Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Pam Gonçalves 04/07/2011

Totalmente diferente do que eu imaginava
Lindo.
Sinceramente não sei como falar desse livro sem iniciar um esse adjetivo. A história é linda demais!

Emma e Dexter se “conheceram” no dia da formatura da universidade. Em um encontro incomum, ambos acabam falando sobre o futuro. A partir daquele momento, por mais que eles não tenham continuado uma relação romântica, ambos continuam amigos. Os melhores amigos um do outro. Durante vinte anos muita coisa pode acontecer na vida de uma pessoa. Viagens, amores, decepções, tristeza... Muita coisa pode mudar.

Eu acreditava que o livro seria mais um romance, algo normal e com história bonitinha. Como me enganei! O livro passa tantas lições de vida, de uma forma inovadora, que surpreende a qualquer um. Com dois protagonistas totalmente distintos que vão amadurecendo e passando por muita coisa. É um amadurecimento real, daqueles com fundamento, e não algo totalmente sem noção. Você vê como eles lidam com a situação e o que fez com que mudassem de atitude.

A forma com que David Nicholls contou a história também foi muito criativa. Quando li a sinopse imaginava que os dois protagonistas iriam se encontrar uma vez por ano e por isso havia o título. Mas não, o título se justifica porque é narrado o que está acontecendo com ambos, mas não necessariamente com eles se encontrando. É preciso ler com atenção para juntar os pontos por causa de um grande tempo que se passa de um capítulo ao outro. Mas não é confuso, o autor consegue amarrar tudo muito bem e a sensação que eu tive é que os 20 anos entre a Em e o Dex foram totalmente contados. E não apenas um dia de cada um desses anos.

Por mais que eu não tenha chorado com a leitura Um Dia, o livro é emocionante. Como contei a vocês, fiquei tão assustada com um dos capítulos finais que isso me impediu de chorar. Eu travei. Pensava que isso não poderia ter acontecido e foi um choque total. Mas agora que estou escrevendo essa resenha e pensando na história, não é que estou chorando? Estou lembrando os últimos capítulos e achando que a história poderia ter terminado de uma maneira diferente para ser mais feliz. Pensando que ao ver o filme vou precisar de uma caixa de lencinhos.

Recomendo totalmente a leitura. Sério, muito!
Nathi 06/05/2012minha estante
Faço das tuas palavras as minhas.

Realmente muito bom, o filme tbem é joinha viu!

minhananny 20/03/2013minha estante
Eu também imaginei um final diferente, entrecortando o primeiro dia com o casamento feliz.

Priscila959 19/12/2015minha estante
Eu ainda não li, mas tava dando uma olhada nas suas resenhas e acabei vendo a deste livro que eu tenho um tempinho na minha estante e não sabia bem se eu ia gostar ou me emocionar com a história. A resenha me ajudou nas minhas possíveis reações e acho que vou gostar do livro assim como você.

Angelica.Reis 26/07/2020

Melhor que o filme
Gostei do filme, mas devo dizer que vários detalhes importantes foram retirados (por tempo, para facilitar a história do cinema etc.). Então eu realmente recomendo a leitura!
É leve, interessante e prende do início ao fim. Mesmo para quem já conhece a história. Também é bastante interessante e enriquecedora a forma que a história é escrita, revezando o narrador.

Raimundo.Sales 11/07/2022minha estante
Uma excelente análise! Parabéns!

Mirna20 11/07/2022minha estante
Obrigada!

Mirna20 11/07/2022minha estante
? ?

Vinicius Casimiro 08/11/2020

Um amor de muitos anos...
O livro fala sobre a vida de dois jovens que terminaram a faculdade e terão que encarar a vida adulta. Os capítulos são divididos em anos.

No começo tudo é emocionante e isso está ligado diretamente com a juventude. Depois as coisas começam a ficar chatas por conta da vida adulta, mas eu adorei acompanhar os dois. Amar e odiar o Dex é inevitável. A Emma com certeza é uma pessoa que eu teria no meu ciclo de amigos. Ela é inteligente, engraçada e tem um olhar sobre o mundo que a maioria das pessoas não tem. Durante o livro eu também parei de gostar do Dex, assim como a Emma. Ele só é um cara legal quando tá junto dela. Sozinho ele consegue ser terrivelmente odioso.
Aparecida Freire 08/11/2020minha estante
Um Dia é realmente um livro impactante, Vinicius!!! Com o decorrer do tempo nós amadurecemos juntos com os personagens. E, de verdade, às vezes dava vontade de dar uns tabefes no Dex kkk.

Vinicius Casimiro 08/11/2020minha estante
Simmm Aparecida hahahaahahah

Bianca 30/05/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Quem leu a última postagem da coluna Quero ler! Quero ver! já sabia o quanto eu queria conhecer esta história.

Um Dia, de David Nicholls, tornou-se o meu livro favorito. Aquele que eu levaria para uma ilha e salvaria da fogueira se pudesse escolher apenas um.

Não sei se lerei algum dia outra história que possa me tocar tanto quanto essa.

Conheci o filme primeiro, só depois soube que tinha um livro. Sou eternamente grata à Editora Intrínseca por publicá-lo no Brasil. Agora aguardarei ansiosamente para o lançamento do filme e estarei lá na estreia para me emocionar muito.

O que Um Dia tem de tão especial?

Tentarei explicar os motivos, mas, antes de mais nada, adianto que há um encaixe perfeito entre meu coração e esse livro. De certa forma, ele foi escrito para mim e minha história me moldou para que ele fosse o meu favorito dos favoritos.

Tinha muitas expectativas. Elas eram gigantescas. Sempre dá medo nesses casos porque muitas vezes a leitura fica a desejar. Com Um Dia, cada uma das minhas expectativas foi superada e ele me marcou.

Nem todos gostam de ler livros profundos, que se choquem com sua vida e os faça refletir, que os emocione e faça chorar. Eu amo. Até leio para passar o tempo, mas os melhores histórias serão as que mais me tocarem profundamente.

Quando abri o livro me surpreendi com a segunda página. Ela é recheada de citações de pessoas que o leram e se encantaram. Estas foram as que mais gostei:

"A melhor história de amor atemporal para aqueles que sempre desejaram ter alguém que nunca tiveram." – Adele Parks

"Um livro brilhante sobre o assombroso hiato entre o que éramos e o que somos." – Tony Parsons

"É difícil encontrar um romance que trate o passado recente com tanto conhecimento de causa. É ainda mais raro encontrar algum que os protagonistas sejam construídos com tanta solidez, com uma fidelidade tão dolorosa à vida real." – Jonathan Coe, Livros do Ano do The Guardian, 2009.

Como escrever uma resenha digna deste livro?

Todos os personagens foram excelentemente bem construídos, incluindo os secundários. Eles existem. Poderiam ser seus vizinhos, seus amigos, seus irmãos. Suas características são tão reais, plausíveis e verossímeis que você não lerá o livro, você o viverá.

Dexter e Emma tornaram-se amigos no dia 15 de julho de 1988. Durante vinte anos teremos suas histórias narradas em cada dia 15 de julho. Eles não se encontram apenas nesse dia. Não, eles se veem constantemente numa época, ficam afastados em outras, mas sempre saberemos o que eles estão fazendo nesse dia do ano.

Desde o início fica claro que ela o ama e queria tentar algo a mais, mas Dexter está perdido em sua vida. Cheio de problemas pessoais e vícios que o destroem aos poucos. Ele sabe que ela é importante em sua vida, ele a ama do jeito egoísta dele, ele a quer por perto, tem consciência de que tudo fica melhor com a presença dela e, ao mesmo tempo, às vezes nem percebe o quanto ela está sofrendo por algum problema ou por ele.

"Mesmo naquele momento, em meio ao torpor do vinho tinto e ao desejo, Dexter se surpreendeu pensando no que Emma Morley diria." – pág. 34

Emma se preocupava com ele e odiava não conseguir tirá-lo da vida perdida que ele vivia. Ele sempre pensava nela quando fazia besteira e sabia que ela o recriminaria.

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada." pág. 51

Em meio a sua vida confusa, e de um jeito completamente incoerente, Dexter a enxerga e sabe o que ela precisa fazer para ser feliz. Ela sabe o mesmo a respeito dele.

"Embora não fosse sentimental, havia ocasiões em que Dexter podia ficar quieto vendo Emma Morley rir ou contar uma história e saber com absoluta certeza que ela era a melhor pessoa que conhecia. Às vezes quase tinha vontade de dizer isso em voz alta, interrompê-la para fazer tal afirmação. Mas não era um desses momentos, e, em vez disso notou que ela parecia cansada, triste e pálida (…)." – pág 75

Emma e Dexter se completam. Em todo o tempo, eles estão juntos, ainda que separados. Eles estão ligados e David Nicholls narrou perfeitamente essa relação que permeia entre o amor e a amizade. Opa! É exatamente isso, caros leitores, o amor e a amizade estão por todo o livro. Acima de tudo o que acontece em suas vidas, eles são amigos e suas vidas são melhores o outro por perto.

"Não que algo pudesse acontecer: aquela janela se fechara alguns anos atrás, e agora os dois estavam imunes um ao outro, seguros nos confins de uma firme amizade." – pág. 81

A grande questão é que não é fácil viver nesta linha tênue. Estar tão perto e tão longe de alguém ao mesmo tempo. Não conseguir se afastar de alguém que é seu melhor amigo. Não importa o quanto sejam diferentes, não importa o quanto se magoem por estarem no limite da amizade e algo a mais. De uma forma muitas vezes irracional um precisa do outro. A verdade é que não dá para prever ou entender o motivo dessa necessidade de determinada pessoa em sua vida. A única certeza é que o tempo passará e eles continuarão por perto.

"Em oito anos, não se passou um dia sem que pensasse nele." pág. 288

Sim, quem me conhece sabe que sou suspeita para falar. O tema amor e amizade sempre será o meu preferido, sempre será o que me tocará mais, sempre será o que me fará chorar. Gosto tanto do tema que escrevi um livro mergulhado nele.

"Quando você conhece alguém que sabe exatamente como você se sente, conhece seu pior lado, sabe de todos os seus defeitos, esteve presente nos piores e melhores momentos, alguém que o ama sem pedir nada em troca e já não sabe mais onde começa a sua história e termina a dele, você não quer perdê-lo. Ainda que isso signifique lutar contra o que você sente porque, afinal, a única coisa que importa a você é que ele esteja bem." – trecho da sinopse de Entre o Amor e a Amizade. Foi assim que vi Emma durante toda a história e Dexter, em alguns momentos.

São tantas citações lindas. Não colocarei mais para evitar spoiler.

Leiam! Leiam! Leiam!

É só o que posso dizer. Certamente, será o livro da vida de mais pessoas.
Daniela 23/08/2011minha estante
Depois dessa resenha linda, fiquei com mais vontade de ler, esse tema "amor e amizade" me encantou primeiramente com o seu livro que já admiti que chorei que nem uma tonta. Mas então eu li "Onde terminam os arco-íris" e foi aí que me apaixonei de vez. Já esta nos meus desejados.

Dand 19/12/2011minha estante
bem,infelizmente,ñ foi o livro da minha vida =/

Lidia 23/03/2013minha estante
Vc descreveu exatamente o que sinto em relação a esse livro, que é com certeza o livro da minha vida... e quantas vezes eu o ler, irei rir e chorar com ele porque tem um pouquinho de mim nele e um pouco dele em mim... é, perfeito. Mas confesso que até o evito um pouco pq fico melancólica com a história, pois o tema: o que poderia ter sido mas não foi, mexe comigo.

Dani 20/11/2014

O livro conta a trajetória da vida de dois jovens recém formados na faculdade: Emma Morley e Dexter Mayhew. Ambos passam a se conhecer melhor apenas após a formatura, de uma maneira um tanto quanto inesperada no apartamento dela. E a partir daí os capítulos narram o desenrolar de suas vidas como grandes amigos, pois chegaram a conclusão de que era melhor para os dois manter um relacionamento amigável ao invés de sustentar um romance no qual eles não acreditavam. Estes capítulos são datados com o dia 15 de julho de cada ano a partir de 1988, a data de formatura, e apresenta o que acontece com os dois nesse dia do ano até vinte anos depois, em 2008.
Cada um sustenta suas dúvidas e inseguranças em relação ao futuro, como todo jovem, mas de maneiras diferentes. Dex, por sua própria natureza, as vezes (muitas vezes) decide deixar um pouco o futuro de lado e aproveitar tudo que sua idade pode lhe proporcionar, o que inclui bebidas, cigarros e mulheres. Já Emma busca garantias em um futuro como escritora mas que, para chegar até isso, passa por muitos altos e baixos.
Dex e Em mantém contato por todo o livro, no decorrer de suas vidas individuais. Alguns hiatus entre um contato e outro várias vezes são maiores que outros devido ao rumo que cada um vai tomando ou desentendimento que ocorre entre eles.
David Nicholls preencheu sua obra com divertidas comparações e menção de nomes de escritores -os quais são inseridos enquanto ele se refere a Emma e suas reflexões- através de uma narração onisciente e que se reveza entre os pensamentos de cada personagem. A leitura rápida também conta com vários fatores idiossincráticos dos escritores ingleses dos anos 90 (embora ele tenha sido lançado no Brasil em 2009), o que na minha opinião diferencia um pouco "Um dia" dos outros romances e nos cativa de maneira ímpar.

Pra quem gosta de ficção científica e quer mudar um pouco de gênero esse retrata bastante da vida cotidiana de jovens de 24 anos cumpre a tarefa de amarrar o leitor muito bem.

site: http://tripliceliteraria.blosgpot.com.com

booksdalele 01/02/2024

Dex e Em, Em e Dex.
Eu tô destruida juro por deus que não esperava chorar tanto assim ainda tô tentando processar por isso essa resenha meia boca mas é simplesmente uma experiência linda e dolorosa ao mesmo tempo. nunca vou esquecer.
Gabriela 01/02/2024minha estante
Esse livro fez eu me transbordar em lágrimas, demorei dias pra digerir kkkkk

emilly 11/08/2023

Sobre a leitura...
Eu demorei pra ler esse livro, é demorei mais ainda quando soube do final através da minha irmã, enfim, a história é boa, cativante é o drama dos personagens é interessante, eu me cansei lendo, é me forcei a ler um livro que não tava me agradando, mas ao decorrer da história, no caso o final, tudo fica mais chato é mais triste. ?
Emilly.Melinda 11/08/2023minha estante
um daqueles poucos casos em que o filme é melhor que o livro

Thati 01/04/2021

Após muitos comentários negativos, o que eu encontrei nesse livro foi uma bela surpresa. Não espere por um romance fofo água com açúcar, e sim, duas pessoas normais que se amam, mesmo com defeitos e desafios sempre acabam voltando um para o outro no dia 15 de julho de cada ano. Senti raiva, me surpreendi e dei muita risada com os diálogos de Dexter e Emma! Tive uma verdadeira imersão com o livro, recomendo para todos que querem fugir do romance clichê e estão dispostos a encarar personagens como nós, imperfeitos.
Lany 01/04/2021minha estante
Amei a resenha, me fez querer ler esse livro ?

Thati 01/04/2021minha estante
Fico feliz Lany, vale a pena dar uma chance. Podemos aprender muito com essa história!

Gabriella.Thomaz 25/03/2024

Friends to lovers forte e real
São 20 anos de história e de amizade, de encontros e desencontros, de erros e acertos, de conversas aleatórias e de falta de comunicação.

O formato e a ideia do livro são muito bons, mas não consegui me conectar com os personagens. Emma é muito chatinha. E Dex não quer nada com a vida e me fez passar raiva a maior parte do livro.

Mas, apesar disso, foi legal acompanhar a evolução e amadurecimento dos personagens e o desenrolar do relacionamento deles, que é um slow burn raiz, já que eles fazem de tudo para não ficarem juntos, haha.

Nos faz refletir sobre como perdemos tempo por besteira, sobre como nossas escolhas impactam nossa vida, sobre perdão e sobre amor. Mostra que quando é pra acontecer, vai acontecer - não importa o tempo que passe. E mostra que a vida é curta e devemos aproveitar cada momento dela ao máximo.

É real, intrigante e intenso.
DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Gabriella.Thomaz 26/03/2024minha estante
???

Thiago Peixoto 06/05/2020

Mais do que um dia...
Sem dúvida um dos melhores romances que já li.
Enquanto transitava pelas palavras escritas em "Um dia", demorava-se nelas para que o livro não terminasse depressa, pois eu conseguia sentir aquilo que sentiam as personagens. Sorri, chorei, tive raiva, esperança. Este livro proporciona um misto de sensações e de emoções.

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Vinte anos, duas pessoas, um dia."

Surpreendente. Essa é a palavra que escolho para definir o livro Um Dia. Antes de começar a leitura eu esperava um romance que fosse me arrancar rios de lágrimas, um romance de tirar o fôlego. Mas não, o livro não segue essa linha. Mas para minha total surpresa e felicidade, eu não fui surpreendida de forma negativa. Traduzindo isso em algumas palavras: Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito, lindo!

Dex e Em (Dexter e Emma) se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, na noite da formatura da faculdade. Mesmo, aparentemente, não sendo nada parecidos — Dexter faz o estilo bonitão, popular, descolado; enquanto Emma é a típica garota inteligente com complexo, as vezes, de 'o patinho feio' e com um senso de humor incrível — mas eles têm algo em comum: um futuro incerto que os espera.

O primeiro encontro que tiveram, apesar de rápido, foi intenso e marcante. Pois a partir dali, nasceu uma amizade, grande amizade. Eles se tornaram melhores amigos. Dex&Em, Em&Dex. Mesmo sendo grandes amigos, é natural que tenham seguido caminhos diferentes. Afinal eles acabaram de se formar, é agora que estão indo para a vida adulta e isso requer mudanças.

Cada capítulo do livro narra o que acontece no dia 15 de julho de determinado ano. Começa em 1988, depois 1989 e assim por diante. Achei a ideia do livro fantástica, e a narrativa do autor, perfeita. Mesmo que só saibamos o que acontece em um dia do ano na vida dos personagens, quando o próximo capítulo começa, narrando o ano seguinte, não ficamos perdidos. Conseguimos perfeitamente nos situar. Não ficamos com aquela interrogação na cabeça sem saber como foram os outros 364 dias do ano dos personagens.

É importante lembrar que, nos dias 15 de julho desses anos, os personagens não estão necessariamente juntos. É narrado o que se passa nesse dia, independente deles estarem no mesmo lugar ou não.

Um Dia é mais um livro sobre a vida, do que um romance choroso. Mas isso não tira a emoção que o livro trás. Como posso dizer? Um Dia é real! São personagens de carne e osso, assim como eu e você. As dúvidas e situações são fatos que nós estamos sujeitos a enfrentar. Isso faz com que um vínculo forte se crie entre o leitor e os personagens.

Os personagens são apaixonantes. Cada um é capaz de nos conquistar a seu modo. Capazes de nos fazer rir, sentir raiva, ansiedade, emoção... Os personagens são maduros, mas isso não quer dizer que não cometem erros. O livro é fiel à realidade e mesmo assim, encantador. Se eu recomendo? Com certeza. Quem tem e reconhece o valor de uma boa e verdadeira amizade vai se render aos encantos desse livro.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Amanda Azevedo 30/05/2012minha estante
Que bom, Camila! Fico feliz em saber. Obrigada!

laryzll 17/10/2023

Daqueles livros que não se pode parar de ler
Personagens cativantes, história empolgante, e aquele estilo não tradicional do autor de orientar o leitor na leitura. Incrível :)

Bell Prince 13/09/2022

Dex e Em, Em e Dex
Confesso que no começo eu ficava: Em como você pode gostar dele? As vezes ele é um completo idiota.

Mas no decorrer da história dá pra entender que o autor não quis simplesmente pessoas perfeitas, ele mostrou pessoas reais, com problemas reais, sentimentos reais (confusos).

E desde o começo pode-se ver que o Dex é defeituoso, que Em tem inseguranças, que ela se enxerga com vários defeitos e sem autoconfiança, e é como se estivéssemos na pele dos dois.
Se senti na pele do Dexter quando ele se sentia inútil, e na pele da Em quando ela se sentia sem graça.

O ponto é que os dois por mais que tivessem suas diferenças de vez em quando, sempre seriam as duas pessoas a quais eles iriam recorrer. Iriam recorrer nos momentos difíceis e nos momentos mais felizes, quando eles queriam que um estivesse lá para poder partilhar.

É lindo ver os dois um do lado do outro, falando não importando os erros, eles apenas se apoiavam. E mais do que amantes, eles eram amigos.