Um Dia

Resenhas - Um Dia

Jessi 30/09/2011

SURPREENDENTE!
Um dia - David Nicholls.

Se existir uma palavra, pra eu descrever essa obra, com certeza essa seria SURPREENDENTE. Existem várias palavras, várias emoções que descrevem tudo o que eu senti conforme li o livro, mas SURPREENDENTE e INESPERADO seriam as que mais se encaixariam.
Não é um romance romântico (se é que me entendem, rs). É uma comédia, que envolve romance. Um vai e vem (quem sabe).
Não vou negar que quando tive a idéia de ler esse livro, me veio na cabeça 'romance'. E bem daqueles romances estilo Nicholas Sparks, aqueles que fazem a gente chorar do começo ao fim. Não vou negar, esse faz chorar SIM. Acho que é pelo fato das pessoas se identificarem muito com o livro. É uma coisa que acontece na vida... Pode acontecer comigo, com você. Enfim... É uma história realista (e isso já ganha muitos pontos no conceito da obra, pelo menos para mim, que já estou ficando um pouco farta dessa fantasia toda que é sucesso hoje em dia). E também uma história emocionante, e ao mesmo tempo chocante.

Dexter... Como eu descreveria Dexter? Sem vergonha? Galinha? Cachorro? Sem sentimentos? Existem tantas formas.. E apesar de todos esses adjetivos negativos, eu AMO o Dexter. Hahahahah o jeito dele fascina qualquer um, principalmente quem tá com ele e vê tudo o que ele faz (você leitor!!!!!). E Emma. Tão diferentes... E tão iguais! É nessas horas que penso que aquilo que dizem que 'Os opostos se atraem' se encaixam.

Enfim, super recomendo. Se você quiser chorar, rir, se indignar, chingar, se assustar, ficar horas e horas lendo o livro porque não consegue parar EU RECOMENDO! Aqui você vai encontrar tudo isso... e muito mais!
Lilian 30/09/2011minha estante
Adorei o que vc escreveu. Conseguiu definir muito bem o livro e os sentimentos que tive lendo.

Confesso que qdo vc disse que tinha chorado com o livro eu não entendi, mas era porque eu não tinha chegado na parte que vc estava. Chorei horrores, fiquei de olho inchado e tudo.

Parabésn pela resenha.

Bjs

Alan Ventura 30/09/2011minha estante
Ótima resenha. Parabéns.
PS. Viu como não é tão difícil escrever resenhas? você está se saindo muito bem.

Beijos.

Kéziah Raiol 01/10/2011minha estante
Parabéns amiga *-*
Como sempre arrasando hein?!
Só te digo uma coisa, chorei chorei só de saber o que aconteceu! HSUAHD
Tu e os teus spoilers :D

Evy 03/10/2011minha estante
Também estou doida pra ler esse livro!
Sua resenha me deixou com mais vontade também!
Abraço!

Luiza 13/01/2012minha estante
Esse livro é incrível, muito bom mesmo. Garanto que quem ler, vai se apaixonar! Você não consegue desgrudar de Em e Dex, Dex e Em. Pena que o filme é muito vago :(

Michelly 09/04/2012minha estante
A história é muito legal, eu não conseguia parar de ler, quando chegou 'naquela parte' paralisei e comecei a chorar como se meu mundo tivesse caído. Você termina o livro como se Dex e Em fosse da família ou amigos de infância.

bcaires 15/04/2012minha estante
Eu achei que o problema era comigo, me apego demais aos personagens, e também chorei descontroladamente desde 'aquela parte' até o fim (e depois fiquei com uma dor de cabeça terrível haha)mas enfim, vi que Em e Dex/Dex e Em são realmente encantadores e difícil é não se apaixonar por eles.

Cris 11/09/2012minha estante
Ahhh, que bom, pensei que só eu tivesse chorado "naquela parte". hahahahah Logo eu q nunca chorei lendo...

Vivi 25/03/2021

Um dia
Geralmente eu leio o livro e assisto o filme depois. Com " Um dia" foi diferente, é um livro que eu tenho há um tempo mas por conhecer a história não tinha muito interesse em realizar a leitura, esperava ficar acomodada por já saber dos fatos. Mas foi tudo muito diferente, e parecia que eu estava conhecendo os personagens pela primeira vez, os detalhes que não chegaram ao filme me fizeram aprofundar cada vez mais na história, me emocionei de um jeito que não esperava, leitura perfeita!

Pois bem, o enredo se trata de dois amigos que se conhecem no dia 15 de julho de 1988. E no decorrer dos anos sempre voltam a se encontrar nesta mesma data por 20 anos. Vivendo suas vidas separados, tentando esconder a paixão que existe desde sempre, uma história cheia de desencontros até que finalmente possam admitir os seus sentimentos.
Carol Lima 25/03/2021minha estante
Melhor livro, melhor filme, nossa!!!!!!!!!

Vivi 25/03/2021minha estante
Simmm, fiquei até com vontade de assistir o filme dnv!!

rayla;) 23/08/2020

...
Sinceramente, não consegui terminar. Juro que tentei. Li umas três vezes mas sempre empacava no meio e eu percebia que não tinha entendido absolutamente nada da história.
Mary 23/08/2020minha estante
Não se culpe, aconteceu o mesmo comigo, tentei ler esse livro só deus sabe quanto e não passei da pág 50.

@bibliotecadedramas 03/09/2020

Em e Dex.
Esse livro é uma daquelas histórias que quando você termina de ler pensa: “Por que eu não li esse livro antes?” Acontece que eu assisti o filme anos atrás com a maravilhosa Anne Hathaway e Jim Sturgess no elenco, gostei demais da história e esse livro foi de uma troca que solicitei no Skoob. Mesmo já sabendo tudo que acontece eu quis dar uma chance ao livro, coisa que raramente faço – principalmente quando já sei o que acontece, mas que escolha maravilhosa eu fiz.

Aqui temos a história de encontros e principalmente desencontros durante 20 anos nas vidas de Emma e Dexter. Ambos estudaram juntos na mesma universidade, mas se conheceram somente após a noite de sua formatura. Acontece que ambos seguiram vidas diferentes, mas nunca perderam o contato que é sempre datado no dia 15 de julho.

A cada capítulo vamos acompanhando a história dos dois – ano após ano da vida deles, a evolução de Emma e Dexter, o clímax e o apogeu de cada um durante todos esses anos, o autor conseguiu de uma maneira muito realista tratar a vida desses personagens mostrando quantas milhões de coisas podem acontecer em nossas vidas, simplesmente porque é assim que o rumo que as coisas vão tomando – o que não deixa de ser surpreendente.

Amei o livro! Eu diria que é muito mais uma história de amizade do que de amor. Em muitos momentos eu tinha vontade de bater no Dexter por ser tão imaturo, como também tive vontade de sacudir a Emma em algumas situações por ser tão contida. “Um Dia” é uma história de amor bem realista, sem essas firulas de romances com declarações de amor ou cenas picantes de paixão que estamos acostumadas a ler, não há nada disso. Mas é uma história completamente envolvente que você ri e chora, se surpreende, se identifica também e sempre torce pra Emma e Dexter ficarem juntos em algum momento de todos os dias 15 de julho ao longo desses 20 anos.

Eu amei a narrativa de David Nicholls: uma leitura cativante e como diz na capa espirituoso e muito perspicaz. Eu acho que não tem nenhum livro que eu não tenha gostado quando se trata de literatura inglesa, eu sempre acabo me surpreendendo.

site: https://shejulis.com/livro-um-dia/
Juliana Rodrigues 03/09/2020minha estante
Nossa, que resenha linda!

Também assisti o filme há alguns anos e tenho o livro, mas nunca me animo para ler por saber o que acontece na história.

@bibliotecadedramas 03/09/2020minha estante
Obrigada, Ju! O livro tbm vale muito a pena, ele entrou pra minha lista de favoritos, eu amei a narrativa de David Nicholls!

Juliana Rodrigues 03/09/2020minha estante
Darei uma chance ?

trizliving 26/07/2020

O livro que mais me decepcionou esse ano. Ele tinha tudo para ser perfeito, mas o autor conseguiu acabar com essas chances.
EduardaMariaGG 26/07/2020minha estante
digo o mesmo!

Giulipédia 26/07/2020minha estante
Eu quase lancei o livro na parede depois de ler o final, concordo plenamente c vc ????

Elias 26/07/2020minha estante
Nossa, sério? Eu sou apaixonado por esse livro independente do final. Eu acho a história muito bem construída, a evolução dos personagens. Sério, ele sem dúvida é um dos meus fav.

Giulipédia 26/07/2020minha estante
Qria ter essa maturidade, mas a vdd é q eu não gostei do Dex e a Emma merecia alguém melhor q ele, sem falar q final mais injusto!! Até hj não consigo aceitar, mas essa é só minha opinião rs ??

EduardaMariaGG 28/07/2020minha estante
eu também não gostei da escrita do autor ?

Thalita - @voandopelaestante 13/05/2021

Emma e Dexter se tornam amigos após passar uma noite e um dia todo juntos. Esse dia foi 15 de julho de 1988 e a partir desse dia eles não conseguem se afastar. Os dois são bem diferentes um do outro e tem planos deferentes para o futuro, onde Dexter irá fazer uma viagem por vários países após se formar para depois decidir o que vai seguir na carreira e Emma quer encontrar algo que ela goste de fazer.

Esse livro é dividido em 5 partes e cada capítulo nós vemos o dia 15 de julho de cada ano na vida dos dois por 20 anos. É bonito ver a amizade deles e como eles se conhecem tão bem mesmo quando estão longe um do outro. Claro que tem um sentimento a mais nessa amizade deles porém nenhum deles quer arriscar. Na primeira parte eu estava amando o Dexter achando ele divertido e não estava entendendo muito a Emma e me irritando com ela, mas na segunda parte em diante foi o contrário. Amei ver o crescimento e a evolução da Emma ao decorrer dos anos e o Dexter ele foi decaindo.

São 20 anos que é contado aqui da vida deles e acontece MUITA COISA nesses anos todos, teve brigas, amores, superação e muita amizade entre eles. Demorei para ler esse livro porque peguei raiva do Dexter na segunda parte em diante e confesso que achei um pouco maçante a leitura. Gostaria muito de ver mais dos personagens em outros dias do ano não só apenas no dia 15 de julho. Quando finalmente achei que ia dar bom no livro me vem o final e fiquei bem revoltada porém eu entendo a mensagem que o autor quis passar.

Fazia 7 anos que esse livro estava encalhado na minha estante não me orgulho disso haha mas finalmente eu li e agora sei o que acontece nesse livro e posso dizer que não gostei muito dele mas acho válida a experiência de ler ele pois é um livro que nos faz refletir muito sobre nossas relações com as pessoas ao nosso redor.

📍Esse livro é aquele famoso 8 ou 80 e agora eu quero saber, você que leu esse livro amou ou odiou?
Nick 13/05/2021minha estante
Amo??

Beca 13/05/2021minha estante
Eu odiei, estava super animada para ler ele e fiquei decepcionada com a leitura principalmente com o final

Lia 13/05/2021minha estante
o filme é tão significativo pra mim que eu tenho receio de ler o livro hahaha

Natasha.Martins 22/05/2021minha estante
Eu amei o livro mas achei o final sem sentido, primeiro por que é criado uma expectativa do leitor até o momento onde eles ficam juntos e quando isso ocorre, passa tão rápido e de uma forma tão esquisita, sem a química dos dois

Evy 22/03/2012

Maravilhoso!
A primeira palavra que me vem a cabeça ao pensar nesse livro é real. Acho que dificilmente se encontra um romance onde os personagens e os momentos sejam tão reais e verdadeiros como neste livro. Nicholls acertou no tom da narrativa, na criação dos personagens, no toque perfeito de contar a história em flashs de ano a ano, todos no mesmo dia, 15 de julho, que foi quando os protagonistas se conheceram. Simplesmente brilhante.

Dexter e Emma passam juntos a noite depois da formatura em 15 de julho de 1988 e ambos sabem que no dia seguinte irão trilhar caminhos totalmente diferentes. Porém, mesmo depois de apenas um dia, descobrem que não conseguem parar de pensar um no outro. Ainda assim, seguem seus caminhos, isoladamente, conversando através de cartas, postais e telefonemas que nos presenteiam com diálogos inteligentes e cativantes.

Dex e Em, Em e Dex se tornam uma espécie de melhores amigos, sem deixar aquele clima de amor/paixao de lado. É um relacionamento bonito, sincero, com altos e baixos onde ambos compartilham suas vidas em todos os aspectos. Emma é uma garota comum, estudiosa, nerd e cheia de idealismo. Não é uma beldade, mas tem uma beleza toda sua que compõe, com sua personalidade um quadro belo e admirável. Passa grande parte da vida tentando descobrir o que fazer da vida, mas assim que descobre se torna uma brilhante profissional, confiante e feliz.

Dexter é um rapaz bonitão, rico, com a vida toda pela frente e uma vontade sem igual de vivê-la até as últimas consequências. Por sua beleza, e nem tanto pelo talento, é convidado a trabalhar na televisão e tem um grande pico de sucesso, que o leva a se tornar uma pessoa diferente que acaba se distanciando dos amigos, incluindo Emma.

É justamente esse balde de realidade na vida de ambos, que torna toda a narrativa especial. É impossível não ficar o livro todo torcendo e esperando pelos clichês e se deparando com nada menos que a crua realidade da vida que não se pode negar. Nisso e na beleza dos momentos que narra com muita qualidade, Nicholls me conquistou completamente.

A história que se passa no período de 20 anos, contados ano a ano em todo dia 15 de julho é um espetáculo narrativo à parte. Além do fato de admirar muito livros que tragam em sua leitura todos os tipos de emoções. Ri, chorei, suspirei, tive raiva e é impossível não se ver refletida em Emma, nem que seja em apenas um aspecto de sua vida.

Outro encanto do livro é o recurso maravilhoso que Nicholls utilizou nos momentos finais do livro em que mesclou o tempo presente, com as lembranças do início do relacionamento há 20 anos atrás.

Leitura totalmente recomendada!

Well 24/04/2022

Uma história. Apaixonadamente, triste.
Um  dia é uma história simples narrada de forma inteligente em terceira pessoa. Por Dexter e Emma que se conhecem em 1988.

Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas, muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter.

Acompanhamos a passagem do tempo junto com o casal. Ambos juntos ou separados. E suas várias dificuldades natural da vida pelo caminho. Ao longo  vintes anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo maldito dia: 15 de julho. Conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Dexter no início não é  o tipo de pessoa que eu gostaria de ter uma amizade, porque é um cara vaidoso demais e bem egoísta.  Emma eu amei ela, ela é superinsegura em vários sentidos e sofre bastante pela distância. Eles se tornam melhores amigos, mas aquele sentimento de paixão nunca desaparece por completo. E isso é interessante na história: não importa em que tipo de relacionamento eles estão, com quem estão, qual a fase da vida, eles sempre encontram uma maneira de se reencontrar. Parece que um não funciona sem o outro.

Gostei da forma com que David Nicholls mostra os altos e baixos da vida, na sua narrativa. Sempre, de alguma maneira, um dos dois passa por perrengues. Nada é lindo e mágico, mas cheio de problemas, frustrações, dificuldades e tristezas. A vida é complicada, mas eles se esforçam o máximo para se manterem de pé. Os personagens evoluem bastante durante a narrativa e se tornam pessoas melhores.

Claro que é um romance água com açúcar, e também não é perfeito, ele tem as suas falhas. E claro várias coisas fofinhas e dramáticas demais para o meu gosto em alguns momentos bem desnecessário, mas é empolgante e o final é de arrebatar.

Bia 23/10/2021

Ahhh como eu amo essa história
Me apaixonei por Em e Dex desde a primeira vez em que assisti ao filme, e após assitir pela primeira vez, já devo ter assistido mais umas mil, e em todas as vezes sinto que sou destruída com a mesma intensidade.
A história dos dois é algo incrível, não é algo que acontece de imediato, é algo que vai se intensificando com o passar dos anos, você cresce com os personagens e consegue vê-los evoluir.
Com o início da amizade, você espera que algo aconteça entre os dois, até que com tantos vai e vem, você perde essa esperança (claro que se lido ou assistido pela primeira vez), até que enfim algo acontece, mas algo trágico também acontece, o que sempre consegue me jogar lá embaixo.
Enfim, personagens incríveis e que eu amo muitooooo, David Nicholls sem dúvidas é um excelente autor, e estou ansiosa para ler outra obra dele.
sapui0 23/10/2021minha estante
queria muito ler o livro!!

Bia 23/10/2021minha estante
Hiper recomendo que leia, ele é simplesmente incrível e emocionante!! Se você chorou com o filme, vai chorar muito mais lendo

@leituras_sa 01/02/2021

"Eles falavam muito pouco do que sentiam um pelo outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 20 anos, duas pessoas, um dia. Emma e Dexter se conhecem, os dois sabem que no dia seguinte após a formatura podem nunca mais se ver, mas depois de um dia inteiro juntos, algo nasce entre eles. Suas vidas seguem opostas e bem diferente do que idealizaram. E o sentimento único e especial que surgiu entre eles abre uma porta para um relacionamento surpreendente. Ao longo de 20 anos, flashes de sua história são narrados, todos apenas uma vez no ano, no dia 15 de Julho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💭 Assim como o sentimento genuíno entre Emma e Dexter, esse livro me arrebatou, é impossível ignorar a relação íntima, sincera e divertida criada entre os dois amantes que, sutilmente, transborda para fora do livro e atrai o leitor, criando um laço de apego inegável. Esse definitivamente não é um romance clichê, e sim surpreendente, é sobre o amor em sua forma mais empírica, sobre a busca constante de si mesmo, sobre os desapontamentos e expectativas não atendidas mas que ainda assim não arruínam a beleza da vida, é sobre o que pode acontecer com todos, se perder em algum momento e depois se achar. Juntos, Dexter e Emma enfrentam dores, risos e esperanças enquanto buscam entender a essência de seu amor. Foi uma ótima experiência. ❤
Por: @dreamer3t
🔹N° págs: 416
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/leituras_sa/?hl=pt-br

Hevelyn.lopes 27/07/2023

Uma história simplesmente extraordinária, sobre duas pessoas que se encontraram, tiveram uma conexão de cara, mas seguiram caminhos diferentes, viveram vidas diferentes, e depois de 20 anos ficaram juntas, o final é surpreendente, e é impossível não chorar, só não dei 5 estrelas por que o livro enrolou muito.
isa 27/07/2023minha estante
comecei mas nao consegui acabar justamente pela demora ?

Hevelyn.lopes 08/08/2023minha estante
simm, o filme por incrível que pareça é melhor, mas a história é incrível.

Claudia 17/08/2022

Depois de meses terminei... estava sem vontade nenhuma de ler nenhum outro livro até terminar esse. Os personagens são insossos. Dexter é o retrato do homem folgado e egocêntrico que não merece ficar com ninguém além de si mesmo. É um casal que não funcionou pra mim simplesmente. No final você se comove porque não tem jeito, mas a trajetória do casal é muito infeliz

Delane.Lívia 14/04/2020

Um dia...
Não esperava esse final! Livro bem demorado, mas uma boa história.
Joyce Adrielle 14/04/2020minha estante
O final desse livro me fez chorar tanto