A Libélula no Âmbar

A Libélula no Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

Jéh Pomin 25/02/2024

Um amor por Claire e Jamie
Eu tenho gostado muito da forma de escrita, porque achei que flui super bem e mal percebo o número de páginas passar (principalmente por ler no kindle rs)
Sou a leitora que primeiro assistiu a série... então a imagem dos personagens completa totalmente a minha imaginação. Amo a interação do casal, mas vezes fico revoltada com os costumes e forma de pensar da época, com vontade de mandar o Jamie ir pastar, e depois passa. Porque o amor e a cumplicidade deles é gostoso de acompanhar.

Já no início do livro fiquei confusa se estava realmente lendo o segundo volume da série, me perguntando o que tinha deixado escapar até entender o contexto da narrativa e para o que estava encaminhando. A diagramação (do ebook pelo menos) me incomoda bastante quando altera o presente e passado. Simplesmente porque o texto mantém igual... sem alteração de fonte, ou um subtítulo que seja. Outro incômodo é com a alternância primeira e terceira pessoa. Enfim. Entendo que o passado é narrado pela Claire e que no presente precisamos entender outros pontos, entendimentos e descobertas... mas a história contada no presente é bem cansativa, com a distância do narrador fica ainda mais, talvez se tivessemos a narração do Roger nesse ponto, despertaria um pouco do meu interesse; e na verdade só me faz querer ler logo pra chegar de volta na relação Jaime e Claire.
O segundo volume é bom, instigante, tem ação e romance, mas não foi o meu favorito.

Brave 21/02/2024

Sublime, mas muito sofrido.
De todas as personalidades masculinas literárias que já li, Jamie foi o que mais me apaixonou. É um personagem encantador, mas não perfeito. Talvez por isso ele passe essa sensação de homem real. Aliás, todos os personagens dessa obra são bem reais. Mas Jamie, dessa vez, digo que é amor verdadeiro.

Essa história é intensa e marcante, e me despertaram um conjunto de sentimentos dos mais diversos. Durante a leitura me sentia ali, vivendo aquelas vidas e andando pelas Terras Altas. Sofri muito e derramei lágrimas, mas leria tudo de novo.

Claire é uma heroína maravilhosa, por vezes quis esgana-la e outras quis abraça-la. A jornada dela foi punk e mesmo assim ela se manteve firme e continuou. E o amor entre ela e Jamie é uma delícia de acompanhar.

A Diana é uma autora incrível. A forma como ela descreve o comportamento da época e a cultura é memorável. Embora certas coisas que os personagens passaram me deixaram muito mal, Outlander merece todo o fascínio que possui.

Só leiam esses calhamaços. Será um tempo muito bem gasto.

Ps.: o fogo entre Jamie e Claire é um personagem à parte.

Mariana 19/02/2024

Amei!
Eu sou simplesmente apaixonada por Outlander, o segundo livro segue sendo perfeito assim como o primeiro. Apenas achei a leitura cansativa em alguns momentos.

elle37 19/02/2024

Roger não fui com a tua cara
Eu amo muito MUITO essa saga mas como lidar com o fato de que tem momentos que a autora descreve tudo ate DEMAIS?? quando acontece em momentos bons, ou com a Claire ou o Jaime, eu amo fico apaixonada querendo que não acabe nunca. agora quando acontece com o Roger por exemplo eu tinha vontade de comer todas as páginas pra não ter que ler.
porém minha paixão pela saga é maior do que minha frustração com essas partes longas e chatas, então não vejo a hora de começar o terceiro livro e torcendo aqui pro Jaime voltar a ser um brutamonte resmungão bem humorado.

Hickenbick 11/02/2024

Muitas emoções
Esse sem dúvidas foi mais emocionante que o primeiro, no começo demora engrenar a leitura devido aos acontecimentos meio confusos, mas depois a narrativa fica mais fluída. Difícil não se apegar aos personagens, mais maravilhoso ainda é imaginar os cenários, principalmente em Paris. Agora vamos ao terceiro.

Luiza 03/02/2024

Sangue do meu sangue...
Sou completamente apaixonada pela Claire, pelo Jamie e pela escrita da autora. Minha leitura foi um pouco mais lenta enquanto narrava o período na França, mas não consigo me decepcionar com nada dessa história, sigo amando.

Miria.Oliveira 02/02/2024

Como não amar Jaime Fraser?
Eu só consigo dizer que esse é um dos melhores livros que já li na minha vida!
A narrativa é incrivel, nos faz sentir em cada local descrito pela autora, é um história triste onde tudo que os personagens passam tem um toque de dor e sofrimento, mas ainda assim é poético e apaixonante.
Eu simplesmente amei e não tenho palavras para descrever tudo que senti durante a a leitura.
Me emocionei tal qual uma adolescente na última cena do Jaime com a Claire.

PS: Achei a cena da Claire e o Rei Luís XV ficticia demais

Luiza1992 25/01/2024

... da mi basia mille...
Como esperado de Outlander, a história é perfeita com tudo que tem direito, um romance avassalador, confusão e gritaria, e umas pitadas ótimas de humor.
A única coisa que me incomodou foram as longas descrições de batalhas, e como já assisti a série não tem taaanto efeito surpresa. Ansiosa pra continuar a saga.

Vanessa.Gutierrez 24/01/2024

Avassalador?
Que livro maravilhoso!! Começo dando cinco estrelas pique ele é sensacional! As descrições dos personagens e a parte histórica são ótimas. Adorei conhecer a França através dos olhos de Claire e Jamie. Que casal incrível!!!!

Camila 21/01/2024

Foi só o segundo
Pra alguém que está lendo depois de assistir a série, é bem legal identificar até onde vai o roteiro e a partir de onde temos mais detalhes. a leitura do segundo é mais arrastada do que o primeiro, mas gostei.

ju 19/01/2024

"? Sangue do meu sangue... ? murmurei.
? ... e carne da minha carne ? respondeu ele baixinho. Nenhum de nós dois conseguiu terminar o voto, ?até o fim de nossas vidas?, mas as palavras não pronunciadas pairaram dolorosamente entre nós. Por fim, ele deu um sorriso enviesado.
? Além. Muito além disso ? disse ele com firmeza, puxando-me para si mais uma vez." ?

anna 18/01/2024

?Eu a encontrarei ? ?Eu prometo?
Que experiência! a leitura desse livro foi marcante, apesar de eu ter achado o primeiro volume bem melhor que esse, o mesmo não deixou de ser incrível. os desenvolvimentos, a trama e o envolvimento foram incríveis dms.

de início, o livro nos prende de maneira cativante, a pessoa fica sem entender como se passaram 20 anos e tudo aquilo ainda aconteceu, depois vamos pro passado novamente e a história se desenrola por lá. provavelmente, todo mundo que leu o livro concorda que a parte na frança foi maçante, e de fato foi. o único momento no livro que se tornou extremamente chato de ler foi na frança, mas depois o livro tomou outro rumo e as 880 páginas se tornaram 300, de tão rápida e fluida. mesmo sendo um livro extenso, tudo nele foi fluido e quase impossível parar de ler.

acho que o grande problema no livro, foi o final. achei tudo muito corrido, coloquei expectativas demais e acabou sendo meio bleh. a autora deveria ter focado mais nele, mas ela só entregou de qualquer forma. em resumo, achei o livro incrível mas faltou algo pra ele se tornar perfeito como foi o primeiro.

Brenda.Oliveira 17/01/2024

Mais um livro maravilhoso!
Impossível não gostar dessa história. O amor entre Claire e Jaime é realmente algo que nem as barreiras do tempo pode mudar, nem mesmo 200 anos. Esse livro traz uma reflexão enorme sobre destino, sobre nossas atitudes contribuírem para um futuro inevitável ou nossas próprias atitudes serem inevitáveis, algo que nunca se saberá. Muito bem escrito, provocando diversas emoções em uma mesma cena. Não poderia ser melhor!

leiladavitoria 14/01/2024

Profundo, lindo, emocionante.
Fico quase sem palavras ao terminar essa leitura. O amor de Jamie e Clarie é a coisa mais linda e o quanto eles se entregam e tem uma devoção um pelo outro é tocante.
Achei que o livro tem muitas descrições lentas o que torna a leitura cansativa. A parte da politicagem, algumas descrições da guerra...
Os novos personagens como Mary e Fergus são maravilhosos. Amei demais a experiência até aqui.