O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Lellinha 07/02/2024

Algumas pessoas afirmam que este livro representou um momento divisor de águas, enquanto outras consideram que a melhor parte da história começa aqui, e há ainda aqueles que acreditam que a qualidade da narrativa decai completamente neste ponto.

A questão da imparcialidade surge por causa dessas diferentes perspectivas. Martin, com sua escrita excepcional, nos acostumou com suas reviravoltas impressionantes, o que é positivo, mas é importante reconhecer que essas reviravoltas contribuíram para a complexidade da história apresentada neste belo livro, pelo menos em minha opinião.

tessa.jean 06/02/2024

"Ostras, amêijoas e berbigão."
Depois de 4 capítulos, não tem como dizer que não se está acostumado com o peso de informações que se pode possuir em um capítulo das Crônicas de Gelo e Fogo. Esse livro conseguiu me prender do início ao fim, eu gostaria de ter espaço na minha cabeça pra guardar TODAS as informações que esse livro nos entrega. A escrita do G.R.R.M. é genuína, e esse universo está no top 1 de melhores criações já feitas.

Como este foi um livro de transição, ele possui mais acontecimentos com informações que podem nos dar um estalo de "ahhhhhhh, agora tudo faz sentido." do que com guerra e batalhas (o que não quer dizer que não tenha). A história é focada nos acontecimentos em Porto Real após a queda de Joffrey e Tywin Lennister. O começo é um pouco enrolão com relação à morte do Tywin e a demora no sepultamento do homem, a amargura da Cersei e a disputa por atenção.

O que eu gostei nesse capítulo é ter narrativas em pontos de vista de personagens que estão fora do protagonismo da história, sendo os principais Victarion Greyjoy, Asha Greyjoy e o Cabelo Molhado nas Ilhas de Ferro, Arianne Martell, Aero Hotah e Sor Arys em Dorne.

Os capítulos da Arya possuem nomes diferentes de acordo com a evolução dos objetivos de passagem dela por Bravos. E a Sansa se torna Alayne, depois de um tempo no Ninho da Águia, a filha ilegítima de Petyr Baelish.

A Cersei é um pouco difícil de aturar os pensamentos, mas os capítulos dela se desenvolvem bem e não são tão cansativos.

O final entrega tudo que poderia ter sido entregue, e deixa com um gostinho de quero mais. Vou deixar dito aqui, assim como para todo mundo que eu falo sobre Crônicas de Gelo e Fogo: é uma história densa, enrolada, CHEIA de informações, mas que não deixa a gente desprender por um segundo.

Pode não ser a leitura de alguns, mas com certeza é a minha leitura.

Ginete Negro 2.0 05/02/2024

A política emerge
Sim, o quarto livro é o menos apreciado pela maioria que lê esta série. É também o livro onde há menos magia e menos batalhas. Mas mesmo assim é um livro acima, acima da média.

Westeros está instável como nunca. A morte de Tywin causou um vazio de poder que não pôde ser devidamente preenchido por Cersei ou qualquer Lannister sobrevivente. E para tentar minar a influência de sua nora, a Rainha Margaery, acaba armando a Fé Militante que se virará contra ela mesma. Tywin deve estar se remoendo no túmulo.

Dorme está sedenta por vingança por conta do ocorrido com Oberyn. Seu irmãos, o príncipe Doran, é visto como fraco por seu próprio povo, mas sua filha está disposta a rebelar Dorne contra o Trono de Ferro.

Sam chegou à Cidadela com Goiva e o corpo de um grande personagem, um conselheiro como poucas vezes Westeros viu surgir. Um sangue de dragão.

Os homens de ferro têm um novo rei, que é tão louco e dominador quanto Balon Greyjoy fora.

Arya quer ser um ninguém sem rosto. E Sansa parece aderir aos planos de Mindinho. Seja lá para onde eles a levarão.

E Brienne tem um reencontro assustador que jamais imaginou e que a levou para um juramento extremo.

Livro altamente recomendável.

haritinha 31/01/2024

Tô empenhada em "encerrar" a leitura de as crônicas de gelo e fogo depois de dois anos terminei o livro 4 e olha gostei muito de conhecer novos povs kkk embora esse seja mais arrastado eu curti a leitura vou dar ⭐️⭐️⭐️, 5 só pq acontece muitos nadas também kk

Jonatha8 30/01/2024

Mt bomm
Livro mt bom? mostra os acontecimentos de uma parte dos personagens após o 3º volume (tormenta de espadas).

teté 28/01/2024

??
O livro é muito bom, realmente o modo da narrativa muda um pouco, e os nossos amados personagens (Daenerys, Tyrion e Jon snow) não fazem parte da trama principal, contudo, gostei do aprofundamento que teve nos outros personagens, como o Jaime, a Brienne e a Cersei.
Achei desnecessário alguns capitulos,de personagens desconhecidos, mas no fim tudo constrói um universo rico em detalhes e culturas.
A rapidez dos acontecimentos ficou nos livros passados, aqui tudo acontece muito organicamente, cheio de nuance, isso pode ser bom ou ruim, depende da interpretação de cada um.

22/01/2024

Dos livros que li até agora da saga esse foi o que mais me demorei, justamente por sentir falta de alguns personagens, coisa que só fui entender depois quando li as notas do autor. Ansiosíssima para ler o próximo.
22/01/2024minha estante
Só fica bom no final.

Viny 08/01/2024

Fãs da fedida da daenerys saiam daqui
Esse livro é alternativo é intimista é pra quem gosta de algo feito pros fãs, NÃO PROS CHARTS. é pra quem quer ver uma mãe surtando, uma putona dornesa putonando e tudo de melhor q não tem a ver com plots chatos como o da madre teresa de calcuta da baía dos escravos

BurnedbyLobster 03/01/2024

É um bom livro, mas acaba se tornando meio massante por causa de uma decisão narrativa que o martinho explica só no fim do livro. Só fui perceber o quanto a narrativa ser intercalada por vários personagens é algo necessário pra GoT nesse livro.
Mayara 03/01/2024minha estante
Esse é um dos meus favoritos

BurnedbyLobster 03/01/2024minha estante
Acabei gostando mais da Tormenta das espadas

holdenchorao 01/01/2024

Vishhhh
Esse livro é diferente dos outros das crônicas desde o começo: personagens faltando, cenários ?esquecidos? e etc. O GRRM diz no final do livro que é por que o escrito estava ficando muito longo e ele tinha que tomar uma decisão para encurtar.
Mas eu, como leitora, não sei se foi a melhor decisão que ele tomou. Ele diz que se concentrou nos personagens que terminaram o livro passado em Porto Real, ou seja, a Brienne, o Jaime e a Cersei - e isso acontece, pois apesar das outras aparições no meio, a maior parte das páginas tem esses personagens lidando com o turbilhão que acontece no final de A Tormenta das Espadas. Mas o livro tem 600 páginas e eu não vejo o arco acontecendo: ele se enrola e dá círculos na história até faltar umas 100 páginas para acabar, onde ele resolve a maioria das histórias dos personagens pelo destino e não pela tática ação-reação que o leitor espera do Martin.
Bem, pelo menos ele desenvolve a personalidade e o passado do Jaime e da Cersei o suficiente para nós entendermos as ações passadas e presentes deles (e lembrar das falas do Tyrion toda vez que a nossa Rainha faz suas muitas burradas) e dar uma amenizada na situação do destino - o que não acontece com a pobre da Brienne, que tem muitos capítulos dedicados e cada um mais doloroso que o outro. O autor não deu nuance algum para ela e a personagem continua a mesma de quando nos conhecemos ela no segundo livro.
Mas tenho que dar créditos a uma parte: ele expande bastante Westeros! Vemos várias dinâmicas desconhecidas até então: conhecemos Dorne, nos aprofundamos na política das Ilhas de Ferro, conhecemos mais das religiões em um geral e somos introduzidos de vez a magia da história, que antes era só um flerte. Ah e ele muda bastante os cenários que nós conhecemos nos livros anteriores e vemos as consequências da guerra na população - e talvez seja essa, infelizmente, a única função de verdade das crônicas da Brienne.
Eu daria 3 estrelas para o Festim dos Corvos se não fosse pela escrita ? ela merece uma estrelinha a mais. Isso é inegável: o cara escreve bem. E talvez o livro não tivesse me decepcionado tanto se não fosse escrito por ele, que me fez tão exigente pelos outros 3 ótimos livros da saga.
Veremos o próximo! ?

Nanda 31/12/2023

Estou me arrastando com isso?
Arrastando pra ver se esse maldito publique logo os próximos livros!! Pra que isso tudo, cara? Só publique, meu velho..
brenda1 31/12/2023minha estante
eu tô arrastando tbm KKKKKK só li o primeiro. vou voltar a ler só quando esse velho der sinal de vida