

A narrativa nos permite uma visão mais abrangente da história, linguagens rebuscadas e diálogos impecáveis, muita das vezes irônicos, uma história intensa e emocionante. Criticas acidas a sociedade em diversos momentos.

A escrita da autora é encantadora, altamente envolvente, fazendo você sorrir para seus pontos fracos, apontados com tanta inteligência. Naquela época a convenção as impedia de discutir questões sociais e políticas. A crítica social estampa a história, aparecendo em diversas formas, sob cada personagem que fora criado e inserido na trama. Impossível não pensar o quanto da época ainda surte seus efeitos nos tempos atuais.

ã¹ã¨ãª 26/11/2022

Orgulho e Preconceito
Sem sombras de dúvida, a Jane Austen é uma excelente autora, capaz de fazer os leitores mergulharem em suas histórias de uma forma incrível e encantadora. Porém, não acho que o prazer de tal jornada seja gratificante ao final (ouso dizer que nem durante boa parte da leitura) para todos. Foi o que aconteceu comigo, infelizmente. O meu primeiro contato com a obra foi, através do filme de 2005 e, após anos, com a série (?), realizada anos antes, E foi amor à primeira vista! Uma das minhas obras preferidas com toda a certeza. Por esse motivo não sosseguei até comprar a versão física do livro, o que só aconteceu este ano. Finalmente poderia lê-lo! Contudo, apesar da grande expectativa, não consegui sentir o prazer tal qual senti com o filme e a série, citadas acima. Achei a leitura enfadonha e as conversas, a maioria, tão cheias de enfeites que fiquei extremamente cansada e dispersa. E a interação do Sr. Darcy e Elizabeth, a qual achei que compensaria essa minha dificuldade em adentrar mais profundamente na leitura, não foram o suficiente para findar a minha impressão e frustração com boa parte do livro. Isso acabou me influenciando também a nem querer ler as outras obras da autora. Estou em processo analítico ainda ? Enfim, essa foi a minha opinião sobre a obra e, embora não tenha sido a melhor experiência, Orgulho e Preconceito é, sem dúvida alguma, ainda uma das histórias que mais guardo com carinho no meu coração e nas minhas lembranças.

giovana 14/11/2022

gostei muito de orgulho e preconceito e persuasão, mas razão e sensibilidade achei mais arrastado, não gostei tanto quanto os outros. ainda assim a Jane Austen encanta com essas histórias de amor belíssimas.

Lay 28/10/2022

Bom,amei orgulho e preconceito mas as outras duas histórias não me cativaram..achei que em algumas que partes foram desnecessárias,que algumas partes são confusas,e ,em específico persuasão, me deu uma ressaca literária,mas acredito que no futuro darei outra chance a essas histórias
Tirando esses pontos,a leitura é um pouco cansativa tanto nas letras como no peso do livro kkkkk
Mas,mesmo assim gostei de Jane Austen,está no meu coração ?

bebelle 26/10/2022

Jane Austen é simplesmente maravilhosa amores
só digo que os melhores clássicos na minha opinião são os dela , e a nota só é 4 porque achei razão e sensibilidade e persuasão chatinhos. Vou fazer uma resenha separado de orgulho e preconceito .
Lay 28/10/2022minha estante
Também levei um bom tempo pra ler esses 2,acho que no futuro irei reler

Jóice 03/10/2022

Muito bom, como todos os livros de Jane Austen que li até agora. Nos envolve e faz refletir. Os casais são sempre bastante fortes e nos vemos na torcida por eles.

Cinthia 25/09/2022

Jane Austen é perfeita!
Sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito. Reli após adquirir essa coletânea da Jane Austen. Mas na verdade comprei por causa de Persuasão, nunca tinha lido e fiquei curiosa. Queria ler antes de assistir a adaptação da Netflix com a Dakota Johnson. O livro achei primoroso, já a adaptação: mediana!