Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Yasmim187 28/01/2024

Liberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome.
O que mais falar de Clarice, quando sou extremamente suspeita? Ela traduz minha alma de uma maneira única. Organiza meu caos. Meu favorito dela.

R . Mcgrath 28/01/2024

Eu ja havia lido esse livro la em 2018, acho que tem ate registro no skoob que li em outra edição. Não lembro ao certo o que tinha achado na epoca então resolvi pegar pra reler.
A primeira edição que li foi da folha de são paulo, de "mulheres na literatura" não lembro exatamente o que achei, mas se não me engano não tinha esse capitulo final elucidando o que foi dito. Então preferi essa edição a outra e indico ela.
A nota foi porque fiquei confusa e so fui entender melhor no capitulo explicação.

Rebeca 26/01/2024

Uma leitura difícil voltei diversas no começo e repetia a leitura de alguns capítulos, mas é uma leitura deliciosa adorei o personagens muito bem construidos, a subjetividade deles é encantadora ao mesmo tempo cruel como autora. O livro é repleto de facadas em forma de frases que só Clarice para escrever. É um livro que eu pretendo reler muitas vezes na minha vida porque a sensação que eu tenho é que a cada leitura será diferente.

anna2978 26/01/2024

"ela só veria o que já possuia dentro de si..."
Apenas clarice em sua primeira obra publicada. é uma história intensa e que demanda muita atenção devido a linguagem mais complicada. apesar de tudo, clarice soube se comunicar através de Joana em sua feminilidade e tem muito a nos dizer nos dias de hoje e para a eternidade... a forma na qual ela expressa os sentimentos por meio de tinta e papel pode ser estranha para muitos, mas clarice sabe muito bem revelar aquilo que antes era coberto dentro de nós. apenas clarice, a grande "desvendadora" dos corações ?

"na confusão, ela era a própria verdade inconscientemente, o que talvez desse mais poder-de-vida do que conhecê-la."

"era tão vulnerável. odiava-se por isso? não, odiar-se-ia mais se já fosse um tronco imutável até a morte, apenas capaz de dar frutos mas não de crescer dentro de si mesma."

"liberdade é pouco. o que desejo ainda não tem nome. - sou pois um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda."

carolina2005 25/01/2024

"Sim, sim, foi isso, não fugir de mim, não fugir da minha letra, como é leve e horrível, teia de aranha, não fugir dos meus defeitos, meus defeitos, eu vos adoro, minhas qualidades são tão pequenas, iguais às dos outros homens, meus defeitos, meu lado negativo é belo e côncavo como um abismo. O que não sou deixaria um buraco enorme na terra."

Eduardo1646 24/01/2024

Sobre viver
O enredo trata-se de Joana aprendendo a viver por si própria. Ela não quer a felicidade, pois a felicidade é morna. O que Joana deseja não tem nome e vai além da liberdade.

A minha interpretação de o que é estar perto do selvagem coração da vida, no contexto deste livro, é viver, corajosamente viver sentindo o impulso vital que é estar vivo. É viver, saber que está vivendo e tirar suas forças disso. É estar pronto para o que der e vier, enfrentando tudo que apareça. É aceitar o acaso e a morte. É ter a audácia de ser quem é. É sobretudo explodir de vida.

Recomendo muito. ;)

elimedric 23/01/2024

Achei bom Demais!!!! e me identifiquei com vários quotes mas principalmente esse: "É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que digo. Ou pelo menos o que me faz agir não é o que eu sinto mas o que eu digo."

Amanda2557 23/01/2024

Sensível.
A escrita da Clarice escreve sentimentos em palavras com precisão. Ela parece compreender e expressar coisas que nós (eu) no melhor momento no máximo tenho consciência de que sinto.

Ainda estou digerindo, mas certamente posso dizer que amei o livro, mesmo que tenha sido difícil de digerir. Precisa mastigar bastante até que consiga engolir. Me peguei lendo um mesmo parágrafo várias e várias vezes, e depois voltando várias páginas para ler novamente.

Recomendo a leitura para quem quer algo sensível, delicado e sem pressa.

Tehani 23/01/2024

Uma breve resenha
Breve resenha de ?Perto do coração selvagem?

Tem uma ótima narrativa e a fluidez das obras da Clarice são maravilhosas. Sobre o livro: Joana é uma personagem intensa e pautada pela complexidade múltipla. Com essa narração, o leitor percorre a cada passo da leitura outros horizontes que habitam esse estranho e indevassável universo que emerge.
Recomendo a leitura e para você que gosta dos livros da Clarice eu também recomendo ?A hora da estrela? e ?Para não esquecer?

0legari0 21/01/2024

Perto do coração selvagem
Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra, diria: introspeção.

Clarice Lispector nos permite mergulhar na alma de Joana e perscrutar suas sombras e desejos mais profundos. Acho que nunca tinha lido uma história que fosse narrada e escrita dessa forma, e achei interessante. Eu me senti numa mini sessão de terapia kkkk, pois a autora traz análises e reflexões profundas que acabam fazendo a gente dá uma pausa e refletir um pouco sobre o que está escrito.

Em alguns momentos, eu me senti um pouco perdida na história, o que a tornou um pouco tediosa. Mas tirando isso, eu gostei muito.

É um livro que eu considero uma experiência, e para quem está interessado em conhecer mais sobre a Clarice Lispector, recomendo muito.

Danilo116 20/01/2024

Meio triste
Adoro a clarice Lispector,mas infelizmente esse livro não dá pra defender,ele não é totalmente ruim, porém é bizarro tentar conseguir entender o que ta acontecendo e de certa forma é meio repetitivo,com a protagonista tendo os mesmos dilemas e a trama sendo meio obscura.Tem seus momentos bons, porém existem obras melhores da autora

almadoren 19/01/2024

A força de sentir.
Perto do Coração Selvagem é uma experiência latente, onde se sente coisas que nunca antes haviam passado pelo seu corpo.
Aqui, a jornada da personagem principal Joana é atingida por um vilão em comum a todos nós: a vida. A jornada para entender a vida, senti-la e encontrar algum sentido.
Joana, ou melhor, a própria Clarice se delicia nas incertezas do ser, da mente, dos sentimentos, das sensações. Tudo é um. Tudo é filosófico, e aí que o livro me perdeu em alguns momentos.
As longas analogias e reflexões da Clarice são sim muito inteligentes, mas demandam um certo tipo de atenção e mentalidade que, sinceramente, agora não tenho. Talvez mais tarde, daqui uns anos, eu retome esse livro e entenda ele em sua totalidade, mas, por agora que ainda não vivi minha vida por inteiro e estou a procura da minha verdade, o que fica pra mim de Perto do Coração Selvagem é que, mesmo quando nada faça sentido e pareça caótico, tudo é ser.

Tudo é vivo, e viver é uma dádiva.
Tudo é um.

anabasilioc_ 18/01/2024

Meu primeiro contato com Clarice, fiquei apaixonada! a escrita dela, a forma como, estranhamente, ela lê minha mente e me leva a lugares inimagináveis me conquistou. a vida não é mesma depois de ler Clarice...

Afonnso 17/01/2024

O livro faz jus ao sucesso que teve
Esse romance de estreia da grande Clarisse é simplesmente genial. Eu gostei bastante dos personagens, apesar de não ter entendido algumas coisas, como a escrita de Clarisse Lispector é bem peculiar deixei algumas coisas passarem e por ser o primeiro livro que leio dela. Me familiarizei bastante com a escrita dela, e quero ler os outros livros.
Achei muito interessante como ela aborda alguns pontos sobre a complexidade da vida adulta aquelas vezes que a gente se pergunta qual é o sentido de tudo, o livro não traz respostas, mas nos ajuda a entender.
Fiquei surpreso quando ela cita Filósofos, a Igreja, o De profundis, que me marcou bastante nunca tinha visto o de profundis por esse ângulo.
Esse livro com certeza merece o sucesso que teve. Ele não é para pessoas medíocres, mas para alguém que gosta da complexidade e que não se contenta com respostas prontas.

Leticia.Fernando 15/01/2024

Selvagem, sim.
Realmente, não sei o que dizer. Foi difícil digerir. Enquanto todos os livros que eu li esse ano me deram vários sentimentos, porém sentimentos "classificáveis", o que eu senti com Perto do Coração Selvagem foi uma mistura de tudo. Ansiedade e vontade de viver. De gritar. De falar algo que eu não sei - e o melhor é não saber. Disse para uma amiga que enquanto A Hora da Estrela é um livro grandiosamente pensado, esse é grandiosamente sentido. Você sente e isso te enche. Senti a Joana. Vi-me nela. Assim como há traços em Otávio e Lídia que me identifiquei. Também me identifiquei na relação do Otávio e da Joana.
Anseio ser cada vez mais parecida com ela, liberdade ainda é pouco.