O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Edna Souza 14/05/2024

O velho e o mar
Conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem conseguir pescar um só peixe, acaba fisgando um enorme, que resiste e o leva para alto mar. Com essa luta, leva o velho a uma derrota diferente da que ele imaginava.

luisawrr 11/05/2024

Emocionante demais
Que escrita poderosa meu deus. Através de um enredo simples o autor consegue nos envolver na história de maneira mt inesperada. Os monólogos do Santiago, falando com o peixe no mar me tocaram demais. Não é atoa que o livro ganhou o prêmio Nobel de literatura. Definitivamente uma lição sobre perseverança e muito muito respeito. 5 estrelas sem dúvidas.

isadora.borsato 11/05/2024

"Mas, afinal, nada há que seja fácil na vida."
Santiago é um pescador muito velho e muito sábio. Numa vida sofrida, não permite que a dificuldade o esmoreça. Ele nos mostra a tenacidade do homem simples, daquele que luta pela sobrevivência todos os dias, e mesmo diante da derrota, jamais deixa de lutar com a força e coragem que possui, ainda que diminutas.
Nada do que realmente vale a pena na vida, é fácil, sendo nessa dificuldade, onde reside a satisfação de alcançar um objetivo, aparentemente, inacessível.
O pescador pode não ter o final que o leitor espera, visto que, na ilusão da ficção, sempre se anseia que todo esforço seja recompensado em igual medida. Mas a verdade é que, "O velho e o mar" nos mostra o quão injusta parece ser a vida, e talvez seja, porém, independente da sorte do dia, todos temos que nos levantar amanhã, para tentar pescar, mais uma vez.

Thiaguinho 11/05/2024

Reflexivo
É um livro que nos faz pensar muito. Ele traz diversas reflexões sobre respeito, perseverança e amizade

Alexandre 10/05/2024

A Vela e o velho
A obra que elevou Hemingway ao status de Nobel da literatura. Texto conciso, desenrolado, claro e profundo como a superfície e as profundezas do mar. Recomendo!

Lizard King 08/05/2024

A sorte
- Preciso curá-lo quantos antes, pois ainda tenho muito que aprender e você pode me ensinar. Sofreu muito?
- Bastante - respondeu o velho.
- Trago já os jornais e a comida - disse o garoto. - Descanse bem, meu velho.

- Agora vamos voltar a pescar juntos.
- Não. Eu não tenho sorte. A sorte já me abandonou.
- Que a sorte vá para o diabo! - exclamou o garoto. - Eu levarei a sorte comigo.
- A sua família não vai gostar.
- Não me importo. Ontem apanhei dois. Mas agora iremos pescar juntos, pois ainda tenho muito que aprender.

O velho achando que não tem sorte. Eu já acho que ele tem a sorte que eu queria ter.
Espero que ele seja tão feliz quanto eu seria com ela.

Marianaa 06/05/2024

O Velho e o Mar
É um livro super curto, muito bem feito, que vai contar a história de um senhor que está buscando um último grande feito. Traz reflexões sobre persistência, solidão, humildade. É muito bom.

Biaaa 05/05/2024

Clássicos não são pra mim
Eu já percebi que clássicos não funcionam comigo porque se uma escrita não me mantém entretida o tempo todo eu acabo desistindo dela e perdendo o foco muito rápido, a proposta é muito legal e é até interessante, mas realmente não funciona direito pra mim. Se fosse um livro um pouco maior eu tenho certeza que teria abandonado
Polyane Cardoso 05/05/2024minha estante
Esse livro não funciona mim e eu adoro os clássicos

Gerson 05/05/2024minha estante
A palavra "clássico" abarca muita coisa. Desde de Miguel de Cervantes até Stephen King. É muita diversidade, muitas obras a serem exploradas. Não é porque vc ñ gostou tanto de "O velho e o mar" que vc ñ gosta de "clássico".

Gerson 05/05/2024minha estante
Com o tempo vc vai perceber que isso de "clássico ñ é pra mim" ñ existe.

nightninfa 04/05/2024

"agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. pense antes no que pode fazer com aquilo que tem."

A. Mendes 04/05/2024

Solidão
Santiago é um velho pescador que leva uma vida humilde em Cuba, o Velho está a muitos dias sem conseguir pegar uma presa e no octogésimo quinto dia sai ao mar sozinho esperançoso de que vai conseguir pegar um peixe grande. Acompanhamos seus dias monótonos em alto mar, com o passar das horas ele fisga algo, de início não consegue ver o peixe, mas percebe que é uma presa diferente e muito maior do que imagina.

A narrativa é extremamente imagética, o que nos permite ter um maior conhecimento de como é estar em alto mar e pescar, aproximando assim o leitor ao Velho. A obra aborda a solidão de maneira significativa, no mar Santiago está sozinho com seus próprios pensamentos e dores, apesar do cansaço que a pescaria trouxe, em nenhum momento ele se deixa levar pelos pensamentos ruins que o cerca. Sua luta com o grande peixe também é uma luta consigo mesmo, uma luta contra o cansaço e pela lucidez que vai se esvaindo.

O leitor se pega torcendo para que o velho consiga pescar o peixe, é angustiante de ler, começamos a nos fazer perguntas ?será se ele vai conseguir??; ?o que vai acontecer??. É um misto de sentimentos, mas a sua força de vontade da ao leitor esperança de um final feliz.

Apesar de lutar bravamente para pegar o peixe quando começa a voltar à costa de Havana a presa é atacada por tubarões, Santiago em cansaço extremo ainda luta contra os tubarões para salvar seu peixe, mas nessa altura da narrativa a desesperança é presente. O velho se pega em completo arrependimento e pena de ter pego o peixe, o que antes parecia um bom sonho agora se tornou um pesadelo.

Quando chega a Havana Santiago está em um estado de derrota e cansaço. A carcaça do grande peixe vira um símbolo para o restante dos pescadores e também para Manolin, o garoto que cuida do velho e que chora com a sua volta e pelo estado do velho. A relação dos dois é tão bonita, em alto mar o que Santiago mais queria era a companhia do garoto.

Eu amei O Velho e o Mar, fiquei destruída com o final, estava esperançosa de que ele iria conseguir levar o peixe em segurança, mas o desfecho da narrativa me deixou em completa tristeza.

biaa!! 04/05/2024

Persistência
Peguei esse livro para ler para a prova da escola. Recebi uma recomendação e como o livro é curto, achei que não atrapalharia minhas leituras.

A história desse livro é boa, mas o desenvolvimento não é. Talvez seja porque o autor descreve até os mínimos detalhes, coisa que eu acho bem chatinha. Fiquei com muito tédio e dormi em várias partes. Também pode ser porque 80% do livro se passa no mar e o velho tentando a qualquer custo pegar o peixe. Porém, acho que ele passa uma mensagem muito boa de ser persistente e não desistir daquilo que quer.

Fiquei triste com o fim do velho Santiago. Ele merecia ter pegado aquele peixe depois de todo aquele tempo, mas senti que isso quis dizer que a vida nem sempre dá tudo aquilo que nós queremos, mesmo com muito esforço.

Nah 03/05/2024

Uma fortaleza!
O livro conta a história de um homem que ama o mar, apesar de todas as dificuldades de viver dele.
Uma história que, a princípio, não se dá muita coisa por ela, mas ao acompanhar sua batalha no mar, nos damos conta do tamanho da sua grandeza.
Uma história de amor, respeito, força, coragem, paciência, aceitação e amizade.
"O homem não foi feito para a derrota.
O homem pode até ser destruído, mas não derrotado".
Vale a leitura!

Dilso 03/05/2024

Perfeito
Uma novela que metaforiza a vida. Leiam como quiser, mas para mim foi isso: uma fabulosa e incrível metáfora. Lindíssimo obra.