A Farsa

A Farsa Christopher Reich

Resenhas - A Farsa

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Aposto que a maioria de vocês que leram a enorme (olha o exagero!) sinopse acima tiveram a mesma impressão que eu tive ao ler a mesma: "pra quê eu vou ler um livro que já me conta, de cara, praticamente o enredo todo?" Pois acreditem, essa descrição toda é um resumo realmente superficial da obra se compararmos ao enredo completo do livro!

Esse foi o primeiro livro do Christopher Reich que eu li. Ainda não conhecia o trabalho do autor e a forma como o Reich teceu todo o esquema da trama, para mim, foi simplesmente geniais. Sou fissurada por thrillers e o enredo de Reich, somado a uma escrita direta e intrigante, me pegou de jeito: A Farsa é um "daqueles livros" que você devora do começo ao fim e não tem vontade de largar nem na hora da janta.

A estrutura da narrativa é diferente dos livros convencionais e vai mostrando ao leitor diferentes personagens em diferentes ações e cenários ao longo do texto, sempre intercalando-os. É um pouco confuso no começo da leitura você se lembrar quem é quem - existe uma quantidade considerável de personagens secundárias que são bem recorrentes - e associar onde e a quem lealdade de cada um desses personagens reside. Confesso que mesmo bem perto do final do livro eu tive que parar e voltar algumas páginas para me relembrar quem era "tal" personagem.

Ao longo da história, as intenções desses personagens vão se relevando, suas motivações são reveladas e descobrimos também como e por quem eles estão conectados... daí pra frente é uma "bofetada" atrás da outra na cara do leitor que vai se surpreendendo (algumas vezes mais, outras bem menos) a cada virada de página. O livro é dividido em pequenos capítulos que deixam quase sempre um mistério no ar em seus finais, ou ainda, uma frase curta e relevadora, passando imediatamente para outro cenário, com outros personagens, aguçando cada vez mais a curiosidade do leitor.

Um detalhe que realmente me impressinou nesse livro foi o fato de não existir um desnível no ritmo da escrita/leitura. A história já começa de maneira frenética, com perseguições e escapadas e esse ritmo continua até a última página do livro. Com apenas 10 páginas para terminar o livro, eu não conseguia entender como o autor iria conseguir terminar a história de forma satisfatória em tantas poucas páginas, pois o ritmo não diminuia nunca, adrenalina pura! Ouso a dizer que o autor deixa o clímax para a penúltima página, deixando apenas um pequeno capítulo e o epílogo (com a reviravolta final!) para o desfecho da história.

Gostei muito do personagem do médico Jonathan Ramson e realmente acho difícil o leitor não sentir empatia pelo personagem. Qualquer pessoa em sua posição que descobrisse que seu parceiro não era quem ele realmente dizia ser, acredito eu, faria de tudo para descobrir quem era realmente essa pessoa. Eu iria querer descobrir se fora realmente tudo uma farsa e no que a pessoa estava envolvida para se usar de tantas mentiras. Fora que o autor traçou Jonathan de uma forma muito interesante: ele é muito inteligente, tem uma certa malícia, tem a frieza necessária em certos momentos - talvez pelo fato de ser um cirurgião que já trabalhou muito em condições bem precárias - sem perder a sua boa índole de "mocinho", reich não fez personagem moldado no clichê da vítima vulnerável e isso só acrescentou mais à narrativa.

Outros dois personagens que me agradaram muito e merecem um rápido destaque nessa resenha são O Fantasma e Marcus von Daniken. Não posso revelar muito sobre o primeiro, fora o fato de que ele é um assassino altamente treinado e muito excêntrico, qualquer vírgula a mais, vira spoiler. Vocês terão que ler o livro para saber mais sobre essa figura sombria. Já Daniken, trabalha na polícia Suíça e é quem está liderando a investigação e a caçada pela cabeça de Jonathan Ramson.

O livro tem todo um pano de fundo muito bem elaborado sobre terrorismo, guerras, politicagem, e claro, espionagem e traições. Eu, particularmente, não sou muito fã de todo esse pano de fundo de interesses e política, mas acabei me envolvendo tanto com as personagens que acabei deixando essas informações como terceiro plano. Mas pra quem curte esse tipo de enredo, A Farsa é um prato cheio!

Lídia 12/09/2011

A Farsa - Christopher Reich
O Livro A Farsa é sobre espionagem com muitas intrigas e muita ação.

O Livro fala sobre o Dr. Ranson e sua esposa Emma, eles estão escalando os Alpes Suíços quando de repente são surpreendidos por uma avalanche. O Dr. Ranson consegue se salvar, mas su esposa Emma sofre uma fratura exposta e é obrigada a ficar na montanha enquantoo Dr. Ranson sai a procura de socorro. Depois de 4 horas o Dr. Ranson chega no local do acidente e não encontra mais sua esposa no local. Ele busca por ela, o Dr. Ranson vê o corpo de Emma em uma gruta de difícil acesso devido à avalanche. Emma é dada como morta. O Dr. Ranson recebe um envelope com um ticket de bagagem e algumas instruções endereçadas a Emma. Ranson resolve investigar e é aí que sua vida se transforma num verdadeiro inferno. Ele descobre que na verdade Emma é Eva. O Dr. Ranson segue todas as instruções como se fosse Eva, ou sua esposa Emma, e descobre coisas imagináveis.

É um livro com muita ação, reviravoltas, para entender bem a historia por causa dos vários personagens, voce tem que prestar muita atenção. nas passagens do livros, para nao se perder. A história se passa na Suiça. Para quem gosta de ação vai gostar muito de ler esse livro.

Wes Janson 02/09/2011

Eletrizante!!
Um livro de suspense eletrizante, com espiões, conspiração internacional, terrorismo. Muito conectado à situação atual, com a ação se passando em 2008, citanto personalidades reais.

Um livro que começa de certa forma convencional, mas que vai acelerando, entrando num ritmo vertiginoso conforme se aproxima do clímax. Possui reviravoltas e revelações que nos pegam de surpresa.

Recomendo aos que gostam de livros de espionagem e intriga internacional. Poderia virar um filme sensacional!

Luan Poppe 05/08/2011

Livro de espionagem muito fantastico
Começei a ler o livro sem muitas expectativas, mas em poucoas paginas, o livro foi melhorando e acabou se tornando muito bom. Livro de espionagem muito bom mesmo, é correria e fuga o tempo todo. Recmoendo a todos. A narrativa do autor é muito agradavel de se ler, e a história, apesar de algumas vezes se mostrar confusa com a grande quantidade de personagens e tramas secundarias, no final tudo se junta e se faz compreensaivo. Só não fiquei muito feliz com a morte de dois personagens que eu gostava muito. Livro muito bom mesmo.

Bruno 13/07/2011

Espionagem e Conspiração política das boas
Cristopher Reich escreve uma trama de espionagem muito boa. A trama não é simplória, mas também não é um show de emaranhados e reviravoltas. Tem o seu próprio ingrediente. Mas o que mais chama atenção no livro é a ação frenética, assemelhando-se muito ao corre-corre na Europa da Trilogia Bourne do Cinema.

Não concedo a nota máxima porque reputei como muito artificial e até mesmo desumana a motivação do Dr. Ramson em atingir os seus objetivos. Ou o cara é um completo louco obstinado de curiosidade ou é um fanático apaixonado por sua mulher. Não consigo vislumbrar uma motivação racional para ele submeter a tanta aventura e sofrimento.

Sem falar de algumas circunstâncias que sobrevieram no final do livro na relação dos fugitivos e a polícia que achei muito utópica e poética. Ficou muito forçado.

Recomendo o livro. É livro muito bom de ação e conspiração política.

Ralf 12/07/2011

Como você puderam ler na sinopse, Jonathan Ransom é curioso e não tem medo de encarar o fatos verdadeiros. Mas estas verdades, podem custar sua vida. Ainda mais que essas verdades, fazem parte de uma conspiração que pode acabar com a humanidade. Fora que ele é confundido com um espião e caçado por um agente do governo.
É difícil explicar de como a trama é boa sem soltar spoiler. Tive várias dúvidas durante quem era quem. Mas temos que ler o livro e deixar rolar a estória.
A trama de Christopher é ótima, você pode ficar perdido na leitura mas tudo se esclarece no final. Muitas vezes eu ficava com a boca aberta só de saber tal coisa.
A borboleta na capa tem um símbolo na estória, isso é bom, mas morro de vontade de falar o que é.
Uma trama de espionagem muito bem pensada e cheia de mistérios. Estou doido para ler A Vingança, continuação deste. Eu indico para todos que gostam de mistério e perseguições.

Lucas Guevara 18/06/2011

Para quem gosta de ação, suspense e adrenalina, esse é o tipo do livro que deixa você grudado e curioso do começo ao fim. Quem lê parece que a história é um filme de tão bem detalhada que as cenas são escritas. Livro excelente!

Camile 17/06/2011

Defino essa obra como um quebra-cabeças nada harmonioso, onde um enigma tenta superar o outro em minúncia, sem ser prazeroso ao leitor.

Joshua 08/06/2011

A Farsa
Gostei muito do livro, um livro de aventura e ação, com reviravoltas a toda hora, enigmas e msiterios por toda parte. É impossivel descrever o que eu senti após fechar o livro.
Estou lendo agora a continuação, e, sendo igual ao primeiro, não deixa de ser eletrizante. Agora, com uma estória bem mais interessante, não perdendo o ritimo da serie.
A unica coisa que eu tenho que dizer sobre A Farsa é que: Ele é um livro de ação, eletrizante a todo instante, e não dá pra parar de ler!

Abraço.

Simone 14/05/2011

O livro desperta interesse, uma vez que aborda temas atuais, e se desenrola de maneira rápida e eletrizante,

Yara 03/05/2011

Fraco
“A Farsa” é um livro... Legal. Eu achei o inicio meio fraco e chato, porém ao longo das páginas a história vai ficando mais emocionante e empolgante, principalmente depois que o Jonathan deixa a Simone para seguir sua jornada em busca de provas para provar sua inocência sozinho.
Esse foi o primeiro livro que trata de espionagem que eu li, e foi interessante ver como funciona a vida dos agentes, resumindo, foi legal ficar “por dentro” do mundo da espionagem.
Outra coisa bastante legal presente em “A Farsa” são os sentimentos do Jonathan durante todo o decorrer do livro. O amor, a dor da perda, a duvida, são esses sentimentos que dão “algo” em cada página.
O livro também retrata a rivalidade Estados Unidos-Irã, e toda a questão das armas nucleares e o enriquecimento de urânio. O engraçado é que na semana passada, antes de eu começar a ler “A Farsa”, o professor de química falou sobre as armas nucleares e sobre o Irã.
Bem, “A Farsa” é um bom livro pra quem gosta de espionagem e intrigas.

Cylêda 28/04/2011

Virei fã de Christopher Reich
De início comprei este livro apenas porque estava em promoção, me custou R$: 49,00 dois livros do autor: A Farsa e A Vingança, obviamennte o último é continuação do primeiro.

A narrativa é " nervosa" muita ação, escapadas, tiros,alta velocidade, armas e muita sujeira infiltrada na policia, nunca dá pra excluir ninguém de ser o "bandido" da estória.

Jonathan é um médico que trabalha em vários paises que necessitam de ajuda humanitária e é casado com uma mulher que morre em um acidente mais que misterioso, de repente a vida dele fica de " ponta cabeça" quando ele suspeita que ela era uma agente de alguma organização internacional que tem uma relação com o tráfico de armas pro Oriente Médio.

Amei o livro, me apaixonei pela persistência de jonathan em ir até o fim pra descobrir quem era Emma, a mulher com quem fora casado por 8 anos e ele nunca suspeitara de nada.

o Final é surpreendente, digno de todo livro policial, ficaria maravilhoso em filme de suspense e ação.

recomendo!!!

sagonTHX 22/04/2011

THRILLER DE SUSPENSE ELETRIZANTE
Que livro gostoso de ler. Cheio de personagens, intriga internacional, espionagem, ação, suspense, reviravoltas. Um carrossel de emoções conflitantes e, ao mesmo tempo, uma corrida desesperadora para descobrir a verdade por detrás da morte de uma médica nos alpes suíços.

Esse é um livro para os que gostam do gênero thriller de suspnse com alta dose de espionagem, tipo 007 (do cinema). Se você não é fã desse tipo de história, então não perca tempo. Se você gosta de livros mais no estilo literatua infantojuvenil ou teenege, então não perca tempo com esse livro que é mais cabeça, com uma temática mais adulta e com um enrredo que segue os padrões de filmes de ação hollywoodianos.

Agora, contraiando muita gente que está comparando Christopher Reich com Don Brown, gostaria de dizer que isso é um sacrilégio. Seria o mesmo que confundir um navio com um submarino. Apesar de os dois serem navios, um navega sobre a água e o outro sob a água. Don Brown escreve thrillers de suspense, com veredas profundas em mistérios religiosos e seitas secretss; Reich escreve thriller de suspense que resvala em intrigas políticas envolvendo inteligência de agências secretas, e não seitas secretas como muitos estão pensando.

A Farsa é sim um excelente livro que pode e deve ser lido se você está procurando um livro de ação rápida, eletrizante, com altos e baixos na trama, numa corrida desesperadora pela verdade.

Jonathan Ranson, o protagonista da história, é um médico envolvido com trabalhos humanitários nos Médicos Sem Fronteiras. Ele acaba presenciando a morte da esposa em uma vala no alto de uma montanha, nos Alpes. A partir desse ponto em diante a sua vida vira de pernas pro ar e ele precisa correr contra o tempo e contra forças que estão aquém da sua vontade, para descobrir, 24 horas deois, que sua esposa, Emma, tem uma dupla personalidade.

A Farsa segue na mesma linha de A Identidade Bourne, de Robert Lundlum. Espere por muita ação, perseguição e conspiações internacionais de primeira linha.

Nomes difíceis, termos complexos, siglas exdruxulas, sim, tem muitas no livro, afinal de vontas, a história se passa na Suíça e envolve organizações secretas norte-americana.

O final é surpreendente, um gancho perfeito que nos arremete diretamente para A Vingança, segundo volume da trilogia, e outro excelente livro.

Uma vez mais, o livro é para os amantes de um bom thriller de suspense com altas doses de ação do tipo Bourne e 007. Se você não é fã desse gênero, não perca seu tempo e o seu dinheiro.

RECOMENDO.

Luzinete 18/04/2011

Ótimo livro!
Adorei o livro! Muito intrigante, cheio de suspense do início ao fim. Uma ótima leitura para quem gosta do gênero suspense e policial. Recomendo!!

Vi 14/04/2011

Vinte e quatro horas depois, Jonathan recebe um misterioso envelope endereçado à mulher, contendo dois recibos de bagagem de uma longínqua estação de trem. Ao resgatar as malas, é surpreendido por dois homens que tentam tirá-las de suas mãos. Durante a briga, o médico acaba matando um deles e deixando o outro gravemente ferido e só então descobre que eram policiais.
No meio desse turbilhão de acontecimentos, ele jamais poderia imaginar que a situação ficaria ainda pior. Ao abrir as malas, Jonathan descobre estranhos objetos que revelam a verdadeira identidade de Emma: uma agente secreta envolvida em atos terroristas e espionagem internacional
Procurando desesperadamente compreender os fatos, ele se torna alvo de uma perseguição implacável, tomando parte em uma conspiração que coloca em risco a humanidade.
Acusado de assassinatos e atos terroristas, na mira de um matador profissional e cercado de inimigos por todos os lados, o médico é obrigado a fugir, mergulhando cada vez mais fundo num mundo onde não há nada nem ninguém em quem se possa confiar.
Com uma narrativa ágil e repleta de aventura, intriga e suspense, A farsa é pura adrenalina do início ao fim.