Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Caetano Fischinger 23/01/2023

Obra prima
?Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.?

voandocomlivros 19/01/2023

"O amor é um mestre, mas é preciso saber adquiri-lo, porque é difícil adquiri-lo, custa caro, um longo trabalho que demanda um longo tempo, porque não se deve amar apenas por um instante fortuito, mas até o fim. Qualquer um pode amar por acaso, até o malfeitor pode amar."

Como colocar em palavras o que representa a obra "Os Irmãos Karamázov" de Dostoiévski? Seria praticamente inconcebível fazer jus ao livro. Portanto, minha tentativa aqui é apenas compartilhar minha perspectiva da melhor forma possível.

Essa obra carrega a história de um crime, bem como um debate filosófico e religioso. Mas isso é só a pontinha do iceberg. Todas as peças foram brilhantemente arquitetadas, a impressão que eu tive ao ler é que o Dostoiévski esboçou toda a narrativa e depois voltou linkando e detalhando, deixando tudo perfeitamente redondo e cíclico. A sensação de ler uma passagem e perceber a ligação que o autor fez em outro momento da obra é absolutamente satisfatória. Mas o que mais me conectou com esse trabalho extraordinário foi o desenvolvimento das personagens. Todos os protagonistas do livro passam por uma jornada árdua que testa seus pontos fortes e fracos e os ajuda a entender a si mesmos, sua fé e suas crenças.

"Não existe nada mais sedutor para o homem que sua liberdade de consciência, mas tampouco existe nada mais angustiante."

Aliócha, um dos irmãos Karamázov, é o suposto herói da história, escolhido pelo próprio Dostoiévski que se mescla ao narrador em praticamente todo o livro. Mas encontrei meu próprio herói, Ivan Karamázov, de longe o meu personagem preferido, ironicamente ele contrasta com Aliócha: um crente e o outro ateu.

"Não é Deus que não aceito, entende isso, é o mundo criado por ele, o mundo de Deus que não aceito e não posso concordar em aceitar."

Todas as personagens tinham suas virtudes e defeitos que as tornavam reais e críveis. Os irmãos juntos formam todas as camadas do que um ser humano possui dentro de si. Mas o que fez Ivan Karamázov se destacar para mim foi seu crescimento ao longo das páginas e suas de dimensões humanas, filosóficas e psicológicas tão amplas e profundas. Torci muito por ele e me questionei deveras sobre seus apontamentos de ordem social e cósmica.

Foram quatro meses de leitura e acabei me sentindo parte desse universo. A bela e sincera escrita de Dostoiévski mais uma vez me cativou totalmente e eu fiquei completamente imersa na vida louca dos Karamázov.

"Até da pior família se podem conservar lembranças preciosas, contanto que a alma seja capaz de procurar o precioso."

"Os irmãos Karamázov" se tornou parte de mim. É daqueles livros impossíveis de esquecer, que viverá e envelhecerá comigo. Eu me sinto privilegiada em ter concluído essa leitura. Não é um livro fácil, mas é recompensador. Se você ainda não leu e tem vontade, se joga... e se quiser conversar sobre a obra, estarei por aqui

Daniel 17/01/2023

A profundidade dos personagens é muito envolvente, faz cada vez mais a gente querer descobrir mais sobre cada um, especialmente dos irmãos Karamazov

Asdfg8 14/01/2023

Gostei muito da leitura, talvez alguns possam achar um pouco arrastado após o começo até chegar mais adiante. Também o final possa não agradar tanto, pois antes do fim são escritas coisas que nos fazem esperar que os momentos finais se desenrolassem de outra forma, mas vale muita a pena a leitura.

Valéria Cristina 13/01/2023

Atemporal
“Os Irmãos Karamázov” é uma obra-prima e muito já se escreveu a seu respeito. Aqui, deixo apenas as minhas percepções sobre esse clássico.

O último livro escrito por Fiódor Dostoiévski, conta a extraordinária história da família Karamázov: Fiódor, Dmitri, Ivan e Alexei. Ainda, de diversas personagens que contribuem para a trama.

Todas as personagens são extremamente complexas. Vemos um dissoluto Fiódor Karamázov, pai ausente dos três moços que percorrem o romance. Para além da dissolução, temos uma personagem avarenta, tomada pela luxúria e que não teve pejo em lesar os filhos emocionla e economicamente. Fiódor representa a antítese do pai ideal. Abandonado pela primeira mulher e, depois, viúvo da segunda, ele abandona os filhos ao cuidado de Grigóri, o empregado da casa, até que almas piedosas se incumbem da educação das crianças.

Dmitri, o mais velho dos irmãos, é violento e apaixonado. Tem um temperamento explosivo e inconsequente. Ivan, em algumas resenhas, é descrito como niilista, todavia, dotado de intelecto privilegiado, vemos sua luta com as crenças no final do romance. Alexei, Aliocha, descrito pelo narrador como o herói da narrativa, é realmente adorável e apaixonante. Com uma ética profunda, tendo frequentado o mosteiro, representa, na minha visão, a pureza na história.

As opiniões de Ivan e mestre Zózimo (monge) me remeteram à filosofia oriental, em especial a Voz do Silêncio (livro trazido à luz por Heleva Petróvina Blavatski). Ainda, percebi referências claras à Kant e seus imperativos categórico e hipotético, à filosofia socrática perpetuada por Platão, bem como à Bíblia.

Além dos irmãos, temos o invejoso e ressentido Smerdiakov, filho bastardo de Fiódor; Katerina, a noiva abandonada de Dmitri; e Grúchenka, seu grande amor e cuja paixão é o móvel do romance.

A história se passa da cidade imaginária de Skotoprigônieuski (em russo: cidade para onde o gado é levado). Destaco que essa informação aparece apenas na página 658 da edição da Martin Claret. Bem, nesse cenário acompanhamos a vida dessas personagens que envolve paixões, ciúmes, disputas, desconfianças e vinganças, temas desenvolvidos magistralmente.
Dostoiévski introduz os temas como pétalas de vão de abrindo até o ápice da narração quando um crime é cometido. Anterior a esse momento, há a disputa amorosa entre Dmitri (Mítia) e Fiódor pelo amor de Grúchenka que, por sua vez, desdenha de ambos; e, algum nível, entre Ivan e Mítia pelas atenções de Katerina. Os embates e os diálogos que compõem essa fase do romance são viscerais e levantam grandes questões existenciais.

A partir do crime, o romance toma a forma de uma extraordinária história policial. A investigação nos brinda, durante os interrogatórios, com jogos psicológicos intensos. Nesta fase vemos como Dostoiévski contrapõe a visão de testemunhas, promotores, advogados e acusado acerca do fato. O leitor, que conhece o que verdadeiramente aconteceu, pode se deliciar com os arrazoados da promotoria e da defesa. Todos perfeitamente possíveis.

O item IX, do Livro XI descortina a comicidade e a ironia do autor quando Ivan conversa com o diabo. Na minha visão, um dos melhores textos do livro. Disposto como um delírio, vemos o tema da fé, da liberdade de crença, da espiritualidade são neste tópico apresentados.

Dostoiévski – foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita."

A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciadas por suas ideias.

Alex64 24/02/2023minha estante
É livro cristão religioso??? Tipo que vai dar lição de moral pra pessoa se submeter ao cristianismo e religião? Só uma curiosidade

Valéria Cristina 24/02/2023minha estante
De jeito nenhum. É um clássico da literatura mundial.

Alex64 24/02/2023minha estante
Obrigado:)

andressa308 09/01/2023

dostoievski né
fantástico esplêndido maravilhoso espetacular nunca antes visto! personagens incríveis, história bem construída, cada irmão muito bem explorado mas todo mundo sabe que o alyosha é o que brilha no livro, um anjo. esperava um final fechado mas nada a reclamar.

Brenda 08/01/2023

Que livro!!! (Sem spoiler)
É lindo ver a participação do Dostoiévski como narrador nessa história, diversas vezes ele para, e faz uma observação em primeira pessoa falando diretamente com o leitor! ? Nas duas primeiras páginas ele já promete tudo, e cumpre!!!

A história do livro é extremamente cativante, a vida dos Karamázov não para um minuto ? O livro é envolvente demais, com os capítulos muito bem alocados, as histórias não ficam sem final, a ordem como o Dostoiévski aloca para manter o leitor cativado entre os capítulos é demais!!!

Com certeza o livro mais bem estruturado, com o toque especial do narrador, personagens envolventes, escrita maravilhosa e fluída. Diversas passagens em que os pensamentos e diálogos dos personagens explodem na nossa mente.

Uma verdadeira obra de arte, eu disse que quando comecei a ler, me senti honrada de poder ter acesso ao livro e ficava imaginando o que o Dostoiévski pensava enquanto escrevia esse livro. Hoje posso dizer, que ele provavelmente ao escrever a última linha, pelo menos deveria, ter sentido muito orgulho.
Ele fechou com chave de ouro a sua jornada literária.

Apenas leiam. ?

917/917

lookingattheuniverse 08/01/2023

literalmente nenhuma resenha conseguiria fazer justiça à grandiosidade desse livro, só posso dizer que ele alterou permanentemente a química do meu cérebro e se tornou um dos meus favoritos

Natha 06/01/2023

Os 4 irmãos
Seguinte, é um livro bom, claro!

Se eu gostei? Hummm, gostei, mas com ressalvas!

Se quero reler? Hummm, talvez algumas páginas.

Se fiz comparações com Tolstói? Fiz muitas e não, não, não dá pra comparar, Tolstói é outro nível (gosto sem dúvida, 100% da escrita do tio Tolstói).

O que eu não gostei? E claro, pode ser que meu intelecto seja fraco pra esse livro, ok, não posso fazer nada haha é o que é.

A questão é que sentir falta de saber os sentimentos de Aliocha frente a toda essa tragédia. Foi terrível não saber como ele se sentiu. ??? a verdade é que eu esperava que o Aliocha fosse mais explorado, um grande personagem e muito pouco eu tive dele.

Não, não entendi porque o autor ficou divagando sobre personagens que pouco influenciaram na história principal, e aqui cito apenas um, Iliucha, pra mim não fez o menor sentido, e pior ainda um epílogo que trouxe ele de volta ? pra ser sincera alguns diálogos pareciam tão sem sentidos, eu não consigo me imaginar tendo uma conversa boba mesmo lá naquela época ??

O ponto alto do livro, sem dúvida foi o julgamento, que acusação! Que defesa! (nem eu uma humilde advogada pensei em tudo aquilo uaahhahahaha)

E agora volto para o começo do livro pra dizer que gostei muito do início, parecia que eu tinha sentado em um cafezinho e daí chegou aquele fofoqueiro de responsa que puxa conversa com você do nada e começa a falar da vizinhança todos os podres haha

Enfim, leia desafie seu intelecto, tire suas conclusões ?

Inte

Victor 03/01/2023

Primeiro volume lido, agora vamos ao segundo. Já dá pra ver nessa metade da obra que é realmente um livro acima da média, mesmo comparada aos grandes clássicos da literatura mundial. Percebe-se o quão Dostoiévski sabia da natureza e psique humana. Com certeza, muitos de seus personagens são inspirados em pessoas com quem ele conviveu na Sibéria. Personagens extremamente complexos e cada qual com seu demônio interior. Cabe mencionar também o vasto conhecimento que o autor tinha sobre religião e sobre a Bíblia. Fiquei estupefato com algumas reflexões dos personagens acerca do assunto. Estou ansioso para continuar o romance :)

João Pedro 30/12/2022

Um dos maiores clássicos do mundo
Como o próprio nome infere, ?Os Irmãos Karamázov? discorre sobre as conturbadas relações entre um ignóbil pai e seus quatro filhos, cada um representando nuances da Rússia do século XIX.

O primeiro, Smierdiákov (ou Pável Fiódorovitch) teve sua concepção advinda de uma relação não consentida e foi criado como lacaio do pai. Possuía ideias de grandiosidade e de amor-próprio exacerbado.

Dimítri Fiódorovitch, na condição de primeiro filho legítimo de Fiódor Pávlovitch, tornou-se um excelentíssimo exemplar de baixeza. Beberrão, briguento, mulherengo e sobretudo irresponsável, de baixa inteligência e imaginação.

Por outro lado, Ivan Fiódorovitch era um produto da nova Rússia; intelectual, ateu e niilista, crente de ideais de que ?tudo é permitido? e de que não há moralidade objetiva.

O último deles é Aliócha, representando a pureza humana e a busca incessante por tudo que é certo e justo.

A trama desenrola-se, de fato, sobre as intrigas entre Fiódor Pávlovitch e Dimítri por uma cortesã, que os levam a ameaças, agressões e até uma promessa de que o filho tiraria a vida de seu pai. Até que este aparece morto.

Quem, pois, o matou? Não poderia ser ninguém senão Dimítri. Contudo, a Rússia dos Karamázov é de uma sutileza e complexidade ímpares, capazes de surpreender qualquer leitor que aprecie uma trama psicológica e realista.

Marcio 23/12/2022

Os Irmãos Karamázov
Difícil fazer uma resenha sobre um livro que parece conter um universo. Este é o último livro escrito por Dostoiévski e parece o amálgama das diversas histórias e personagens presentes nos seus maiores e mais famosos livros: Crime e Castigo, Os Demônios, O Idiota. Mais uma vez o autor utiliza dos seus personagens, que geralmente falam através de grandes discursos, para contrapor visões de mundo antagônicas e questionar os pressupostos de sua época e que no entanto são sempre atuais. Ao longo da historia conhecemos a vida da familia Karamazov principalmente na pessoa dos três irmãos: Dimitri, Ivan e Alexey. Cada um representando em certo sentido um aspecto diferente. Resumindo, Dimitri é alguém dominado pelos instintos sensuais, Ivan é um intelectual materialista e questionador que através de sua retórica é capaz de justificar o assassinato e a destruição da moral em prol de um mundo melhor e igualitário e Alexey é um personagem espiritualizado que consegue ver além das aparências e relaciona-se com as pessoas de forma mais verdadeira. Neste sentido o autor dá o devido destaque para todos os pensamentos, mas na minha visão, não esconde a sua preferência. Não obstante Dostoiévski ter dedicado uma vida denunciando, através de seus personagens, uma visão de mundo materialista e utilitarista e suas obras serem muito lidas e aclamadas, não posso deixar de notar que nos dias de hoje o que impera é a visão de mundo de Ivan.

Rodolfo.Barbosa 19/12/2022

Obra prima.
Drama familiar, teologia, sentimentos de culpa, filosofia, psicologia... Tudo isso é abordado nesse grande livro(literalmente, 912 pág).

Um romance muito bem encaixado, com personagens interessantes. Quem lê Dostoiévski, sabe que ele gosta de deixar o leitor em reflexão com suas estórias, nesse livro não foi diferente.

A narrativa é simples, apesar de ter partes que a narrativa é bem densa, o que torna uma leitura desafiadora em certas partes(Único defeito desse livro).

'Crime e castigo' continua sendo o meu favorito dele. Porém ainda tem muitos livros dele que eu ainda lerei, então posso mudar de opinião. ?
Elton.Oliveira 19/12/2022minha estante
Massa ... Dostoiévski vai se minha meta pro ano q vem ! Super curioso pra conhecer a escrita desse monstro !

Rodolfo.Barbosa 19/12/2022minha estante
Eu acho que tu vai gostar dele. Alguns livros dele, se a for a tradução direta do russo, pode ser um pouco densa algumas partes, mas não desista rsrrsr. Ele é um mestre. Viajo muito no que ele passa com suas obras.

Rodolfo.Barbosa 19/12/2022minha estante
Foda tbm são os nomes russos, cada um tem uns 5 nomes, e usam todos eles kkkkk. O leitor que lute kkkkk. Mas acostuma. Tu é leitor véi de guerra ?

Elton.Oliveira 19/12/2022minha estante
Eu já tô ligado nessas ondas de tradução... Vou procurar umas traduções bem avaliadas .... Russo é complicado e se o tradutor não ajudar emperra tudo ???

Filipe 18/12/2022

Toda a filosofia por trás do livro, além de densa, é admirável, por mais que se baseie em preceitos cristãos com os quais não me identifico. Um trabalho denso e muito bem feito.

Por 1250 páginas, Dostoiévski nos guia por um drama familiar ao mesmo tempo simples e épico, que combina elementos russos, cristãos e referências literárias.

Pessoalmente, fiquei mais tocado e preso ao livro nas partes que envolviam o pequeno Iliucha. Como um todo, o livro é um desafio, mas do bom tipo em que, no final, se abre um sorriso.

Mateus.Ramos 11/12/2022

Os irmãos Karamazov
Ler Dostoiévski é maçante, entretanto enriquecedor. A riqueza de seus personagens é incrível. Destaque especial para o capítulo "O grande inquisidor". Não há muito a se dizer, há muito para ler.