Cilada

Harlan Coben

Resenhas - Cilada

Rafaela 10/02/2024

Cilada..
A escrita do Harlan prende do início ao fim..

Personagens bem construídos, gostei da repórter que foi a protagonista da história.

Apesar de ter pistas nas entrelinhas, não consegui desvendar o que de fato havia acontecido.

A forma como ele conseguiu conectar os dois casos é impressionante, são muitos personagens, mais ele consegue montar encaixar tudo como um quebra cabeça.

Com certeza vou ler outros livros dele e recomendo.

Amanda3913 09/02/2024

Envolvente e cheio de reviravoltas!
Cilada foi o meu primeiro livro de suspense e UAU!

O livro me prendeu muito, não conseguia parar de ler para desvendar toda a história! Quando eu achava que as coisas iam se resolver surgia um novo mistério ou acontecimento (o que aconteceu até o último capítulo do livro). Fiquei feliz, tensa, apreensiva, triste e surpresa nos 4 dias dessa leitura! Os personagens são demais e o autor descreve tudo com muita precisão!

O livro fala muito sobre perdão e tem um epílogo lindo! Amei e já estou pensando em qual será o próximo suspense!

"Ficar alimentando o ódio tem seu preço, sabe? A gente perde a noção daquilo que realmente importa."

lulilies 08/02/2024

Caminhos doidos
Toda vez que eu achava que estava chegando a grande descoberta final, tinha uma outra bomba estourando na minha cara, literalmente.
Quando eu pensava que era um, era outro, muito bom, choquei com o final.

De Amendola 07/02/2024

Já imaginei
Cantei a bola logo no início do livro e acertei, pelo menos em parte. Este livro trás várias reviravoltas que nos deixam com a pulga atrás da orelha, mas ao mesmo tempo, faz a gente criar várias teorias. Achei a escrita perfeita, uma leitura que te prende desde o início.
Mas que final eletrizante...

Lívia 07/02/2024

É uma leitura rápida e cativante. Além de todos os pontos positivos e etc desse livro (o mistério, a escrita, etc) uma coisa me incomodou e queria saber se alguém sentiu o mesmo.
O escritor está frequentemente comparando corpos de mulheres e usando frases um pouco esquisitas nesse sentido. Alguém entende se isso é por construção do personagem da Wendy? Se sim, no quê? Ou será uma visão do autor que vazou pra personagem?

Dai Solyom 07/02/2024

Eu te perdôo
Minha primeira experiência com a obra do Sr Coben, e eu gostei demais.

Adorei a dinâmica de escrita dele e a voz que ele conseguiu dar para cada personagem.

A temática de suspense policial é algo que gosto muito, e que também é muito difícil de desenvolver é amarrar.

A história foi interessante do início ao fim, implantando dúvidas na cabeça do leitor a todo o instante.

Eu não esperava as revelações e as motivações.

Não gostei tanto da resolução final, mas o livro é muito elaborado.

Com certeza lerei mais obras desse mestre do suspense.

Hellen Macena 06/02/2024

Que final..
Livro que cativa o leitor! A construção da trama, suspense é muito bom. E o melhor de tudo quando você acha que entendeu e descobriu os mistérios você não sabe de nada. O plot twist do livro é surreal. Recomendo muito!

Hellô 06/02/2024

Amei ?
Nossa, que livro! Eu amei do começo ao fim. Acho que esse livro foi até agora, um dos que eu mais gostei dele. Gostei muito da personagem da Wendy, uma pessoa comum, que comete erros de julgamento assim como nós. Mas Wendy me cativou porque não conseguiu ficar somente com suposições. Ela percebeu que algo não estava bem contado e decidiu investigar. Esse livro vai nos dar muitos toques sobre perdão e o quanto isso pode ser valioso. Para quem gosta de um bom suspense, recomendo demais essa leitura. Eu fiquei chocada com o final, não imaginava que teria esse desdobramento. Eu nunca consigo adivinhar como vão terminar os livros de Harlan. Isso é o que mais gosto na leitura dele ;)

Kaue Garcia 04/02/2024

Maravilhoso
Estava com muita saudade de ler algo do Harlan e como sempre, zero decepções! O mestre das noites em claro me fez grudar nesse livro desde a primeira página, os plots são incríveis prepare-se para ser muito surpreendido
Jocasta | @curtaleitura 06/02/2024minha estante
Uhulllllll, que sucesso de leitura, amigo!!

Vitoria.Milliole 03/02/2024

"A gente vem ao mundo e sai por aí, colidindo com os outros. E, nessas colisões, às vezes alguém se machuca. É assim que as coisas funcionam."

Numa narrativa eletrizante, Harlan Coben nos apresenta duas histórias: Haley McWaid, a irmã mais velha de três e a filha exemplar, de repente desaparecida; e Dan Mercer, um cara órfão, sem filhos, envolvido em serviços sociais que, de repente, se vê acusado e desmascarado por pedofilia no programa de Wendy Tynes, uma prestigiada repórter. Numa teia que parece se enrolar cada vez mais conforme passam as páginas, de repente as duas histórias parecem ter alguma ligação.

O negócio é que ninguém parece acreditar que Dan é esse monstro: teria ele sido vítima de uma cilada? Bom, é o que o júri decide, inocentando-o, mas acontece que logo ele é morto e Wendy é a única testemunha. Só que agora nem ela tem mais certeza de que ele era mesmo um pedófilo. Terá sido ela responsável pela morte de um inocente?

Uma mera repórter, Wendy faz mais pela trama do que os detetives e policiais. Para tentar tirar de si a culpa, ela cava cada vez mais fundo nessa história pra tentar entender como é que Dan foi se envolver nessa. Sem querer, acaba se envolvendo também no caso do desaparecimento de Haley, que pode responder tantas perguntas. Também sem querer, acaba se tornando alvo de seja lá o que esteja acontecendo.

É incrível como Harlan Coben inicia a história de maneira despretensiosa, como se não tivesse nada demais e, quando você percebe, já está tão imerso em mistérios que não consegue desgrudar os olhos das páginas até descobrir o que está acontecendo. Fazia tempo que eu não lia um suspense tão bom.

Com bastante personagens e um foco maior no mistério que os cerca, o livro não aprofunda em muitas camadas os personagens, mas traz camadas suficientes pra conhecermos um pouquinho de cada um. Pra sentirmos um pouquinho da dor de cada um. Porque um bom suspense faz isso: não traz apenas a tensão do mistério, mas também a tensão vivida por cada personagem. E é incrível o fato do Harlan ter conseguido fazer isso com tantos personagens, em não muitas páginas.

Os fatos se enrolam e desenrolam. Investigando, Wendy retorna a acontecimentos de décadas antes, descobrindo que a história é bem mais complicada do que ela pensava. E, quando ela pensa ter descoberto uma resposta, descobre que tudo o que conseguiu foi uma nova pergunta. E nós também. Até o último capítulo ainda há surpresas a se descobrir.

Eu confesso que do último plot twist eu já desconfiava, mas não fazia ideia de como poderia ocorrer. Além do mais, tá aí mais uma coisa em que Harlan Coben foi genial: desconfiei por tanto tempo que, quando o livro estava para acabar e não acontecia, até pensei estar errada. E não é que aconteceu no último capítulo? E sem ficar corrido, inverossímil ou mal explicado. O timing foi perfeito!

Escrito de qualquer outra maneira eu poderia reclamar. Poderia dizer que as motivações foram fracas e que não me convenceu, como já reclamei em tantos livros do gênero, mas a verdade é que o autor desenvolveu tudo tão bem que mesmo as motivações mais torpes conseguiram encaixar.

Marina 01/02/2024

Um dos favoritos
Adoro a escrita do Harlan e de como se entrelaçam os personagens e toda a riqueza de detalhes deles e de ambientação. Com certeza entrou para um dos meus favoritos.

Leticia2513 31/01/2024

O livro me prendeu desde o início, quanto mais páginas passavam menos as coisas faziam sentido. Fiquei intrigada, pensativa, com ódio, surpresa, mas o final acalmou meu coração.

?A gente vem ao mundo e sai por aí, colidindo com os outros. E, nessas colisões, ás vezes alguém se machuca.?

fernandaugusta 28/01/2024

Cilada - @sabe.aquele.livro
Dan Mercer trabalha ajudando crianças carentes, até que uma noite foi atraído para uma casa, pelo chamado de uma jovem que está ajudando. Chegando lá se depara com uma equipe de TV a sua espera, sob o comando da repórter Wendy Tynes. Wendy vem investigando há meses uma denúncia de pedofilia que recebeu, e armou uma emboscada para atrair Dan. Ele jura que é inocente e que armaram contra ele; ela acredita que desmascarou um monstro.

Acontece que o processo não vai adiante por causa da inconsistência das provas, porém a reputação de Dan já está arruinada, e, logo em seguida Dan é assassinado, com Wendy sendo a única testemunha do crime. Fatos estranhos começam a acontecer e Wendy começa a ter dúvidas sobre a culpa de Dan.

Em paralelo a isso, está também o caso do sumiço de Haley McWaid, 17 anos, que saiu de casa e nunca mais voltou. Logo a investigação da morte de Dan traz à tona pistas sobre o desaparecimento de Haley e Wendy, ao pesquisar uma relação entre os casos se vê diante de um mistério composto de muitos segredos, alguns que remontam a muitos anos atrás.

Eu tenho um problema curioso com o Harlan Coben: esqueço o que leio dos livros dele. Quando coloquei este livro na meta do Skoob é que fui descobrir que ia fazer uma releitura. Lembrei apenas de UM FATO do enredo, o resto foi como se estivesse lendo pela primeira vez. E o mesmo já aconteceu com "Não Conte a Ninguém", que já li DUAS vezes e não consigo me lembrar da história, mesmo tendo achado o livro muito bom.

Falo isso porque mais uma vez achei esta leitura ótima, ágil, com voltas e reviravoltas que fazem nada parecer o que é de fato. Tudo gira inicialmente em torno da culpa de Dan, posteriormente adicionando o fator o que aconteceu com Haley: quando os dois mistérios se juntam aí vem uma série de revelações bombásticas - que vão literalmente até a última página do livro, em um epílogo de deixar o leitor de queixo caído.

O que me fez tirar pontos desta leitura desta vez foi a questão das motivações envolvendo os mistérios da trama - dois casos tão graves sendo investigados, ambos com consequências graves, me pareceu que HC forçou a barra nos dois, e tudo passou batido depois.

Mas a história é ótima, daquelas que faz jus ao apelido do autor de "Mestre das Noites em Claro". Só não li em uma noite porque a vida adulta me forçou a dormir.