Os Quatro Compromissos

Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

Raquel228 29/04/2024

Os quatro compromissos
Eu tive curiosidade pra ler esse livro depois dele ter sido comentado em alguns podcasts que escuto/gosto. Confesso que a quantidade pequena de números de páginas me fizeram refletir sobre o conteúdo, mas quando vc entra nesse universo de possibilidades vc se surpreende, não só nos ensina sobre a filosofia tolteca, mas nos faz refletir. É uma breve leitura nas que definitivamente vale . Espero conseguir aplicar parte do que aprendi com esse livro.

Fernnanda.Stumbo 26/04/2024

"A morte não é o maior medo que os homens possuem; nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver e de expressar o que somos na realidade. Simplesmente ser quem somos - isso é o nosso grande medo."

Adorei essa obra, sinceramente, nunca tinha ouvido falar sobre filosofia tolteca e acabei me interessando bastante a ponto de pesquisar textos sobre, para ficar mais por dentro do assunto.

Para quem é ansioso e não abre mão de uma vida com tarjas pretas não vale a pena a leitura! Mas quem está disposto a mudar seu jeito de levar e ver a vida ou quem já está em busca de viver mais leve e positivamente, essa obra é bem atrativa!

Conforme já traz no título, ele nos apresenta os compromissos de caráter que podem nos levar à liberdade da alma, são eles: ser impecável com a palavra, não levar nada para o lado pessoal, não tirar conclusões e sempre dar o seu melhor.

Parece simples, mas com sua narrativa clara e direta, percebemos as dificuldades em executarmos o óbvio! A dificuldade das emoções, das chateações e das mágoas.
Da mesma maneira, também identificamos como é liberto e leve, vivermos sem esperarmos do outro (o que não é sinônimo de viver sem expectativas!) Mas sim, entender que cabe a nós criarmos nosso paraíso, e que uma hora, o Universo nos devolve o que jogamos a Ele!

Mariana 24/04/2024

Livro bem curtinho e bem legal
juro que vou tentar colocar em pratica porque de verdade acredito que os compromissos possam deixar a vida cada vez melhor.

Gaby 22/04/2024

O livro é realmente muito interessante.
Me ajudou muitoo a perceber atitudes e pensamentos involuntários que eu tenho, percebi que já fiz e faço vários compromissos comigo mesma, e todos eles são compromissos ruins. Agora que estou chocada com o quanto somos maus, principalmente em relação ao meu eu. Quero começar a realmente desfazer os compromissos ruins que fiz a mim mesma e fazer novos que realmente irão mover o meu corpo e mente a ser uma pessoa melhor.

Tantas coisas ruins que são ditas por outros sobre a nossa personalidade que realmente colocamos como uma realidade em nossas vidas. É preciso filtrar o que é opinião alheia e o que somos na vida real. Não sou o que falam sobre mim, não ser que eu firme essa opinião na minha mente. Essa parte específica do livro me balançou de um modo que eu não imaginava que ia acontecer quando comecei a ler .

gi.vieira 20/04/2024

Superou MUITO as minhas expectativas!
No início deixei claro para mim mesma que esse livro era intrigante mas que faria mais sentido para uma pessoa que estaria em um momento de vida X, mas ao desenvolver do livro fui encontrando gatilhos que bateram com o meu momento, além de conseguir expressar ideias e sentimentos que eu já havia conhecimento, porém, não sabia juntar palavras suficientes para expressar. E foi o que este livro fez comigo, me deu clareza para compreender os famosos sentimentos e conflitos da vida de um jovem adulto.

Rafaela.Ribeiro 20/04/2024

Que interessante conhecer um pouquinho da filosofia tolteca. Sobre nossas crenças limitantes e não nos culparmos nem nos julgarmos e quatro compromissos que nos ajudam a chegar nesse nível de consciência. E no final ele resume ao amor. Amor próprio, ao criador e todas as criaturas e à natureza. É bem bonito. Não é fácil aplicar mas é bem bacana de ler.

Dann_Oliveira 19/04/2024

Uma boa análise da vida e dicas de como melhorar
Gostei muito do livro. Curto e de fácil leitura. Apesar de ser um livro de auto ajuda, achei bem interessante pois não foca em grandes feitos possivelmente realizados pelo autor. O autor começa com uma análise bem legal sobre a vida, e depois destrincha como podemos nos libertar disso, através dos quatro compromissos.

Alan 11/04/2024

Talvez tenha lido num momento errado
O livro é bem simples e muito direto.
Don Miguel Ruiz trás os quatro compromissos toltecas como sendo: ser impecável com as palavras, não levar para o lado pessoal, não tirar conclusões e fazer o melhor sempre. Cada compromisso é um capítulo.
Achei a explicação dos conceitos toltecas muito confuso. Juntando isso, com uma escrita não elaborada e meu atual momento de vida, acredito que teria aproveitado mais da leitura em outra época da minha vida.

henriqueacastro 11/04/2024

Sinopse
Baseado nas tradições dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México, Don Miguel Ruiz acena com uma nova vida, repleta de energia, genuína felicidade e amor. Para alcançá-la, basta estabelecer e honrar alguns compromissos básicos: 1) Seja impecável com sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas levianamente. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia;

2) Não leve nada para o lado pessoal. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.

3) Não tire conclusões. Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta.

4) Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor.

Don Miguel Ruiz ensina aqui a incorporar essas diretrizes ao dia-a-dia, afastando o inferno da depressão, da insegurança e da dependência e conquistando a única e verdadeira liberdade - a que vem da alma, aquela que cada indivíduo concede a si mesmo.

Karol.Rocha.Balzon 10/04/2024

O livro apresenta alternativas para viver a vida e encarar os problemas sob um ponto de vista positivo. Tento aplicar os quatro compromissos a minha rotina e a todas as minhas relações.

Vanessa Daflon 07/04/2024

O tema é maravilhoso e o livro curto, mas tive muita dificuldade em engatar a leitura. Parecia enrolar muito pra definir o que era simples. Quando começam as descrições dos compromissos, aí embalamos na leitura. Ainda assim, não posso dizer que não recomendo. Existe o livro do momento.

Ricardo Beltzac 06/04/2024

O livro aborda métodos para se ter uma vida mais feliz. São ensinamentos super válidos e fáceis de entender com os exemplos que o autor apresenta. Se aplicados no dia a dia podem ser de grande ajuda.

Nayara.Costa 06/04/2024

O que é seu é seu, o do outro é do outro.
Em muitos aspectos esse livro me abriu a mente para muitas coisas. Em outras, contraria minha fé. Contudo, uma parte que gostei foi: quando uma pessoa tem uma atitude grosseira ou amável, esse é um compromisso que ela tem com ela mesma. Como você reage, é um compromisso que você tem com você mesmo.
Sempre estamos firmando compromissos, a importância é que sejam saudáveis.