Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

bobbie 05/09/2022

Não sabia que poderia me envolver. Me surpreendeu.
Caninos Brancos é um clássico da literatura norte-americana que tem um lobo selvagem como protagonista. Sim, nada de casalzinho brega, namoricos que começam com brigas ou aventuras fantasiosas. Caninos Brancos é cru, como as carnes que o lobo-protagonista caça para comer. Eu diria que é um bildungsroman, um "romance de formação", que nos apresenta a Caninos Brancos desde o seu nascimento até a vida adulta, narrando com clareza e maestria os desafios e altos e baixos de um lobo que nasce nas florestas geladas do noroeste americano. As descrições são selvagens, explícitas, cruéis, e o leitor vai acompanhando a vida de Caninos Brancos em sua "evolução" (ou seria "involução"?) de animal selvagem a "cão domesticado", na falta de uma expressão mais adequada. Caninos Brancos também é uma história de natureza (instinto) versus criação, e aqui está a razão para que eu subtraísse uma estrela desse magnífico livro. London não deixa a desejar quando consegue imergir seu leitor na mente de Caninos Brancos: algo que eu temia antes de iniciar a leitura era que a perspectiva do ponto de vista do lobo não me convencesse, que soasse artificial, forçada. Afinal, que escritor já entrou na mente de um animal a ponto de conhecê-la bem o suficiente para assumir sua perspectiva? Mas Caninos Brancos não padece desse mal. Os artifícios narrativos usados por este escritor são bons o suficiente para fazer que seu leitor suspenda a descrença. O único ponto que me incomodou foi a incapacidade de fazer com que o leitor assimile - e aceite - a questão do instinto ancestral animalesco como algo perfeitamente natural e compreensível. Neste ponto considero que London falhou. E o instinto ancestral é muitas vezes relembrado no livro. Vale muito a leitura.

Michele Boroh 18/08/2022

Nunca baratear o amor
Uma vontade imensa de ler Jack London e uma breve sinopse que foi mais do que suficiente para me convencer de por onde começar. Foi apenas com isso que eu abri 'Caninos Brancos'.

Não recebi indicações, não ouvi opiniões nem li a introdução. Iniciei quase às cegas. Ainda bem! Agora parece que foi uma intuição de que começar assim era exatamente o que esse livro exigia: adentrar 'Caninos Brancos' como Caninos Brancos.

Encarar o desconhecido sem "preparo" pode até dar mais trabalho, mas também nos reserva, por isso mesmo, uma gama muito maior de aprendizados.

E é aí que mora a genialidade de London: foi encantador perceber que eu estava lendo um romance de formação de um animal e que todas as reflexões provocadas pela vida desse lobo tocam profundamente a natureza humana.

É uma obra filosófica e com alcances também surpreendentes e até ousados para um livro de 1906. Determinismo, fé, conservação, sistema penal, urbanização, vício... São aforismos ricos numa escrita simples e sem afetação.

Mas não sem emoção. É impossível não se envolver com o protagonista. Eu o amei dos primeiros passos até a última página. Um amor justificado, exatamente como o próprio Caninos Brancos amava.
Alê | @alexandrejjr 04/09/2022minha estante
Belo texto, Michele!

Michele Boroh 05/09/2022minha estante
Muito obrigada, Alê! ???

gularteph 17/08/2022

Belo livro
Este livro apresenta a história de um cachorro lobo, e de como as "aventuras" de sua vida acontecem de maneira não planejada. No entanto, a grande revelação está na condição humana, evidenciando assim, sua degradação.

Joao366 14/08/2022

Caninos Brancos
Tenho "opiniões" conflitantes sobre esse livro, um misto de sentimentos por assim dizer, senti muita raiva lendo ele por todo o sofrimento e maus tratos que o lobo sofreu durante sua vida. Mas por outro lado foi uma leitura muito boa e interessante, gostei bastante! Eu simplesmente amo histórias sobre animais.
Dei 4 estrelas porque achei que algumas vezes o autor só ficava descrevendo os maus tratos e se arrastava com isso. Sinceramente eu achei que o livro inteiro seria do lobo apanhando, brigando, apanhando, brigando, e assim por diante, mas fiquei muito feliz com os capítulos finais, pois depois de tanto sofrimento ele encontrou o amor.

Ps. Acredito que a vida de Caninos Brancos teria sido MUITO melhor se ele não tivesse tido contato com humanos.
Ps². Deixa de alerta os gatilhos de maus tratos a animais e descrições de muitas mortes de animais e humanos.

Bu 02/08/2022

Coisa linda...
É uma história excepcional, muito bem feita, fluida e te deixa sempre apreensivo com os acontecimentos que sempre estão pra ocorrer, e quando acontece você se surpreende, um clássico que todo mundo deveria ler.

Quem for sensível a maus tratos a animais passe longe certo.

Thais.Carvalho 19/07/2022

Tive sentimentos bastante conflitantes ao ler este livro. Caninos brancos sofreu muito nas mãos dos humanos até que pudesse sentir o amor. Tenho a sensação de que teria sido mais feliz se nunca tivesse cruzado com a humanidade.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Filino 22/05/2022

Uma obra-prima, simplesmente
"Caninos brancos" é um livro genial. Jack London retraça a "psicologia" de um animal meio lobo/meio cão e nos desvela uma perspectiva riquíssima do reino animal e suas relações com os demais seres (ir)racionais. Sim; a batalha pela sobrevivência, a força dos instintos, as lutas (arranjadas ou não) entre os seres de quatro patas, e como os humanos são encarados por eles... todos esses elementos compõem um quadro magistral e despertam uma miríade de sentimentos no leitor.

É um livro difícil de largar. E digno de lamento porque termina...

TAIS.COUTINHO 12/05/2022

Me surpreendeu muito
Aqui nós vamos conhecer a trajetória de Caninos Brancos, uma mistura de lobo com cachorro, desde seu nascimento nas florestas geladas do norte dos EUA , e vamos acompanhando as dificuldades que ele e sua mãe enfrentam nas épocas de escassez de alimento. Até o dia que eles vão parar numa tribo indígena, e ali Caninos Brancos vai aprendendo a se submeter ao homem, as leis desse mundo que era tão diferente da floresta onde vivia, vai aprendendo a lidar com a inimizade dos outros cachorros dessa tribo, que aliás estava sempre mudando de lugar. Até que um dia Caninos Brancos vai parar nas mãos de um novo dono, que o coloca para lutar com cachorros de diferentes raças, onde tinha apostas de dinheiro, onde Caninos Brancos sempre ganhava. Então durante uma dessas lutas ele é resgatado por um homem branco chamado Weedon Scott e a partir daí começa uma nova vida para Caninos Brancos, que vai se apegando a esse novo dono e aos poucos vai desenvolvendo sentimentos de amor e afeto, ele que antes só conhecia o ódio.
Como eu já tinha falado o começo desse livro eu estava achando meio chato, mas aí o autor vai nos conduzindo pelas transformações que vão ocorrendo no desenvolvimento e na personalidade do jovem lobo nos diferentes lugares por onde ele vai passando ao longo de sua jornada, enfim. E o final desse livro é lindo. Eu já assisti o filme há muito tempo atrás, e o livro foi uma experiência maravilhosa para mim. Recomendo muito que leiam.

caiohlp 11/05/2022

Somos argila macia, esperando os moldes e transformações.
Um livro diferente de tudo que podemos imaginar, Caninos Brancos é o tipo de história que impressiona pelo caráter único, para o leitor desavisado uma simples história animal, mas um clássico não pode ser subestimado. A história vai fundo na interação homem-ambiente, a trama voraz nos mostra um ponto de vista sem precedentes, o lado amoral animalesco, a vivência pela sobrevivência, a vida e sua infinidade de apetites para conosco e também para os ditos seres irracionais. Mas qual será o motivo da cegueira, da confusão, da guerra, da carnificina e da gula provocarem tamanha repulsa ao homem quando manifestados em outras espécies? A sabedoria do livro está em escancarar a eterna futilidade da vida humana, o esplendor em questão está na impossibilidade de determinar se a história trata da mais profunda tristeza e falta de amor ou do último lampejo de esperança e sobriedade.

Nicole 20/04/2022

Um clássico da literatura
Li esse livro após o Chamado Selvagem também do mesmo autor e foi uma experiência interessante justamente por eles terem propostas contrárias.

A introdução do livro, escrita por Daniel Galera traz uma ótima reflexão sobre essa domesticação dos animais selvagens, aborda o tema da antropomorfização e nos levanta diversos questionamentos sobre até que ponto isso pode ser bom ou ruim - tanto para eles quanto para nós. O pretexto também retrata a ironia entre essa crítica à humanização dos bixinhos e o uso do autor do mesmo artifício para a narrativa, justamente para uma transcrição do personagem do lobo para algo que conseguimos nos conectar emocionalmente.

De fato me conectei muito com os personagens, desde o início acompanhando sua mãe e depois a descoberta do filhote na vida selvagem. Achei duro porém muito sincero o fato da mãe ter esquecido dele, faz todo o sentido biológico que ela já tenha dada a missão como completa e que se preocupe com a nova ninhada.

A narrativa te faz acompanhar pelos olhos do personagem e entender porque os lobos de tantos anos atrás optaram pela companhia humana e quais vantagens puderam tirar dessa aliança. Mas também mostra o outro lado dessa troca e como o ser humano pode ser cruel com os animais em busca de benefícios próprios.

O personagem é moldado pelas agressões e traumas que viveu e por isso se torna deveras agressivo e desconfiado de todos, o que me deixou bem comovida. O livro é muito preciso em descrever as emoções e por esse motivo fica fácil entender a impossibilidade do protagonista de sentir amor, visto tudo que ele passou e sentiu, o mesmo apenas respeita os deuses humanos por medo e reverência.

O livro ainda fecha contando um pouco da história do Jack London que é simplesmente fantástica. Um homem que viveu pouco, mas viveu sua vida ao máximo e que deixa um legado incrível para trás.

Foi uma leitura agradável, apesar de que em alguns momentos o livro é um pouco lento e cansativo. De maneira geral adquiri cultura e valeu a pena como um todo.

Jessiana 09/04/2022

O cachorro lobo
Caninos brancos é um lobo que tem um parentesco com cachorro, que sofre muito ao longo da vida. A história é boa, mas tem uma carga de violência muito grande contra os animais. Tenho dois cachorros e essa narrativa foi muito dolorosa em alguns partes. Recomendo a leitura e o livro é muito envolvente.

Raquel1299 26/03/2022

Simplesmente perfeito
Ver tudo o q Caninos Brancos sofre em todo o livro pra finalmente encontrar paz e felicidade é muito emocionante...
As piores experiências com certeza marcaram no lobo um novo nível de sabedoria e foram responsáveis por torná-lo frio e solitário.
Mas com ajuda das pessoas certas, que realmente se importaram com ele, o lobo passou de assassino sanguinário para um lobo/cachorro que sabe que pode dormir tranquilo e ser feliz.

Duana Rocha 25/03/2022

Muito bom!
Um romance de formação sobre um lobo! Pode preparar o lencinho, seguir os passos de Caninos Brancos não é nada menos que emocionante.
Yves 25/03/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos até hoje!

Gabriel Farias Martins 12/03/2022

O Selvagem e o humano
Uma leitura de peso, conhecer caninos brancos foi ótimo, uma experiência de ligação entre o selvagem e o humano, é poder olhar seu cão com olhos diferentes.
É conhecer mais sobre a natureza e nossa própria história.
Fazia tempo que não me sentia tão próximo de um livro, caninos brancos é maravilhoso.

Verissimo 04/03/2022

O animal que encontra, reencontra e reproduz seus deuses.
Caninos Brancos machuca toda a lógica atribuída à superioridade da natureza sobre os animais (incluindo o animal homem) que vivem sobre a Terra. Aqui, o homem é um Deus, assim como os os lobos, os pássaros, os rios e os elementos da natureza.

Deuses nivelados de forma hierárquica.
Deuses que respeitam e respondem a outros deuses.
Deuses que rasgam peles como castigo e deuses que descansam sobre o sol.