A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Carol 19/08/2012

Eu sempre tive uma expectativa muito grande nesse livro e confesso que me decepcionei, a resenha na contracapa é ótima! Te dá uma sensação que é um livro de puro suspense, e no final achei que ele é muito mais voltado para o ataque terrorista do que para descobrir quem afinal era Emma.

Como já tinha comprado as duas continuações, A Vingança e A Traição, não vou desistir de Jonathan... no mais, é um livro cheio de surpresas, porém é muito técnico e minucioso ao falar sobre as bombas, composições, complôs e o ataque terrorista.

Jéssica R. 10/08/2012

Gostei dos personagens, são intrigantes e misteriosos, o que me fez pensar: "Aí tem coisa”, “ Esse cara não presta”. Em alguns momentos achei o personagem Jonathan Ransom inocente demais, mas com o desenrolar dos acontecimentos ele se mostrou mais corajoso e esperto.

O final é realmente bom, me surpreendeu, cheguei a ficar com frio na barriga de tanta ansiedade. Esse é um livro que recomendo e fiquei extremamente contente de não ter abandonado um livro tão bom quanto esse.

Resenha completa no blog:

Jessica 01/08/2012

resenha da farsa
eu gostei da historia do livro mas me perdia as vezes não sei se foi porque achei dificil os nomes dos personagens, ou porque tinha muitos personagens, só sei que as vezes não sabia quem era a pessoa que aparecia na historia, mas a historia é boa tanto que pretendo comprar o terceiro livro e ler o segundo no qual já comprei.

Eli Coelho 22/04/2012

Recomendo pela continuação. Uma boa história para o cinema. Talvez não bem contada para um livro.
História verossímil e bem pesquisada sobre espiões e suas implicações geopolíticas.

Personagens superficiais não provocam envolvimento. Mesmo Ransom, personagem central é pouco convincente e não causa empatia. Sua relação com a mulher e com os acontecimentos me parece fria.

Um problema: o excesso de personagens e o transito deles pelos diversos núcleos (pelo menos 5).Em alguns momentos fiquei perdido na leitura. A motivação deles, suas farsas e a rede de conspirações do mundo da espionagem também pode deixar perdido o leitor menos atento, o que dificulta torcer por alguém, pois em alguns momentos não sabia quem era bom ou mal na história.

O livro mantem o ritmo narrativo de Thriller desde o inicio. É tão cinematográfico que as vezes o autor não detalhe devidamente algumas investigações e explicações ficando a impressão de faltar alguma coisa.

Nesse livro o autor abandona o personagem principal em alguns capítulos e desenvolve outros núcleos e outros personagens. Apesar de serem capítulos curtos, fica a impressão de assistir a um filme mal cortado. Ele mantém essa técnica narrativa de inicio a fim, portanto parece que até a penúltima página não dará tempo de resolver todos os conflitos narrativos.

A leitura tende a ser mais demorada se comparado a outros livros similares com o mesmo numero de páginas. Como o envolvimento do leitor com os personagens é minimo, corre-se o risco de abandona-lo (confesso que quase desisti diversas vezes, ainda assim li em 10 dias, geralmente leio em 3)

Não sei se gostei do livro. A continuação (A Vingança) supera em muito esse aqui. Vale a pena lê-lo com interesse já no segundo livro.

Nanda 27/03/2012

O livro de hoje é recheado de suspense e ação. A Farsa, conta a história de Jhonathan e Emma, um médico e uma enfermeira, casados, que resolvem fazer escalada em uma montanha.

Com a mudança do clima, tiveram que descer e procurar por um abrigo. Durante a descida, Emma cai em um buraco e morre. Sem ter como resgatar o corpo, Jhonathan volta para o hotel e recebe uma correspondência anônima endereçado a sua esposa. Ao abrir, começa a investigar as coisas estranha que envolviam a vida de Emma: ela era uma espiã, e sua identidade verdadeira era Eva Kruger.

Ele se vê envolvido no meio de uma conspiração, de armas nucleares enquanto tenta descobrir a verdade sobre sua esposa.

Um livro cheio de ação, que você não consegue parar de ler. A leitura é um pouco complexa, muito rico em detalhes e que muitas vezes isso faz a gente perder a paciência.

junto a história de Jhonathan e Emma, acontece mais 2 histórias complementares, e por vezes fica meio confuso.

Independente disso, é um ótimo livro e eu recomendo a leitura.
Marcio 27/03/2012minha estante
Comprei esse livro semana passada e não comecei a ler ainda. Obrigado pela dica.

Cida 27/03/2012minha estante
Olá Nanda!
Eu não gostei muito desse livro, a história até que é boa, mas eu achei um pouco cansativo, principalmente por causa dessas histórias paralelas, que me fez ficar perdida. Ótima resenha.

Thaís 29/03/2012minha estante
Não conhecia este livro, vou add. Obrigada pela dica.

Luciana Fls 02/01/2013minha estante
Concordo com a Cida, apesar de ainda estar lendo, estou achando cansativo, tbm por causa dessas histórias paralelas, estou na metade, acho a história boa, mas o desenrolar esta meio chato. Vamos ver se o final me surpreende.

Renata 06/01/2013minha estante
O começo foi maravilhoso!!
Pensei que seria um thriller daqueles!!
Mas, infelizmente, ficou mesmo meio cansativo e confuso do meio do livro pra frente. E eu não gostei muito do final, não. Mas, enfim ... pelo menos me motivou a chegar até o final.
Esperava mais ... =(

Olenk 19/03/2013minha estante
Comecei ler, estou no primeiro capítulo. Mas lendo os comentários, desanimei... :(

Cris 21/11/2013minha estante
Eu tenho, mas ainda não li, sei que depois desse são mais dois livros, A traição e A vingança, quem sabe os outros livros prendam mais os leitores.

Jacqueline 22/02/2018minha estante
Estou no sexto capitulo ele é interessante, até agora estou gostando ele nos obriga a ter muita atenção, vou até o final. Mas valeu pelas dicas

Bruno 11/04/2022minha estante
Eu dei uma nota bem ruim para o livro, me senti mal e fui ver se só eu tinha achado pessímo. Não sei se pelo fato de ja ter lido muito livro do genêro e estar ?cansado?. Demorei horrore para acabar. Criei o maior ranço do mundo do protagonista, sério, um dos protagonistas que tive mais raiva até hoje, mais abuso, enfim, não seria amigo dele.

Mi 24/03/2012

Recomendo
"Best-seller internacional e mestre do suspense e da espionagem, Christopher Reich mescla personagens e fatos arrebatadores nesta brilhante trama cheia de surpresas e revelações." Submarino

Bianka 04/03/2012

A estrutura da narrativa é completamente diferente dos livros convencionais e Christopher Reich torna-o ainda mais surpreendente com seus personagens misteriosos e imprevisíveis, intercalando-os surante todo o enredo.

Lorena 28/02/2012

Este livro é muito bom! Prende nossa atenção do início ao fim. Conta a história de um médico que trabalha na Organização Médicos sem Fronteiras juntamente com sua esposa (enfermeira).
Tudo na vida do personagem muda quando sua esposa morre em um acidente durante uma escalada. Após o incidente, o médico recebe um bilhete (endereçado a sua esposa) com números de tickets de bagagem localizadas em uma estação de trem. O mesmo decide então verificar o conteúdo da mala e quem a enviou a sua mulher.
Começa então a aventura do personagem, que com a ajuda de uma amiga da família, descobre que sua mulher era uma agente e escondia uma vida dupla.
A medida que o médico vai desvendando os mistérios vai tendo que fugir da polícia e das pessoas que contrataram sua esposa.
O livro tem uma narrativa ágil e interessante, na qual cada capítulo vai revelando um mistério.
Ouvi falar que é uma trilogia. A sequência deste livro é "A Vingança".

Dana 20/02/2012

Um Livro de açao sobre espioes
Este livro conta a história de um medico da organização sem fronteiras um homen de muito valor,que ao perder a esposa acaba descobrindo que nunca a conheceu de verdade,este livro é empolgantemente misterioso eu recomendo.

Junior Guidugli 30/01/2012

Segue a linha dos anteriores
O livro segue a sequencia e ritmo alucinante dos anteriores. É bom, mas acho que estou cansado da formula.

Yasmin 15/01/2012

Ágil e muito bom

Quando ganhei este livro da minha mãe nem acreditei, afinal fazia tanto tempo que queria ler que até tinha esquecido. Este foi o primeiro livro que olhei quando estava pensando em voltar a ler em dezembro de 2010. O tempo passou, voltei a ler em março, abril do ano passado e cá estou eu. Resenhando um dos responsáveis por tudo. A Farsa possui uma narrativa ágil, com grandes doses de espionagens e compondo o restante do cenário temos a beleza da Suíça.

Jonathan e Emma estavam escalando quando na descida da montanha Emma sofre um acidente e fica com uma fratura exposta na perna. A grande nevasca atrapalha o contato com o resgate e Jonathan parte em busca de ajuda. Ao retornar Emma não está onde ele a deixou. Aparenta ter caído de uma greta com muitos metros de profundidade. Com a tempestade de neve e presumindo que ninguém pode sobreviver a queda o resgate convence Jonathan a descer a montanha. Ainda em choque com a morte dela Jonathan recebe os dois tíquetes de passagem que mudaria tudo. Os problemas começam a tomar forma quando ele é atacado por dois homens querendo levar as malas. Jonathan consegue escapar, mas deixa para trás dois policiais mortos. Sem entender nada ele procura respostas no que encontra dentro da mala. Roupas caras, identidades falsas com o rosto de Emma e cem mil francos suíços. Uma outra mulher. Afinal quem é Emma? E o que fazer para provar sua inocência?

Enquanto isso o oficial von Daniken tem um quebra-cabeças em mãos. O assassinato profissional de um engenheiro que parece estar ligado a morte de dois policiais em Ascona. Dois personagens completamente diferentes, mas com qualidades. Confesso que por vários momentos achei Jonathan um pouco inverossímil demais. Talvez ele pensasse na solução um pouco rápido demais. Contudo se você levar em conta o ritmo da trama isso não chega a ser um problema muito grande. Os capítulos que antecederam o final foram melhores que o final em si, mas isso não tirou o mérito de um final imprevisível.

Mesclando caminhos e entrelaçados acontecimentos aparentemente desconectados o autor nos leva por um caminho cheio de intrigas e armações.

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-farsa.html

Cris Compagnoni 02/12/2011

Ganhei esse livro de presente de uma amiga muito querida, quando sou presenteada com livros me sinto na obrigação de ler logo, de postar logo no blog, pois sinto que é isso que a pessoa que me deu o livro espera, pois todos sabem que sou uma espécie de devoradora de livros. Ainda bem que esses amigos queridos estão sendo pacientes, posso demorar um pouco, mas eu lerei todos.

A FARSA é um daqueles suspenses que não deixa o leitor largar o livro, ele impõe aquele ritmo alucinado de leitura, e sempre tenho a impressão de que se não seguir esse ritmo, se fizer muitas pausas, a história não flui do mesmo jeito, não é tão emocionante, não me deixa tão curiosa. Então tenho que ler rápido, será que é só pra essa leitora aqui que a velocidade da leitura parece influenciar na história?

Chistopher Reich escreve no mesmo formato da maioria dos livros de suspense que já li, usando a mesma “fórmula mágica” que Dan Brown, cada capítulo falando de um núcleo de personagens distintos que, no início, não parecem pertencer à mesma história, mas que aos poucos vai fazendo sentido estarem no mesmo livro. Só posso dizer que isso funciona, creio que é justamente esse formato que cria esse clima de suspense.

A FARSA conta a história do cirurgião Jonathan Ransom, que vai escalar com a sua esposa nos Alpes suíços, mas Emma sofre um acidente e acaba falecendo. A partir daí a vida de Jonathan vira de cabaça para baixo, ele recebe um envelope endereçado a Emma com recibos de bagagem de uma estação de trem, e vai até lá para retirar a bagagem; é atacado por policiais, acaba matando um deles e passa a ser um fugitivo procurado.

Vasculhando a bagagem misteriosa, ele encontra objetos, roupas e documentos de outra Emma, alguém que ele não conhecia, a sua esposa tinha uma identidade secreta, algo do qual ele nunca desconfiou em oito anos de casamento. Ele resolve ir um pouco mais fundo nessa história e fica cada vez mais desconfiado de que ela uma espécie de agente secreta envolvida em terrorismo e espionagem internacional.

Jonathan já tinha ido longe demais para voltar atrás, tentando descobrir a verdade ele se vê cada vez mais envolvido em um jogo de mentiras perigosas envolvendo políticos importantes, traições, perseguições, armamento nuclear, assassinatos, vinganças. Sem ter em quem confiar e cada vez mais cercados de inimigos ele continua a sua investigação com o objetivo de conseguir provar a sua inocência e descobrir a verdade sobre a mulher com quem esteve casado por todo esse tempo.

Outro personagem do qual gostei muito é o policial Von Daniken, um cara inteligente e sagaz; e a tecnologia em armamento que se trata nessa história? Vou ter que pesquisar porque agora preciso saber se tudo aquilo existe mesmo ou é ficção!

Essa é uma história para aqueles que gostam de ação, confesso que me perdia em algumas partes, pois sempre tento visualizar tudo e muitas vezes tive que retroceder e ler novamente aquele capítulo, mas ler o que Chistopher Reich escreve é como ver um filme, sem ficar enrolando nos detalhes que alguns autores fazem. A história é cheia de reviravoltas surpreendentes, muito mistério e aventura; não da pra não gostar!

Delly 27/11/2011

O inicio do livro se divide em três acontecimentos paralelos, por isso deve-se ter atenção nessa fase. Um leitor desatento pode se confundir. Mas, a partir do meio do livro as histórias se convergem e tudo fica mais claro. Confesso que me decepcionei um pouco: as pessoas falavam tão bem dele que eu achei que fosse melhor. Depois o livro entra em um ritmo alucinante que você vai procurar por brechas onde não existe, acredite. Apesar de Jonathan ser um zero a esquerda no começo do livro depois ele se transforma em um ser muito mais corajoso e esperto, apesar de ainda ser irritante.

Jonathan Ransom é um respeitado cirurgião, que trabalha na ONG Médicos sem Fronteiras. Sem raízes, vive pouco tempo em um lugar, está sempre viajando para lugares onde seus serviços são necessários. Casado com Emma, uma enfermeira, ambos levam assistência à lugares assolados por guerras, terrorismo e desastres naturais. Emma é uma mulher delicada e tímida, tem medo de dirigir, possui aversão à armas e luta com afinco para fornecer suprimentos e medicamentos aos necessitados.

continue lendo: http://atravesdanevoa.blogspot.com/2011/11/farsa-christopher-reich.html#more

fdelrio 23/09/2011

Não dá pra Acreditar
Sensacional! O melhor livro de espionagem que já li, os personagens são muito bem construídos, várias reviravoltas durante a trama, tudo o que você acha vai fica em constante mudança na estória, me lembrou os livros do Harlen Coben misturado com Jason Bourne. Demais, ainda bem que tem continuação pra podermos nos deleitar mais um pouco com esse autor genial!!