Tripulação de Esqueletos

Tripulação de Esqueletos Stephen King...

Resenhas - Tripulação De Esqueletos

Lucas T 22/04/2022

Mais uma do King
Tripulação de esqueletos (Skeleton Crew, 1985): é uma renomada coletânea de contos do mestre do horror Stephen king, a segunda publicada por ele, em 1985, após "Sombras da Noite" (Night Shift). Ao todo são 22 histórias, que exploram o mais puro terror; passando por divagações sobre vida e morte, horror trash e fantástico, e até mesmo ficção científica, incluindo uma novela e dois poemas. O livro é muito rico em conteúdo, são histórias que representam a segunda década de trabalho do King, considerada a época de amadurecimento do escritor.

Vários contos foram adaptados para filmes e séries de TV, incluindo a renomada "Além da Imaginação".

Os contos apresentados aqui conseguem prender o leitor do início ao fim, não é atoa que Tripulação de Esqueletos é considerada, por muitos, a melhor coletânea de contos do King.

1 ? O nevoeiro (The Mist, 1980):

Uma enorme tempestade chega causando muita destruição numa cidadezinha do Maine, assustando David Drayton e sua família. Na manhã seguinte, os estragos eram muitos, e David precisa ir com seu filho até o supermercado atrás de alimentos e suprimentos.

Mas, com a tempestade, chega um espesso nevoeiro, carregando consigo medonhas criaturas vindas de outra dimensão. Agora, presos no supermercado e ameaçados pelo infinito nevoeiro e suas bizarras criaturas, David tem a difícil tarefa de proteger seu pequeno filho, enquanto o fanatismo cresce entre as outras pessoas que estavam ali, alimentando a tensão dentro do supermercado.

Até que um deles vai exigir um sacrifício de sangue ao "todo-poderoso", argumentando que só assim eles seriam salvos.

Nota: 5.0

A história é envolvente e muito tensa. Prende o leitor já nas primeiras páginas. O mistério que ronda o nevoeiro é muito interessante, os monstros variam entre aranhas gigantes, tentáculos assassinos, enormes pássaros carnívoros e muitas outras criaturas Lovecraftianas. O autor não vai de dar muitos detalhes sobre esses monstros, então fica a cargo da sua imaginação tentar descobrir o que de fato se esconde dentro do nevoeiro.

2 ? Aqui há tigres (Here There Be Tygers, 1968):

O conto narra a história de um garotinho que está apertado e precisa muito urinar, mas tem receio de pedir para a mal-humorada professora deixá-lo ir "ao porão" (banheiro). Após passar muita vergonha, ele finalmente consegue a permissão para sair da sala. Mas, ao chegar no banheiro dos meninos, ele se depara com algo completamente insano e surreal, há um enorme tigre lá dentro.
Nota: 2.6

O conto tem cerca de 03 páginas, é uma história extremamente simples e sem muito desenvolvimento. Não tem explicação para o enorme tigre estar naquele banheiro (provavelmente fruto da imaginação do nosso protagonista), mas a leitura consegue ser interessante, pois nós temos uma história sob a perspectiva de uma criança.

3 ? O macaco (The Monkey, 1980):

Hal, ainda na infância, teve contato com o amaldiçoado macaco; o que era pra ser apenas um inofensivo brinquedo infantil, que consiste em fazê-lo bater seus pratinhos (basta girar sua chave para que as engrenagens possam funcionar), acaba se tornando o pior de seus pesadelos.
Hal vai descobrir que tem algo de muito errado com o macaco, sempre que ele bete seus pratinhos, alguém morre.

Anos depois, Hal pensava que tinha se livrado do maldito brinquedo, mas o macaco volta, como que puxado por uma força maligna, e agora Hal teme pela vida de seus familiares.

Mas como se livrar de um amaldiçoado brinquedo que se recusa a ir embora?

Nota: 4.0

Stephen King tem uma imaginação fascinante.

O conto foi publicado originalmente em 1980, quando a ideia de um brinquedo assassino ainda era uma novidade.

O conceito do macaco, que já consegue ser assustador sem qualquer influência sobrenatural, funciona muito bem aqui, gostei do conto, apesar de não ser exatamente o que eu esperava, imaginava algo mais aterrorizante. A história é trash e remete muito aos anos 80, o que pra mim, é um ponto positivo.

4 ? Caim Rebelado (Caim Rose Up, 1968):

O Jovem Curt fica muito abalado após não ir bem nas provas do final de semestre. Ele decide então seguir até seu apartamento na universidade, e muito calmamente pega seu rifle 352 e passa a atirar em todos que estavam passando no jardim, naquele momento.

Nota: 2.5

Esse conto é extremamente curto, com apenas 04 páginas de história. Foi escrito quando o Stephen King era muito jovem, e provavelmente estava passando por maus bocados no colegial. Não há qualquer desenvolvimento de enredo e personagens, posso dizer que achei divertido, e nada mais.

5 ? O Atalho da Sra. Todd (Mrs. Todd's Shortcut, 1984):

Homer é um homem de meia-idade que vai narrar uma história muito interessante sobre a Sra. Todd, sua antiga patroa viciada em pegar atalhos.

Os atalhos da Sra. Todd são inacreditáveis, uma vez que ela consegue percorrer de cidade para outra em pouquíssimos quilômetros, economizando vários minutos de viagem.

O que, pela lógica, é impossível.

Quando ela o convida para pegar um desses atalhos, Homer descobrirá que a Sra. Todd, na verdade, está atravessando outras dimensões, um fenda no tempo, que a permite percorrer por caminhos que nenhuma pessoa jamais pensou que pudessem existir.

Nota: 5.0

Excelente conto do King. Com bom desenvolvimento de enredo e personagens. Essa história possuí um clima impagável de Além da Imaginação e o final é incrível. Simplesmente perfeito.

6 ? A Excursão (The Jaunt, 1981):

Num futuro distante, o teletransporte é uma realidade, essa tecnologia é conhecida como "a excursão". Mas, quando a única regra é quebrada (Você só pode fazer a excursão quando está dormindo), coisas bizarras podem acontecer.

Nota: 4.0

Gostei muito desse conto, embora tenha achado enfadonha as inúmeras explicações que o autor deu ao explicar a origem do teletransporte, e o porquê de só podermos utilizar a excursão quando estamos dormindo. Mas o final salvou tudo, apesar de não ser surpreendente, é incrível!

7 ? A Festa de Casamento (The Wedding Dig, 1980);

Um grupo famoso de Jazz foi convidado para tocar na festa de casamento da irmã de um mafioso. Durante a festa, acontece um conflito entre a facção rival, e os músicos ficam perdidos em meio a tanta violência e troca de tiros.

Nota: 3.0

Sinceramente, achei esse conto bem fraquinho. E um tanto problemático, pois a noiva, irmã do mafioso, é uma mulher bastante gorda e não muito bonita, por causa disso ela foi depreciada durante toda a narrativa, pelo autor e pelos personagens da história. Achei ofensivo. O principal conflito é resolvido de uma forma bem rápida e sem muita emoção. Para mim, faltou algo a mais.

8 ? Paranóico (Paranoid: A Chant, 1985);

Escrito exclusivamente para essa coletânea. Conta a história de um homem esquizofrênico que vai descrevendo em seu diário, suas visões e seus delírios durante os surtos de esquizofrênica. O principal delírio, e o mais assustador, é com um homem fumante, usando uma capa de chuva amarela, que o observa pela janela do quarto.

Nota: 2.0

Mais uma daquelas histórias extremamente curtas e mal desenvolvidas. Não tenho muito a dizer a respeito. Não chega ser ruim, mas também não é bom.

9 ? A Balsa (The Raft, 1882);

Grupo de amigos universitários partem em uma viagem para Cascade Lake. Chegando ao lago, eles nadam em direção a uma balsa, enquanto se divertem. Mas eles percebem que não estão sozinhos no lago, pois uma enorme mancha oleosa, parecendo estar viva, segue na direção deles, comendo tudo pela frente, deixando-os encurralados na plataforma da balsa, em meio ao lago, sendo impossível de fugir.

Nota: 5.0

Gostei muito desse conto. Ele é trash na medida certa. Sendo um pouco clichê ao mostrar um grupo de jovens que são atacados por uma força sobrenatural, quando eles só queriam diversão; já vimos isso várias e várias vezes, mas a escrita única do King fez esse conto ser muito divertido de ser lido.

10 ? O Processador de Palavras dos Deuses (Word Processor of the Gods, 1983);

Richard ganha de aniversário um processador de palavras feito manualmente por seu sobrinho, Jonathan. Não demora para ele descobrir que pode deletar coisas em sua vida, basta escreve-las no processador e apertar a tecla "DELETE" e aquilo simplesmente irá desaparecer, como se nunca tivesse existido. Richard usará essa habilidade para tentar mudar os rumos de sua vida, que não é das melhores.

Nota: 5.0

Esse conto é um dos destaques dessa coletânea. Gostei muito. Eu esperava um final trágico, e ganhei algo incrível e apaixonante. Essa história é outra que possuí um clima impagável de Além da Imaginação.

11 ? O Homem Que Não Apertava Mãos (The Man Who Would Not Shake Hands, 1981);
Um dos membros do misterioso clube 249, local onde magnatas se reúnem para contar histórias assustadoras durante o inverno, falará sobre um estranho homem que não apertava mãos, pois, foi vítima de uma terrível maldição e todos que tocam em suas mãos, acabam morrendo.

Nota: 5.0

O Clube presente nesse conto é o mesmo que aparece no livro "Quatro Estações" (Different Seasons, 1982), provando mais uma vez que todas as histórias do King estão conectadas. Confesso que eu gostaria de saber mais sobre esse Clube e os homens que o frequentam. Penso em quantas histórias incríveis são contadas nesse lugar.

12 ? Um Mundo de Praia (Beachworld, 1984);

Astronautas caem em um estranho planeta, composto apenas por enormes dunas e um imenso deserto. Agora, entre a loucura e a solidão, eles descobrirão que esse mundo de praia pode estar vivo e, certamente, é muito perigoso.

Nota: 4.0

Conto muito criativo, com vários elementos que eu aprecio muito numa história; ficção científica, mundo misterioso, fantasia e realismo fantástico. Mas, o desenvolvimento não foi tão bom, acho, talvez por seu uma história bem curta e pouco detalhada.

13 ? A Imagem do Ceifeiro (The Reaper's image, 1969);

Em um museu de antiguidades, há um estranho espelho, um item de colecionador que é uma raridade. Existe uma lenda que diz: a pessoa que enxergar nele uma criatura encapuzada a sua esquerda, irá desaparecer misteriosamente.

Nota: 4.0

Gostei desse conto. Ele tem uma atmosfera soturna que eu aprecio muito. O espelho e sua maldição é muito interessante, de fato, considero os espelhos deveras assustadores, misteriosos, e por isso morro de medo de encontrar algo neles além do meu próprio reflexo. Achei essa idéia do King macabra e muito criativa.

14 ? Nona (Nona, 1978);

Um prisioneiro vai narrar uma história de amor estranha e assustadora que teve com uma mulher misteriosa chamada Nona.

Nota: 2.5

Sinceramente, achei essa história bastante chata, há um excesso de detalhes que poderiam ser retirados do texto integral que não fariam a menor falta. Existe um plot twist perto do final, mas que não será uma grande surpresa para o leitor, pois eu mesmo matei a charada bem antes.

15 ? Para Owen (For Owen, 1985);

Poema escrito especialmente para essa coletânea. Trata-se de uma homenagem do King para seu filho, Owen.

Nota: 2.0

Não sou a melhor pessoa para avaliar um poema, pois não entendo desse tipo de literatura e nem tenho referências para dizer se algo é bom ou ruim. Aqui nos temos o King narrando o mundo segundo a visão de seu filho Owen, que é uma criança, então essa perspectiva fica muito interessante.

16 ? O Sobrevivente (Survivor Type, 1982);
Um cirurgião de Nova Iorque, sobrevivente de um naufrágio, se vê preso numa pequena ilha a deriva no meio do mar. Não há recursos básicos para sobreviver, nem água potável, nem comida, então ele terá de cometer uma loucura enorme para poder alimentar-se e continuar vivo; comer partes de si mesmo.

Nota: 5.0

Esse é um dos destaques deste livro. Uma história maluca sobre um cara que tem de comer a própria perna para não morrer de fome. Mais "king" que isso, é impossível. O conto é incrível e muito agonizante.

17 ? O Caminhão do Tio Otto (Uncle Otto's Truck, 1983);

Uma história sobre um caminhão mal-assombrado que parece ter vida própria e durante muitos anos passou a perseguir um homem velho, muito rico, chamado Otto. Essa história sera narrada por seu neto.

nota: 3.5

Gostei desse conto, pois ele remete a outra história muito famosa do Stephen King que também envolve veículos mal-assombrados, "Christine - O Carro Assassino" (1983), esse se tornou um grande clássico da cultura pop.

18 ? Entregas Matinais (Morning Deliveries, 1985);

Um excêntrico leiteiro faz a entrega matial de leite nas casas de uma pequena cidadezinha, mas ele também vai deixando pequenos "presentinhos" para seus clientes, são objetos perigosos, macabros e peçonhentos.

Nota: 3.5

Interessante. É mais um daqueles contos minúsculos, onde não há desenvolvimento de história e personagens. Mas eu gostei da ideia e acho que podia render mais, se fosse um conto maior.

19 ? O Carrão: Uma História de Lavanderia (Big Wheels: A Tale of the Laundry Game, 1980);

Dois funcionários de uma lavanderia viajam bêbados no veículo da empresa, até que um deles encontra a oficina de um velho amigo de infância. Eles bebem muito e passam a conversar bastante, passam a tarde toda nisso, até ficarem tão bêbados que uma enorme confusão se instala entre eles.

Nota: 2.0

Sinceramente, achei esse conto horrível. Um dos piores dessa coletânea. Ele começa do nada e vai para lugar nenhum, uma pena, pois teve um tamanho bom, são quase 10 páginas de história. Contos muito melhores não chegam a ter nem 05 páginas, então...

20 ? Vovó (Gramma, 1984);

Um garotinho é obrigado a ficar sozinho em casa com sua velha e decrépita Avó, acontece que seu irmão quebrou a perna e sua mãe teve de ficar no hospital cuidando dele, e sobrou-lhe a tarefa de cuidar da vovó. Mas, ao que parece, além de maluca e assustadora, a velha também guarda muitos segredos.

Nota: 4.0

Gostei dessa história. É medonha e até assustadora. Esse conto acabou virando um episódio de Além da Imaginação.

21 ? A Balada do Projétil Flexível (The Ballad of the Flexible Bullet, 1984);

Um escritor a beira da loucura passa a acreditar que estranhas e pequeninas criaturas estão vivendo dentro se sua máquina de escrever, são elfos, ele os chama de "Fornits".

Nota: 5.0

A criatividade do King nesse conto me impressionou bastante, é uma metáfora para a loucura e a perda total da razão. Mas claro, ela escreve a história de um jeito bizarro e intrigante, que só ele sabe fazer.

22 ? O Braço de Mar (The Reach, 1981);

Essa história gira em torno de uma mulher de 95 anos, Stella Flanders, que passou a vida toda em Goat Island, um ilhota no Maine. Stella jamais cruzou o Braço de mar, que é uma linha d'água que separa a ilha do resto do mundo, de modo que ela jamais viu como é a vida no continente. Mas, agora, ela já está ficando muito velha e doente, por ser que ela finalmente tenha que fazer essa passagem.

Nota: 5.0

Última história dessa coletânea, e eu gostei muito do que o King fez aqui, mais uma vez, claro, ele usa de metáforas para falar sobre vida e morte; a linha que separa a ilha do continente, conhecida como "braço de mar", também é a linha que separa a vida da morte, e Stella se vê obrigada a cruzá-la. Excelente história.

Regis 17/04/2022

Gostei muito do livro, alguns contos me empolgaram ao ponto de querer saber mais sobre aquele mundo resumido.
O Nevoeiro, O Macaco, A Excursão, A Balsa, O Processador de Palavras dos Deuses e O Homem que não Apertava Mãos.
Esses contos me assustaram, emocionaram, divertiram e me fizeram imaginar as histórias mais além. Imagino que seja essa sensação que os contos devam deixar.

Emily.Medina 13/04/2022

Livro bom, apesar de ter várias histórias nem todas me agradaram. Alguns contos foram difíceis de se ler enquanto outros foram maravilhosos.

jonathanrausch 01/04/2022

Excelente coleção de novelas/contos
A obra reúne muitas histórias memoráveis. Eu diria que todas, se a pessoa não estiver querendo ler o que se encontra na obra. Lendo a obra pela obra, são histórias fantásticas e que tem os seus momentos especiais em detrimento, vejo, da fase em que a pessoa até se situar. Histórias desde lembranças da infância, com um brinquedo para lá de peculiar, à ficar sozinho com um membro da sua família que é bem estranho, mas não tão estranho quanto A Avó.
O Nevoeiro é a mais longa, e realmente é muito boa, mas a que ganhou o meu coração foi O Macaco. Para mim o melhor conto de King, pelo menos em quesito memória afetiva atualmente.

Reinaldo.Souza 27/03/2022

Mano, tenho que admitir que eu sofri lendo essa coletânea de contos, viu? E não foi de um jeito bom. O livro passa por uns altos e baixos que o alto nem é tão alto assim, mas o baixo... O baixo, meus amigos, é o fundo do poço.

Tem vários (não é um só não) contos que são tão esquecíveis, até mesmo confusos, que você lê no automático e quando termina, ou você acha ok e parte pra outra ou você não entende nada e também não tem vontade de entender. Não é algo que te instiga.

Confesso que comecei a ler esse livro por causa de O Nevoeiro, amo o filme, gostei da série e por ser o conto mais longo, eu estava ansioso. Gostei muito do conto, atendeu minhas expectativas, mas senti vontade de ler um livro completo sobre, tipo um Sob a Redoma na névoa, eu ia amar. E ainda acho que prefiro o filme pelo final e por explicar melhor as coisas.

Mas depois pra ter um conto tão bom quanto, demorou demais. Tem um conto sobre um garoto metendo bala em todo mundo na escola (oi, Fúria?), mas nada é trabalhado, nem mesmo o motivo. Achei desnecessário.

Tem poemas que eu quase pulei de tão nada a ver hahahah já não sou muito fã de poesias, essas então... só por Deus! E embora a maioria dos contos sejam pequenos, são tão chatos que parecem que tem um milhão de páginas.

Mas vamos aos refrescos:

Tem um conto chamado Vovó que eu achei o melhor. Bem digno de filme de terror. Sobrenatural. Tem um clima tenso e o final ainda é surpreendente. Você já teve medo da sua avó?

O conto Sobrevivente, que fala sobre um médico, que após um naufrágio, foi parar em uma ilha deserta e agora precisa fazer o necessário para sobreviver. Mas até quando? E quais limites ele vai ultrapassar para sobreviver? Eu achei maravilhoso e bem nojento. Você comeria seu próprio pé para matar a fome? hahah

E tem os mais ou menos.

A Balsa, que parece mais um filme trash dos anos 90 tipo Piranhas Assassinas com personagens burros e nada gostáveis. Tem O Macaco que é sobre um brinquedo que segue a criança até a vida adulta prevendo a morte de pessoas ao seu redor. Tem O Processador de Palavras dos Deuses que é sobre um computador que deleta ou insere o que você quiser na sua realidade. Mano, excluir seu filho e sua esposa e desejar que a família do seu irmão seja a sua é no mínimo bizarro aahahahahah

E tem os ruins que eu não vou nem falar sobre porque para ser sincero, não lembro da sinopse da maioria. Esses você só vai hahahahah

Patricia 07/03/2022

Amo o King, mas nem mesmo ele é capaz de me fazer gostar de 100% dos seus contos. Principalmente quando um conto é grande e não tem quebra na narrativa, meu toc enlouquece. Esse livro tem contos ótimos, contos bons e contos que não gostei.

Daiana59 31/01/2022

Um sobe e desce
Nessa antologia de contos podemos ver desde textos onde King ainda não era escritor, até contos mais bem trabalhados. Porém apesar de tantos contos somente 6 se sobressaíram pra mim.

O Nevoeiro: Aqui temos um dos maiores contos que King já escreveu. Com uma pegada bem Lovcreftiana, King consegue trazer o medo do desconhecido e seres de outro mundo. Mas que no final o ser humano se mostra o pior deles

O Macaco: uma das histórias mais medonhas que o King já escreveu. Um macaquinho de brinquedo nunca me pareceu tão medonho quanto nesse conto curto, mas com um desespero assombroso.

A Excursão: uma ficção Científica onde nos deparamos com um teleporte entre planetas onde a passagem do tempo vai além do que vemos. Um tema super interessante, mas com o toque de horror que só o King sabe trazer.

Sobrevivente: Um cara numa ilha deserta sem a esperança alguma de ser encontrado, além da falta de esperança, o conto traz a aflição e o desespero do que o ser humano pode fazer pra se manter vivo.

O Braço do Mar: uma história tocante sobre uma ilha pequena, onde uma senhora passa sua vida toda sem nunca pensar em sair, até ouvir as vozes daqueles que já se foram a chamando pra sair... É um conto bem simples e triste ao mesmo tempo.

Vovó: Um garoto morre de medo de sua vó, ela não enxerga e exala uma energia muito ruim. Quando ele precisa ficar sozinho com ela numa noite, ele percebe que seu medo bobo, pode não ser tão bobo assim. E talvez vovós não sejam tão boazinhas assim.

Bônus:

A Balsa: um grupo de adolescentes bêbados decidem atravessar um rio, super afastado, nadando... Tudo estaria de acordo para um bando de adolescentes idiotas... Porém tudo isso muda quando uma ?mancha? na água começa a devora-los vivos. Esse conto estava indo muito bem, até uma cena super desnecessária.

Ao todo os contos bons se sobressaem dos que são meia boca e o livro consegue se mostrar muito bom! A reunião de contos acabou que fazendo uma sessão de altos e baixos, mas que vale a pena ser lido.

Escritor.Lucas 30/01/2022

Sensacional
Mais um livro do mestre. Outro livro de contos, a maioria sensacionais. Destaque para A Balsa e o Nevoeiro. Clássicos absolutos. Os outros contos muito bons também. Extremamente recomendado.

Crys 26/01/2022

Em uma coletânea grande de contos é comum que a qualidade das histórias oscilem bastante e nessa coletânea bastante diversificada do King não é diferente.

O livro abre com o excelente ?O nevoeiro? que fiquei bastante surpreso pois o filme é muito fiel ao conto e particularmente gosto mais do final do filme, acho que faz mais sentido por assim dizer. No final do livro King comenta brevemente sobre a concepção de alguns contos e vale a pena ler.

Alguns contos que mais gostei, não necessariamente nessa ordem:

O nevoeiro
A balsa
O atalho da Sra. Todd
O caminhão do tio Otto
Sobrevivente (esse conto é visceral)
O macaco
O processador de palavras dos deuses
Nona (Castle Rock e seus habitantes estranhos)
A imagem do Ceifeiro

É isso, longos dias e belas noites.

Ana Magiero 21/01/2022

É incrível como Stephen King é bom em escrever contos, menos poesia, nisso ele é horrível. Nesta coletânea, temos alguns contos bem bizarros e alguns assustadores. Os meus preferidos são O nevoeiro, do macaco, o sobrevivente, nona e vovó. O da vovó me surpreendeu e O nevoeiro foi tudo aquilo que esperava, pois tinha assistido ao filme antes. E sim, livro e filme são bem diferentes o final. Agora que paro para analisar, gosto mais do final do filme. Ele causa mais impacto e choca mais.

Lissa 10/01/2022

Minha relação de amor e ódio com Stephen King
Esse é o quarto livro do Stephen King que eu meio que me forço a ler. Saco de Ossos e O Iluminado foram minhas maiores decepções e Misery que me surpreendeu tanto que indico pra todo mundo.
O que mais me pega nos livros dele é essa necessidade de esticar o máximo possivel da história. Colocar informações sobre a vida do personagem principal, os coadjuvantes, a mãe deles, a mesa antiga da sala, a escada com corrimão preto.... e eu sou tirada tantas vezes da narrativa principal pra esse tipo de coisa que na maioria do tempo não adiciona em nada, que acabo me cansando e ficando completamente dispersa por um tempo, lendo só pela força do habito, mas sem prestar atenção.
Apesar de isso ser um talento incrível, pessoalmente acho que ele abusa muito e a maioria das histórias acabam ficando extremamente chatas do meu ponto de vista. Muita coisa mastigada e monótona.
Meu pai, um dos maiores fãs do Stephen King que eu já conheci, depois de me ouvir dizendo isso, me aconselhou a ler um livro de contos. As histórias eram mais curtas e diretas e ele achava que isso ia consertar o problema que eu via.
Não consertou.
Tiveram muitos contos que eu atravessei sem realmente prestar atenção porque ele sempre me perdia quando fazia isso, mas de novo: ainda acho que é um talento, só não é um que me agrada. Isso é totalmente baseado em gosto pessoal.
O Nevoreiro, A Excursão, Vovó, A Balsa e O Braço de Mar foram os meus favoritos e os unicos que conseguiram me fazer prestar atenção e realmente sentir alguma coisa.
Apesar de tudo isso, sou apaixonada pelo Stephen King explicando como criou os seus contos, então não sei o que fazer com esse mini-paradoxo.
No geral, ignorando a escrita machista, racista e todas essas coisas comuns pra época em que o conto foi escrito (mas que mesmo assim eu acho que ele exagera), gosto da maneira crua com que ele escreve e ainda não entendi o motivo pelo qual toda as suas descrições são voltadas para coisas detalhadamente feias ou estranhas e as bonitas são feitas de forma curta, sem que você preste atenção. Quer dizer, eu entendo por serem contos de terror, mas ainda não peguei o objetivo, sabe? Talvez também ache esse traço um pouco exagerado.
O Stephen King escreve muito bem (obviamente), mas de uma forma que não me agrada. Independente desse fato, continuaria a ler outros livros dele no futuro, acho que na esperança de encontrar uma próxima Misery.

ArthurmalariA 21/12/2021

Tripulação de Esqueletos
30/2021

Tripulação de Esqueletos é o vigésimo primeiro livro publicado por Stephen King, lançado em 1985 e trata-se de um livro de contos. Como todo livro de contos, é um pouco difícil de falar a respeito, trata-se de uma montanha russa de sentimentos com vários temas diferentes, no caso deste livro, fugindo um pouco do horror, passando por ficção científica e mistérios, King nos leva a uma viagem ao mundo de sua mente. Sinceramente eu queria gostar mais de contos, afinal, é da escrita do conto que nasce e se desenvolve grandes novelistas. Clive Barker, Stephen King, Arthur Conan Doyle, até mesmo Tolkien tem seus contos. Mas infelizmente não sou o maior apreciador dessas histórias curtas. Não me entenda mal, gosto de muitos que li e costumo ler sempre que possível, mas prefiro as histórias mais pensadas, com maior desenvolvimento e profundidade de personagens. Dito isso, Tripulação de esqueletos traz algumas histórias sensacionais, mas não sobrepõe Sombras da Noite, que é um livro mais coeso, talvez, em sua coletânea. Não acho que sou capaz de resenhar conto a conto, então vou apenas elencar os que acho imperdíveis e os que acho dispensáveis:
- O Processador de Palavras dos deuses
- O Homem que não apertava mãos
- Nona
- O Macaco
- Vovó
Esses são meus preferidos do livro, surpreendentemente não entrou nessa lista o nevoeiro, que é o conto maior e com melhor desenvolvimento do livro, mas que não superou minhas expectativas.

- Aqui há Tigres
- Leiteiro nº1 e nº2
- Caim Rebelado
Mais uma vez, uma história sobre um garoto atirando numa escola que tomo por dispensável. Novamente uma história que não explora motivações ou consequências de uma forma mais profunda.

A experiência da leitura desse livro foi muito divertida, um pouco tediosa às vezes, mas os contos que gostei eu simplesmente gostei demais e coloco como menção honrosa aqui O Atalho da Sra Todd e A Imagem do Ceifador. 6/10

Jane.FAlix 05/11/2021

Tripulação de esqueletos
Eu gosto muito da escrita do Stephen King, mas não posso dizer que gostei de todos os contos.
O melhor, com toda certeza é O nevoeiro.
É muuuuito bom mesmo.

Mari Sync 25/10/2021

Melhor dos livros de contos do King!
Primeiramente, AMEI o conto O Nevoeiro, como adoro demais a série de TV.
O livro num todos tem muitos contos que acabei ficando um pouco perdida nas histórias, porém, adorei praticamente todas, foram pouquíssimas que não gostei.
Recomendo ler intercalando com outro livro que seja solo, pra não ficar muito massante.

sah 07/10/2021

É muito difícil dar uma nota única pra um livro com tantas histórias diferentes.
Mais uma vez Stephen King nos presenteia com sua mente brilhante e seu humor peculiar, e nos faz refletir tanto sobre maldade humana em sua forma mais pura quando ao sobrenatural e desconhecido.
Depois de ler todos os contos ainda estou horrorizada e perturbada e definitivamente quero voltar e reler esse livro daqui a alguns anos, só pra saber se minha opinião sobre ele vai mudar.