Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Danilo116 20/01/2024

Meio triste
Adoro a clarice Lispector,mas infelizmente esse livro não dá pra defender,ele não é totalmente ruim, porém é bizarro tentar conseguir entender o que ta acontecendo e de certa forma é meio repetitivo,com a protagonista tendo os mesmos dilemas e a trama sendo meio obscura.Tem seus momentos bons, porém existem obras melhores da autora

almadoren 19/01/2024

A força de sentir.
Perto do Coração Selvagem é uma experiência latente, onde se sente coisas que nunca antes haviam passado pelo seu corpo.
Aqui, a jornada da personagem principal Joana é atingida por um vilão em comum a todos nós: a vida. A jornada para entender a vida, senti-la e encontrar algum sentido.
Joana, ou melhor, a própria Clarice se delicia nas incertezas do ser, da mente, dos sentimentos, das sensações. Tudo é um. Tudo é filosófico, e aí que o livro me perdeu em alguns momentos.
As longas analogias e reflexões da Clarice são sim muito inteligentes, mas demandam um certo tipo de atenção e mentalidade que, sinceramente, agora não tenho. Talvez mais tarde, daqui uns anos, eu retome esse livro e entenda ele em sua totalidade, mas, por agora que ainda não vivi minha vida por inteiro e estou a procura da minha verdade, o que fica pra mim de Perto do Coração Selvagem é que, mesmo quando nada faça sentido e pareça caótico, tudo é ser.

Tudo é vivo, e viver é uma dádiva.
Tudo é um.

anabasilioc_ 18/01/2024

Meu primeiro contato com Clarice, fiquei apaixonada! a escrita dela, a forma como, estranhamente, ela lê minha mente e me leva a lugares inimagináveis me conquistou. a vida não é mesma depois de ler Clarice...

Afonnso 17/01/2024

O livro faz jus ao sucesso que teve
Esse romance de estreia da grande Clarisse é simplesmente genial. Eu gostei bastante dos personagens, apesar de não ter entendido algumas coisas, como a escrita de Clarisse Lispector é bem peculiar deixei algumas coisas passarem e por ser o primeiro livro que leio dela. Me familiarizei bastante com a escrita dela, e quero ler os outros livros.
Achei muito interessante como ela aborda alguns pontos sobre a complexidade da vida adulta aquelas vezes que a gente se pergunta qual é o sentido de tudo, o livro não traz respostas, mas nos ajuda a entender.
Fiquei surpreso quando ela cita Filósofos, a Igreja, o De profundis, que me marcou bastante nunca tinha visto o de profundis por esse ângulo.
Esse livro com certeza merece o sucesso que teve. Ele não é para pessoas medíocres, mas para alguém que gosta da complexidade e que não se contenta com respostas prontas.

Leticia.Fernando 15/01/2024

Selvagem, sim.
Realmente, não sei o que dizer. Foi difícil digerir. Enquanto todos os livros que eu li esse ano me deram vários sentimentos, porém sentimentos "classificáveis", o que eu senti com Perto do Coração Selvagem foi uma mistura de tudo. Ansiedade e vontade de viver. De gritar. De falar algo que eu não sei - e o melhor é não saber. Disse para uma amiga que enquanto A Hora da Estrela é um livro grandiosamente pensado, esse é grandiosamente sentido. Você sente e isso te enche. Senti a Joana. Vi-me nela. Assim como há traços em Otávio e Lídia que me identifiquei. Também me identifiquei na relação do Otávio e da Joana.
Anseio ser cada vez mais parecida com ela, liberdade ainda é pouco.

beatriz 15/01/2024

Cartas de tia Clarice
Sempre ouvi a frase "Clarice não é para se entender, é para sentir" e não tinha sentido algum até eu realmente ler Clarice. Não importa a idade, ela sempre vai te tocar de algum jeito, sempre tem um personagem, uma frase, um contexto que te faz refletir, sabe?
Li Perto de um coração selvagem para um clube do livro que meu antigo professor de literatura fez, e foi muito interessante escutar o que cada um interpretou com a leitura. Eu, particularmente, sinto que Lispector é uma tia que mora bem distante e me escreve cartas em forma de histórias, isso acrescenta à leitura um ponto a mais. Esse livro me fez ter uma experiência diferente das outras leituras que já tinha feito, sendo esse meu segundo livro lido de Clarice, já posso considerá-la como uma das minhas escritoras favoritas! Agora, não vejo a hora de receber as próximas cartas da tia Lispector.

mariagaertner 15/01/2024

Primeiro livro da Clarisse
Trata da feminilidade de uma forma muito delicada e profunda. Personagens complexos e com sentimentos ambíguos, o que pode causar identificação. Indico para quem gosta de escrita em fluxo de consciência

alice.lakitini 13/01/2024

Surreal
Escrita impecável, definitivamente um dos livros mais lindos que eu ja li. pra sempre marcado no meu coração

Lara 13/01/2024

Não é uma das minhas obras favoritas da Clarice, mas mesmo assim consegui sentir o encanto das palavras combinadas em poesia dessa autora fenomenal

Luhar 12/01/2024

Navego na Minha Imensidão
A história é atemporal e ao mesmo tempo cotidiana , Lispector sabe bem pôr reflexões nas mais simples coisas , em uma realidade que se entende mais sentindo do que tentando abordar muita lógica , foge da lógica mas tem sua base.

A protagonista Joana é uma garota que para mim : se transforma nos próprios pensamentos quando pensa , de tão vívidos que são , cheios de si. Em meio a isso à sua tragédia , seu marido Otávio , como uma peça que sobra , com algo que lhe falta , jamais poderia acrescentar algo a Joana , se já tem falta de si próprio.
Porém , Joana encontra abrigo em um homem , ao contrário do marido , esse põe combustível nos pensamentos submersos de Joana , até mesmo brincando de inventar palavras , n'uma interação tão terna...
Mesmo assim , Joana não o tem , essa é sua sina , só tem a si mesma e mais ninguém. Se transforma no próprio pensamento em si quando pensa , mas isso continua sendo bom quando se perde todos a sua volta por se ser o que se é ? Ou melhor , busca deixar de ser enquanto procura sentido em ser algo , procura saber o que já foi , busca sentir isso , sentindo mais que pensando , mais que dizendo ao menos.

gio :) 12/01/2024

Clarice é clarice
Vários quotes incríveis, frases que vou realmente levar pra vida toda. a história é avassaladora, agoniante e muito intensa. Realmente um livro para degustar, ler e reler todas as partes. a leitura não achei fluída, achei difícil, mas foi um bom desafio. Vale muito o esforço ?

Ana Maria 11/01/2024

Clarice é poesia
A maneira como Clarice expressa sentimentos por meio da escrita é poético. E nesse livro não foi diferente; por meio da narrativa da personagem Joana, uma mulher complexa e à frente do seu tempo, Clarice conseguiu descrever pensamentos e sentimentos de uma maneira tão realista que o leitor conseguirá entender muito da personalidade e ambições da personagem. Marquei muitas frases que me tocaram no livro e gostei dele, mas, por conta do fluxo de consciência, a leitura, em alguns momentos, se tornou complicada e cansativa.

Maria7229 11/01/2024

?Não gosto tanto de mim a ponto de gostar das coisas que gosto. Amo mais o que quero do que a mim mesma.?

Há certa liberdade em poder desfrutar da raiva e da tristeza em paz.

Joyce 11/01/2024

Clarice sempre valerá a Leitura
Termineeei. Gostei bem mais de outros, mas como grande fã é incrível sentir a magia de ca linha lida de qualquer obra da Clarice. Se tratando desse, alguns capítulos específicos me pegaram mais, incluindo o último. Mesmo não sendo o favorito, ainda assim recomendo a leitura. É Clarice.

Gab 10/01/2024

Me sinto a cada dia mais perto do coração selvagem.
Clarice Lispector foi a única pessoa que eu vi pôr meus sentimentos em palavras. Enxergo essa mulher, me vejo nela e vejo ela - eternamente viva - em mim. Tudo, absurdamente tudo que eu leio de Clarice me toca e me enche, novamente, de convicção de que ninguém jamais compreenderá tanto o meu eu, a minha essência, o meu ser, como ela, mesmo com o fato de nós nunca termos vivido na mesma linha temporal. Todos os dias, tardes, noites e madrugadas sinto o desejo pulsante de algo, mas? ?liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome?. Vivo com esse vai e vem, no fluxo do rio, na volatilidade; vivo comigo, com as memórias, com a imortalidade de tudo e de mim, será? Não sei, talvez existam coisas das quais eu nunca saiba.

?eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer. que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia [?] eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro, o que eu disser soará fatal e inteiro!?
Matheus 10/01/2024minha estante
Que bonito