A Libélula no Âmbar

A Libélula no Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

Bleenda 13/01/2024

Final que deixou muitas expectativas
Eu nunca li um relacionamento tão bem construído como o desses dois, nosso ruivo deixa o padrão de expectativa muito lá em cima, não tem como não torcer pra eles, depois de todos os perrengues e desgraças, eles não tem paz.
eu gosto muito do estilo de escrita da autora , da pra ver que é um trabalho de muita pesquisa pq é pra poucos descrever uma época tão distante dessa forma, tudo muito rico aqui, ver mulheres taxadas de bruxas, queimadas, muita coisa pra eles é coisa do diabo ( tá repreendido)
fico com muita vontade de visitar a Escócia lendo esses livros, que venha o próximo

Rayssa.Cavalcanti 11/01/2024

Eu só sei que nada sei
A parte na França foi um pouco chata de ler, o que me fez demorar mais do que eu queria pra ler o livro, muita politicagem que foi cansativo, mas depois que eles saíram de lá foi só dedo no kibe e gritaria ? BOM DEMAISS
My 19/01/2024minha estante
Em qual livro Jamie conta os detalhes do estupro para Clarie?

Rayssa.Cavalcanti 19/01/2024minha estante
Final do primeiro livro

Henrique225 08/01/2024

Primeira leitura do ano
Iniciei a leitura ano passado, mas esse ano terminei!
E estou apaixonado pela série, sempre gostei de romances históricos e esse livro é perfeito sobre o tema, sem contar toda a trama e reviravoltas.
Já estou com o próximo livro, mas vou ler outro antes de iniciar ele.

Entre1 08/01/2024

Sangue do meu sangue, carne da minha carne ?
Que livro meus amigos, Claire e Jamie mais uma vezes tirando nosso fôlego e fazendo a gente ter um treco. Uma narrativa maravilhosa entre tantas políticas encontramos um romance que perpassa o tempo, onde fogo e gelo se encontram e se entendem. Perfeição

Maylla2 06/01/2024

Além. Muito além disso.
O que dizer desse livro? Termino repassando todos os acontecimentos em minha cabeça e ainda sentindo as emoções de cada um. Que enredo! Que personagens bem construídos!
Foram tantas emoções ao longo da leitura que no final me peguei chorando.
O livro já começa nos deixando saber o que vai acontecer no final, mas, ainda assim, não há como se preparar para ele.
Não vou falar muito do enredo pois se trata de um segundo livro de série, mas deixo aqui registrado o quanto esse livro é maravilhoso!
Adorei conhecer um pouco mais da história da Escócia, Inglaterra e França, seus costumes, suas crenças e adorei a forma como personagens fictícios se misturam com personagens históricos.
Continuo amando o casal principal, pois sim, Outlander, apesar de narrar, intrigas políticas, costumes da época e guerras, é sobretudo uma história de amor. E que amor!
Jamie e Claire estão longe de serem perfeitos, mas se amam em suas imperfeições. Adoro como a fraqueza de um desperta a força do outro, como cada um defende suas convicções, mas respeita e protege as do outro.
Enfim, simplesmente perfeito! Não vejo a hora de correr para ler o terceiro livro da série.

Sam 04/01/2024

Assim como na série, a leitura do segundo livro foi maçante. Houve trechos muitos bons, mas eles com certeza demoraram a chegar.
Todo o desenrolar da França e a esfera política deixam essa parte da história pouco emocionante.
O final chega para arrematar tudo e deixa a vontade de pegar o terceiro livro na mesma hora.

Ticiana 22/12/2023

Eu amei TANTO
Esse livro foi maravilhoso, muito melhor que o primeiro que considero que tem um ritmo mais lento. Esse vc tem ação o tempo todo, sempre com vontade de ler pra ver o q vai acontecer em seguida fora que o jeito q termina é vc sabe que tem mais livro vc fica QUE ???
My 19/01/2024minha estante
Em qual livro Jamie conta os detalhes do estupro para Clarie?

Cynthia Coutinho 29/11/2023

Achei mais arrastado que o primeiro?
?Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.?

Vitória 28/11/2023

DOR e TRISTEZA
Um livro maravilhoso, a cada pagina me senti dentro da historia. A Diana Gabaldon tem uma escrita muito boa, ela sempre aprofunda as historias do seus personagens dando a eles uma personalidade única.
Recomendo para você que gosta de historias que se passa em tempos passados, mas esteja ciente que nos livros da saga OUTLANDER vai ter muitos gatilhos de cenas de guerras e cenas +18.

Elliy 18/11/2023

"Eu lhe dou meu espírito, até o fim de nossas vidas."
Fiquei surpresa quando iniciei a leitura, por esse livro começar em uma época diferente de onde "a viajante do tempo" terminou, mas ao invés de ficar confusa fiquei super curiosa para saber os acontecimentos que levaram a Claire até 1968, viúva do Frank e com uma filha de 20 anos, que claramente era do James.
A mágica dos livros de outlander, para mim, é a forma como a Diana constrói o relacionamento do Jamie e da Claire. Que acontece e evolui de uma forma certa e natural, e a Diana conduz como um relacionamento real, que tem altos e baixos, não é perfeito mas é lindo de ver. Eles dois trabalham juntos para fazer dar certo.
Além disso, o que mais gostei foi o material histórico usado, que é tão rico e detalhado que eu sinto como se soubesse tudo sobre a época. Os cenários são tão vívidos, os acontecimentos tão reais e o drama é super palpável.
Por isso achei que foi uma leitura que demandou muita concentração para o entendimento, visto que a autora aborda fatos históricos, além do drama e dos vastos personagens. No entanto, não achei que foi uma leitura lenta, ela fluiu bem tranquilamente.
Concluindo estou amando a saga outlander, não entendo porque não li essas maravilhas antes.

Rafaela.vAlmeida 18/11/2023

Incrível!
Na minha perspectiva o livro teve duas fases: fase da França e a fase da Escócia novamente.
A fase da França foi maravilhosa, muito triste, acontecimentos profundos e cheios de gatilhos. A fase de volta a Escócia foi um pouco mais lenta, mas em compensação, o final ?. Chorei horrores mesmo já sabendo o que ia acontecer.

Gaby 03/11/2023

Nota 2,2
Vi a série antes de ler o livro e assim como nas telas, achei chatíssimo essa parte da história.
A começar que aqui só temos a visão da Claire e eu confesso que não sou grande fã da mesma.
Depois a história se passa bastante tempo na França com essas tramas pre-guerra que em vários momentos foi lento e chato. Mais pro final que foi ficando interessante.
Confesso que só terminei pq achei audiobook, se não, possivelmente levaria 10 anos pra terminar rs

Uma coisa que me incomoda nos fãs de outlander é falar que o Fergus foi adotado por Jaime e Claire, a relação deles pode ser muitas coisas, mas adoção eu garanto que não. Jamais que eles tratariam a filha deles igual eles tratam o menino.

Indico pular o livro e só ver a série.

Rosana.Montenegro 27/10/2023

A Libélula no Âmbar
Essa história se passa 20 anos depois do primeiro livro.
Claire, mais velha, não esqueceu Jamie, e depois que seu primeiro marido morre, ela retorna ao passado atrás do seu grande amor

@bibliotecadedramas 27/10/2023

“Liberdade e uísque andam juntos.”
Esse livro 2 de Outlander eu comecei a ler no final da viagem, se estendeu um pouco mais no meu ritmo de leitura porque nesse tempo eu li outro dois livros e porque eu também queria entender tudo muito bem. O livro 2 se refere também a segunda temporada da série e lembro que quando eu assisti achei bem chata e confusa. É quando Claire e Jamie fogem pra França e lá tentam de diversas formas impedir o levante Jacobita, afinal de contas, Claire tem o conhecimento trágico do que aconteceu na batalha de Culloden – batalha que levou o fim dos clãs e tradições das Terras Altas.

O começo é bem legal: com Claire no seu tempo “real” contando a Brianna quem é seu verdadeiro pai, ou seja, 20 anos se passaram e Claire não está mais na Escócia – disso eu lembro na série, mas não lembrava mais de quando exatamente ela entrou nas pedras novamente e voltou. Enfim… Daí, corta pra 200 anos atrás: as partes que retratam a França em 1744 não fluíram tão bem, assim como foi pra mim na segunda temporada da série, essa parte foi arrastada e cansativa em diversas descrições, mas o ponto positivo é que me ajudou a entender muito melhor toda a “política” da história de Reis, exílio, o levante pela retomada de trono, a causa jacobita, as tentativas de Claire e Jamie de impedir o levante e tudo mais. Ficou muito melhor explicado e conforme eu fui lendo e fui assistindo as temporadas também (sim, eu resolvi assistir tudo de novo e foi uma ótima decisão porque dá muito mais corpo pras coisas), consegui ter mais clareza na história.

A graça de Outlander, pra mim, é essa mesclagem fantástica que Diana Gabaldon faz da ficção com a história real, eu amo livros históricos que se misturam porque faz até parecer muito plausível a premissa fantasiosa de poder atravessar pedras mágicas e voltar no tempo. Depois da França, eles voltam para Escócia e nessa parte a leitura fluiu melhor: eles voltam para Lallybroch e Claire começa a sentir a sensação de finalmente pertencer a um lugar, gosto também muito de Ian, que é o marido de Jenny – irmã de Jamie no livro. Infelizmente tudo isso foi temporário, Jamie tem o seu nome publicado na declaração feita pelo próprio Charles (que é um completo idiota, tanto nas ações como até no jeito de falar) como leal à causa Stuart. Daí em diante deu pra entender melhor a sucessão de acontecimentos que levaram a batalha entre escoceses e ingleses como sendo algo realmente iminente afinal de contas.

E no meio disso tudo temos o AMOR GENUÍNO de Clarie e Jamie como literalmente algo que transcende as barreiras do tempo, toda grande história precisa de um grande romance. De fato, os calhamaços de Outlander tem muita história pra você mergulhar de cabeça, e mesmo já bem habituada com o tipo de narrativa super descritiva e minuciosa da Diana, acredito que especialmente ESSE segundo livro poderia ser um pouco mais enxuto (são 944 páginas!! - e o terceiro tem 992 *socorro*), mesmo assim foi uma leitura incrível, porque como eu disse: no livro eu entendi muito melhor o levante jacobita e todas as conspirações. Também preciso destacar alguns personagens de suma importância na história: Duque de Sandringham, Murtagh (eu amo a lealdade desse homem!!), Dougal Mackenzie, Jack Randall e até mesmo Geillis Duncan que tem um acontecimento no final do livro - outra coisa que eu também não me lembrava mais na série.

“Nossas mãos buscaram um ao outro, tateando à luz mortiça do sol poente, ansiosas pelo toque do calor da pele, pelo reconforto da carne, pela dureza do osso invisível sob a pele que nos fazia lembrar de como a vida é curta.”

Vou aguardar umas 3 semanas pra começar o terceiro livro, quero ler outras histórias só pra dar uma variada nas leituras, mas em breve eu já me jogo no terceiro.

site: https://shejulis.com/livros-outlander-a-libelula-no-ambar-2/
-Rafaela 27/10/2023minha estante
Concordo muito!! Eu amo toda a série outlander, mas, não consigo emendar um livro no outro, sinto que preciso de um respiro.

A Diana é muito prolixa, e isso me cansa um pouco na escrita dela. Mas, confesso que por eu amar a série, senti que por eu já saber da história, me ajudou a entender melhor o livro pq algumas partes tive a sensação de ficar perdida!!

Ainda continuo achando o primeiro livro melhor. Nesse daqui, a parte da França foi um sacrifício pra concluir, parecia que eu lia e lia e não saia do lugar ?

@bibliotecadedramas 30/10/2023minha estante
concordo totalmente Rafa, eu tô revendo as temporadas conforme eu for lendo os livros, acho que o terceiro eu vou começar a ler no começo do ano que vem, só pra dar um "respiro" mesmo, em qual livro vc está?

-Rafaela 30/10/2023minha estante
Ju, pretendo rever todas as temporadas de novo logo logo! Mas eu confesso que prefiro as três primeiras

E eu também pretendo ler ano que vem o terceiro livro, só estou criando coragem pq são 992 páginas kkkk

@bibliotecadedramas 31/10/2023minha estante
sim Rafa, os calhamaços assustam um pouco né? mas depois que a gente se envolve na história quer ir até o fim ehehe

My 19/01/2024minha estante
Em qual livro Jamie conta os detalhes do estupro para Claire?

Paola 24/10/2023

Eu não tenho palavras suficientes para descrever meus sentimentos ao ler esse livro.
Diana escreve de uma maneira tão perfeita que eu me senti emergida na história e senti de forma palpável todas as tensões, os sentimentos dos personagens.
Claire e Jamie são com certeza meu casal favorito, o amor deles é insano.
Todos personagens são tão incrivelmente cheio de camadas, tão complexos que mesmo os que você já não espera muito deles, acabam te surpreendendo.
Eu amo e super recomendo esse livro e todos da série.