A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Karina 03/04/2013

A Farsa - Christopher Reich
A Farsa conta a história do respeitado cirurgião da ONG, Médicos Sem Fronteiras, Jonathan Ranson. Casado com Emma, uma enfermeira que o acompanha em suas aventuras pelo Mundo, levando assistência médica às populações de locais afetados por catástrofes e guerras.
Durante um final de semana, o casal vai esquiar nos Alpes, mas sua felicidade é interrompida por um terrível acidente. Tentando escapar de uma tempestade, Emma cai no fundo de uma greta, fratura a perna, e ainda pedindo ajuda a Jonathan, morre antes de o socorro chegar.
Por ser difícil o acesso onde se encontra o corpo de sua esposa, e por estar completamente fora de si, o médico é obrigado a voltar para sua cidade natal.
Nesse momento começa nossa verdadeira aventura, pois vinte e quatro horas depois, Jonathan recebe um misterioso envelope endereçado a Emma. A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados transforma completamente a vida dele. Nessa correspondência contém tíquetes para resgatar duas malas de sua mulher em uma determinada estação de trem.
Quando vai buscar as malas acaba envolvendo-se em assuntos de estado. Inúmeras pessoas estão em busca desta mesma bagagem e informações. Jonathan é atacado por dois policias suíços e a briga termina em assassinato.
A situação se complica ainda mais quando Jonathan se depara com o conteúdo das malas: A Chave de um Mercedes-Benz, um mapa indicando onde o veículo se encontra, dinheiro, roupas sensuais, jóias valiosas e uma carteira de identidade com a foto de Emma e o nome de Eva Kruger.
No meio desse turbilhão de acontecimentos, que Jonathan descobre a verdadeira identidade de sua esposa. Emma é uma agente secreta envolvida em atos terroristas e espionagem internacional, que sob a fachada de enfermeira da ONG Médicos Sem Fronteiras, tinha ligações com terrorismo, manipulação ilegal de urânio e tentativas de destruição de Israel.
Oito anos de casamento, como podia desconhecer tudo isso?
Sua chance é descobrir a realidade por trás da enigmática Emma. Ele parte em uma busca desenfreada pela verdade, mas acaba preso numa rede de mentiras extremamente perigosa que envolve políticos importantes, armamento nuclear, traições, perseguições e mortes.
Será que Jonathan permanecerá vivo, lutando contra uma elite tão poderosa?
Depois de tantas mentiras, Emma realmente esta morta ou é mais uma farsa?
Acusado de assassinatos e atos terroristas, na mira de um matador profissional e cercado de inimigos por todos os lados, o médico é obrigado a fugir, mergulhando cada vez mais fundo num mundo onde não há nada nem ninguém em que possa confiar.
Christopher Reich esta sendo reconhecido como um novo mestre do suspense. Em A Farsa ele mescla personagens e fatos surpreendentes, numa trama de espionagem, cheia de reviravoltas, aventuras e intrigas que irá deixá-lo sem fôlego.

Titulo: A Farsa

Casa de Livro Blog

Karina Belo

/QMD/ 05/03/2013

André disfarça.
Sabe aqueles livros que você lê, lê, lê e não sai do lugar? Aqueles em que a história, por mais que as páginas avancem, continua no mesmo lugar? Pois é. A Farsa não é este livro.

O livro começa com o casal Jonathan e Emma escalando nos Alpes Suíços e uma avalanche está prestes a vir. Os dois, claro, percebem isso e resolvem sair do local, só que Emma se machuca. Jonathan sai para buscar ajuda e quando retorna não encontra a mulher no lugar onde a havia deixado, mas em um local próximo dali, morta, com sangue por todos os lados, impossível de ser resgatada, num buraco bastante fundo.

No meio daquele clima de velório, perda da mulher, acontecimentos trágicos, Jonathan recebe um envelope sem remetente mas com um destinatário: Emma. O conteúdo: dois tickets de bagagem.

Como é clássico de livros deste estilo, os capítulos são alternados, ou seja, mostram duas histórias que aos poucos vão se unindo. A segunda história mostra o agente suíço Von Daniken que invade um voo de agentes dos Estados Unidos que estava levando um prisioneiro para o Oriente Médio.

Então, as investigações começam. Do lado de Von Daniken, toda uma equipe de agentes. Do lado de Jonathan, Simone, que era a melhor amiga de Emma. Simone que mais atrapalha do que ajuda, ou melhor, nem ajuda nem atrapalha.

Jonathan, então, se vê no meio de um fogo cruzado, numa caçada onde ele é o alvo. Alvo, por exemplo, do Fantasma, um garoto que foi treinado para matar e se disfarçar. O bacana é que o autor não revela de imediato quem o contratou. Isso só aparece mais para o final do livro.

O livro vai indo, vai indo, sem parar. A todo momento acontecem novas coisas: lutas, torturas, intrigas, lembranças… A cada página, uma nova peça de um quebra-cabeça, tanto que você nem consegue saber realmente quem é bom e quem é ruim até certa parte do livro. As páginas avançam e aquela pergunta vai ficando na cabeça: “QUEM É ESSA EMMA DE VERDADE?”

E quando chega o final do livro, muita coisa se resolve, mas alguns mistérios são deixados no ar, mas nem me estressei tanto assim, afinal, a escrita de Christopher me conquistou a ponto de me dar vontade pra ler os outros dois livros da trilogia.

RESENHA COMPLETA: http://qmd-livros.tumblr.com/post/27483179852

Iury 27/02/2013

Um dos meus livros favoritos, história surpreendente e ainda envolve vários traços de espionagem, geopolítica e conflitos internacionais, não falo somente do livro em si, mas também de toda a sua sequencia com a vingança e a traição

HARRY BOSCH 12/02/2013

Farsa
O livro é muito bom e Christopher Reich consegue agradar os leitores do gênero,porem ele inseri muitos detalhes técnicos e politicos que quebra um pouco a atenção do leitor,mas isto pode agradar alguns leitores e outros não.

Aline Basilio 25/01/2013

É uma farsa mesmo, kkkk

Resenha no BLOG

Rita Nunes 12/01/2013

Muito bom!
Este livro é realmente excelente. Mas não é para qualquer leitor. Isso porque a história é bastante complexa, com muitos personagens e ligações intrincadas entre eles, além de envolver questões de geopolítica. A trama é cheia de reviravoltas e todos parecem ter duas caras. Bastante envolvente!

Mariana 02/12/2012

Tinha tudo para ser bom, mas...
Este livro não prendeu minha atenção. Tentei ler por 3 vezes, só consegui terminá-lo na terceira tentativa.

Comprei imaginando que seria uma ficção cheia de suspense e momentos inesperados, um livro que prendesse o leitor do início ao fim, como os livros de Dan Brown.

A história tinha tudo para ser incrível, cheia de crimes, mistério, espionagem e momentos de tensão, mas infelizmente o livro não correspondeu às minhas expectativas.
Continuei a leitura até o final achando que o livro me surpreenderia, mas não aconteceu isso.

Uma pena, pois o enredo em si era ótimo, mas me parece que o autor não conseguiu desenvolvê-lo de forma satisfatória.

Krebs 23/10/2012

Médico de uma ONG de saúde que trabalha ao redor do mundo vê sua esposa acidentar-se esquiando nos Alpes, e uma sucessão de fatos a partir daí transformam sua vida numa fuga constante de policiais e políticos. Por fim, após 8 anos casados ele descobre que sua mulher era uma espiã.

rgponce 19/10/2012

Vale a pena ler
Ainda não conhecia este autor, nesta obra Christopher Reich nos apresenta o personagem Jonathan Ransom, um médico que começa a descobrir que sua vida era uma mentiras após o falecimento de sua esposa, Emma.
Na busca pela verdade, Jonathan mais e mais adentra num mundo de conspirações e espionagem, até que em certo ponto se vê com apenas uma alternativa, descobrir toda a verdade ou morrer tentando.
A história te prende logo nas primeiras páginas, fazendo sua leitura viciante com cenas de ação que vão se intensificando uma após a outra.

Adriana 11/10/2012

Fast Book
Bom livro, prende, é agíl, rápido e facíl de ler...mas o do meio para o final ele se torna obvio, tanto que não me interessei por ler a seguencia.
Um livro pra se ler na fila em qualquer lugar, já que não há personagens muitos marcados, tudo me pareceu muito "fast", feito para entreter, acabei apelidando o livro de FAST BOOK, tipo fast food, voce come rapidinho, sem muito interesse.

CooltureNews 22/09/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Ah como fazia tempo que não lia um bom, ou melhor, ótimo livro policial, graças a Deus Christopher Reich conseguiu superar todas minhas expectativas, se bem que ao ler a sinopse tive duas reações, a primeira era a vontade de ler o livro e a segunda foi o medo do autor não conseguir lidar um trama que se apresentava de forma tão complexa, envolvendo espionagem, a iminência de uma guerra nuclear e ainda assim construir um personagem principal que se vê lançado neste meio logo após sua esposa falecer.

Como podem ver o livro possui uma trama extremamente complexa e são poucos autores que, primeiro, conseguem construir algo dessa magnitude e em segundo, fazer isso sem perder a mão e mantendo o mistério e a ação na dosagem correta, Christopher conseguiu fazer isso, com algumas derrapadas, mas conseguiu se manter no ritmo.

Um dos pontos fracos do livro, ou aquele que mais me incomodou, foi a presença de muitos personagens que não foram devidamente apresentados a história. Entendo que o livro é sobre espionagem e esse universo é denso e possui diversas organizações(países) mundiais envolvidas. Enfim, o autor não perdeu o ritmo ao envolver em uma unica trama várias dessas organizações mas para os leitores ficou um pouco confuso entender o envolvimento de todas elas com a história. Acredito que algo mais "focado" traria uma leitura mais prazerosa. Apesar disso a trama é realmente envolvente, não consegui largar o livro até chegar ao seu fim e ver algumas de minhas suspeitas sendo confirmadas enquanto passei longe de acertar a maioria delas.

A leitura é em ritmo acelerado do inicio ao fim, repleto de cenas de ações, explosões e fugas e ainda assim quando se está chegando ao final do livro, aproximadamente as 15 ou 20 ultimas páginas você se vê desesperado imaginando que a história não chegará ao fim, pois aparentemente ainda tem muita coisa para acontecer, entretanto o autor consegue finalizar o livro nessas ultimas páginas sem deixar a impressão de correria e/ou um final mal escrito. O livro realmente é fechado, apesar de haver dois outros livros que dão continuídade a história.

Definitivamente um livro que foi alçado entre os meus favoritos, assim como o autor. Leitura recomendada.

Dinarte Guedes 10/09/2012

Ótima história mas...
Gostei muito do livro, havia comprado há uns 2 anos e estava lá na minha estante e sempre que pegava, dava uma lida no comecinho e não me encorajava de ler ele até o fim.
Até que me decidi: se não lê-lo não vou comprar mais livros! Então, comecei a ler realmente e daí então, apesar do pouco tempo disponível para leitura, não consegui desgrudar do livro.
Achei a história muito boa, muitas coisas paralelas acontecendo, muitos personagens, muita intriga e pouca certeza de onde as coisas iam parar e quem eram as pessoas em que se podiam confiar.
Houve mais morte do que eu imaginava, e muitas delas pelas mão de Jonathan, o que me surpreendeu.
Me envolvi com os personagens e me surpreendi com as reviravoltas do livro. Li até rápido demais para os meus padrões porque achei o ritmo de suspense e ação ótimos.
Contudo, após ler o final do livro, não sei explicar ao certo, mas fiquei com a sensação de faltou alguma coisa. A trama é tão ampla e complexa que achei o final meio simples de mais, talvez seja isso. O que não quer dizer que não tenha gostado do final. Não sou do tipo que de reler livros com frequência, mas esse é um que provavelmente leria novamente, agora que já sei o final.

Tainiim 01/09/2012

Paciência! http://foolishhappy.blogspot.com.br/
Eu nunca tinha lido um livro do Christopher Reich apesar de já ter ouvido muito falar sobre ele, inclusive tive recomendações para ler A Farsa. Não sei se em outras obras o autor é detalhista assim como nesta, boa parte do livro é politicagem e as partes mais interessantes eram, com certeza, as de espionagem.
O primeiro livro de uma trilogia, começa com um prólogo interessante e foi o que me levou a ler o livro até o fim. Jonathan é o protagonista deste volume, ele e sua mulher, Emma, estão escalando nos Alpes quando uma avalanche acaba ferindo sua esposa fazendo com que ele a abandone alguns instantes para ir atrás de socorro. Quando o médico cirurgião volta ao local do acidente para ajudar Emma, a mesma já não está lá. Jonathan segue um rastro de sangue e descobre o corpo da sua esposa no fundo de uma profunda greta.
A partir daí é que começa o suspense. Conformado com sua perda, Jonathan volta ao hotel e acaba por receber tickets correspondentes à malas que estão aguardando por serem resgatadas numa estação de trem. O médico portanto, vai até a estação e recebe as tais malas. Dentro delas estão conjuntos de lingeries, maquiagem, muito dinheiro e o principal: uma identidade com a foto de Emma porém com outro nome, Eva Kruger. Jonathan se vê numa complicada situação. Quem seria Eva Kruger e porque há uma foto de Emma naquela identidade? Tudo o que ele quer são respostas. Ele acaba por encontrar-se com uma amiga de sua mulher e, juntos, vão atrás de explicações para tudo. Durante toda a trama acontecem assassinatos e investigações sobre uma tentativa de ataque em Israel através de explosivos nucleares carregados em um avião teleguiado. O que isso tem a ver com Emma/Eva? TUDO!
O ruim deste livro é que são várias histórias, ou seja, vários pontos de vista e a maior parte envolve geopolítica. Não posso dizer que é um livro chato, pois não é. Em alguns momentos é inevitável ficar de queixo caído ou nervosa com certas situações. A Farsa é um livro detalhista sim, cheio de fatos do passado de cada personagem que aparece, porém com um final é emocionante.
Eu recomendo a leitura para aqueles entendidos de política e que gostam de uma investigação bem aprofundada, pois creio que foi esse o objetivo de Reich ao elaborar tantas "cenas" características de uma grande missão de espionagem envolvendo um grande número de personagens em um minucioso suspense.
O que eu espero do próximo volume? Basicamente a mesma coisa, política e espionagem, com Jonathan envolvido mais profundamente nesse mundo.