O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Valéria 03/05/2024

Achei muito triste
É uma leitura rápida, porém achei profunda e triste.

A narrativa é um pouco enfadonha as vezes, por narrar muitos detalhes do que o ?velho Santiago? passa no mar, durante sua luta contra o grande peixe (no mar de Havana).

Achei profunda por abordar muitos aspectos: a pobreza extrema e a simplicidade em que nosso protagonista vivia, a dificuldade enfrentada no final da vida (já tão Velho e tendo que trabalhar ainda como pescador), a lucidez de sua mente e o respeito que ele demonstrava pela natureza e os seres vivos.

Muitas vezes dava vontade de preparar uma super refeição e entrar nas páginas do livro pra aliviar aquela fome, cansaço e sofrimento! Se pararmos pra refletir temos tantos próximos a nos passaram por necessidades semelhantes.

Mas o velho não estava sozinho, em terra ele contava com a super ajuda de um garoto o qual ele ensinará a pescar (e hj trabalhava com isso para ajudar no sustento da família). Fora esse garoto, o velho é sozinho? viúvo e sem filhos? suas únicas fontes de alegria são o garoto e a liga de baseball americano.

A narrativa se passa quase toda em alto mar, na luta que o velho travou para pescar o maior peixe que já virá? foram dias de muito sofrimento para ambos até conseguir pesca-ló e voltar com ele amarrado do lado de fora do barco. Infelizmente ele não conseguiu matar/afastar todos os tubarões que tentaram devorar sua pesca? mas ao chegar ao litoral grande foi a surpresa de todos com o maior peixe que todos já tinham visto!

WillVerd 03/05/2024

Sensacional
A capacidade de descrever situações complexas do autor é estupenda. Parecia estar assistindo um filme. Muito bom

Gustavo_P 02/05/2024

Uma leitura excelente
Simplesmente um livro delicioso de ser lido. História cativante e com muitos ensinamentos. Uma escrita muito clara, de fácil entendimento. Uma excelente leitura.
DeaGomes 03/05/2024minha estante
Tá na minha lista ?

Marcela204 02/05/2024

Profundo como o mar
A primeira vista trata-se de um velho, o mar e um peixe, apenas, mas é tão cheio de camadas, com tanto significado que podemos tirar desse livro tão pequeno.
A escrita é muito simples e não é dividida em capítulos. Achei que não iria gostar, mas o autor soube estruturar muito bem e se torna uma leitura muito fluída e rápida.
Afinal, o que é vitória? Qual o preço dela? Ganhar algo na vida quase sempre vem acompanhado de uma perda, uma derrota, grande ou imperceptível.
Penso que a sorte estava mudando para ele, o maior peixe trouxe reconhecimento sim, mas não cumpriu o papel que o velho lhe prometeu e usou como justificativa de sua caça, não alimentou ninguém nem trouxe a "fortuna" que Santiago precisava.

RaquelSales17 01/05/2024

Incrível
Que livro incrível
Emocionante do começo ao fim, a luta de um velho no mar para pescar um imenso peixe.

Fábio Yeshua 30/04/2024

Desafios da Existência: Mar, Amizade e Perseverança.
"O Velho e o Mar" é uma obra que ecoa a profundidade das águas do mar e a vastidão da experiência humana. Através da história do pescador Santiago, Hemingway nos conduz por uma jornada de coragem, perseverança e redenção.

Santiago, um homem que enfrenta o mar com a mesma determinação que enfrenta os desafios da vida, emerge como um símbolo de resiliência e força interior. Sua batalha solitária com o gigantesco peixe marlim reflete a luta do ser humano contra as adversidades do destino.

Neste contexto, surge a temática da amizade, representada pela relação entre Santiago e seu jovem aprendiz, Manolin. Essa relação transcende as barreiras da idade e do tempo, revelando a importância dos laços afetivos na jornada da vida.

Como filósofo, não posso deixar de notar a ressonância desses temas com as reflexões de Albert Camus sobre o absurdo da existência. Em sua obra "O Mito de Sísifo", Camus discute a condição humana diante de um universo indiferente e muitas vezes hostil. Assim como Santiago enfrenta o mar impiedoso, o homem se vê confrontado com a inevitabilidade do sofrimento e da morte.

No entanto, enquanto Camus vê no absurdo uma razão para o desespero, "O Velho e o Mar" oferece uma visão mais otimista, destacando a capacidade do ser humano de encontrar significado e dignidade mesmo nas circunstâncias mais adversas. Como Santiago, somos desafiados a persistir, a lutar até o fim, mesmo quando todas as probabilidades estão contra nós.

No entanto, é importante reconhecer que a mensagem de Hemingway não é desprovida de ambiguidades. A obstinação de Santiago, sua teimosia em enfrentar o mar e o peixe, pode ser interpretada como uma manifestação de orgulho e teimosia, em vez de virtude heróica. Nesse sentido, as palavras de Friedrich Nietzsche ressoam: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro".

Em última análise, "O Velho e o Mar" é uma obra que transcende as limitações do tempo e do espaço, convidando-nos a refletir sobre os mistérios da condição humana e os desafios que enfrentamos em nossa jornada pela vida. Através das páginas deste livro, somos lembrados da importância da coragem, da amizade e da resiliência diante dos infortúnios da existência.

Joao.Pedro 30/04/2024

Inspirador
Uma obra que recomendo para todos que gostam de ler. Com uma escrita simples e direta Ernest Hemingway nos faz viajar sob o mar de Havana, Cuba, acompanhando o velho pescador Santiago e sua determinação inabalável.
Uma história cheia de incertezas, força de vontade e propósito acaba por nos inspirar a sermos melhores, porém com um final que acaba ficando em aberto. Entretanto possui uma mensagem fácil de ser captada e interpretada.

Mary(s) 30/04/2024

[AS]
A vida sendo contada de forma poética entre as entrelinhas da história de um velho e o mar. Simplesmente genial.

hhiinana 29/04/2024

O velho e o mar.
Um clássico contemporâneo que explora uma breve estória sobre um velho pescador que passou 84 dias sem conseguir pescar algum peixe.
ele embarca numa jornada de finalmente capturar um e consegue fisgar um peixe de 5 metros (bem maior do que seu barco e extremamente pesado), porém não é nada fácil, pois ele passará dias até que o peixe se renda.

este livro mostra a determinação e ambição de um ser humano, mais por seu ego e orgulho, do que pelo objetivo em si, pois o velho mais amava o peixe quando ele podia lutar pela vida, do que quando o perde.

você consegue terminar este clássico em um dia, um livro bem simples e fácil de se ler, recomendado para ressaca literária ou quem quer dar uma pausa em calhamaços (como é o meu caso).

Jose497 29/04/2024

Tudo ao seu lugar
Existe uma poesia muito grande neste livro onde o mar, o velho, o peixe, as dificuldades, a esperança, o projeto e a perspicácia andam lado a lado num poema para refletir o significado de tudo no seu devido lugar
o lugar do peixe era no mar e do velho também no mar.
O amor e o respeito pode haver até entre a presa e o predador

Thais545 29/04/2024

Nadar e nadar e morrer na praia
Nadar e nadar e morrer na praia, é o que pensei ao ler esse livro, no final nem o peixe ou Santiago venceu

barbs.trnvski 28/04/2024

Persistência
Antes pensava que o livro falava apenas sobre um senhor que enlouqueceu em alto mar. Mas não tem nada com relação a isso!!!

O livro mostra a persistência de um homem em alto mar, lutando principalmente contra os próprios pensamentos para se manter firme no propósito ??

Jucieli2 28/04/2024

Maravilhoso! Mostra a luta do homem contra a natureza, contra si mesmo e sobre o azar. A fidelidade e o carinho de uma verdadeira amizade e a solidão do desafiar a si mesmo em uma grande aventura. Mostra a força humana, mas que o azar está para além das nossas forças.