Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Karen 06/12/2022

Cheiro de Brasil
Bastou esse primeiro contato com a obra O TEMPO E O VENTO de Erico Veríssimo para cair de amor pelo universo de um Brasil recém povoado, com cheiro da terra, o som do vento, o sabor do charque.
É literatura de imersão! Maravilhoso!
"Gente moça - achava ele - gostava muito de festa, de barulho e de bobagens...".

Zéh 22/06/2009

Na minha opinião a obra O Tempo e o Vemto é a obra-prima da literatura brasileira, e com certeza este é o melhor episódio desta série. Neste livro conhecemos na minha opinião a principal personagem da série, a mais explorada e a mais cativante, que é Ana Terra. Foi ótima a inciativa de se produzir este e o outro volume ( Um Certo Capitão Rodrigo), separados e acho que também seria ótimo se isso acontecesse co todos os outros episódios da série, pois os livros que reúnem mais de um episódio são realmente caros, ainda estou me preparando para comprar a série completa ( são 7 volumes)

Vívian 01/06/2020

Nostalgia
Minha primeira leitura foi na escola, nas várias visitas que fazia a biblioteca, creio que ainda no início da adolescência. Hoje, durante essa quarentena, tive a oportunidade de revisitar essa história de uma mulher muito corajosa! Mais uma vez fiquei encantada e agora pretendo procurar as demais obras para concluir a trilogia O tempo e o vento.

AsereT 28/05/2023

Noite de vento noite de mortos
A leitura de Ana Terra feita em conjunto ou não com o Continente mostra as faces da guerra pelos olhos das mulheres e dos trabalhadores.
É notável a riqueza para se pensar a colonização e construção do Brasil pelo recorte histórico do Rio Grande do Sul.

Laiz 09/08/2020

- não cheguei a ler todos os livros que compõem o tempo e o vento, mas li ana terra e ela me marcou
- eu não sabia como escrever uma opinião sobre esse livro do mesmo jeito que fiquei muito tempo pensando em como escreveria algo pra tereza batista cansada de guerra, acho que se as duas existissem seriam amigas
- a ana resiste a coisas no século XVIII que muitas mulheres resistem hoje: solidão, trabalhar bastante pra conseguir sobreviver, machismo dentro de casa, um pai conservador demais que poda as vontades dela de querer mais da vida, perder um grande amor, criar um filho sozinha... é um livro bem forte

EuNathMancinelli 22/07/2023

Tão lindo quanto triste
A Ana merecia muito mais. Que mulher, que força. Foi difícil de digerir tudo que Ana teve que enfrentar, o quanto teve que lutar e engolir. Me revoltei muito e torci demais por ela.

raissa 11/09/2021

Esse foi o livro mais caótico que li no ano, é tanta desgraça que ocorre na vida de Ana Terra que você fica perdido.

Ana Terra, é uma das mulheres mais fortes da literatura brasileira. Sempre sem oportunidades para prosperar na vida, mas sempre aguentando tudo, sem reclamar pra ninguém.

Creio eu, que teu sobrenome é Terra justamente por isso, ela é resistente.

Laisa110 09/10/2021

Por ser um leitura obrigatória da escola, achei que seria chato, mas me surpreendi. É interessante ver o amadurecimento de Ana Terra, as escolhas que ela é obrigada a fazer, as perdas que ela tem ao longo da vida... A maneira como ela se ergue, toma seu filho, sua sobrinha e cunhada pela mão e vai em busca de reconstruir a vida. Ana Terra é uma mulher forte, determinada e batalhadora.
A leitura é muito fluida, sem enrolação, a linguagem é simples, fácil de entender e por ser um livro curto e que acompanha praticamente toda a vida de Ana, a história tem vários saltos temporais, o que eu particularmente gostei muito. Recomendo.

Sofis 24/03/2021

Pense numa mulher que sofreu foi a Ana terra a coitada gosto muito dela, admiro sua força.
Vítor 24/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK acho que a ana terra ficaria mt feliz em saber disso viu sofia

Juu 11/07/2023

Nota 3,5
Leitura arrastada, com cenas bem fortes e pesadas.
É uma história bem triste que retrata bem como era sociedade na época. Não é um livro do meu agrado, por isso essa nota.

beatriz3345 02/06/2022

Ana Terra
Não achei a linguagem difícil, com apenas algumas palavras aqui e ali que eu não sabia o significado.
Me apeguei ao Pedro e fiquei triste com o final que ele teve e com o resto da família Terra com os acontecimentos que ocorrem do meio para o final.

O livro é uma grande amostra do que aconteceu nas épocas das bandeiradas e como a vida era difícil. Me apeguei muito a Ama também por tudo o que ela passou e seguiu em frente pensando muitas das vezes nos outros e não nela.

4 estrelas, muito bom.
Recomendo.

Lele 10/06/2021

Uma mulher forte.
Eu realmente não esperava este final, eu achei o livro bem interessante, ele relata a força, coragem e perseverança da protagonista.
O jeito que ela reergueu quando sua vida foi destruída é algo incrível e inspirador.
O livro tem uma grande reviravolta que não esperávamos, e mesmo com seu mundo de ponta cabeça ela ajuda as pessoas.
Fiquei encantada com esse livro!

tatialooca 19/07/2009

eu só li por que tinha que fazer um trabalho de literatura, mas no fim acabei gostando, Ana Terra é uma mulher de coragem, bem como as mulheres daqueles tempos de guerra no Rio Grande