A Casa dos Muitos Caminhos

A Casa dos Muitos Caminhos Diana Wynne Jones

Resenhas - A Casa dos Muitos Caminhos

steph 01/03/2024

Não é tão bom mas também não é tão ruim
Como eu já esperava, após ter finalizado o segundo livro, que este seguiria da mesma forma que o livro anterior no quesito fluidez, e eu tava certa.

De início você não se prende de imediato, a protagonista é super cri cri, que em certos momentos acaba enchendo o saco. Maioria dos capítulos é sobre sua rotina na casa do mago, sobre as descobertas das portas e você se pergunta em que momento as coisas vão começar a andar.

E quando de fato acontece, é uma explosão de sequências e quando você percebe, já está no final do livro.

Temos mais uma vez a presença do nosso trio (quarteto, agora com o bebê Morgan) favorito. Howl, Sophie e Calcifer foram luz nesse livro, e com certeza ajudou e MUITO a não me fazer perder o interesse na leitura.

De qualquer maneira, este ainda conseguiu ser melhor que o segundo. Mas nenhum supera o primeiro livro.

Lore 29/02/2024

"Tudo que eu queria era me sentar e ler um livro"
Dos 3 livros da saga, esse foi o que menos me prendeu. Acredito que isso aconteceu pois a personagem principal, Charmain, não tem uma das melhores personalidades. Achei ela egocêntrica e grosseira sem motivo, principalmente com o pobre Peter.
Ignorando isso, o livro tem uma história legal, a casa ser um labirinto e o aparecimento de vários personagens já conhecidos deixou o livro mais legal.
Com certeza a melhor personagem desse livro é a Desamparada. Fato inegável.

glen. 26/02/2024

Casa ou labirinto?
Charmain Baker é uma jovem leitora que vive uma vida confortável e sem responsabilidades, morando com seus pais e sendo mimada pelos mesmos. Um certo dia, recebe a visita de sua Tia Semprônia com a proposta de cuidar da casa do seu tio-avô William, o Mago Norland, durante a ausência do mesmo. Diante disso, Charme precisa lidar com responsabilidades domésticas que nunca a preocuparam, tendo também que cuidar de um adorável cachorrinho e aturar um aprendiz de mago muito desastrado. Lidando com uma casa mágica com diversas portas que aparecem do nada, Charmain parte em uma aventura cheia de crianças barulhentas, bichinhos azuis um tanto chatos e uma ameaça contra o reino, a qual Charme deve ajudar.

Bom, uma coisa é fato: Diana Wynne Jones sabe muito bem escrever fantasias. Acho incrível o modo que a escritora consegue transmitir tanta magia em um livro, é delicioso ler as obras dela e se deparar com uma narrativa tão divertida e descontraída. Esse, definitivamente, foi melhor que O Castelo No Ar, foi beeeem menos confuso e a minha leitura fluiu melhor, se eu tivesse tido mais tempo pra ler teria terminado rapidinho. Entretanto, essa obra possui um defeito que apontei no outro livro, que seria a história nada impressionante. Possui muitas descobertas e tudo mais, mas no máximo três me deixaram realmente surpresa ? um avanço em relação ao anterior. A participação dos personagens de O Castelo Animado é com certeza o que melhora esses livros, como pode isso???? A narrativa é interessante e engraçadinha, também gostei dos personagens principais ? me identifiquei bastante com a Charme ?, ri muito com as implicâncias entre o Peter e a Charmain.

Enfim, é um livro divertido e gostosinho de ler, não precisa esperar muita coisa dele, apenas ficar no conforto e imaginar uma adaptação do studio ghibli desse filme enquanto lê. Recomendo bastante!!

Natyzilla 21/02/2024

Os vários caminhos desse universo
Desde que li O Castelo Animado, me apaixonei pelos personagens, pela escrita e pelo universo criado por Diana Wynne Jones. Adoro como os três livros se conectam e como ela traz uma leitura leve, divertida e incrivelmente fácil de se ler. Com certeza irei reler essa trilogia novamente!

Nat 16/02/2024

Eletrizante!
Nem acredito que já acabou, que livro incrível sou suspeita pra falar pq amo castelo animado e achei que os personagens iam ser só citados, mas eles participaram da história ??? migalhas do Howl, Sophie e Cálcifer além de um novo integrante hahah mas a história é boa os personagens são legais tem muitos mistérios e gera curiosidade e dúvida, ao longo da leitura fui cativada, Desamparada uma linda incrível, salvadora da pátria ( literalmente) kkkk ?srta. Charme? com uma personalidade forte e Peter é claro! Termino esse livro com tristeza pq acabou kkkk e recomendo muito! Não é uma história TÃO desenvolvida mas não deixa de ser ótima!!

reddiebugg 16/02/2024

?Porque seria respeitável não saber fazer as coisas??
O último livro do universo de Castelo Amimado não supera o primeiro, mas é incrível e mágico como os outros dois, mantendo o nível muito parecido. Gostei muito da construção dos novos personagens, principalmente da protagonista Charmain. A introdução dos personagens já conhecidos foi mais natural do que no livro anterior, achei o enredo muito divertido e fluido nesse aspecto. Enfim, é uma leitura leve e confortável, ótimo para relaxar lendo.

gi 15/02/2024

Que livro gostoso de ler. uma história que se passa no mesmo universo de "o castelo animado", o que gera ainda mais emoção.
calcifer aquecendo nossos corações novamente! :)

Lavinia 08/02/2024

A magia de Charme
Gente, se condições. Esse livro é muito bom, nos traz uma protagonista que tem tudo pra ser odiada: preguiçosa, presunçosa, orgulhosa, e tudo mais. E o mais impressionante, é que ela não deixa de ser isso com o passar da obra, mas com tantas coisas acontecendo, ela se vê obrigada a abdicar de comportamentos anteriores e passa a transforma-los em ações completamente diferentes. Os outros personagens são da mesma forma cativantes, todos possuem defeitos tão reais que bem parecem personagens de livros, e sim, pessoas que encontraria na rua. Pessoas vivas e reais em um universo fantasioso e mágico, que nos leva às mais altas emoções e ao mesmo tempo, uma calmaria de quem assiste um filme antigo, a nostalgia e as memórias de um tempo em que tudo era simples e dourado.

Mimi Macedo 05/02/2024

Bom? Talvez!
Li para concluir o mundo do Castelo Animado sem criar nenhuma expectativa, foi um livro diferente que me agradou por ter parte do universo de Shopie.

celina.laura 02/02/2024

Um livro bem divertido, apesar da charmain ser um pouco chatinha, mas no final ela deu uma melhorada, o peter coitado, um anjo, queria mais interação deles dois. óbvio que o que salva o livro é a aparição do howl e a sophie, amo ela brigando com ele o tempo todo.

Anne.Lisie 01/02/2024

Comecei esse pra balancear os livros mais pesados que estou lendo, eu simplesmente amo a leveza da escrita dessa autora, me fez rir quase o livro todo. É uma leitura muito boa e bem rapidinha, com o plus das ilustrações incríveis da Isadora Zeferino, uma das minhas maiores inspirações no mundo da arte.

Fran.Almeida 31/01/2024

"- Ah, deixe de bobagens - disse Sophie. Está tudo bem com Charmain. - Então disse à garota: - O nome verdadeiro dele é Howl, e ele está se divertindo muito, vergonhosamente, tendo essa segunda infância. Venha, meu homenzinho. - Ela levantou Faísca, colocando-o debaixo do braço, e o levou escadas abaixo. Houve muitos chutes e gritos."

MaAra.HeloAsa 30/01/2024

E eram mesmo muitos caminhos
Me surpreendi bastante, depois de ler O Castelo Animado não estava muito animada para esse livro e agora agradeço por ter lido, não é a leitura mais fluida do mundo, seu ritmo é sim um pouco lento, mas nada que atrapalhe, de certa forma esse é um charme do livro. Outro ponto positivo é que alguns personagens do próprio Castelo Animado aparecem e isso traz um complemento muito bom da história deles, então recomento que a ordem de leitura seja esta, mas mesmo que você ignore isso, não vai haver grandes perdas é só um detalhe para quem não gosta de nenhum tipo de spoiler.
O motivo de não dar cinco estrelas é o final, não costumo gostar de finais como o desse livro, mas é apenas uma preferência pessoal o que não significa que seja um final ruim.

Beaaa 29/01/2024

Finalmente terminei a trilogia de castelo animado e devo dizer que estou triste, porque eu queria ter mais desse universo maravilhoso para ler.

Esse terceiro livro foi uma leitura tão boa, e eu me divertir muito lendo, seja por conta dos personagens novos quanto por conta dos antigos que, inclusive, aparecem de forma bem inusitada ksksksks, mas que agregam para deixar a história melhor ainda. Eu adorei acompanhar a história desses três livros e mergulhar nesse universo de fantasia que é tão bom e que eu gostaria de ter tido muito mais.