Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Melissa 25/03/2024

Reflexivo
Não vou dizer que é uma leitura fácil, não recomendo para leitores iniciantes. Mas cada palavra é escolhida, a narração dos acontecimentos a partir dos cinco sentidos de um homem, fala sobre tópicos que precisamos pensar, um livro muito atual.

midnightrainz_ 23/03/2024

Quantas vezes um homem pode afundar e continuar vivo?
Queria começar dizendo que sou um grande fã de distopias (jogos vorazes foi o livro q me transformou em leitor), mas nunca tinha lido nenhum dos "clássicos" tipo esse, 1984, admirável mundo novo, laranja mecânica e afins. decidi começar por esse aq por conta do autor *e por ser mais curto cof cof* e meus amores... precisamos falar sobre isso aq.

diferente de outras distopias que focam na crítica a governos totalitários (algo q acontece aq tbm, mas em menor escala), o foco aq é falar sobre alienação. temos um universo em que livros são proibidos e os bombeiros são responsáveis por queimar bibliotecas clandestinas, as pessoas passam os dias assistindo televisões que agora possuem programas interativos, ou seja, coloca o espectador como parte daquilo. é uma sociedade entorpecida - a questão dos remédios é bem presente aq tbm-, que não pensa, que não conversa, que não troca ideias, que não vive. como as pessoas nesse meio não possuem consciencia da própria realidade, não se revoltam: afinal, não enxergam nada de errado naquilo. o pior de tudo: é uma sociedade autoimposta, a própria população decidiu que as coisas seriam melhores dessa forma, tanto por uma questão de praticidade quanto pelo conforto. as pessoas preferem se manter na alienação pois o conhecimento é desconfortável, machuca. acho q deu pra reparar q ele tem mt vibe romance filosófico, tipo Frankenstein (q eu particularmente adoro).

mas não é somente os livros que são uma grande questão, a educação também foi praticamente extinta. o conhecimento adquirido em sala de aula então as matérias começaram a ser cortadas, e as primeiras vítimas foram as de humanas. línguas, história, filosofia... para que aprendê-las se elas não acrescentam em nada a sua realidade? se te fazem somente questioná-la? não queremos questionar as coisas, refletir é uma tarefa árdua, trabalhosa. porém, o cerne da questão vai muito além dos livros e da educação: resumindo, qualquer coisa que faça um ser humano refletir está estritamente proibida. não queremos ver opiniões contrárias as nossas, algo que desafie-nos a sair da nossa zona de conforto, a pensar fora da caixa. o quanto isso que acabei de dizer não está muito diferente da nossa realidade atual é simplesmente assustador.

é um livro de ritmo lento, oq pode incomodar muitos leitores de hoje em dia. vc não tem grandes acontecimentos na história (pelo menos, até a terceira parte), é um livro que foca mais no desenvolvimento do mundo e do personagem. acompanhar ele perdendo essa visão conformista que ele tinha da realidade em que vivia e passar a enxergar as problemáticas ao seu redor até decidir que ele precisava fazer alguma coisa. além disso, possui descrições bem poéticas e metafóricas, que estão presentes como uma espécie de homenagem a literatura do qual o autor é tão fã.

Helena.Melo 23/03/2024

Essencial na biblioteca
Leitura essencial e obrigatória. Como toda distopia, o que mais da medo é o quão proximos esses absurdos parecem de se tornarem real, e a qualquer momento.

Tatuzin 22/03/2024

SIMPLEMENTE FENOMENAL
Esse é um livro do qual ou vc acha tedioso e larga ele de mão ou (espero que seja esse sei caso) você adentre na profundidade das críticas de Ray Bradbury e se emocione com essa obra prima da distopia do início ao fim. Se vc ama o gênero sci Fi com aquelas críticas ao nosso futuro, esse é seu livro. Aprecie sem nenhuma moderação ????

Luke._ 22/03/2024

Um dos livros mais lindos e cruéis que já li, quando mais se pensa sobre mais louco você fica... Ray imaginou nos anos 50 um futuro distópico que facilmente poderia ser o mundo atual; em que a leitura é desvalorizada.
O livro é maravilhoso, e eu amo todos os personagens e como a história é crua, sem precisar de muitas explicações... E reservando um final perfeito.
Fahrenheit 451 é uma das melhores leituras da minha vida, todo mundo deveria ler este livro pelo menos uma vez na vida!

LarissaPatricio 22/03/2024

Lindo lindo lindo
Esse livro é uma declaração de amor do Ray Bradbury aos livros.
A história fala sobre um futuro distópico, imaginado pelo Ray nos anos 50, onde a sociedade preferiu abrir mão do conhecimento e pensamento crítico para serem bombardeados de entretenimento rápido e fácil a todo momento. Nesse novo mundo os livros são objetos perigosos, e por isso, são queimados.

É um dos livros mais bonitos que li. Ela gera reflexões muito profundas sobre a vida: qual sua marca no mundo? como o mundo te marca? essa troca é o lado bom da vida.

Ana Luisa Mazeika 21/03/2024

Fahrenheit 451
Simplesmente perfeito.
Se fosse para escolher um livro para todos lerem, eu com certeza escolheria esse. Mais um dos que li por conta da escola, subestimei e amei!
O livro trás uma enorme crítica aos regimes autoritários não só no futuro, mas também no passado e no presente. Recomento muito! 5 estrelas merecidas.

Bloomwind 21/03/2024

Explorando os limites da liberdade intelectual
Alguma vez você deve ter ouvido que o conhecimento é a única coisa que não pode nos ser arrancada, e isso é certo. Ray Bradbury discorre desse fato inexorável e do poder libertador da literatura durante toda a narrativa. Não são sobre livros; esses são apenas cascas para todo o saber contido neles.

É impossível para mim sintetizar sobre todas as críticas enraizadas nas páginas de Farenheit 451, mas atenho-me em uma delas: a alienação e tamanha indiferença da sociedade. Pessoas morrendo e sendo esquecidas no mesmo instantes, como num piscar de olhos elas já deixaram de existir tão rapidamente nas memórias das pessoas próximas à ela. Chega a ser desesperador perceber que tamanho desapego está igualmente presente nos dias de hoje.

Apesar de ter sido escrito décadas atrás, o livro continua atual nesta era, enquanto a escrita lírica, mesmo diante do caos de uma cidade em chamas, mantém viva a chama da arte. É uma leitura mais que necessária.

AIGON 20/03/2024

« Os livros servem para nos lembrar quanto somos estúpidos »
Para mim, esse livro foi uma leitura meia díficil, mas, no final, eu consegui entender bem.
Se eu tivesse um conselho : ler primeiro umas outras distópias e particularmente ?Animal Farm? o ?Nineteen Eighty-Four? de Georges Orwell.
Por quê ? Porque tel algumas referências aos esses livros.

?Farhenheit 451? é realmente uns dos livros que faz você pensar sobre o mundo todo. Sobre à política, sobre as guerras, a liberdade : de pensar, de fazer, de escrever?

Você pensa sobre tudo isso e entende que existe. Ditator e ditatura. Bestera assim como proibir livros e matar pessoas que têm, e queimar os.
Faz pensar. Na sorte que nos temos, na paz que temos.

AndrA374 20/03/2024

Excelente
?Fahrenheit 451? de Ray Bradbury é uma obra-prima visionária que explora a essência da liberdade de pensamento e expressão em uma sociedade distópica onde livros são banidos e o conhecimento é censurado. Através da jornada do bombeiro Montag, que queima livros por profissão, Bradbury tece uma narrativa envolvente que desafia o leitor a refletir sobre a importância da literatura e do pensamento crítico. Com uma prosa elegante e uma narrativa que captura perfeitamente a tensão entre conformidade e resistência, este livro permanece extremamente relevante, ecoando os perigos do autoritarismo e da apatia cultural. ?Fahrenheit 451? não é apenas uma crítica à censura, mas também um poderoso lembrete do valor intrínseco da diversidade de ideias e da liberdade individual.

Pipilindinha 20/03/2024

Adorei o livro, faz a gnt pensar muito sobre a importância dos livros, um conjunto de papéis, mas que neles tem o mundo!!! Da pra gnt perceber tbm sobre como a humanidade é um tanto burra, fica cometendo os meus erros, dnv e dnv, como por exemplo as guerras?.as milhões de guerras q aconteceram e que estão acontecendo. Também mostra como as pessoas são altamente influenciaras se elas não tiverem um repertório mundial vasto, já q podem ser manipuladas pelo oq elas acham q é a informação verdadeira. Achei o livro bem reflexivo, não vou mentir, bugou a minha mente em algumas coisas, mas acho muito importante ler livros assim pra gnt tentar entender como funciona os homens e também sermos pessoas mais cultas.

karol 19/03/2024

Muito bom, ótimo livro pra refletir sobre o que e quanto temos conhecimento e como isso reflete na sociedade que estamos inseridos. Guy Montag (o personagem principal) meio que desperta de um sonho, que o faz refletir o porquê das coisas e que o instiga a buscar mais conhecimento. Muito bom, escrita boa, monólogos bons, personagens bons o suficiente, conhecemos apenas os que são necessarios para a construcao do livro. 5/5 todos deveriam ler uma vez na vida