A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Etiene ~ @antologiapessoal 22/02/2011

Bem, o que dizer sobre este livro?
O Reich quer escrever como o Dan Drown, mas, fatidicamente, não consegue. Com uma história confusa, maçante e desinteressante, A Farsa possui pelo menos seis a sete núcleos de personagens, posso até dizer que cada um deles com dupla indentidade...
E o que são os nomes? Impossíveis de decorar: nomes árabes, suíços... Eu me perdi muitas vezes durante a história sem saber de quem se tratava o nome...
Posso dizer que o autor só se lembrou de escrever uma história decente nas últimas páginas do livro, deixando TODO o desenvolvimento chato e confuso, e fazendo o defecho passar na velocidade da luz. O final até que é bom, mas não compensa em momento nenhum a história em si.

Recomendo? Não sei.. Sinceramente só li porque já havia começado.

sagonTHX 22/04/2011minha estante
EtienN, confundir Christopher Reich com Don Brown? Pelo amor de Deus, é o mesmo que confundir um navio com um submarino. Se vc comparasse Christopher Reich com Robert Ludlum, aí poderia até concordar, pois A Farsa e sua sequência A Vingança, está mais para a série Bourne do que para O Código Da Vinci. Lamento a sua crítica, por seu desconhecimento literário. Você pode até dizer que não gostou do livro, gosto é gosto e isso não se discute, não é mesmo? Mas taxar o livro como ruim só porque vc acha que ele tenta ser cópia do Don Brown e nao consegue, é demais né...

Etiene ~ @antologiapessoal 01/06/2011minha estante
nosssa! fiquei estática aqui c seu comentário. vamos c calma! é só a minha opiniao. que o Reich quer escrever um romance que misture suspense, que desperte a cuirosidade, assim como Dan Brown, é fato SIM. escrevo as resenhas só p externar aquilo que penso, nao sou crtica literária e nem tenho essa pretensão! vá com calma!

Bruno 01/07/2011minha estante
Sinceramente, por que as pessoas, hoje, tem essa mania de querer atribuir todo romance de suspense, mistério, thriller, ou seja lá o que for, à moda Dan Brown?

Como o Sagon falou, Reich não tem absolutamente nada a ver com da Brown. Se essa lógica fosse válida, teríamos que atribuir todo autor de romance de conspiração política ou mistério como imitadores de Dan Brown.

Dan Brown é apenas mais um excelente autor do mercado. E não fez nada de novo ou tampouco revolucionou nada. Nada. Seu estilo já utilizado muito antes por outros autores de romance policial e de conspiração política.

Etiene ~ @antologiapessoal 08/07/2011minha estante
eita diacho, nuna pensei que minha resenha fosse ter essa repercussão toda! ave mariiiia!

Bruno 18/07/2011minha estante
EtineN, desculpa. Realmente minhas palavras soaram um pouco revoltadas. De coração, desculpe-me. Abraços.

Jéssica Santos 06/02/2011

Livro muito bom,devo admitir que o comprei por puro instinto ,achei a sinopse interessante e decidi me arriscar. O livro é maravilhoso,bem escrito,devo dizer que o autor se preocupou bastante em pesquisar antes de falar sobre armamentos,países com conflitos políticos , enfim,é o livro perfeito caso você seja fã de espionagem,mistério,mortes,conspiração,traição etc etc.

Algumas pessoas afirmaram que o Christopher Reich não escrevia de uma forma que deixava o leitor curioso a ponto de querer terminar logo o livro para descobrir o que viria nas próximas páginas,eu discordo piamente. Senti sim a necessidade de ler o mais depressa possível para descobrir a verdade.

Estou ansiosa para ler a continuação A Vingança,e para ler o terceiro livro A Traição,que tem previsão para ser lançado no primeiro semestre de 2011.

Orlando 06/02/2011

A FARSA
UM LIVRO SOBRE O CONFLITO ENTRE O IRA E ISRAEL, VÁRIAS CELULAS DE ESPIÇÕES, FINAL SURPRENDENTE.

WallanS 08/01/2011

Criativo e conspiratório
Tem papel e caneta? Não? Esse é o tipo de livro que anotações se tornam essenciais na medida que se avança na leitura.

Trama complexa mais incrivelmente bem elaborada. A muito tempo não lia algo tão conspiratório.

Um livro muito bem escrito o que torna a leitura agradável e prazerosa. Capítulos curtos ajudam no desenrolar dos acontecimentos.

E não achei que o problema do livro seja o excesso de personagens. Na verdade não encontrei nenhum problema na obra. O que torna as coisas mais confusas são os núcleos criados pelo autor. O vai-e-vem entre um núcleo e outro pode fazer o leitor perder o foco, mas nada que um papel e caneta não resolva.

Alem disso, melhor um livro complexo, cheio de tramas e nucleos paralelos, do que aqueles livros chatos, lineares, sem criatividade alguma onde já se sabe o final antes da metade do livro.

Ingridy Rayane 19/12/2010

Estilo Dan Brown
Achei o livro muito extenso para pouco enredo.
Há informações em todas as páginas e uma teia de ação é construida durante o livro.
Para quem gosta de ficção estilo Anjos e Demônios vai curtir esse livro.
Conta a história de um Atentado.

Giordano Sandim 03/12/2010

Interessante
É um thriller interessante. Com personagens e situações bastante tensas. Muito bem escrito.

Fernanda 07/10/2010

Legal e só
É um bom livro para passar o tempo, e só. Concordo com o comentário anterior quando diz que o leitor não se envolve com os personagens. É verdade, a trama é corrida, você quer saber o final, mas não se envolve com os personagens, que são apresentados de forma superficial.É legal para ler em fila de espera, porque não te faz pensar muito e distrai. Ainda assim pretendo ler "A vingança", que é a continuação deste.

Márcia 25/09/2010

Que farsa?

Um livro em sua essência simples, não possui grandes picos de emoção ou uma narrativa diferente, muito menos original.
"A Farsa" é um livro que promete suspense, fortes emoções e muita tensão, com espionagens, terrorismo e a complicada geopolítica.
É mais ou menos como um lançamento de um SUPER rímel: promete uma vida sem cílios postiços, mas, na verdade, é como todos os outros (só mudam o pincel -.-).
"A Farsa" não cumpre nada do que promete, mas tenta. A narração do autor é fria, mansa, não toca o leitor de jeito nenhum. Não senti conexão alguma com o Reich nem com nenhum de seus personagens - dos quais me lembro vagamente de alguns. A história vai acontecendo sozinha e o leitor se sente "deixado de fora", já que não é sugado para a trama. As intrigas e segredos políticos dos quais o autor faz uso no texto apenas confundem. Não sou grande conhecedora do assunto, talvez tenha influênciado, mas creio que a maioria dos leitores tambem não são experts em "geopoliticagem", então para leigos, o livro se arrasta em vários momentos extremamente chatos. São passagens como em aulas de geografia.
Nem tudo é ruim, só não consigo me lembrar de algo bom o bastante para ser lembrado. A narração é certinha, enquandrada. Enfim... um daqueles livros que lemos uma vez na vida e esquecemos rápidinho. Não deixa nem acrescenta absolutamente nada.
Não o recomendo para passar tempo porque a leitura pode se tornar arrastada, mas recomendo a interessados no assunto e a pessoas pacientes.
Carol Moreira 16/04/2011minha estante
abandonei a farsa ainda a procura dos momentos de emoção, suspense e tensão, se um dia vc achá-los vc me conta? HAHAH (:

Márcia 17/04/2011minha estante
O livro segue uma linha contínua e não me emocionou muito mesmo não, Carol. Mas acho que vale a pena tentar ler até o fim; a história não é ruim.

Luis Milanese 05/09/2010

Belo livro de ação
O livro conta a saga de um médico Americano em busca dos segredos que rondavam a vida de sua ex-esposa (que morreu em um acidente enquanto esquiavam na Suiça). Em menos de 24 horas o médico voluntário e recém viúvo se tornou um dos alvos mais procurados por organizações secretas internacionais.

Um livro cativante, cheio de reviravoltas e muita ação.

KM 01/09/2010

Leitura extremamente dinâmica e viciante.

Luciane 28/08/2010

Muita ação!!
O livro tem muita ação, reviravoltas, gostei bastante. Adorei que a história foi na Suiça, relembrar lugares como Zurique (e seus bairros Oerlikon - o bairo do hotel, Flughafen - o aeroporto, Bahnhofstrasse - a rua mais cara da Europa). Pena que eu tinha lido a sinopse do livro "A vingança" e estragou a grande surpresa da história, mas tudo bem... (recomendo que não façam isso!!) A história é muito boa, vai dar um ótimo filme, mas tem que ser lida com muita atenção, pois são muitos personagens diferentes, a todo momento são introduzidos novos, e posso dizer que às vezes fiquei um pouco confusa para saber quem é quem. Mas, com toda a certeza recomendo o livro para quem gosta de ação.

Lally 22/06/2010

Eletrizante!
'A Farsa' foi meu primeiro contato com esse autor que me deixou literalmente pedindo por mais! O médico charmoso Dr. Ramson em uma busca obsessiva por sua mulher, Emma, acaba descobrindo de maneira dolorosa que as coisas não são como parecem. Em uma trama que envolve espionagem, intrigas, mistério e de certa forma devoção - afinal, ele literalmente move mundos e fundos, arrisca tudo - ele nos prende de uma forma que a nossa respiração fica suspensa até o fim do livro. Eu com certeza vou reler.

Luz 18/06/2010

É tudo, ou quase tudo, uma farsa, claro, porque não????
Eis um livro com enredo bastante intrigante e bastante instigante, quem gosta de estórias que aparentam serem A, cambam para o B e finalmente chegam à Z, achou com certeza o livro certo e irá gostar demais dele. Christopher Reich, com uma maestria louvável e até insuperável, nos leva por meandros de espionagem, atentados, guerrilheiros fanáticos e todo aquele circo que opera no Oriente Médio, desde que , há muito, meia dúzia, ou mais, aventaram que deveriam por si mesmos, expurgarem credos, nações, governos e opções facctícias, quer sejam essasvariantes para uma direita ou para uma esquerda. O livro,como bem diz o título, é um apanhado e um resumo de farsas, de agências de inteligência concorrendo entre si para verem quem mais se situa,quem mais atua, quem mais subverte e quem mais se divide, se fôr o caso. No caso do Oriente Médio e em matéria de circos que podem literalmente pegarem fogo, é bom saber e ver se, ficcional ou não, é possível, quem sabe, o Irã estar dotado de capacidade suficiente para arregimentar qualquer mera bombinha H, à base de urânio enriquecido, de onde conseguirão tal urânio, como de que jeito, o referido elemento químico consegue vencer e transpor barreiras para chegar no seu local de manipulação, e ainda, compprovar de que pode existir,ou já existe, aviõezinhos teleguiados que podem levar em sua nacela, confortavelmente, uns 30 quilos do explosivo C-4, altamente detonavel e altamente perigoso, podendo tal quantidade desse explosivo, de modo bem fácil e sem reverso, aniquilar uns tantos quarteirões numa cidade inteira, deixando apenas no ar, alguma leve poeira cósmica ou análoga a isso, e que tal "brinquedinho" de controle remoto pode ser pior do que a supracitada H, de acordo com os objetivos que alguns tenham em mente para, assim, solucionarem guerras e recomeçarem outras, mais decisivas e mais definitivas. Em suma, para saber das farsas que grampeiam por aí de modo assustador em governos, sub governos e governos dentro de governos, é interessante e aconselhável que se leia o livro, e o quanto antes melhor.
Lima Neto 19/06/2010minha estante
li esse livro, achei-o interessante, sem dúvida, mas o problema é que ele é tão cheio de "olhos", são tantos personagens, são tantas tramas, são tantas "farsas" que, como leitor, eu me senti inteiramente desnorteado por ele... rsrs