Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Shaftiel 02/04/2013

Jogo muito bom, livro ruim
Renascença é o primeiro livro da série escrita com base no enredo dos jogos da franquia Assassin’s Creed. Apesar de ser o primeiro lançamento, baseia-se no roteiro do segundo jogo contando a história de Ezio Auditore, um jovem normal com suas disputas adolescentes nas ruas de Veneza até ver sua família ameaçada. Subitamente, os parentes do garoto são mortos. Ele escapa por pouco com sua mãe e irmã, precisando se refugiar nas sombras para aprender sobre a arte do assassinato para conquistar sua vingança.
Todo o romance se passa no fim do século XV, retratando as disputas entre duas seitas, os Assassinos, com sua crença de libertar o mundo, e os Templários, com sua vontade de dominar a todos. A batalha centenária entre os grupos coloca Ezio em uma rede de conspirações e lutas que poderia ter sido interessante, não fosse a narrativa mal aproveitada. O enredo é engessado, seguindo fielmente o jogo. Isso não deveria ser um problema. Ainda não tendo jogado, depois de começar o livro, resolvi verificar como era. É muito melhor do que o livro. O jogo é fluido, apesar de o primeiro deles ser bastante repetitivo e até enfadonho em um momento ou outro. O livro é assim. Tem descrições duras, nada poéticas, muito secas e desperdiça um potencial de uma história muito interessante.
O autor simplesmente não consegue descrever os personagens. Os diálogos soam como mal elaborados, sem força, sendo muitas vezes patéticos como filmes de ação do tipo mais trash. Sem a força de uma boa dublagem como no jogo, cada fala do livro perde contexto e não se encaixa bem na boa literatura. Os personagens são descritos friamente com suas motivações e personalidades forçadas por frases diretas como “ele era violento”. O leitor não vai encontrar aqui a sutileza da escrita de George R. R. Martin ou Maurice Druon onde as ações e falas dos personagens são tão fluidas que descrevem sua personalidade sem que isso seja forçado ao longo do texto.
O leitor deve estar preparado para ler praticamente um roteiro do jogo e não um romance propriamente dito. Existem romances históricos melhores no mercado e com descrições de batalhas muito mais interessantes como é o caso de Bernard Cornwell.

Edivani 20/07/2020

Após a morte de seu pai e irmãos, Ezio se torna um assassino.Uma nova vida o espera cheia de ações , mistérios e muitas reviravoltas o aguardam...

Wes Janson 02/12/2020

Aventura interessante
O livro é uma aventura interessante, que pode ser melhor aproveitado por quem já conhece a franquia de games, mas todos podem ler. Muito boa a maneira como mescla personagens reais e acontecimentos reais com a trama.
O livro é uma adaptação fiel do game (Assassin´s Creed II). A narrativa é ágil, mas isso torna tudo muito corrido, sem desenvolvimento dos personagens secundários. A vantagem é que temos muita ação acontecendo o tempo todo.
O grande senão da história, e aqui me coloco como fã dos games e continuarei lendo a série de livros (pelo menos a quadrilogia inicial) é mostrar os Cavaleiros Templários como os grandes vilões da humanidade e os Assassinos como heróis. Nada mais longe da realidade, mas o que importa aqui é a diversão, afinal se trata de um livro de ficção. E é dessa forma que temos que enxergar o livro, mesmo com a mescla com a História real.
Recomendo a todos, mas muito mais para quem conhece os games da franquia!

Nathy 04/06/2013

Assassin’s Creed: Renascença – Oliver Bowden | O Blog da Mari
Quando comecei a ler esse livro tinha uma noção bem básica do que iria acontecer por causa do book trailer que havia visto anteriormente e por causa do que tinha na contracapa, mas a história mostrou ser muito mais do que aparentava. Tudo começa com Ezio Auditore perdendo a sua família, após ser traído por pessoas que eles consideravam seus amigos. Enfurecido ele jura vingança a todos aqueles que fizeram parte desse complô e até um momento do livro você pensa que é somente mais uma história de vingança, mas se torna muito mais do que isso, não vou contar para não estragar a surpresa, mas definitivamente é bem surpreendente. A narrativa é em terceira pessoa e em alguns momentos foi bem cansativa tanto que parava e depois de um tempo voltava a ler, mas nada que prejudicasse minha leitura.

Ezio Auditore começa o livro com apenas 17anos e devido a sua pouca idade imagina-se que ele é um jovem frágil que não pensa em nada mais do que se divertir. Ele é bem assim até a traição de sua família, fiquei muito impressionada com a sua evolução durante o livro é bem visível que seu amadurecimento não é devido a sua idade, que vai passando, mas sim a todos os fatos que são praticamente jogados em cima dele. Admirei muito a sua coragem e força, além do que mostrou que ele é tão ‘humano’ quanto qualquer outra pessoa, que pode se ferir e ate morrer, mas que irá lutar até o fim pelo o que acredita. Um personagem que te conquista logo nas primeiras linhas.

“ Naquele momento , Ezio soube que sua vida anterior havia acabado – Ezio, o garoto, não existia mais. Dali por diante, sua vida estava baseada em um único objetivo: vingança.” Ezio

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/QnZHHs

Ulisses 08/06/2013

O primeiro livro da saga de Ezio Auditore.
Nada além de médio.
Apesar do autor relacionar muito bem personagens de ficção e históricos, a trama, em nenhum momento me seduziu.
De repente a culpa é minha.

Vinicius Takaki 13/07/2013

Quanto maior o hype, maior a queda...
Então, agora que acabaram de lançar o quinto livro, decidi começar a ler essa série. Assassin's Creed é uma franquia de sucesso da Ubisoft para (por enquanto) XBOX 360, PS3 e PC (e alguns spin-off para outros consoles), com uma cronologia confusa, que deu origem a essa também confusa franquia de livros.
Os jogos são o Assassin's Creed, AC 2, AC Brotherhood (2.1), AC Revelations (2.2) e AC 3, com o AC 4 Black Flag já anunciado. Os livros são, por ordem de publicação: AC Renascença (baseado no AC 2), AC Irmandade (AC Brotherhood), AC Cruzada Secreta (AC 1), AC Renegado (AC 3) e AC Revelações (AC Revelations). É escrita por Oliver Bowden, que a contracapa descreve como o "pseudônimo de um aclamado escritor e historiador da Renascença que atualmente vive em Paris". Essa é uma das, se não for a, mais bem sucedida novelização de um jogo, sendo que no Brasil é a de maior sucesso. O primeiro livro tem 378 páginas, e no Brasil foi lançado pela editora Record, em 2011. Saiu primeiro no Reino Unido em 2009 e nos EUA em 2010, e se encaixa no gênero da ficção histórica e também da adaptação literária (não sei se isso é um gênero ou se eu inventei).
A trama se passa na época da Renascença, séc XV, na Europa, mais especificamente na Itália, e seguimos a história de Ezio Auditore, um jovem que curtia sua boa vida até presenciar o assassinato de seus familiares (acontece logo no início do livro), mergulhando então numa trama de vingança em que se depara com uma realidade da qual até então não fazia idéia: existem os Templários que querem dominar o mundo, e para impedí-los, a Ordem dos Assassinos. Conforme a história vai se desenvolvendo, vemos Ezio conhecendo novas pessoas que vão ensiná-lo sobre a verdade do mundo, novos truques, ajudá-lo com treinamento e equipamento, assim como as pessoas que ele persegue e sobre as quais exerce sua vingança. Para isso ele viaja por várias vilas e cidades, e conhece algumas personalidades históricas que existiram em nosso mundo como um jovem Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, e Rodrigo Bórgia (também conhecido como Papa Alexandre VI). Também visitamos diversas localidades, desde modestas vilas até grandes cidades-estado como Florença e Veneza.
A escrita do livro é boa, com linguagem leve e de fácil entendimento e várias expressões em italiano para dar aquele gostinho local. Algo como os personagens imigrantes das novelas da Globo. Às vezes uma ou outra expressão parece “moderna demais” para se encaixar no contexte histórico do livro, mas condiz com a origem nos video-games e o público alvo (eu chutaria algo como jovens desde os 15 até algo em torno dos 30 anos, a mesma faixa etária dos jogos). A história é dividida em capitulos curtos e em certos momentos ocorrem grandes lapsos de tempo, chegando a se passar vários anos entre um capítulo e o próximo. A trama é toda centrada ao redor de Ezio e suas aventuras, e acompanhamos o seu desenvolvimento desde um jovem inconsequente e sem preocupações até se tornar um Assassino completo.
Para mim uma coisa se destacou, e muito no livro: ele é MUITO baseado no jogo. Ele não se apoia somente no script do jogo para contar a história, mas parece que pegou um story-board do jogo e o transcreveu o mais literalmente possível: Uma das primeiras cenas mostra Ezio e seu irmão apostando corrida pelos telhados da cidade, e eu logo pensei: é um tutorial para descrever a mecânica de parkour do jogo. A mesma coisa acontece na primeira briga, na primeira escalada, no primeiro uso de um novo equipamento... é sempre muito fácil traçar um paralelo entre o que Ezio faz no livro e o que você, jogador, estaria fazendo com o controle na mão. E tudo isso levando em conta que eu não joguei esse jogo em particular, apenas o primeiro da franquia (que virou o terceiro livro). Também achei que a leitura, embora fácil, foi um pouco pobre, que faltou uma certa riqueza e requinte na escrita, e não transmitia toda a grandiosidade dos locais onde se passa a história. A maioria dos personagens é bem rasa e logo no primeiro encontro já podemos logo antever como eles se portarão pelo resto do livro, com a exceção de Ezio. Nele conseguimos ver alguns conflitos, mudanças de pensamento, aprimoramento e amadurecimento de seu caráter. As personalidades históricas parecem que estão lá apenas para emprestar importância para o livro, praticamente um “name-dropping”: Oh, ele conheceu Leonardo da Vinci! Uau, aquele cara é o Papa! Ah, então foi daí que Maquiavel tirou a idéia para escrever “O Príncipe”, e por aí vai. De alguma maneira isso tudo parecia bem mais interessante nos jogos, talvez porquê quando estamos com o controle na mão, ativamente fazendo coisas, fiquemos mais distraidos ou menos criticos para essa superficialidade com que tudo é tratado.
Achei o final meio corrido (é onde ocorrem os maiores lapsos temporais) e um tanto quanto “deus ex machina”, que para quem não conhece basicamente quer dizer que alguma coisa cai do céu para resolver a trama, o que pode parecer estranho e soar inverossímil com o que nos tinha sido aprensentado até então. Não que isso seja um grande pecado, um de meus escritores favoritos, Stephen King, também sofre desse mal, mas da metade pro fim esse livro de repente começa a ficar menos crível e mais fantástico (e eu gosto de fantasia), acho que destoou um pouco do resto da narrativa, que era até então razoavelmente realista. E um último detalhe: este livro conta apenas o que acontece no séc XV, diferente do jogo, onde também acompanhamos a história de Desmond Miles, que é um descendente de Ezio (e também dos personagens principais de todos outros jogos), e tem toda uma camada extra de tramas e conspirações.
Conclusões finais: vim a este livro com uma expectativa alta, e sinceramente me decepcionei, é o mais ruinzinho que li este ano com certeza. A história é fraca, os personagens são rasos como um pires, a narrativa, embora boa, não tem consistência e o final é simplesmente esquisito (isso talvez seja culpa do roteiro do jogo e não tanto do autor em si). Não sei se este é o primeiro livro do autor, já que ele usa um pseudônimo, mas depois desse as continuações com certeza caíram no ranking da minha lista de prioridades. Coloco esse livro lado a lado com a Maldição do Tigre, embora por motivos diferentes. Ou talvez eu esteja simplesmente mal acostumado de tanto ler as ficções históricas do Bernard Cornwell, Conn Iggulden e Steven Pressfield. Por favor, deixe seu comentário abaixo e também me digam se a história melhora nos próximos livros. Até mais e um abraço!

* - - - - (1 de 5) não gostei! Se gostou (ou mesmo se não gostou) da resenha, deixe um comentário, até a próxima!

Dahmer 05/05/2021

Livro divertido mas com alguns probleminhas...
O livro conta a história de Ezio Auditore, um jovem comum que, aos 17 anos, como todo bom jovem da Itália Renascentista, gosta de uma bagunça, de uma briga e de um amor proibido. Acontece que sua vida tem uma reviravolta quando seu pai e seus dois irmãos são traídos e mortos em praça pública enforcados. A partir daí, Ezio descobre alguns segredos de seu pai, que fazia parte da Ordem dos Assassinos. Dessa forma, Ezio, guiado pelo seu tio entra para a ordem e inicia sua jornada contra os templários, aqueles que traíram sua família.

História:
A história em si do livro é relativamente bem desenvolvida e vai sendo construída aos poucos, onde inicialmente temos intrigas entre famílias, que aos poucos vai se percebendo que há muita coisa por trás disso, culminando em rivalidades e brigas que podem literalmente mudar o mundo como se conhece. Portanto a ficção histórica é muito bem desenvolvida e a história se desenrola até bem. Minha única ressalva com esse aspecto é que o livro é meio repetitivo em certos momentos, de sempre a saída ser simplesmente assassinar tal pessoa que o problema se resolve.

Fluidez:
Aqui temos um aspecto que me incomodou um pouco, especialmente no início do livro. Do meio do livro para o final não notei tanto isso, mas talvez por ter acostumado à escrita do autor. Mas acredito que em certos momentos as coisas são muito jogadas na nossa cara e explicadas de uma maneira pobre. Em geral o livro não é lento, mas muito pelo contrário, rápido demais, onde as vezes em questão de um único capítulo de 15 páginas diversas ações são feitas, quando o autor poderia ter focado em algo para ser melhor explicado. Talvez eu sinta isso porque gosto de autores prolixos, mas mesmo assim acredito que muitas coisas se tornam mal explicadas devido a essa velocidade.

Ambientação / Universo:
No aspecto de ambientação não há do que reclamar. O autor consegue muito bem desenvolver a Itália renascentista e consegue, também, acrescentar personagens históricos importantes na história de uma maneira magistral. Termos a presença de personagens como Leonardo da Vinci, Maquiavel, Girolamo Savonarola, Rodrigo Bórgia incluídos na história e tendo suas vidas realmente relacionadas com os acontecimentos do livro foi algo incrível e muito bem feito pelo livro. Além disso os locais também são bem descritos. Dessa forma, nesse aspecto o livro realmente se sai muito bem.
Personagens (3):
Claro que já falei dos personagens históricos no ponto anterior, mas aqui vou falar sobre todos e suas relações com a história. Os personagens em si são relativamente interessantes, e a inclusão dos personagens históricos é simplesmente fenomenal. Os problemas que vejo são a quantidade de personagens, que são MUITOS apresentados ao longo da história e muitos de maneira muito vaga devido a velocidade da escrita (comentada no segundo ponto) e isso traz duas dificuldades: 1- lembrar de todos os personagens e 2- imaginar os personagens. Digo esse segundo ponto pois muitos são mal explicados, não conseguindo formar uma imagem clara deles na minha cabeça, muitas vezes recorrendo ao jogo para olhar como que são os personagens, pois há uma grande carência na caracterização dos personagens.

Final:
Sobre o final, o que dizer? Não foi um final muito surpreendente, sendo que até poderia ser, que aconteceram coisas incríveis, mas talvez pela escrita, talvez pela minha leitura, não sei, mas o final que poderia ter sido incrível foi só um final mediano. Inclusive tive que ler duas vezes pra tentar entender as maluquices do final, que acaba sendo meio viajado. Mas de qualquer forma é um final relativamente decente e deixa aberto várias portas para o segundo livro.

Edição:
A edição do livro achei bem ruim, por diversos pontos. Primeiro que no final há um glossário de algumas expressões em italiano que são usadas na história e lá tem seu significado. Mas muitas expressões escritas no texto não se encontram nesse glossário. Além disso folha branca não é bonito né? Nada melhor do que aquelas páginas levemente amareladas que parece que cansam menos a vista. E por fim ainda tem a questão de quando as palavras não cabem em uma linha. Em certos momentos o livro simplesmente corta a palavra no meio e coloca na linha de baixo o resto, sem pontuação alguma, enquanto em outros ele coloca o travessão como deve ser feitos. Pelo menos a capa do livro é relativamente bonita, mas de resto, considero a edição bem ruim.

Quotes:
“Existem aqueles que irão arrancar essa liberdade de nós, e muitos de vocês, muitos de nós, infelizmente, a entregarão de bom grado. Mas temos em nosso coração o poder da escolha, de escolher o que consideramos ser a verdade, e é o exercício desse poder que nos torna humanos. Não há livro ou professor capaz de nos dar as respostas, de nos mostrar o caminho. Então, escolham o seu próprio! Não sigam a mim, nem a ninguém!”

“Requiescat in pace”

FelippeChristofaro 31/05/2021

História fictícia mesclada com história real. Perfeito!
Para os viciados com os jogos, como eu, talvez seja estranho ler esse livro.
Visivelmente algumas ideias dos jogos não são passadas aqui, e alguns acontecimentos ocorrem rápidos e simples demais.

Talvez nos jogos isso seja mais elaborado para fazer o jogador ganhar experiência, armas e nível, mas no livro, ainda sim, foram acontecimentos muito simples.

Ainda sim, vale a pena ler. É interessante como o autor aborda alguns detalhes deixados de lado no jogo e dá um pouco mais de sentimento a algumas relações.

E claro, se você ama história mundial como eu. Sempre será maravilhoso ver como essa série mescla nomes famosos do passado de nosso mundo com intrigas e conspirações.

E como dica: procure mais sobre as pessoas historicamente famosas e eventos que acontecem durante as descrições desse livro.

Nathalia Guerreiro 22/08/2013

História e suspense juntos ~
Leia a resenha inteira no nosso site e se gostar deixe um comentário!

---------------------------------

Devo dizer que estou super satisfeita por ter lido o livro! A capa e o jogo sempre me chamaram atenção, estava ansiosa para comprar e não me decepcionei. Ezio, o personagem principal, quer vingar sua família e não vai ser uma tarefa nada fácil, não mesmo. Tipo leva mais de 20 anos pra concluir. Uma coisa que me incomodou foi que as lutas que Ezio tem são praticamente sempre a mesma coisa, ele é um ninja que nunca perde e isso é irritante, então uma boa parte do livro são apenas lutas e mais lutas, isso pode tornar o livro um pouco cansativo, justamente pela repetição.

~ "– Esse foi seu último insulto – disse Ezio, esfaqueando-o nos intestinos e fazendo devagar um corte de alto a baixo com as laminas da adaga de dois gumes ao longo da barriga do Inquisidor. – " ~

As cenas são muito bem explicadas, e cada personagem, tipo, todos os personagens, são marcantes e tem uma personalidade única, e eu adorei isso. Irmã Teodora, Mario, Rosa, Caterina, Nicolau e claro meu personagem preferido Leonardo da Vinci….

~ "O artista fez uma reverência.
– Leonardo da Vinci – disse. – Sono molto onorato, signore." ~

[...]

site: http://euinsisto.com.br/?p=2892
Angel Sakura 22/08/2013minha estante
Oq dizer além de LEONARDO EU TE AMO! shsuhs

Lo 17/09/2013

Desta vez, prefiro o game
Em geral, quando há um livro e um filme, o livro é muito melhor. Mas dessa vez, prefiro o game. O enredo é bom, mas o livro não desenvolve muito. Algumas coisas passam muito rápido, sem riqueza de detalhes, e ao mesmo tempo parece que o livro não avança na história. Reanimei de ler por causa do jogo. Vamos ver como será o 2...

Gy 15/10/2013

Assassin´s Creed - Renascença
Depois de ver a morte de seu pai e seus irmão, Ezio o segundo filho da casa que escapa por pouco do mesmo destino dos outros membros da família, sai em basca de vingança.
Só que ele se vê no meio de uma briga muito maior e mais antiga do que ele imaginava.
Com seu tio Mario e algum aliados importantes, Ezio cumpre sua missão e descobre coisas importantes sobre o passado de seu pai.
O livro é legal, mas acho que falta mais emoção na história, que acontece muito rápida e eu confesso tinha hora que eu ficava meia perdida...

Juh 20/10/2013

Muita ação e emoção em busca de vingança.
Se você acha que nessa resenha vai encontrar comparações entre o livro e o jogo pode parar por aqui! Não conheço o jogo muito bem, para falar a verdade nunca joguei...
Assassin’s Creed não foi um livro que me chamou muita atenção (antes de começar a ler), mesmo assim, como sou curiosa, li. E confesso, gostei muito do livro.

É um livro bem escrito, com muita ação. Quando parece que Ezio irá concluir seu objetivo, aparece um novo desafio e deixa o livro mais emocionante. O enredo do livro é a vingança. Com muitos assassinatos e destruições, o autor também abre espaço para os sentimentos do personagem, com amores, grandes amizades e é claro seus laços familiares.

“Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença.
Sou um Assassino...”

Adorei conhecer a Itália do século XV, a visão do autor Oliver Bowden é muito detalhista, nos envolve, muitas vezes durante a leitura passei por Florença, Veneza. Também gostei da visão de Bowden sobre os celebres Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, ambos entraram na trama como uma luva e muitas vezes aparece que o livro é baseado em uma história real.

Ainda não li os outros livros (tenho eles em minha estante, mas falta tempo), espero que eles sejam tão bons quanto o primeiro!

site: http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

Gabi 18/06/2021

''Se eu quero pegar algo, eu aceito. E se eu quero que você morra, você morre''
as frases desse livro são simplesmente incríveis, gostei do ritmo da historia e não achei algo cansativo ou enjoativo