Perdida

Perdida Carina Rissi

Resenhas - Perdida

LaRue.7 09/12/2021

Perfeito
Amei perdida, é um livro incrível. Com uma leveza que MDS.dei altas risadas. Ian e Sofia tem meu coração todinho

Fabrício Araújo 18/11/2021

PERFEITO
Mano como definir esse livro? Comecei sem esperar muita coisa, mas com o passar o tempo eu fui me sentindo cada vez mais conectado com a protagonista e com todos os personagens e no final estava aos soluços com cada novo parágrafo, eu amei amei amei
Idione 18/11/2021minha estante
Toda a série é perfeita. Você se vê em um mundo paralelo junto com a Sofia.

Betta 18/11/2021minha estante
Amoo ????

Marcia Pimentel 23/02/2024

A protagonista é muito chata
A leitura foi difícil, não pela escrita da autora, que é uma escrita muito boa, mas por ter que passar o livro todo dentro da mente de uma mulher de 25 anos, que é imatura e chata. O livro todo a Sofia é muito boba, imatura, com pensamentos chatos, muito chatos. Passei raiva em várias partes do livro pela forma como a Sofia pensava sobre algumas coisas. O Ian é perfeito. Amei ler as partes em que ele estava presente. Outra coisa que me incomodou foi que não consegui visualizar um Brasil Imperio, parecia ser um mundo fictício. Em alguns momentos parecia um romance de época com fantasia. Gostei das cenas de romance da Sofia e do Ian. Gostaria que a autora tivesse dado mais atenção aos outros personagens, talvez dê nos próximos livros. Mas vou parar por aqui, não tenho curiosidade nenhuma para ler os próximos livros. Outra coisa que gostei foi do final. Final perfeito.
Ana Carvalho 23/02/2024minha estante
Concordo, também achei ela meio chata

Marianne.Alvarez 23/02/2024minha estante
Acho q vc leu errado, leia de novo

Marianne.Alvarez 23/02/2024minha estante
Vc ñ sabe do q vc tá falando

Marcia Pimentel 23/02/2024minha estante
Não leria de novo. Talvez, se a autora fizesse uma segunda edição e mudasse de primeira pessoa para terceira pessoa. Ou, escreve pela visão de Ian. Talvez pensaria em ler.

Marcia Pimentel 23/02/2024minha estante
Dei uma passada nas resenhas aqui no Skoob e vi que muitas pessoas têm essa mesma opinião. Sofia é chata e imatura para muitos leitores.

Marianne.Alvarez 23/02/2024minha estante
Mas uma das continuações é pela visão do Ian

Vanna10 23/02/2024minha estante
Eu sou uma grande fã desse livro, é o meu livro conforto. E você está totalmente certa, a Sofia tem horas que da vontade de da um porradão nela, e o contexto ? Brasil ? histórico da época quase não existe, já ouvi por aí que a autora não quis se ? aprofundar ? pq o foco é o romance, não sei se é verdade , mas são o que dizem os boatos. Porém eu ignoro tudo isso pq me apaixonei pelo Ian ?

Marcia Pimentel 27/02/2024minha estante
Marianne, não sabia que tinha um livro pela visão do Ian. Vou procurar para saber qual é. O Ian é um gentleman. No que a autora errou com a Sofia, ela acertou no Ian. O Ian é aquele personagem difícil de esquecer.

Marcia Pimentel 27/02/2024minha estante
Vanna, concordo completamente com você. A Sofia é chata e faltou a Carina se aprofundar no histórico do Brasil império. A história ficaria muito mais rica em fatos e o romance não perderia o seu brilho.

Vanna10 29/02/2024minha estante
Sim Márcia, o que as pessoas dizem muito por aí e até faz sentido é que, pela lógica do contexto histórico da época o Ian seria um senhor de escravos. E se ele ?fosse? não seria tão ? atraente assim? pq pelo menos pra mim, eu não conseguiria olhar ele com outros olhos. Tanto que eu por muito tempo durante minha primeira vez lendo achei que Madalena e Gomes fossem pps negros, por causa do contexto. Mas enfim, eu tento esquecer desse furo e aproveitar o romance pq não há nada que eu possa fazer ?. E como você disse, só se ela fizesse outra versão, mas acho impossível isso acontecer

Ana Eliza 01/12/2021

Adorei
Credo q PERFEITO história bem desenvolvida com uma escrita impecável .
Super fácil de ler, engraçado e romântico.
Com certeza uma das melhores leituras do ano

gabzela 30/12/2023

Não sou fã de romance de época, mas a leitura é gostosinha. A personagem é exatamente como deveria ser e a única coisa que me incomodou foi a decisão tomada no final ? mas que faz sentido total para a trama, só é algo que a minha opinião pessoal não bate!

Juliana M. 30/03/2021

Li com zero expectativas
Confesso que não dei nada pra esse livro na época que li, achei que era mais uma besteirinha. Eu amei, eu ri muito, chorei muito, devorei o livro em uns 2 dias (eu sei que pra algumas 2 dias é até muito, mas pra mim isso é quase um record). A história é engraçada, tem um desenrolar legal, começo, meio e continuação kkkk inclusive, não consegui passar da metade do volume 2 "Encontrada", aquele ali sim, achei bem chatinho mas uma hora eu continuo. Perdida foi uma das minhas melhores leituras de 2020, eu gostei tanto que VOU me casar com um allstar vermelho, o Ian Clarke felizmente eu já tenho. Aquela carta...que coisa maravilhosa. Quando acabei, agradeci mentalmente a Carina Rissi.
Ludy 30/03/2021minha estante
Amoooo

RobertaToussaint 30/03/2021minha estante
Nostálgico! Li duas vezes em 2015 e foi muito maravilhoso?

Debora.Mello 16/10/2023

Me surpreendeu ?
?|Sofia é uma jovem de 24 anos que como qualquer outra jovem, gosta de sair, ir em baladas, beber e é apaixonada pela tecnologia pois a mesma lhe trás grandes facilidades no seu trabalho em uma editora, se a perguntarem qual a sua escritora favorita ela facilmente responderia Jane Austen, mas se logo em seguida questionarem se ela acredita em amor ou já sonhou com os amores iguais aos dos livros ela responderia que não, pois o seu histórico com homens não é muito bom, e isso influenciou tanto o seu ?NÃO CRER? em amores verdadeiros como a busca pelo mesmo.

?|Após uma noitada Sofia deixa cair seu celular na privada, mas como se encontrava em situações deploráveis de consciência acaba deixando pra resolver esse B.O no dia seguinte. Amanhece e já sóbria ela decide ir em busca de um celular novo, acaba encontrando um muito bom por um preço até que ok, mais em meio ao trajeto para o trabalho o dispositivo não quer ligar de maneira alguma, até que de repente um clarão se faz visível e Sofia agora vai se deparar com uma nova realidade jamais inimaginável.

?|Um novo século, novas pessoas e a falta de tecnologia, tudo isso e mais um pouco que aguarda a nova vida de Sofia, mas ela não está desamparada sua ?fada madrinha? a observa de longe, e um ilustre cavaleiro dar as caras, Ian Clark e toda a sua caríssima e boa índole farão Sofia perceber coisas que há muito tempo estava adormecido dentro de si. Durante a sua jornada em voltar para o século XXl, ela acaba desejando muito mais do que esperava e realizando um sonho que até então nem ela mesma sabia que possuía dentro de si.

?|Uma história arrebatadora, que interliga dois universos diferentes, o século XIX (19) e o século XXI. Uma jovem que está rodeada de alta tecnologia de repente se ver regredindo e aprendendo a lidar sem ela. Mesmo que em alguns momentos ela demore a se habituar e a lidar com algumas situações, mas procura se esforçar. Um mocinho que é pego desprevenido pelo acaso, mas que estar disposto a embarcar em algo que até então lhe era desconhecido.
_ameninaquele 17/10/2023minha estante
Esse livro tem todo o meu coração ?

Debora.Mello 18/10/2023minha estante
Eu amei ele tbm ?

Priii Reis 26/05/2023

Releitura
Pré Resenha
Li esse livro em 2015 ainda é uma leitura perfeita.Claro que as preferências de leitura mudam com o tempo,mas nada que tenha mudado drasticamente.
Ainda amo Ian e Sofia e espero que o filme seja tão bom quanto.
A sofia pode parecer um tanto metida e chata mas no lugar dela também seria afinal não ter banheiro depois de saber o que era um deve ser difícil. kkk

Mih Araújo 29/05/2023

Perdida (nos olhos negros de Ian Clarke) ?
Não tem como não favoritar os livros da Carina, ela tem uma escrita tão leve, tão divertida. Eu amo essa pegada mística que a Carina retrata nos livros dele, faz a gente se prender ainda mais na história.
A Sofia é a típica maluca e atrapalhada que não acredita no amor e ver ela lidando com o Ian, que é um cara gentil, educado e romântico foi muito bom. O amor deles foi construído em uma simplicidade tão grande.
Livro perfeito, surpreendendo um total de zero pessoas né!?
Vamos que o próximo será tão bom quanto esse, aposto! ???

Camila 23/07/2011

Versão Tupiniquim de Crepúsculo
Era bom demais para ser verdade. Um livro que trata do choque da realidade do século XXI com a do século XIX. E o melhor, se passa no Brasil. Mas é decepcionante. A autora Carina Rissi conseguiu levar o curioso enredo de "Perdida" para o lado romântico-SUPERmeloso. Tive a impressão de que sairia mel das 472 páginas se espremesse, de tão melado que era o livro. Gente, sou a favor de romance, mas aquilo não existe!
A história começa bem. Uma jovem adulta do nosso século é, para variar, viciada em tecnologia. Sofia possui uma típica vida de uma pessoa do nosso século: corrida e tecnológica. Além disso, ela não acredita em casamentos e amores eternos. Até que, ao ir comprar um novo celular, é atendida por uma vendedora um tanto misteriosa, que a promete dar o que ela mais precisa. Quando Sofia vai testar o celular novo, acaba sendo jogada no século retrasado por ele.
No começo, o choque de realidades é bem engraçado e interessante, Rissi soube explorar muito bem isso, a pricípio. Imaginem o desespero de Sofia em descobrir que, a apenas dois séculos atrás, não havia banheiro. Nem remédio para enjoo. Nem calcinhas. Nem condicionador. Estava tudo muito divertido, até a história começar a desandar.
As diferenças de mundos param por aí. Coisas práticas do dia-a-dia diferentes. Não há nada de conflitos de valores, o que significa que Sofia não se manifestou sobre as mulheres não poderem trabalhar (algo que ela costumava a fazer muito no nosso século), sobre o absurdo da escravidão no Brasil (o que, apropósito, a autora resolveu fingir que não existia nesse país), ou sobre o fato de uma mulher ter de viver para o casamento (atitude a qual Sofia reprovava). Tudo isso para manter um tom idealizado e fantástico à narrativa.
Como se não bastasse, a personalidade da protagonista oscila (ou melhor, se inverte) quando se apaixona por Ian, homem o qual a acolheu. Ela começa a acreditar em amor eterno e em todas as coisas nas quais nunca acreditou anteriormete, tudo de uma hora para a outra.
E que romance idealizado! Meloso! Aquele Ian não existe! Aliás, ele me lembra muito outro personagem de uma certa saga vampiresca. Vejam bem: gentil, simpático, educado, obsecadamente apaixonado por uma mulher que não é do seu tempo e não pode compartilhar a mesma vida que ele. Estão reconhecendo? A deiferença é que, em "Crepúsculo", a autora soube explorar a diferença de séculos que separava os personagens, com conflitos entre valores do nosso tempo e valores passados. Carina Rissi não soube fazer isso em "Perdida". Ela quis idealizar isso também. O resultado foi a história mais idealizada e enxarcada de mel que já li.
No fim, Rossi deu um jeito de transformar essa história supostamente interessante em um conto de fadas absurdo. Conto de fadas mesmo, pois até fada madrinha ela deu um jeito de enfiar no enredo. Tudo baseado numa coisa de destino e pré-destinação não esperada para esse tipo de livro. Me desculpe quem gosta, mas não gosto muito disso de destino. E não achei um livro bem trabalhado. Mas valeu a pena ter lido só para descobrir que as pessoas se limpavam com folhas de alface no século retrasado.

Mais resenhas em: www.vidalivrosepensamentos.blogspot.com
tiagoodesouza 03/09/2011minha estante
Caraca, nunca vi uma resenha mais... mais... sei lá o que dizer sobre isso que eu acabei de ler. Um completo absurdo você comparar Perdida a Crepúsculo. Não tem NADA a ver uma coisa com a outra.

Certamente você deve ter lido um livro diferente do meu. Só pode.

'em "Crepúsculo", a autora soube explorar a diferença de séculos'

Que Stephenie soube explorar? O sorriso torto do vampiro e o amor incondicional, irrevogável e lenga-lenga massante entre um cara idiota e uma menina tola? Faça-me o favor.

Você com certeza não leu essa história de vampiro direito.

Camila 17/01/2012minha estante
oO...

"Puts, sério... tô muito revoltado com essa resenha completamente depreciativa sobre esse livro muito bem escrito, com uma história de amor realmente mais envolvente do que esse outro livro aí que você ousou comparar.
excluindo..."

Só me explica a parte do muito bem escrito e do amor envolvente, por favor...

Desculpa, mas não vejo diferença nenhuma o amor incondicional e irrevogável de ambos os livros. É EXATAMENTE a mesma coisa. E desculpa se eu passei a impressão de que gostei mais de Crepúsculo, este é tão idealizadamente impossível quanto Perdida. Mas pelo menos mostrou mais a diferença que um casal pode demonstrar por conta de cada um vir de uma diferente época. O Ian e a Sofia simplesmente nunca tiveram nada que chegasse perto de uma discussão, nem por causa dessa enorme diferença. E esse absurdo nem a Stephenie conseguiu...

Gabi C. 20/01/2012minha estante
Concordo, viu! Começa super bem e com um ótimo humor, mas depois... se moer o livro ele se transforma em açúcar! Mas quem gosta de histórias assim aproveita, já q a autora tem técnica e talento.

Cáh 28/06/2012minha estante
Vindo de quem da nota 5 pra Crepúsculo eu nem devia discutir. Tenho a impressão que depois dessa bosta vampiresca as pessoas acham que a Stephanie/ Stephenie foi a precursora das histórias de romance. Mas bem não foi! Quem foi William Shakespeare? Ghoethe? Charlotte Bronte? Jane Austen não é verdade? Tenho certeza que crepúsculo foi mais bem escrito do que as obras desses autores, porque a Stephenie foi a primeira a inventar o homem perfeito né? Quem é Romeu, Fitzwilliam Darcy, Henry Dashwood ou Edward Ferrars perto do Edward Cullen não é mesmo?
Eu adorei perdida, mas tudo bem, aceito a opinião dos outros, todo mundo tem o direito de gostar ou não de gostar de alguma coisa. Mas o que realmente me irrita é a comparação de toda obra que tem romance com crepúsculo. Reveja seu conhecimento antes de falar baboseira!

Nane 12/10/2012minha estante
Bom, estou no 6º capítulo. E se já tenho milhões de objeções, imagine depois?
Tirando o fato de você ter comparado Perdida e Crepúsculo e ter causado todo esse estardalhaço, nem vou falar sobre o fato.
A sensação que estou tendo é que a autora escreve bem, mas deveria ter um editor para guiá-la e apontar alguns detalhes como o fato de uma empresa hoje em dia ter um máquina de escrever, e pronta para uso. Tipo, oi?
Vou continuar a leitura, mas não fui conquistada nem um pouco.
E já digo, tenho muita esperança nos autores brasileiros e quero muito encontrar um bom, mas sinceramente está um pouco complicado.

Camila 30/12/2012minha estante
É, Cássia, você tem razão em muitos pontos. Em minha defesa só tenho a dizer que tinha lido crepúsculo já fazia muito tempo quando escrevi essa resenha (diga-se de passagem, li-o quando ainda era uma leitora principiante e não sabia o que era um livro bom, pois nunca havia lido algo melhor, o que explica minhas 5 estrelinhas para ele. Se tivesse lido Crepúsculo na mesma época em que li Perdida, com certeza teria dado menos estrelinhas). Devido a esse longo período entre a minha leitura de Crepúsculo e Perdida, não me lembrava realmente se as diferenças entre séculos dos personagens em crepúsculo foram realmente foram bem-trabalhadas quando escrevi a resenha acima, e só coloquei isso na resenha para reforçar um pouco a ideia de que Perdida era uma "versão tupiniquim de crepúsculo", inescrupulosamente despreocupada com a veracidade do fato ou com a repercução que isso ia gerar aos leitores. Em suma: erro de resenha, me desculpa... Mas agora já faz muito tempo que li Perdida, então nem saberia como reescrever a resenha, mas, de qualquer forma, fica o seu comentário para provar que estou errada.
Achei interessante você falar que o livro era para ser "engraçado , romântico e leve". Minha crítica foi justamente sobre isso. Um livro que trata dos conflitos de valores do passado e do presente me fez pensar que o que eu encontraria ao lê-lo fosse exatamente o contrário de romântico e leve, algo intenso e interessante. O fato de não haver escravidão é o que prova, como você disse, que Ian não tinha uma personalidade possível para a época. Isso contradiz mais uma vez a ideia de conflito de valores, já que o livro não trás realmente os valores de nossos antepassados. Isso, por sua vez, enfraquece a mensagem de que a protagonista foi mais feliz no passado do que no presente por conta dos valores passados, já que o retrato de antigamente mostrado não era o retrato real de antigamente, a não ser que estejamos falando dos "valores" ultrarromânticos e de submissão, esses eram realmente valores da época, e foram mostrados e ensinados no livro. A propósito, tais "valores" também são encontrados em livros como Crepúsculo...

Marina 01/01/2013minha estante
Discordo de você em muitos pontos sobre esse livro, mas vou me deter ao ponto da escravidão, afinal, se eu for expor minha opinião sobre "Perdida" o farei em uma resenha.

Bom, como estudante de História, achei realmente tosco da parte da autora a omissão da escravidão naquela época. Quase como uma exclusão de uma parte importantíssima da nossa história. Mas,pesquisando bastante, descobri que a escravidão foi omitida propositadamente, não por ignorância da Carina Rissi. Segundo ela, não é uma parte da História do Brasil da qual devamos nos orgulhar, e realmente não é. Acharia essa tal omissão ridícula se o propósito do livro fosse principalmente passar informações sobre a época para a qual Sofia foi transportada, mas não é. O que "Perdida" destaca desde o início é o amor entre a Sofia e o Ian, me convenci de que o fato de eles serem de épocas diferentes serve mais como um pano de fundo para a linda história (sim, porque haja química!) que para qualquer outra coisa.

Sobre o Ian não ter personalidade possível para a época por não possuir escravos, discordo mais uma vez. Em 1830 o tráfico de escravos foi proibido no Brasil, à essa altura, algumas famílias abolicionistas e ricas já optavam por não utilizar a mão de obra escrava, seria esse o caso da família do Ian, provavelmente.

Enfim, não acho que o livro da Carina Rissi deva ser condenado por omitir a escravidão, afinal, tantos autores fazem o mesmo. Digo, omitem partes da realidade em seus livros. Pedro Bandeira na série "Os Karas" não me deixa mentir.

Camila 02/01/2013minha estante
Cássia, homens inteligentes o bastante para não tratarem suas parceiras mal, e bondosos o bastante para tratar bem os pais existem em qualquer época. O ser humano não mudou, ainda somos a mesma espécie, com a mesma capacidade de inteligência.

É, Marina, acho que eu esperava um livro um pouco mais... didático por se tratar do passado. Não apenas uma história de amor. Pois, se for só pela história de amor, pra que um plano de fundo tão interessante como esse? É como se o potencial da ideia do livro não tivesse sido com completamente explorado.

Camila 02/01/2013minha estante
AH Desculpa, Cássia, o comentário que escrevi para a Marina tbm pode te respnder.

Camila 03/01/2013minha estante
É acho que eu gosto de ser entretida com livros que exploram completamente o seu potencial

CaYa 16/07/2013minha estante
Ainda estou tentando encontrar semelhanças entre Crepúsculo e Perdida.
Acho que você bateu com a cabeça antes de escrever essa resenha, única explicação possível.

Becky 05/10/2013minha estante
Realmente não encontrei semelhanças com a saga crepúsculo. Confesso que me admirei por saber que se tratava de uma autora brasileira. Estamos todos acostumados com os clássicos, livros de auto-ajuda e crônicas na literatura brasileira. Pois bem, nunca imaginei que um conto de fadas poderia ser escrito. Quando comecei a ler imaginei que seria uma história "melosa", como você mesma mencionou, mas acho que a autora teve um propósito ao selecionar o gênero, cabe ao leitor escolher o que quer ler. Não acho que tenha sido um erro Carina não abordar a escravidão, afinal, não era o foco da história, e sim a peculiaridade das personagens (principalmente Sofia, achei incrível como ela conseguiu desenvolver tão bem essa personagem). Enfim, não é de longe o melhor livro que li, mas me agradou bastante essa história "bobinha" mas que no fundo tem uma mensagem importante para nos passar.

Tati 14/11/2013minha estante
hummm... Nossa esse sua comparação realmente foi muito absurda, eu gosto muito de Crepúsculo, mas me pareceu que você se esforçou para encontrar uma semelhança tipo: gentil, simpático, Obcecado(termo pesado que não usaria para descrever nenhum dos dois personagens... a não ser para descrever o Travis de Belo desastre.), apaixonado por uma mulher que não é do seu tempo? Sim, mas a situação é claramente diferente. Eu fiz uma ligação com Cinderela por causa do final, mas também pela capa, e diferente do que você falou não achei o romance em nenhum momento tão água com açúcar assim, senti que a autora conseguia segurar bem para não exagerar nas cenas de amor. Concordo que teve altos e baixos todos os livros tem, mas os altos superaram os baixos (que nem foram tão baixos assim).

Nick 22/11/2013minha estante
Nossa não entendo isso, a pessoa pega um livro de ficção com uma sinopse que já indica um romance e me diz que achou meloso ? E que a autora a autora não soube explorar a diferença de seculos ? Se você quer saber sobre a escravidadão no Brasil leia um livro de referência.

Carla 20/12/2013minha estante
Amei o livro.

lis 01/03/2014minha estante
Como assim " Aquele Ian não existe! Aliás, ele me lembra muito outro personagem de uma certa saga vampiresca. Vejam bem: gentil, simpático, educado, obsecadamente apaixonado por uma mulher que não é do seu tempo e não pode compartilhar a mesma vida que ele" ? Ri alto! Comparar o Ian ao Cullen? Hahahahahaha, O.K para! Nada a ver, se você pensar bem, quase todos personagens são assim, e por que Ian não seria? O Cullen é simpático? Só com a mulher dele. Gentil? Haha me poupe! Educado? Nem me lembro. Obsecado? Sim, mais aquilo que ele tem pela Bela é doença e não isso!
LI o livro e amei, mais em nem um momento senti que o livro tinha tanto "mel" assim, para mim não tem.
Não sei se você leu a nota da autora, mais lá no final do livro, ela falava por que não colocou a escravidão no livro, ela disse que o livro iria ficar pesado demais e por que não faz sentido nem um recordar um tema que sujou nosso país.
Concordo totalmente com a Nicole, se você quiser saber mais sobre a escravidão no Brasil leia um livro de referência!
Comparar Crepúsculo com Perdida foi uma completa falta de noção!

BookLovers23 25/05/2015minha estante
Concordo completamente com você. Decepcionadíssima com esse livro!

Evelyn 16/12/2016minha estante
Acho que se fosse para comparar o livro com alguma coisa, seria com a série, ou a sequência de livros que originaram a série Outlander. Mesma história de viagem no tempo com 200 anos de diferença. Entretanto, a semelhança, em minha opinião não torna o livro ruim, pelo contrário. Acho que a autora soube criar personagens ricos, uma história de romance sem diálogos monótonos e diabéticos de tão melados, além da história ser rica em momentos de descontração, caracterizando bem a personagem principal e deixando os momentos tristes simples, sem.exageros mas profundos. Meus olhos suaram um pouco.

Martinha 21/05/2020minha estante
Nossa, é interessante vermos os dois lados da moeda.. e vê sua opinião do livro é relevante para refletirmos sobre um livro. As vezes podemos deixar passar coisas que não percebemos. No caso desse livro Perdida eu simplesmente amei! Ameiiiii com todas as letras. Amei na primeira vez que li anos atrás... e continuo amando depois de ter lido toda a serie semana passada. Sobre a oscilação que a Sofia vive sobre casamento... achei bem aceitavel. Super aceitavel. Não era que ela acreditava em casamento... mas por ela saber como era algo realmenteeee sério. Acho que ela só nunca tinha se apaixonado e não se via em um compromisso desses... mas a vida é assim, nossos pensamentos mudam.. coisas que acreditamos pode simplesmente mudar e devemos está conscientes que não tem problema de mudarmos, de não acreditar mais no que acreditavamos. Faz parte de nós, a mudança deve ser uma constante. Sobre a escravidão achei melhor ela não tocar no assunto invés de tocar de forma superficial.

JulianaCalvelli 04/06/2021minha estante
"Versão Tupiniquim de Crepúsculo". Achei ofensivo HAHAHAHAHAH. Pra mim esse livro é divertidíssimo, uma delícia de se ler. Carina rainha! Mas é aquilo, a discordância faz parte, bom que gera debate. Achei engraçado o povo surtando nos comentários HAHAH.

Lourdes.Cardoso 08/08/2021minha estante
As vezes a ignorância não é uma benção, é só irritante mesmo. Caso se atentasse a fazer uma crítica descente teria feito uma pesquisa antes ou ter lido os outros livros para saber o que comentar, você criticar algo que não conhece é ser ignorante. Vários pontos que você sentiu falta são citados nos próximos livros, e explicações sobre a falta de citação da escravidão estão na nota da autora.

PS.: Sério? Comparar um Edward com o Ian só me faz pensar que você devia fazer terapia.

Bella 14/12/2023

Gostei muito!
O livro foi muito divertido e me prendeu do começo ao fim, acho que o único ponto que tenho a reclamar é que a história passou muito rápido, sem o desenvolvimento de algums personagens, mas, fora isso, eu gostei bastante!
Renata 14/12/2023minha estante
Os outros livros contam ...

Kezia 14/12/2023minha estante
Amo demais esse livro

Viviane 07/01/2022

Amei demais?
Amei esse livro, super fofinho e fácil de ler. Li super rápido como nao lia um livro faz tempo, muito leve e que te prende a história para saber o que vai acontecer. tô doida pra ler o segundo?

Debs 13/08/2020

Encantador
Que surpresa agradável! Amei o livro, amei a história, o Ian e a Sofia S2

Sempre ouvi falar muito bem dessa série, mas por algum motivo nunca havia me interessado. Ainda bem que mudei de ideia!

Adorei tudo, desde a escrita fácil e fluida até os personagens.

O final me arrancou algumas lágrimas, parecia que eu tava vivendo tudo junto com a protagonista! Só queria abraçar a Sofia e o Ian e dizer que ficaria tudo bem!

Achei o romance meio rápido e um pouco previsível? Achei. Mas não tirou o encanto!

E por vezes fiquei impaciente com a Sofia. Não me entenda mal, adorei a personagem... Porém, algumas atitudes infantis me fizeram revirar os olhos!

Enfim, amei o livro e já vou começar o próximo :D
@amandalimasou 14/08/2020minha estante
To ansiosa pra lê

Debs 14/08/2020minha estante
Vai sem medo... Eu li em menos de um dia! Viciante

amandawosny 18/11/2021

QUE LIVRO INCRÍVEL!!

perdida poderia ser só mais um romance clichê, mas todo seu contexto e seus personagens o tornam único! o fato da personagem principal, sofia, viajar no tempo e voltar para 1830 é uma das melhores coisas na história, posso dizer que traz até um pouco de comédia o modo que nossa personagem age nesse passado, como as outras pessoas não entendem seu falar ou seu agir? me diverti muito lendo! e o que falar sobre o romance? simplesmente apaixonada por esse casal
Melissa 18/11/2021minha estante
Eu estou LOUCA pra ler e se o ebook entrar em promoção eu vou comprar sim

Ketty 18/11/2021minha estante
Estou com ele pra ler, estava em dúvida se lia ou não pois não tinha me chamado muito a atenção, mas agora vou dar uma chance.

Ana Karina 15/03/2022

Perdida
Quando eu li em 2018 ele tinha sido 5 estrelas e favoritado, porém com a releitura teve algumas coisas que acabei não deixando passar e com isso acabei tirando o favorito e também tirei meia estrela.
O fato de simplesmente não mencionar na época que se passa a história os negros que fizeram parte e que eram sim empregados dos personagens principais é apagar um pouco a história deles, mesmo sendo uma ficção. E as gírias da Sophia ao ler senti que era colocada na história pra ser forçada, pra mostrar como ela não se encaixava naquele século. Ter um pouco no começo da história, mas assim que ela percebe que eles não entendem, poderia "mudar" a forma que conversava com eles, sei lá, achei um pouco forçado essa parte.
Tirando isso, a história continua muito fofa, o Ian e a irmã são umas pessoas queridas, se eles agissem assim mesmo dá até vontade de se perder no século 19 pra poder encontrar com eles. Agora continuar com a série. Recomendo!
Erica 15/03/2022minha estante
Se na história a personagem pode voltar no tempo, também pode simplesmente não falar sobre a escravidão. Não é um relato do passado e sim ficção.

Vinicius 15/03/2022minha estante
A autora explica no final pq não ter escravidão no livro dela, eu achei uma boa explicação. Na minha opinião não teria como fazer um livro assim tendo escravidão pq iria afetar toda a história, como Sofia iria se sentir bem naquele mundo se tivesse que conviver com escravos? Não dava a história teria de ser sobre a luta anti escravidão ou Sofia iria parecer que não se importa com ninguém vendo tanto sofrimento. Se tivesse escravidão ou seria um livro ruim ou seria outro livro e não esse, por isso eu entendo a explicação dela