O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Giulipédia 08/07/2020

Sem palavras!!!
Eu não consigo nem pensar em como falar sobre o quão maravilhoso esse livro é, eu tô simplesmente estasiada rsrs.
Bom, Carl Sagan merece toda boa fama e ainda mais que tem, esse livro foi meu primeiro contato com os escritos do autor e só consigo pensar em como ele deve ter sido uma pessoa maravilhosamente carismática e como conseguiu transmitir isso até mesmo na sua escrita.
O livro é desatualizado em alguns assuntos, pois ele foi escrito na década de 90, porém isso não diminui a importância do que ele tem para passar, até porque praticamente 80% do livro, na minha opinião, se trata sim de questões muito atuais ainda mal resolvidas. Mas de novo estou me precipitando e vou tentar resumir alguns temas abordados aqui e tenta comentar sobre alguns deles de extrema importância para o cenário atual.
Carl Sagan trás, através de uma linguagem acessível para qualquer tipo de leitor, as maravilhas da ciência, mas não esquece de frisar que ela também é uma faca de dois gumes, assim como ela trouxe grandes melhoras para nossa qualidade de vida, também trouxe grandes malefícios para nós e para o nosso planeta, mas longe de menosprezar a ciência e teme-lá, devemos aprende-lá, pois somente assim teremos a certeza de que ela será usada de forma certa, trazendo benefícios não apenas para os seres humanos, mas também principalmente para o nosso planeta.
A parte mais chatinha por assim dizer sobre o livro é a questão dos ufologistas e os rapitos alienígenas, acredito que deveria ser um assunto muito sério na época, pessoas que acreditavam que eram sequestradas por alienígenas.
Ele também fala sobre os perigos da pseudociência, de como acreditar em coisas sem evidências concretas pode trazer malefícios para as pessoas, pois as tornam facilmente influenciadas a acreditar em qualquer coisa sem antes procurarem de fato saber se aquilo é real ou não, e isso acaba tornando-às um alvo fácil para os charlatões aproveitadores e as privam de cultivar um pensamento cético necessário para evitar cair nessas situações perigosas.
Carl Sagan também faz comentários sobre como o ceticismo é, não só mal visto, mas desacreditado e aponta para a imagem errada que a nossa sociedade trás da ciência, onde adolescente que são aplicados nos estudos são nerds e não são considerados "legais" por outros adolescentes, onde pessoas céticas são chatas por questionarem tudo e inclusive nos desenhos infantis, onde o cientista é sempre aquele cara de jaleco branco com o cabelo espetado e com moral duvidosa que vive no laboratório fazendo experimentos malucos e na maioria das vezes é retratado como o vilão. Fala também sobre como os pais ao invés de incentivar a imaginação e a criatividade das crianças, as repreendem por fazer "perguntas tolas" cuja as respostas os adultos em questão não respondem porque não querem admitir que na maioria das vezes eles próprios são tão ignorantes nesses assuntos como seus filhos e ondem professores ao invés de incentivarem seus alunos a gostarem de ciência, os limitam e os desacreditam grande parte das vezes porque acreditam no mito que ciência é difícil e só pode ser estudada por pessoas especiais, que são na maioria das vezes os "bem dotados" considerados gênios prodígio, principalmente nas escolas públicas ( essa eu posso dizer que de fato acontece até hoje, já sofri com professores assim, e posso dizer que mais difícil do que estudar ciências em escola pública é saber que seu próprio professor não acredita em você e no seu potencial...) Mas não quero generalizar dizendo que só acontece isso, sei que apesar de vários professores desestimularem sim os alunos, seja através de palavras, seja através do próprio comportamento em sala de aula, muitos outros se preocupam em incentiva-los a aprender, pois TODOS tem capacidade de aprender e somente através da educação e do aprendizado é que se é capaz de formar o pensamento crítico e somente assim as pessoas podem ter opiniões próprias sem se deixar influênciar por opiniões alheias.
Carl Sagan enfatiza que somente através da ciência, com uma boa dose de ceticismo, mas sem fechar a mente para ideias novas é que de fato teremos a receita para o sucesso.
O último capítulo é escrito pela mulher dele, Ann, que fala sobre como a ciência e o pensamento crítico racional é importante na formação da opinião política das pessoas, pois pessoas que pensam por si mesmas não são usadas como massa de manobra por um governo aproveitador que só quer ganhar encima delas, pessoas educadas e pensadoras não só não se permitem serem usadas dessa forma como colocam o governo em questão para trabalhar para elas, aqui ela frisa muito a importância da ciência, junto com a liberdade de expressão e a democracia.
E por fim, eu só tenho a dizer que esse livro contribuiu muito para o melhoramento da minha própria educação, me deu esperanças, e me incentivou mais do que tudo a continuar na busca por conhecimento, aqueles que lerem esse texto enorme de resenha que eu fiz, convido-os, se não conhecem, a conhecerem o grande Carl Sagan e a desfrutarem da leitura desse livro maravilhoso!!
........... 08/07/2020minha estante

Alex Barbosa 08/07/2020minha estante
O Sagan é um cara excepcional. Tive contato com outra obra dele, o livro intitulado "Cometa", além da série de TV "Cosmos" e sua reformulação apresentada pelo Neil deGrasse Tyson. Apesar do "Cometa" tratar de um assunto bem específico, ele conseguia agregar diversas outras questões que envolvem a humanidade, principalmente as superstições e suas implicações. Com toda certeza, "O mundo assombrado pelos demônios" está na minha lista de leitura!

Gilberto Alves 08/07/2020minha estante
Este livro é mesmo fantástico, e sua resenha fico espetacular!!

Giulipédia 08/07/2020minha estante
Obgda, eu poderia ficar horas falando sobre os tópicos discutidos nesse livro, foi difícil não deixar essa resenha mt grande ?? rsrs

Giulipédia 08/07/2020minha estante
Tenho mt vontade de começar a ver essa série, assisti um capítulo numa aula de história da ciência na faculdade sobre Kepler e fiquei encantada!! ?

Bart 08/07/2020minha estante
Tu escreve mt bem!! Já deu vontade de ler o livro (eu não conhecia), já vai p/uma lista!! Só conhecia "Contato" dele!!
Obg!!

Giulipédia 10/07/2020minha estante
A intenção era essa msm rsrs, de nada, é realmente uma leitura q vale a pena!! ??

Bart 10/07/2020minha estante
?????

Celestino 28/12/2020minha estante
Caramba, como eu me identifiquei com a sua resenha! Quando terminei de ler eu também senti esse misto de emoções, tanto esperança quanto vontade de conhecer tudo que ele escreveu. É incrível a quantidade de tópicos que o livro aborda e como Sagan deixa tudo bem simples. As partes do livro que mais me tocaram foram em relação a inquisição, ao movimento negro e ao ceticismo no geral. Em relação aos UFOs e supostos sequestros alienígenas que ele tanto fala no livro, acho que deva ser por conta da cultura norte americana que ainda hoje tem muita "curiosidade" em relação aos aliens (Pela quantidade de programas de ets que passam nos canais americanos você tira).Enfim, acredito que esse livro foi o mais importante pra mim, serviu como uma porta de entrada pra outros sobre ciências e confirmou o meu desejo de fazer um curso de exatas na faculdade. Não canso de indicar pros meus amigos esse livro, todo mundo deveria ler essa maravilha. Cosmos e bilhões e bilhões são maravilhosos também, se não leu ainda eu recomendo bastante, você vai gostar ;)...

Giulipédia 30/12/2020minha estante
Celestino, fico imensamente grata pelo comentário, q bom q vc gostou, Sagan está sendo um grande mentor na minha vida, e acredito q na de várias pessoas q se deparam c seus escritos, pretendo ler sim outras obras dele, já estão aqui inclusive me olhando c olha de cobrança rsrs, mas sendo Sagan a gente sabe q vai ser uma leitura prazerosa além de enriquecedora, pode apostar q vou com certeza atrás dessas obras dele, obgda e boas festas!! ????

Duda mota 10/08/2021minha estante
Incrível a sua resenha, me fez desejar imediatamente ter esse livro pra mim e lê-lo o mais rápido possível.

Nicoli.Rodrigues 23/08/2021minha estante
Tô no início e estou amando. Sou cristã. O que ele escreveu não abalou minha fé. Pq sabemos que há uma diferença enorme entre crentes e fanáticos. Ele só afirmou meu pensamento de que nosso ceticismo vale mais para o que o homem diz ser certo ou errado, bom ou mau, Deus ou heresia. Com certeza, vejo Deus e tudo em volta de maneira ainda mais interessante. Admiro mais a ciência e a inteligência humana.

Reh 05/01/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler por conta dessa resenha, vou colocar na minha lista

Lindomario 06/02/2022minha estante
Eu ia escrever uma resenha mas a sua representa exatamente o que eu penso.

maggianni 10/08/2022minha estante
Eu estou no começo do livro, e como é meu primeiro contato com Carl, ainda fiquei com minhas dúvidas sobre. Mas qualquer dúvida que eu tinha, foi embora depois dessa resenha íncrivel. Muito obrigada!!!!

Roberto 13/11/2022minha estante
Eu, mesmo sendo teísta, e tendo vivido fases agnósticas, tenho muito a elogiar esse livro, que me ajudou a eliminar crendices como astrologia, e outras "gias" (por vezes, parecem mais burrologias). Não tenho como provar para quem quer que seja que vivi diversas experiências paranormais, mas isso não importa. Importa sim, é se livrar de crendices sobre quem é Deus, aquele velho chato que faz magiquinhas e criou o mudo em 6 dias de 24 horas. Sagan é genial, assim como o livro, e digo o mesmo da série Cosmos, que são marcantes na minha vida.

VonWry 14/08/2023minha estante
ok, essa é a resenha

GleLê 04/01/2024minha estante
A cada página é um novo assunto que tenho vontade de saber mais. É uma leitura infinita! ?

Walber10 01/03/2024minha estante
Estou amando ler esse livro. Adorei sua resenha parabéns.

mmm 07/01/2010

Ensina-me a pensar
Carl Sagan escreve "deixe sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia pra fora". Talvez essa frase consiga resumir tudo o que este livro representa.

Mostra que o ceticismo não precisa ser carrancudo e ao mesmo tempo deixa aberta a porta da imaginação. Não se trata de doutrinação, mas de convencimento pelo processo dedutivo e racional.

O problema não é acreditar, mas se apegar demais às convicções. Se vamos aceitar um conceito ou crença nova, então ela tem que ser melhor que o que tínhamos antes. Se, para explicar um fato aparentemente extraordinário você precisa usar duendes, ETs, fantasmas, anjos e coisas assim, então você não explica nada. Nenhum desses conceitos (e tantos outros) se encaixam na cadeia de eventos que impede que o prédio onde você mora caia na sua cabeça.

Carl Sagan não diz "deixe de acreditar", ele diz questione, duvide, investigue, compare.

Rosangela Max 18/05/2021

Sonho? Invenção? Alucinação? Delírio?
Chamem da forma que quiser.
Isso não mudará o fato de que somos sucetíveis a ter nossas memórias reprocessadas e a forma que isso acontece é tão sutil que entramos no jogo sem perceber.
Leitura interessantíssima que aborda desde temas como abdução alienígena á campos elétrico e magnético.
Em todas o autor demonstra que a nossa mente pode ser induzida a acreditar veementemente em coisas que não aconteceram, a confundir realidade com ficção.
Somos seres sugestionáveis, impressionáveis e manipuláveis.

Lista de Livros 22/02/2014

Lista de Livros: O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan
“Um dos grandes mandamentos da ciência é: “Desconfia dos argumentos que procedem da autoridade”.”
“Qual é o segredo do sucesso da ciência? Em parte, é esse mecanismo embutido de correção de erros. Não existem questões proibidas na ciência, assuntos delicados demais para ser examinados, verdades sagradas. Essa abertura para novas ideias, combinada com o mais rigoroso exame cético de todas as ideias, separa o joio do trigo.”
“Eu ficaria muito feliz se os advogados dos discos voadores e os que acreditam em abduções por extraterrestres tivessem razão e houvesse evidências reais de vida extraterrestre para examinarmos. No entanto, eles nos pedem que tenhamos fé.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/02/o-mundo-assombrado-pelos-demonios_17.html

SandmanBR 02/05/2009

Leitura obrigatória
Meu livro favorito, já li, reli e li novamente (algumas vezes).

Ótimo para combater o obscuratismo que parece insistir em avançar sobre as incríveis conquistas científicas e humanistas.

Dou de presente com freqüência, sempre que encontro alguém mal informado e em quem vale a pena investir.

Deveria ser leitura obrigatória para toda pessoa que busca entender melhor o mundo em que vive.
MindFields 17/02/2014minha estante
Hehe, quando estou lendo ele, esse pensamento me vem constantemente na cabeça: dar esse livro de presente.

Tabelini 13/10/2017minha estante
Invista em mim!!! hahaha

Jardim de histórias 27/12/2023

"Ausência da evidência não é evidência da ausência"...
Uma dissertação da Pseudociência na totalidade, uma análise crua e profunda, capaz de causar engasgo no mais disciplinado guru. Uma contundente crítica à histeria coletiva. Caso você seja aquele tiozão ou tiazona que compartilha, estuda e retém tudo e toda informação do YouTube, etc., sem se aprofundar ou averiguar a autenticidade do assunto, não leia esse livro, porque o conteúdo aqui contido fará com que sua superficialidade se aflore. Tudo isso é somente um terço do que contém esse livro incrível.
Ao conversar com Sagan, você reflete sobre realidade, religião, vida em outros planetas, sempre olhando a sua essência. Aqui, sem preâmbulos, se estuda a necessidade humana de querer acreditar naquilo que ele gostaria que fosse verdade, uma ciência conforme sua vontade.
Gostei muito, da forma como é abordado ou associadas as pessoas que se dizem ter tido experiências com extra terrestres, com seus traumas psíquicos, baseados em estudos de Carl Gustav Jung. Também, sobre o efeito da religião no indivíduo, direcionado a conquistas materiais, profissionais ou referência ao medo pela ausência, ou necessidade religiosa, permitindo, um certo proselitismo, e consequentemente um controle coletivo e seus efeitos dogmáticos. Outra análise interessante, em tese, sobre os demônios, que conta, que os demônios são nossos próprios desejos e são esses desejos que nos atacam, e atribuímos nossas falhas e desvios a eles. Vale lembrar, que Carl Sagan, era agnóstico, e se refere ao comportamento humano mediante a religião, seus estudos, sobre a existência ou não de Deus, é pauta para outra resenha.
O livro, é quase que uma resenha, e é através desta retórica, que Sagan, e sua forma de escrever, explica seu ponto de vista, sobre muitos temas que mexem com nosso imaginário. Então, com olhar sem se desviar da ciência, abraçando de forma veemente sua análise, trazendo inúmeras referências, Carl Sagan nos entrega essa obra arrebatadora. Embora seu conteúdo, seja, controverso, às explicações são fantásticas, podemos ou não concordar com seus estudos, teorias, e a visão apaixonada pela ciência, e creio que, não é o objetivo de Sagan nos convencer da bolha em que vivemos, mas, sim, o que ele propõe, é a reflexão, ele como ninguém, sabe proporcionar excelentes reflexões.
A sugestão caros leitores, ao se debruçarem nessa obra icônica, leiam e reflitam, seja discordando, concordando, permitam se a refletir, se possível debater, desenvolver o senso crítico.
Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Esse é Ótimo livro e sua resenha saiu perfeita. Carl Sagan era um comunicador incrível e tinha talento em simplificar o complexo, inspirando a natureza do ceticismo e da curiosidade científica. É assustador que, já nos anos 80 e 90, ele tenha apontado que estávamos entrando em uma sociedade da informação, onde a capacidade de compreender e qualificar a informação estava minada pela ignorância. Ele alertou sobre isso nos primeiros episódios da famosa série "Cosmos", ecoando até hoje a frase: 'Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica onde não sabemos nada sobre tecnologia, e essa mistura inflamada explodirá em nossas caras'. Acredito que a citação não saiu exata, mas o conteúdo tem a forma da original (Não pude parar para pesquisar a citação original aqui).
Já assistiu a série dele?
E os livros do Neil deGrasse tem o mesmo esse estilo e substância do Sagan, sendo bem interessantes por serem de publicação mais recentes e voltada a introdução científica.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Obrigado por ser participativo. Sim, a sagacidade de Sagan é incrível no que tange ao comportamento humano e quanto o homem é superficial. Sobre a série Cosmos, sim, conheço e sou fã. Neil deGrasse, ainda não, mas, colocarei em meu radar. Mais uma vez, muito obrigado

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Neil Degrasse, não seria o autor de Origens?

Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Sim, ele mesmo. E ele também faz a continuação da série Cosmos.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Perfeito ? obrigado pela dica!

13marcioricardo 07/06/2022

Luta contra a tolice.
Cinco estrelas é pouco para o valor deste livro. Este é, para mim, um livro que devia ser difundido e de leitura obrigatória nas escolas. Foi uma agradável surpresa. Não gosto das áreas de exatas, mas este livro é perfeito pra qualquer pessoa.

A obra é uma defesa da ciência e do ceticismo em contraposição aos delírios coletivos e individuais do ser humano. Coisas como acreditar em alienígenas entre nós ou nos abduzindo, milagres religiosos, videntes prevendo o futuro, signos ou mais antigas seja bruxaria ou outras; são demônios da ignorância assombrando nosso mundo. Nesse sentido, Carl Sagan tenta acender uma vela de sabedoria, na esperança de iluminar toda essa escuridão.

Dani Scheibler 24/01/2021

Sensacional
"A ciência vista como uma vela no escuro" descreve muito bem esse livro.

Apesar de ter sido publicado na década de 90 e possuir algumas informações ultrapassadas, o livro se mantém muito atual.
Sensacional a forma de transmitir conhecimento científico do Carl Sagan, e de nos motivar a querer saber mais.

Gilberto Alves 22/06/2020

5 estrelas são pouco
Fui realmente surpreendido pelo livro.
Mesmo lendo sinopses ou outras reviews, não esperava o que encontrei.
O livro é fascinante. Talvez muitos não gostem pois é de certa forma um livro onde o ceticismo vai desconstruindo demônios capitulo a capítulo. Mas para mim (cético de plantão), não é este o grande valor do livro, mas sim, a forma como ele expõe de maneira escancarada a necessidade quase urgente que temos como humanidade, de deixar essa ignorância de lado e evoluirmos.
Para quem discordar, leia com atenção o capítulo sobre as bruxas... dói de verdade pensar que ignorância possa ser algo tão mortal.
Hanessa 22/06/2020minha estante
Adorei a resenha! Já quero ler!??

Gilberto Alves 22/06/2020minha estante
Que bom! :)
Apesar de ser um pouquinho grande, é de certa forma um livro leve... Daquele que vc pode ir lendo aos poucos.

belligna 01/04/2021

"Deixe sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia pra fora"

Incrível e muito necessário.
Claro que um pouco desatualizado (foi escrito nos anos 90), porem extremamente atual ao mesmo tempo.
O Carl Sagan me passa a impressão de ter sido uma pessoa MUITO show de bola.
Indico.

Pra quem gosta de audiolivro tem no youtube.

Polly 30/05/2020

O Mundo Assombrado pelos Demônios: o ceticismo pode nos salvar (#114)
Talvez, quando Sagan escreveu O Mundo Assombrado pelos Demônios lá na última década do século XX, ele já imaginasse os abismos que estavam sendo construídos para o futuro da humanidade. A despeito das grandes promessas que sempre vêm junto com a virada de um século (e quando é de um milênio juntamente, então), as duas décadas iniciais do século XXI deixam um pouco a desejar. Claro que, se compararmos a vida, tecnologicamente falando, dos anos 1990 com a de nossos tempos, vivemos o futuro prometido. No entanto, quando falamos de evolução moral e social, talvez estejamos tão atrasados e perdidos quanto naquela época (ou até mais).

A escassez do pensamento científico no cidadão médio (e até nas figuras importantes) talvez explique nossa aridez no campo moral e nossa credulidade exacerbada até nas coisas mais não-críveis (e inaceitáveis) em pleno século XXI. Ainda existir líderes religiosos e, sobretudo, líderes políticos que tratem a ciência como inimiga não só é uma ideia atrasada como também absurda. Quase como um oráculo, Sagan discute como a ausência do ceticismo na formação humana pode levar à degradação de uma sociedade e como uma fé sem razão (não só a religiosa) pode nos fazer ficar longe da verdade, logo também do real progresso.

Não pense que Sagan trata a religião como mais uma história da carochinha, ele até admite que as religiões têm um papel importante na estruturação de uma sociedade, mas ele defende que ciência e religião fiquem, cada uma, com o papel que lhes cabe. Fora que a religião é o tema em que o Sagan menos se detém ao longo do livro. Seu objetivo principal é combater as pseudociências que se travestem de ciência e nos levam longe do que de fato é o mundo em que vivemos.

Sagan quer nos chamar a atenção para a importância de uma educação baseada no pensamento científico e para a necessidade de uma ciência pela ciência, que é o que de fato nos leva às descobertas extraordinárias. É a curiosidade e o encantamento por descobrir coisas novas que devem mover uma pesquisa científica e não a utilidade que seus resultados podem ter. Ciência limitada e produzida pelo interesse do Capital nos encarcera e nos confina em uma lógica inútil.

Apesar dos já quase trinta anos passados, O Mundo Assombrado pelos Demônios continua atualíssimo e necessário. Sagan ficou longe de cumprir sua missão de difundir o ceticismo na humanidade, mas seus livros estão aí para isso. Essa é a vantagem de ser escritor, não é? De certa forma, você nunca morre. E, a quem for mordido pelo encantamento da ciência por causa de seus livros, cabe espalhá-los ao maior número de pessoas possível. Estou aqui cumprindo minha missão. Nunca precisamos tanto da ciência como agora, só ela mesmo pode nos salvar nesse momento. Leiam Sagan!
Evandrojr. 30/05/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida!

Raquele.Oliveira 30/05/2020minha estante
Ótima resenha!!

Giu. 29/12/2021

Necessário
Mais um pra lista de livros que todos deveriam ler.

Eu diria que é uma porta de entrada para aqueles com poucas experiências no pensamento cético. Por outro lado, vai lucidar e dar forma a pensamentos pra quem já é acostumado e aprecia o ceticismo.

Investigue, questione, duvide.

Wagner 31/01/2021

Confie na ciência, investigue tudo, procure a verdade
O livro relata a relação do cientista, professor e escritor Carl Sagan com a ciência. Também fala de pseudo-ciência, superstições, crenças, etc. E seus perigos. Relevante para o momento atual de tantas fake news e verdades de internet.

Alan 26/07/2021

Muito informativo e revelador
Um livro que certamente abre os olhos dos ignorantes sobre os perigos da pseudociência e as consequências dela para o mundo de hoje, as pessoas não entendem o perigo que é submeter a ciência à pessoas leigas sobre o assunto, ela é fundamental à sobrevivência de todos nós e precisa de inovações a todo momento.

O livro também desmistifica incontáveis histórias falsas de imagens de rostos na lua e em marte, alienígenas na área 51, abduções, terapias de cura que usam termos científicos erroneamente e outras irresponsabilidades feitas com o nome da ciência.

Ideal para quem quer se manter informado no século XXI (escrito no século XX, porém todos os argumentos usados se mantém extremamente relevantes)
Rosana 26/07/2021minha estante
Vlw pela dica

Iury 19/01/2021

Obra necessária
Primeiro contato que tive com a obra escrita de Carl Sagan e foi o suficiente para despertar o desejo de ler todos os livros do autor.
O Mundo Assombrado pelos Demônios passou a ser o livro que sempre irei recomendar prioritariamente. Infelizmente sua necessidade torna-se cada vez maior diante de um cenário que impulsiona o descrédito na ciência.
O incentivo ao ceticismo passa a ser a chave da busca por uma sociedade democrática que proporcione as condições para o surgimento dos benefícios tecnológicos.
A dúvida que impulsiona a liberdade também concede a autonomia perante a prevalência do misticismo que dificulta o desenvolvimento da espécie humana.
Por fim, apenas o acesso direto às palavras do autor serão suficientes para uma experiência completa com excelentes reflexões sobre a natureza do ser humano.