O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Fabi 10/08/2020

Se você tiver que ler apenas um livro no ano, leia este.
Carl Sagan, um famoso cientista astrônomo premiado, nos faz relatos impressionantes de como a ausência do pensamento cético e crítico, aliada à propensão e encanto a tudo que é místico e misterioso, manipulou a humanidade e nos conduziu, em diversos momentos da história, para a nossa autodestruição.

Sagan escreve de forma acessível e didática sobre inúmeros acontecimentos, desde a caça às bruxas e seitas, passando por UFOs, abduções, falsos gurus e curandeiros espirituais até culminar no sistema social, educacional e político dos Estados Unidos.

Vi neste livro não somente uma tentativa de combater tantas falsas crenças enraizadas, seja pela cultura ou analfabetismo científico da população norte-americana, mas também um forte apelo para que nós sejamos mais críticos e céticos, sempre ensinando as gerações futuras a importância do questionamento e experimentos, pois está é a única forma de não repetirmos os enganos de nossos ancestrais. Sinto como se este livro nos ensinasse a criar perguntas e nos desafia a buscar pelas respostas.

- No mundo assombrado por demônios que habitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja apenas isso que se interpõe entre nós e a escuridão circundante.-
Carl Sagan (1995)

herbert.goncalves 18/09/2021

atemporal
em 1995, carl sagan previu nossa distopia tecnológica atual. nesse best-seller espetacular, sagan lamenta sobre a crescente invasão da pseudociência na mente das pessoas.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Laurex 02/02/2021

Necessário
Apesar de ter sido difícil vencer as primeiras 200 páginas pelo excessivo assunto sobre UFOS, o livro me surpreendeu, é excelente, brilhante, e com certeza, dos que li de sagan até hoje, o melhor.
Erick424 02/02/2021minha estante
É melhor que o Pálido Ponto Azul? Só por curiosidade. Foi o único dele que li.

Laurex 02/02/2021minha estante
Esse eu não li! Eu li o cosmos e o bilhões e bilhões apenas!!!

Erick424 04/02/2021minha estante
Ah tá... Mas vou anotar esse aqui

Craotchky 23/10/2015

🕯 Que haja luz 🕯
"A nossa espécie necessita e merece cidadãos com mentes bem abertas e com uma compreensão básica de como o mundo funciona."

Primeiro livro de Carl Sagan que tenho a satisfação de desbravar, sondar sua forma de pensamento, descobrir algumas de suas opiniões e compartilhar um pouco de seu invejável conhecimento. Meu primeiro contato com o autor foi através da série Cosmos, a qual assisti duas vezes e certamente verei ainda outras tantas. Aqui Sagan discorre sobre os mais variados temas e não se aprofunda, tanto quanto imaginava, somente na ciência e seus métodos.

Política, educação, filosofia, biologia, história, astronomia, pseudociência, religião, ufologia, são alguns dos temas tratados nessa obra. O livro abrange muitos assuntos, de forma clara, direta, com opiniões pessoais de Sagan. Fazendo uso de exemplos, comparações, analogias, metáforas e seus conhecimentos próprios, Carl ensina a pensar, a deixar a mente aberta para uma nova ideia ou opinião desde que seja mais bem fundada. De fato, fala da importância de sermos racionais, termos senso crítico, não sermos tão facilmente influenciáveis por dogmas ultrapassados.

"Se levo a sério minha tentativa de compreender o mundo, pensar com algum órgão que não seja o meu cérebro, por mais tentador que possa ser, provavelmente complicará a minha vida."

O mundo assombrado pelos demônios, de certa forma, é um desabafo sobre sua grande preocupação com analfabetismo científico no mundo, de forma geral, e sobretudo nos Estados Unidos. Apresenta dados de pesquisas que realmente me provocaram surpresa. Após várias comparações de estudantes norte-americanos com outros alunos de outros países, principalmente os asiáticos, fica claro o déficit desses primeiros em relação aos segundos; a defasagem do sistema de ensino público americano. Fiquei imaginando a situação do Brasil nessa comparação...melhor nem imaginar.

"Há perguntas ingênuas, perguntas enfadonhas, perguntas mal formuladas, perguntas propostas de uma inadequada autocrítica. Mas toda pergunta é um grito para compreender o mundo."

O livro é uma tentativa de extirpar a crendice abusiva e sem critério, combater os demônios da ignorância que cada vez mais predominam no mundo; estimular qualquer pessoa comum a questionar, discutir, pesquisar sobre quaisquer temas. Salienta a necessidade de ensinar a abordagem científica básica para a população comum, e como a falta desta afeta negativamente o mundo assombrado em que vivemos. Tudo o que Carl Sagan deseja é o fim da escuridão e a iluminação da humanidade através da sabedoria científica.

Não à toa o subtítulo do livro é: "A ciência vista como uma vela no escuro"

"Sempre que penso em qualquer uma dessas descobertas, vibro de alegria. Meu coração dispara. Não posso evitar. A ciência é um assombro e um prazer."
Jess 04/01/2017minha estante
Resenha sensacional, acho que condensa bem a ideia central do livro.

Vitor I. 27/07/2020

Perfeito, simplesmente!!
Uma odisséia a melhor ferramenta que o homem criou para adquirir conhecimento, a ciência, mostrou com dezenas de exemplos o efeito deletério de abandonar o ceticismo e se prender a crendices. Poderia ser atualizado para os dias de hoje simplesmente abarcando as novas "curas" quânticas, fora isso não é possível perceber que o livro foi escrito na década de 1990.

Bruce 08/03/2024

Um livro de 1995 com observações pertinentes ainda hoje
Caro Sagan é um expositor primoroso do pensamento científico e do fundamento filosófico por trás da ciência. Sua defesa do ceticismo e proposição do livre debate deveria ser um tópico obrigatório para qualquer um que tenha atração pela atividade científica do passado, presente ou das perspectivas futuras.

Grabas 25/09/2021

Essencial
Excelente livro, desmistifica e alerta sobre as pseudociências presentes no nosso meio, que quando fanáticas e radicais, atrapalham o desenvolvimento da sociedade. Um pouco extenso, mas essencial.

lucas 23/03/2021

Com certeza, Carl Sagan foi um divulgador científico ímpar. Neste livro, Sagan traz uma reflexão sobre o senso crítico e o misticismo de forma geral. A diferença entre o pensamento científico e sendo comum, e a relação com a evolução humana. Recomendo a leitura.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro escrito por Carl Sagan, publicado originalmente em 1995 e relançado pela editora Companhia de Bolso em 2006. O livro é uma defesa da ciência e uma crítica ao pensamento pseudocientífico, superstição e dogmatismo.

Sagan começa o livro examinando a crença em alienígenas, paranormalidade, astrologia e outras pseudociências que são populares na sociedade atual. Ele argumenta que essas crenças são baseadas em falácias lógicas, falta de evidência e desejo de acreditar em algo sobrenatural. Ele usa exemplos históricos e científicos para apoiar suas afirmações e desafia os leitores a pensar criticamente sobre essas questões.

O autor também aborda o papel da religião na sociedade, e embora respeite a crença das pessoas, Sagan acredita que a religião e a ciência devem ser separadas e não misturadas. Ele argumenta que a religião não pode fornecer respostas para questões científicas e que a ciência não pode fornecer respostas para questões metafísicas.

Sagan também examina a história da ciência e suas descobertas, enfatizando a importância do método científico e da razão. Ele descreve a natureza da ciência como um processo em constante evolução, baseado em observação, experimentação e raciocínio lógico. Ele também discute a importância da educação científica para a sociedade e a necessidade de promover o pensamento crítico desde cedo.

Ao longo do livro, Sagan aborda muitas questões científicas, incluindo a evolução, a teoria do Big Bang e a física quântica, e as explica de forma clara e acessível. Ele utiliza analogias simples e exemplos práticos para ilustrar seus pontos, tornando o livro fácil de entender mesmo para aqueles que não têm formação em ciência.

Em resumo, "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro importante que faz um apelo pela razão e pelo pensamento crítico em um mundo onde a pseudociência e a superstição são cada vez mais populares. É uma defesa eloquente da ciência e um chamado à ação para promover a educação científica e o pensamento crítico em todos os níveis da sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Olá, Romeu! Muito obrigada por seu fichamento! :) Eu amei a forma em que você escreve!

Mel 08/06/2023minha estante
Perfeito!

Olívia Saldanha 20/10/2020

A importância do combate ao analfabetismo cientifico
Eu tenho restrições para fazer afirmações do tipo “este é um livro que todo mundo deveria ler”, mas para esta obra prima de Sagan eu abro uma exceção e afirmo, todo mundo deve ler este livro. Muito embora a obra tenha sido escrita há 20 anos (ou até mais, considerando que são uma série de artigos que o autor já havia publicado antes da unificação em uma só obra), o que faz com que alguns temas não estejam mais em foco como outrora, como por exemplo a abdução por alienígenas, ele continua extremamente atual, especialmente por demonstrar a importância do pensamento cético através de um método científico.
A obra é muito focada ao público estadunidense, e por esta razão dei 4 estrelas e não 5, mas isto não tira o grande mérito de Sagan, em tentar popularizar a ciência.
Se mais pessoas tivessem lido este livro tenho certeza que em 2020 muitas não questionariam a veracidade da pandemia pela qual estamos passando, ou se deixariam levar por outros demônios que assolam nossa sociedade.

Douglas 20/10/2020minha estante
Excelente resenha

Bruna 03/01/2021

O mundo assombrado pelos demônios!
Um livro extremante necessário! Nos faz ver com mais clareza o ônus de uma sociedade pouco cética!

notawant 16/08/2022

Vale muito a pena
Não estou acostumada a ler livros de divulgação científica nem não ficção e por isso demorei um pouco kkkk, mas achei esse livro extremamente bem escrito e relevante!

Alguns capítulos em particular me chamaram mais a atenção como o dragão na garagem, porém realmente achei ele como um todo relevante.

Vale a pena ter uma edição física para escrever suas reflexões nele, senti bastante falta disso!

She 05/05/2013

O mundo assombrado pelos demônios
Carl Sagan

“– Como é que os demônios lutam contra mim?
– Os demônios lutam contra você? - Perguntou o padre Poemen por sua vez. – Os nossos desejos se tornam demônios, e são eles que nos atacam.”
Abba Poemen

Mais do que um depoimento de um cientista apaixonado pela Ciência e pelo método científico, este livro é um alerta a respeito dos "demônios" que nos permeiam desde os primórdios da humanidade. Mas o que são esses demônios afinal? Por que são tão perigosos, e por que insistem em nos atormentar?
Os demônios citados por Carl Sagan são a pseudociência, o misticismo, a irracionalidade, a intolerância, e mais do que quaisquer outros a ausência da dúvida, do questionamento e a credulidade cega.
Assim, no decorrer do livro ele nos desmistifica alguns mitos e nos defronta com muitas situações e fatos passados, que na época foram seriamente considerados como verdadeiros, mas acabaram se revelando falsificações e puro logro, como o caso dos círculos nas plantações, os raptos por alienígenas, as aparições constantes de OVNI’s, ou a terrível e irracional caça as bruxas durante a Inquisição, que resultou na acusação e execução sistemática de milhares de pessoas (neste caso a tortura era um meio infalível de mostrar a validade das acusações).
O sucesso da pseudociência se deve em parte a facilidade com que ela pode ser formulada, visto que não são necessárias evidências concretas que permitam sua comprovação, teste e réplica, basta a credulidade e a persuasão daqueles a quem ela se destina. A nossa própria mente pode contribuir decisivamente no processo de criação de visões, falsas memórias e eventos aparentemente sobrenaturais. Concordo com o autor no que diz respeito a ideia de como ela nos é atraente e sedutora, pois fala às nossas necessidades emocionais que muitas vezes a ciência não é capaz de satisfazer.
Contudo como o próprio autor enfatiza há muitas coisas que a ciência ainda não compreende, mas que em um universo de bilhões de anos de idade, isso já era esperado. A ciência é feita de processos dinâmicos e de constantes questionamentos, e isso é bom, isso é maravilhoso, pois permite novas descobertas, que poderão ser testadas, comprovadas ou refutadas por outros profissionais, e com isso só se cresce, só se ganha.
Em um dos capítulos o autor ainda fornece algumas armas com as quais podemos lutar contra esses demônios, entre elas o ceticismo, afinal não devemos deixar nossa cabeça aberta a tal ponto que os nossos cérebros caiam para fora. =)
Outro ponto importante do livro é a decadência do ensino de ciência nas escolas, e a esteriotipagem do cientista pela sociedade, como “o nerd”, a pessoa antissocial, desinteressante, louca ou reclusa, representando uma generalização totalmente descabida da verdade. Estigmas que desmotivam os jovens a quererem seguir carreira nas áreas que envolvem a ciência básica.

Enfim um livro recomendassímo, escrita clara e ideias muito bem expostas!!! Uma crítica ao livro, que provavelmente dificultou a minha leitura, foi a repetição e citação constante de casos que envolviam extraterrestres. Contudo deve-se considerar o contexto em que o livro foi escrito, e ao fato de que os americanos aparentemente adoram um sensacionalismo alien...kkkkk

Ótima leitura e que uma vela seja acesa na escuridão!! ;)
Professor_estudante 06/05/2014minha estante
tenho a mesma opinião a respeito da repetição exaustiva sombre os raptos de alienígenas.

joao 24/04/2023

Longa jornada
Talvez o primeiro grande livro de não ficção que eu tenha lido, o mundo assombrado pelos demônios é um apunhado de textos que variam pela temática ou forma de escrita. alguns quase impossíveis de ler de tão chatos, outros que você lê segurando o riso de tanto absurdo escrito (muita coisa envelheceu mal aqui) mas como um todo, é um livro interessante e que serve de entrada para que leigos como eu conheça um pouco mais sobre divulgação científica e afins.

Cân 02/10/2021

Leitura fundamental
Livro perfeito. Recomendado para cientistas e para cidadãos. Reflexões profundas e atuais sobre nosso papel na sociedade, sobre a sociedade, seus governantes... A palavra que fica: CETICISMO. Para fechar, um trecho do último capítulo: "Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder".
djgbzin4k 02/10/2021minha estante
ola, boa noite! Queria saber se ele aborda os temas religiosos:) obg

Cân 02/10/2021minha estante
Boa noite. Fala, principalmente, sobre a inquisição e o papel da igreja,

djgbzin4k 03/10/2021minha estante
Mas de forma mais crítica ou analítica? Me desculpe mas eu realmente fiquei interessado no livro.

Cân 03/10/2021minha estante
Que isso! Nao precisa pedir desculpas... ele faz reflexões e análises sobre o porquê daquelas atitudes. Mas, o livro é bem abrangente. Falando, inclusive de política. Tudo voltado à importância do ceticismo e da informação de qualidade. Da religião, talvez ele fale em 1 ou 2 capítulos. Recomendo, muito!

djgbzin4k 06/10/2021minha estante
muito obrigado! Provavelmente irei ler.